Pancadaria

Pancadaria Reed Tucker

Resenhas - Pancadaria

Tuninho 11/04/2021

Empolgante
Importante narrativa que mostra a rivalidade entre a DC e a Marvel desde sempre. Excelente livro para quem gosta de quadrinhos e guerra corporativa.

Furtuoso 12/03/2021

Embate do século
Livro com muita informação (as vezes até mesmo desnecessárias) mas, para um fã como eu uma leitura que me contou muito sobre bastidores e curiosidades a respeito desse duelo de titãs.

Ta 09/02/2021

DCxMARVEL
Este livro mostra de forma descontraída todas as brigas e competições que já ocorreram entre essas duas grandes marcas, desde os anos 40 com as hqs até os dias atuais onde competem também por bilheteria. Para quem é fã de hqs e super heróis é um prato cheio.

@leituras_sa 01/02/2021

"Vá a qualquer convenção de quadrinhos hoje em dia e você encontrará diversos adultos formados, navegando pelos estandes e lutando com espadas de plástico enquanto usam trajes vermelhos brilhantes do Deadpool. Provavelmente não é uma imagem boa para um perfil no Tinder, mas, em termos de cultura mainstream, essas pessoas nunca estiveram tanto na moda."
⠀⠀⠀⠀⠀⠀
📖 Antes mesmo de os super-heróis se digladiarem nas páginas das histórias em quadrinhos, as duas maiores editoras que as publicam – as americanas Marvel e DC - estão trocando socos para decidir quem é a melhor. Elas são detentoras das propriedades dos personagens mais icônicos da cultura pop. Há mais de cinco décadas, Marvel e DC travam uma batalha épica pela supremacia de seus heróis de collant. E o que está em jogo nessa disputa não são apenas as vendas, mas a relevância cultural e os corações de milhões de fãs.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀
🗨️ "Marvel ou DC?" Tenho certeza que muitos já responderam essa pergunta, já que essa rivalidade aparece cada vez mais em nossas redes sociais, até mais do que a dos times de futebol ou de partidos políticos. Essa rivalidade faz com que o universo dos super heróis faça parte cada vez mais de nossas vidas, não apenas com os quadrinhos, mas em camisas, canecas, quadros e vários outros produtos. Falando do livro, o autor consegue contar um breve resumo sobre a história das duas empresas e contar os seus bastidores, em que as ações de uma empresa influenciou na outra ao longo do tempo. Mesmo não falando sobre o processo de criação dos personagens, o livro tem uma linguagem bem simples, apesar de falar sobre assuntos muitas vezes técnicos. Para quem quer conhecer melhor as duas empresas, é um livro que recomendo muito.
Por @dangomesn
⠀⠀⠀⠀⠀⠀
E nessa rivalidade, você é Marvel, DC ou sabe gostar de uma sem odiar a outra?
📃 Ficha Técnica
🔹 Número de páginas: 336
🔹 Avaliação: ⭐⭐⭐⭐⭐

site: https://www.instagram.com/p/BuZzSPKAUWP/

Thiago.Marques 20/01/2021

Uma excelente fonte de pesquisa sobre quadrinhos
"Pancadaria" deve integrar as estantes de todos os leitores, assíduos ou não, de histórias em quadrinhos da Marvel e da DC. Reed Tucker mergulha em entrevistas, trechos de matérias e conversas de grandes figuras dessas duas editoras (editores, roteiristas, ilustradores, freelances), fugindo da pura fofoca para dar ao leitor um panorama bastante completo do ambiente competitivo em que essas gigantes da indústria se desenvolveram. A edição peca, contudo, em sua revisão; identifiquei diversos desvios gramaticais, especialmente de sintaxe e pontuação. Leitura divertida, informativa e que aguça bastante a vontade de (re)ler quadrinhos.

Renan Barcelos 06/11/2020

Uma resenhícula
Pancadaria é um livro excelente. Já tinha me recomendado e eu comprei há alguns anos, mas só agora resolvi ler. É uma obra realmente muito boa, um livro com um estilo meio-jornalístico abordando a história da disputa entre a Marvel e a DC nos filmes e então nos quadrinhos.
Para qualquer pessoa interessada no universo geek já seria interessante ver o desenvolvimento e as brigas dessas duas, no entanto, para quem gosta de quadrinhos, o material é simplesmente puro ouro.
Ver as motivações financeiras e "políticas" por trás da criação de algumas obras, os momentos em que certos títulos foram lançados, com todo contexto, importância para a época, repercussões no mercado e vários detalhes dos bastidores é realmente muito impressionante. Quem lê esse livro termina ele sendo um leitor de quadrinhos muito melhor, com mais bagagem e entendimento.
Várias obras e autores eu sabia por alto que havia uma importância, que foi relevante em algum momento. Depois de ler esse livro eu passei a saber exatamente o motivo disso, vim a conhecer nomes de profissionais que eu não dava tanta importância (alguns a importância é de ser um exemplo negativo hahah) e fui observando passo a passo a dança de cadeiras do setor editorial das duas empresas e como isso as afetou.
Enfim, é um livro ótimo.
Se eu fosse resumi-lo com uma frase curta seria algo assim:
As revistas da Marvel são melhores e começam a vender mais, DC tenta contra-atacar mas chega atrasada.
(pelo menos isso por uns 30 anos até o surgimento da Vertigo!)

Abaixo, link pro video do canal, onde fiz mais comentários. Se achar interessante, se inscreve lá :)

site: https://youtu.be/Dh3P-9xAShY

Dudu 04/10/2020

Conhecer seus heróis nem sempre é algo agradável
E quando se trata das maiores editoras de quadrinhos de todos os tempos isso é bem verdade.
Vemos os podres dia bastidores e cada jogada que uma dava na outra.
Como as ideias boas eram negociadas e copiadas por meio de espiões como se fosse a própria guerra fria.
O negócio é escolher um lado e ver se no final foi o que ganhou.
No meu caso fiquei com o perdedor nesse embate, mas não mudarei meu gosto por isso.

Paulo 10/09/2020

Uma ótima introdução para conhecer melhor a Marvel e a DC
Foi uma experiência muito agradável ler este livro, ele me ajudou a compreender melhor o universo dos Super heróis e ficar por dentro com mais detalhes do épico embate entre Marvel x DC Comics. O autor fez uma excelente pesquisa e me ambientou sobre o contexto histórico onde as duas editoras foram fundadas, suas origens, quem são seus principais heróis e ainda trouxe várias histórias de bastidores envolvendo os editores e desenhistas de ambas as marcas e os rumos e posicionamentos que cada empresa seguiu.

Eu como fã das duas editoras terminei o livro satisfeito e recomendando a sua leitura tanto para fãs de gibis como para curiosos que se interessam pelo assunto. É uma ótima forma de ser introduzido no universo dos quadrinhos e conhecer um pouco dos bastidores da Marvel e DC.

Sidnei 21/08/2020

Então...
O tema do livro me chamou muito a atenção, pois sou leitor de quadrinhos, desde que me entendo por gente. O problema no meu caso, foi que o livro não me pegou até a segunda metade, que é onde começa a ser explicada/narrada histórias de datas as quais, pelo menos pra mim, faz mais sentido, que seriam as décadas de 1970 para frente. Ler sobre Cavaleiro das trevas, Watchmen e outras obras, que me acompanharam na adolescência, me empolgou mais. Mas ainda assim, é uma obra de referência muito boa!!!

KauanGama 09/08/2020

“No final, declarar um vencedor talvez não seja tão importante. O vencedor é aquele que significa mais para você. Não pode ser medido, discutido ou debatido.”

Luan. 17/07/2020

Atenção fãs de quadrinhos!
Leitura obrigatória para os fãs de HQs. Uma ótima biografia das duas maiores empresas de quadrinhos do mundo. Um verdadeiro embate de titãs!

Saulo Barreto 09/01/2020

Ótimo
Pancadaria é um estudo extremamente bem executado de uma das maiores guerras comerciais atual, iniciada no século passado e que já teve muitos altos e baixos com alternância entre os competidores e, em alguns momentos, também parceria entre eles.
Neste relato vamos a criação das empresas, a ascensão de seus impérios, a guerra pelos melhores escritores, editores e desenhistas. As jogadas mais espertas e as mais sujas.
Neste volume encontramos também como se deu a evolução dos consumidores e de como ser geek passou a ser cool.
E, como não podia faltar, a briga de quando as empresas passaram da 10ª arte para a 7ª arte.
Há apenas uma ressalva que não poderia deixar de passar. Quando, no capítulo que o autor referencia as obras que foram ao cinema, critica o Constantine de Keanu Reeves, principalmente pela aparência que não possui similaridade com a obra original. No entanto, ele deixa passar a série que flopou e foi cancelada ainda na primeira temporada.
É uma excelente leitura para amantes do gênero que querem conhecer mais os bastidores deste universo.

Edson Camara 07/06/2019

Se você é fã de quadrinhos, DC ou Marvel, deve ler este livro.
O livro de Reed Tucker pisa fundo em décadas de disputas de liderança acirrada entre DC e Marvel.
Muitas vezes chegando ao limite muito tênue da desonestidade. É uma leitura interessante para quem é fã de quadrinhos.
Conta em detalhes cada guerrilha travada entre os dois gigantes para dominar o mercado. Os números de venda de gibis no mercado americano que ´onde o livro situa seu texto é si simplesmente astronômico com gibis vendendo milhões de unidades em seu lançamento.
Egos inflados, egos ofendidos, talentos brilhantes, milhões de dólares em jogo, certamente o mercado da DC e da Marvel é de gente grande.
Quem ganha com isso é o leitor, principalmente o leitor não radical que consegue conviver com os dois universos.
Eu, por exemplo adoro o Superman e o Batman da mesma forma que gosto do Capitão América e do Homem aranha.
O que estes dois titãs do entretenimento vem contribuindo a décadas é com material de diversão de primeira qualidade, antes com gibis em papel e agora na industria do cinema. Só o futuro mostrará o que vem por aí.
Que a rivalidade continue e que nenhum dos dois ganhe e continuem mantendo o alto padrão de qualidade que tanto nos agrada como fãs.
Se você é fã de quadrinhos, DC ou Marvel, deve ler este livro.

Fábio Valeta 21/05/2019

Livro sobre a disputa entre as editoras de Histórias em Quadrinhos Marvel e DC, desde a década de 1960 (com o surgimento do que hoje é a Marvel) e a DC Comics, que apesar de ainda não ser conhecida por esse nome, já era uma editora famosa, até a era atual, com seus Blockbusters fazendo bilhões (no caso da Marvel).

O livro é bem superficial, e eu já conhecia a maioria das informações contidas nele, embora não fosse tão familiarizado com alguns nomes ou uma ou outra situação, e momentos importantes como a quase falência da Marvel em meados da década de 1990 são tratados de forma pouco aprofundada. É uma leitura rápida e descompromissada. Igual uma HQ genérica.

SuperCaruso 20/03/2019

Amei!
Acho que é uma leitura que serve muito pros fãs de quadrinho por conta das histórias obscuras de bastidores e depoimentos de profissionais da área que a gente conhece bem, mas chutaria que serve também para os não fãs, pela escrita divertida e pelas análises de identidade de cada empresa. Realmente muito interessante! Rocco mandou benzaço! Uma boa leitura complementar (pra ler antes desse) é a biografia do Joe Shuster, lançada pela Editora Aleph.