Queenie

Queenie Candice Carty-Williams

Resenhas - Queenie

mariaclara.pb 05/01/2024

O caos dos vinte anos
Quem nunca se sentiu perdida na vida aos 20 anos? Eu me sinto. São muitas possibilidades e muitas responsabilidades surgindo a todo momento. Queenie é uma jovem que atravessada por questões raciais, da forma física e da sua origem encontra -se completamente perdida após o fim de um relacionamento. E mais, lida com isso de formas não saudáveis colocando até sua própria vida em risco. Deixando,assim, o leitor desesperado por ela.

Mas o livro mostra como podemos nos reerguer,como nossos verdadeiros afetos estarão lá para nos chamar atenção e nos apoiar. É um livro sobre resiliência, sobre amadurecimento,sobre se impor e se colocar em primeiro lugar. O livro é lindíssimo, a escrita leve,mas ao mesmo tempo bem forte. Queenie vai te irritar, vai fazer você se apaixonar por ela e querer protegê-la e também vai te deixar orgulhosa quando ela se reconstrói.

Que possamos todos nos reconstruir.

Sofia124 07/09/2023

Me fez rir e chorar! antes de ler vi algumas comparações com bridget jones, o que pode passar uma ideia meio errada. ‘queenie’ é bem mais complexo e chega em temáticas emocionalmente sombrias - além de toda a faceta do racismo que tá presente durante a história. a primeira metade, em certo momento, começa a ficar repetitiva, mas a partir dos 50% as coisas passam a fazer mais sentido, inclusive o ritmo da narrativa, e tudo se explica. pra mim o livro é feito exatamente do jeitinho que devia ser, muito realista, sensível e cheio de camadas. entrou pros favoritos!

brenda 01/08/2023

Não vou mentir, em alguns momentos foi bem difícil ver as situações em que a Queenie se colocava, mas ao mesmo tempo você entende o porquê dela está ali, o quão difícil é está em relacionamentos amorosos sendo uma mulher preta.
E fica feliz em ver o progresso dela durante a história também. Vou guardar esse história no meu coração, me trouxe muitas reflexões.

patricia 20/07/2022

racismo & trauma & autodestruição
just messy black girl tingz !

queenie é uma história muito real e crua sobre uma jovem que, de coração partido, começa a ter umas atitudes questionáveis e meio autodestrutivas.

uma parte que me pegou muito foi no último terço do livro, quando a personagem tem uma explosão muito honesta que mostra que a forma que ela trata o seu corpo é apenas uma resposta ao racismo que ela sofre, um reflexo da forma como ela sempre foi vista, uma tentativa desesperada de tomar controle da sua vida e das suas relações. o livro tem muito humor, mas traz reflexões boas sobre racismo.

amei conhecer queenie, suas dores e alegrias (mais dores mesmo) nessa jornada de autoconhecimento e cura como um processo constante. não consegui não simpatizar com ela.

Thais.Cristine 05/01/2022

Triste
Por várias vezes tive que parar a leitura por me senti triste demais lendo, a vida é bem difícil pra Queenie mas não justifica as várias atitudes ruins que ela tomou contra ela mesmo, aceitando coisas horríveis que os outros faziam e isso era pesado.

Mica 25/02/2021

Instagram @reading.with.mica
"The road to recovery is not linear. It?s not straight. It?s a bumpy path, with lots of twists and turns. But you?re on the right track."

Mariana 17/08/2020

Quase 4,5 estrelas
Eu não sei o que estava esperando deste livro, mas definitivamente não foi o que recebi. Acredito que, em parte, seja por ele estar sendo vendido como um contemporâneo divertido no estilo "Bridget Jones’s Diary". Bem, não é. Não que isso seja um problema para mim.

O livro não traz grandes acontecimentos. Ele é focado em uma situação em particular da vida da protagonista, Queenie, e em como ele desencadeou diversas outros episódios. Nesse sentido, o livro é bastante real, com situações comuns que podem acontecer na vida de uma mulher. Isso me deixou triste em alguns momentos, me lembrou como é difícil ser mulher na nossa sociedade. Isso que eu nem ouso o quão mais difícil pode ser se você for uma mulher negra.

A solidão da mulher negra e a objetificação de seus corpos, inclusive, foi o ponto alto do livro para mim. A autora soube muito bem como retratar esse tema de uma maneira sutil, mas que deixava um amargor na boca e um sentimento de vazio toda vez que eu terminava um capítulo que continha cenas sexuais.

Também gostei muito da forma que a autora abordou a questão da saúde mental e como as vezes temos dificuldade em enxergarmos que precisamos de ajuda. A relação das gerações anteriores com o aconselhamento psicológico também foi bastante interessante. Porém, tenho uma ressalva sobre o tema: durante todo o livro, a percepção que nós leitores criamos é de que Queenie precisa muito de ajuda psicológica, mas quando isso enfim acontece, nós não acompanhamos o seu processo de cura. A autora optou por nos mostrar apenas a primeira e a última consulta de Queenie. Gostaria que o assunto tivesse sito inserido mais cedo no enredo e, assim, pudesse ter sido mais desenvolvido.

Enfim, foi uma leitura prazerosa e que eu gostaria de indicar para todas as minhas amigas.

Victor Hugo 05/08/2020

Bom pra porra
Completo. Um livro do seu tempo. Extremamente sensível, coerente e que só evolui ao longo das páginas. Essencial, sobretudo pra geração atual.
Kyazike é uma das melhores coadjuvantes que já li e merecia um spin off só dela.