The Rise of Kyoshi

The Rise of Kyoshi F.C. Yee

Resenhas - AVATAR: THE RISE OF KYOSHI

lesbosoul 20/04/2024

Encantada com a era de kyoshi
Desde o começo do livro eu destaco o quão eficiente foi a construção de uma narrativa onde já sabíamos parte do que era a kyoshi e sua personalidade. é realmente interessante como eles conseguem usar elementos do universo que já conhecemos de formas novas e intrigantes. a cada momento do livro eu me impressionei e me emocionei. vou mencionar alguns pontos chaves aqui.

a construção do relacionamento de kyoshi e rangi foi impecável. não houve fetichização ou falta de contexto, apenas tudo muito bonito e sensível, digno para essas mulheres.

conhecer o coração de kyoshi, como ela agia e as dores que passou na juventude fez a visão que eu tinha sobre ela ficar ainda mais orgulhosa e admirada.

o personagem lao ge realmente causa curiosidade e reflexão, foi ótimo me aventurar em suas filosofias e movimentos.

gosto muito dos momentos de interação e construção de todos os personagens, achei muito tranquilo visualizar os cenários e batalhas, estou realmente satisfeita com a leitura.

? ansiosa para começar o próximo ?

A.A_Hansen 17/04/2024

Cada dia mais cadeia da Kyoshi
Quanto mais eu procuro, leio, assisto e me aprofundo na história da Kyoshi mais eu me rendo a essa lenda Avatar.
Toda a trajetória dela desde o começo horrível até se tornar quem ela se tornou, mesmo abrindo mão de várias coisas.
Ela é um Avatar digno apesar de não querer ela ainda vive a essência desse ser especial.

Bit 17/04/2024

A Ascensão de Kyoshi entregou tudo, fui ler sem nenhuma expectativa e me surpreendi por ter gostado tanto. É um livro muito bem escrito, com aquela descrição nem super detalhada, mas não superficial, na medida certa para atiçar a imaginação do leitor. Diferente da atmosfera de Avatar a lenda de Aang, aqui tudo tem um peso maior, relacionado a trajetória de Kyoshi e a própria personagem, que sofreu muitas tragédias e teve que amadurecer rapidamente para sobreviver nas ruas onde foi abandonada à mercê da bondade (inexistente) dos aldeões.

Ao longo do livro temos reflexões interessantes sobre esse mundo Avatar, que não difere tanto do nosso em alguns aspectos, como é cruel o destino daqueles que morrem de fome e falta de um lar por descaso de algum ou alguns gananciosos e egoístas gorvenantes; como ser o Avatar é difícil, um fardo de responsabilidade para vida toda, carregar a expectativa e cobrança do mundo, fazer decisões impossíveis entre conceder vida para uns e morte para outros e ainda lidar com a insegurança e incerteza de confiar nos outros, porque são muitos os que querem usar e manipular o Avatar para benéfico próprio; e por último, como as pessoas muitas vezes disfarçam a vingança ou crueldade, em uma justiça falsa, como desculpa para cometer atrocidades e como criminoso às vezes pode ser outro nome para sobrevivente.

Sobre os personagens, é fácil se conectar com eles, de personalidades carismáticas e até ambíguas, nem sempre é possível entender as escolhas e sentimentos deles, parece contraditórios (especialmente sobre o antagonista da história), mas isso só os torna mais humanos. Com tantas tragédias e mortes, é difícil segurar as lágrimas em alguns momentos, e se um livro é capaz de lhe levar a tanta emoção, é porque ele é muito bom. Por tudo isso, recomendo fortemente a leitura, principalmente para aqueles que já amam o mundo Avatar e terminaram os desenhos ou quadrinhos com um gosto de quero mais.

sosoolz 16/04/2024

Simplesmente genial
Demorei para começar a ler mas li em pouquíssimo dias, a escrita do autor é impecável e além de tudo por eu já conhecer o universo de avatar tudo ficou mais fácil. Foi muito divertido para mim acompanhar as aventuras da Kyoshi já que afinal eu sempre quis saber mais sobre a mesma ? e convenhamos que valeu a pena ? é praticamente impossível não gostar dela. Ela é uma personagem impulsiva e marcante, além de que seu passado faz todos chorarem mesmo sem perceber. Outro ponto é que eu amei a relação dela com os daofei, o fato de que ela os desprezava e veio respeitar os seus juramentos é algo muito lindo de se ver, a relação com a rangi é algo que me deixou completamente bobinha ? a Rangi é a coisa mais fofa desse planeta e eu só queria proteger ela de tudo, o Jianzhu ter cortado o cabelo dela o que é literalmente sua honra partiu meu coração em pedacinhos e agora tudo que me resta é ler o segundo livro e me preparar para se despedir desses personagens incríveis.

Rottweiler 14/04/2024

Kyoshi Deusa
Que história maravilhosa, adorei cada momento, gostei muitos dos personagens e de poder saber mais do passado da kyoshi, além de ter um romance lindo. Esse livro superou e muito minhas expectativas.

Xandy 12/04/2024

Kyoshi, como é ser a Avatar mais foda existente? É tão bom ver uma personagem que não foi explorada direito na animação, ter seu momento para brilhar. O desenvolvimento de Kyoshi é muito bem construído e é bom ver o mundo em outro período, enfrentando outras dificuldades. Darei seguimento nos próximos livros desse mundo e acompanharei tudo que for lançado.

LayBookszz 07/04/2024

Não esperava
Esse eu não esperava que fosse ser tão bom assim, amo tudo do universo Avatar e isso foi essencial para saber mais sobre a diva Kyoshi, sinceramente bom demais.

Ingrid 06/04/2024

Não esperava menos da minha avatar preferida
Desde quando eu era criança, no auge dos meus seis aninhos de idade e acompanhava o desenho animado religiosamente no canal da Nick, eu brincava de "Avatar" com meus amiguinhos, eu sempre disse que meu avatar preferido era a Kyoshi.
Desde quando ela apareceu, eu senti uma conexão profunda com a personagem, eu amei a arte dela e sempre apreciei muito a mensagem que ela trazia ao Aang no desenho. Após ler A Ascensão de Kyoshi, eu pude me aprofundar e me conectar mais com o Avatar que eu sempre amei. A história dela é INCRÍVEL do início ao fim, não deixa uma ponta solta, explica por que todo o conceito dela é diferente dos outros avatares e como ela mereceu o próprio espaço naquela nova era pós Kuruk em que todos estavam tementes e desesperançosos. Estou louca para ler o restante e para ler os livros referentes a Yangchen também. Acredito que cada Avatar tenha suas características fortes e marcantes e definitivamente esse livro fez que eu amasse a Kyoshi ainda mais.

Alan (@coracaodeleitor) 03/04/2024

Para quem já é ambientado com o universo de Avatar: A lenda de Aang, sabe que o universo da animação se expandiu muito. Ganhando vários quadrinhos, livros e agora recentemente uma maravilhosa série na Netflix em live action.

E hoje vamos falar um pouco de uma das avatares que antecedeu nosso querido Aang. O livro se chama A Ascensão de Kyoshi.

Kyoshi era uma garota orfã dominadora de terra que vivia em busca de sobrevivência. Ela não sabia que era a avatar pois quem recebeu a atenção nesse sentido foi um jovem extremamente talentoso chamado Yun, que apesar de dominar só um elemento, todos acreditavam que ele só precisava de tempo para dominar os demais.

Kyoshi foi adotada e passou a morar na mansão avatar. Mais tarde ela mostrou ter as habilidades de um avatar porém havia um jogo de interesses e isso custou a vida de pessoas que ela amava.

Kyoshi quer sua vingança a qualquer custo, então ela foge da mansão junto com sua melhor amiga Rangi. E elas vão atrás de mestres que possam treinar Kyoshi em todos os elementos para que ela possa ter finalmente sua vingança.

E assim se inicia a jornada de uma das mais conhecidas avatares. E posso dizer que isso é só a ponta do iceberg porque ela irá passar por muitas aventuras ainda.

Achei o livro incrível. Ele é um pouco mais cru e sangrento que o desenho original mas acho que pra uma história um pouco mais adulta deveria ser assim.

É muito legal ver o crescimento dela e como ela se posiciona diante das situações. E muitos podem achar ela violenta e cruel até, mas acho que ela foi moldada pela vida difícil que teve e no fim ela sempre busca a justiça.

Acho que até para quem não tem nenhum contato com a animação original ou não conhece esse universo, o livro funciona super bem. Pois apresenta todos personagens e o universo de uma forma incrível.

Fica aqui minha indicação para quem gosta de uma boa aventura com muitos poderes e personagens bem escritos.

Bombomdoce 02/04/2024

Esperava mais
Leitura fácil, história interessante e personagens ótimos, mas sinto que o desenvolvimento falha em vários momentos e isso me desmotivou um pouco.

Kyoshi tem a reputação de ter sido uma Avatar bruta e o background construído para ela foi bem legal com a sede por vingança, mas esperava outro desfecho pro livro e fiquei bem decepcionada. O sentimento que tive foi que grande parte percurso da personagem foi pro lixo.

Enfim, achei mediano.

Vini 31/03/2024

Mais Avatar, sem deixar de ser Avatar
Como um fã gigante de Avatar desde os 4 anos de idade, vendo o lançamento do desenho na Nick, eu lembro daqueles dias e quase não acredito em como Avatar se expandiu e sobreviveu até hoje. É realmente o sonho do Vinícius criança sendo realizado. Desenho, quadrinhos, livros.

É impossível eu não ser suspeito porque eu sou apaixonado por esse universo, mas eu posso garantir que não é só viés que me faz afirmar que esse livro é muito bom. Talvez um dos melhores 3 livros de YA que eu já li na minha vida. Além de ser uma ótima expansão ao universo de Avatar, trazendo vários detalhes antigos e novos e acrescentando muito à mitologia, é um livro bom por si só. Muito bem escrito, com personagens e intrigas muito interessantes e que realmente me surpreenderam. Eu não esperava a complexidade que vi aqui; mas, ao mesmo tempo, eu não senti estranheza nessa complexidade. É um nível de complexidade com vários níveis: no enredo, na psicologia dos personagens, nas áreas políticas e sociais do universo Avatar, que faz muito sentido com a história, com a maturidade da Kyoshi mas também com a maturidade de 20 anos que o universo tem. É muito verossímil, e muito coerente com todo o tempo de desenvolvimento que os criadores e fãs tiveram.

Esse livro a maturidade do universo. Os personagens são cinzas, com motivações próprias e realistas. Um deles é retratado pela Kyoshi como um mal a ser eliminado, como a escória da humanidade, mas é apresentado a nós como alguém muito competente, importante, essencial na missão de tornar a nação dele mais organizada, menos corrupta, mesmo que seja por meios nobres ou deploráveis, ou algo no meio. E isso não é só uma interpretação minha: o personagem é apresentado assim pelo narrador e também pelos personagens. Esse é um dos detalhes que mais me impressionou e que eu preciso elogiar na escrita do F. C. Yee (além da ótima escrita).

E, por fim, o que torna esse livro ainda mais especial é como ele, mesmo diferente, mesmo mais sério, continua sendo do universo. Eu sinto a energia de Avatar pulsando nesse livro. A mesma energia de A Lenda de Aang, de A Lenda de Korra. Ele conseguiu expandir, expandir muito, sem deixar de ser Avatar. Talvez essa seja a maior qualidade e a mais difícil de ser alcançada: a de ser coesa com um universo tão complicado, tão próprio, tão querido e afeiçoado pelos fãs.

Jakson11 31/03/2024

IMPECÁVEL
O livro narra o início de Kyoshi como avatar, seus desafios e amizades. Algo que gostei muito é como o livro detalha de forma excelente como funciona o reino da terra, seus costumes, práticas, crenças etc. Kyoshi é vista na série como uma personagem imponente, que não mede esforços para trazer a paz, mas no livro vemos o que a fez se tornar assim e a forma como foi abordado seu relacionamento foi muito bem feita. Favoritei, ansioso para ler a continuação ?

Carla 30/03/2024

Criei altas expectativas...
Sou grande fã da lenda de Aang, curti a lenda de Korra e quando vi o livro da Kyoshi disponível para leitura no prime reading, fiquei tão empolgada que decidi que seria minha 1a leitura do ano.
O livro começa muito bem, me envolveu de tal forma que não conseguia largar por nada. Masssss, chegou um ponto, mais ou menos no meio do livro, desviou do foco (minha opinião), e a história começou a ir ladeira abaixo. O último capítulo salvou a parte ruim do livro.
Dou 3 estrelas pq curti a primeira metade do livro, ainda estou pensando se devo ler a continuação ou não.

Kaliska.Bonatto 25/03/2024

Deviam parar de fazer live action merda e fazer animações dos avatares anteriores
Esse livro é muito bom, muito bem escrito e gostoso de ler. Kyoshi ja era uma personagem que eu gostava na animação original nas poucas aparições dela, essa historia só melhorou tudo. Os momentos impactantes são ainda mais amplificados pela escrita, principalmente depois da virada no primeiro terço. Única reclamação que tenho é como o final parece apressado, iam se beneficiar de mais paginas, mas posso ser provado errado pela sequencia.
Só me deixa puto que nunca vamos ter uma animação dessas historias fodas anteriores.
Vini 31/03/2024minha estante
Que sonho seria esse livro adaptado, ao invés de refazer o desenho original que já é ótimo num live-action de qualidade questionável.