Southernmost

Southernmost Silas House

Resenhas - Rumo ao Sul

Anny 17/03/2024

Escolhi o livro pela capa e me arrependi
Uma história que fala de preconceito e religião, cuja discussão foi de forma bem rasa e pelo ponto de vista abordado achei bem egoísta até. A premissa é boa, mas não foi bem elaborado, nem mesmo o grande conflito do livro teve um confronto de verdade.

Pdrosaleitor 13/01/2024

Sobre ir para esquecer e voltar pra perdoar-se
Sem exceder expectativa alguma, um livro que fala sobre quebrar às próprias barreiras e ainda ter que lidar com o julgamento por isso. Sobre tentar consertar o passado, sobre perdoar, sobre amar, sobre viver mesmo já tendo perdido muito, sobre lutar... É clichê e ao mesmo tempo como algo novo que não estamos preparados...

Aline.Andrade 03/01/2024

Southernmost: Uma história triste e dura, q fala de religião e de preconceito. Mas que mostra muito sobre crenças e sobre o q cada um acredita. Sobre aceitação e respeito. Sobre saber suas responsabilidades e arcar com elas, independente de quão duras sejam. Sobre um Deus sendo visto em cada grão de areia, em cada flor, árvore, fruta, mar, tempestade, nuvem, pedra, animal... Enfim em tudo que temos nesse vasto mundo misterioso e igualmente maravilhoso!!

Priscila.Damiani 26/12/2023

@ler.terapia
(Esta resenha não contém spoiler)

"O oceano é um mistério, como Deus. Ambos são tão grandes que não podemos ver tudo ao mesmo tempo, mas podemos captar pedaços aqui e ali"

Esse livro mexeu tanto comigo, que eu não sabia nem por onde começar a resenha ou como eu iria expressar todas as emoções que ele me causou.

Eu marquei páginas inteiras, chorei de ter que fechar o livro para respirar, reli capítulos para sentir aquelas palavras novamente, mas às vezes eu também não queria ler o que estava por vir, por vezes quis fugir.

O livro conta a trajetória de Asher, pai de Justin, esposo de Lydia. Ele é pastor de uma igreja conservadora, e depois de muitos anos pregando percebe que tem algo errado ali. Percebe o quão nociva pode ser a crença que ele alimentou durante sua vida inteira.

Em um momento difícil, de grandes tragédias devido a tempestades que causaram enchentes na sua cidade, Asher tenta ajudar um casal gay que ficou desabrigado.
Decisão que causou grandes conflitos entre ele e sua esposa. Lydia não o apoiou nessa decisão.
Isso foi praticamente um estopim para que ele percebesse o quanto era limitante o pensamento da sua igreja. Pensamento que ele acreditou por muito tempo.

A partir daí, algo dentro dele se acende e ele começa a remexer no passado, e cutucar feridas nunca cicatrizadas. Asher percebe como foi injusto com aquele que mais amava, seu irmão Luke.

No decorrer do enredo Asher toma uma decisão muito impactante para a vida de todos em sua volta. E em uma busca frenética por perdão, reparação e proteção muitas coisas ficam em jogo. Inclusive sua relação com seu filho Justin.

Justin, como não falar sobre ele. Um menino de 9 anos, tão puro e cheio de amor. Ele que me trouxe as maiores reflexões dessa leitura. De como Deus está em tudo, em todos, no aroma, no vento, na iguana. E de como o Tudo é o que importa.

?Em uma escrita cativante e muito bem desenvolvida, com personagens intensos e sólidos, além dos personagens secundários serem inesquecíveis, perfeitos. O autor, Silas House, nos proporciona aquela sensação de nó na garganta, de empatia, dor, de amor e fé. Com representatividade LGBTQIAPN+ e de uma sensibilidade sem igual, o que mais me chamou a atenção na escrita dele foi a profundidade e veracidade de suas palavras. Um sentimento quase palpável.

?Eu recomendo demais essa leitura, fiquei com o coração apertado, mas valeu cada lágrima.

??Alerta de gatilhos com os temas: catástrofes, mortes, homofobia, intolerância

??"A audição tem um jeito de se enganar para acreditar naquilo que deseja"

Armele 14/12/2023

O Tudo
A leitura é bem tranquila, confesso que no começo estranhei pela temática, mas a história vai se desenvolvendo aos poucos. Por mais pessoas como o Asher, que apesar de tudo conseguiu mudar sua concepção sobre a vida e se impor perante os preconceitos da sociedade! O Justin deixou meu coração quentinho! O final, não tinha como ter sido diferente infelizmente!!

@wesleisalgado 18/11/2023

A premissa te engana
O livro tem um foco espiritual, vi esse livro em várias listas de temática gay, não se engane se você chegou até ele por isso.

É uma sessão da tarde, um feel good book. A relação entre pai e filho e a aventura na cidade litorânea é agradável, porém bem previsível tendo em vista as circunstâncias em que ela ocorre.

O livro não exagera ao ser piegas, e a parte espiritual é bem comedida. Não soando forçada ou como se fosse uma história conversão que quer te emocionar com pregações forçadas.

Maria13360 01/10/2023

Gostei bastante, um livro que sai do padrão pra uma história fofa de pai e filho! Mostrando além da religião tb

Paola 19/08/2023

Leitura rapida, mas nao leve
O livro te prende pq vc fica curioso de como vai ser o final, qual vai ser a solucao, vc torce por eles mas tambem sabe que é muito mais complicado

todo o inicio da enchente é bem tocante e triste, e ter essa exposicao de como é a homofobia nesse contexto de interior parece escrito de anos atras

Marcello Ramalho 01/07/2023

Bem escrito, sensível e envolvente. A estória desse pastor que questiona sua fé e os valores da igreja que serviu por tanto tempo por conta da relação com seu filho. Como pai, não tenho como não me identificar com o sentimento do personagem. Vale muito a leitura

lav 26/06/2023

Difícil pontuar o que mais gostei nesse livro. A escrita é ótima, a leitura flui muito bem e o enredo é muito bom.
Foi maravilhoso acompanhar os dias entre pai e filho, em uma jornada repleta de amor e de autoconhecimento.

Costa.Orlandi 09/03/2023

A proposta é boa, mas o livro é mal desenvolvido.
Gosto de ter novos horizontes e ler coisas que entram em conflito com minhas opiniões pessoais, comecei a ler esse livro esperando um grande confronto, mas o achei mal escrito e mal desenvolvido, muita descrição de coisas desnecessárias acaba se tornando cansativo.

Marta 30/01/2023

“Quando não se tem o que perder, você se sente mais livre.”
Até onde seu amor pode ir? Pergunta bem oportuna em se tratando da história desse livro. Após uma enchente que leva a maior parte de uma pequena cidade do sul dos Estados Unidos, um pastor oferece abrigo a um casal homossexual. As respostas ao ato de solidariedade, entretanto, mudam sua visão de vida e o que vem depois pode fazê-lo colocar tudo a perder, sua esposa, presa no preconceito religioso, sua congregação, que o expulsa após um sermão sobre tolerância e seu filho Justin, preso no meio de uma batalha por sua custódia. Em uma jornada que atravessa o país, Silas House nos conduz a uma bela reflexão sobre amor, coragem e sobre as consequências de nossos atos. Esse é um livro sobre perdas, mas também sobre reflexão do que fazemos. Eu gostei muito, de um jeito ou de outro ele me faz pensar, porque também às vezes somos omissos e a omissão também é uma forma de concordância. Recomendo muito a leitura.