Heróis e maravilhas da Idade Média

Heróis e maravilhas da Idade Média Jacques Le Goff

Resenhas - Heróis e Maravilhas da Idade Média

Filino 07/07/2022

Boa introdução a um riquíssimo universo
Merlin, Tristão e Isolda, Melusina, Rei Artur, o castelo... a lista é grande. Personagens e "maravilhas" dos tempos medievais são inúmeros, mas esse pequeno livro é uma excelente amostra desse rico universo. Jacques Le Goff traça o perfil de diversos personagens (e seres inanimados) que permearam (e ainda influenciam, de algum modo) o imaginário popular e não se limita a localizá-los num tempo e espaço que se convencionou denominar "Idade Média". O autor mostra, ainda, como foram realizadas releituras desses personagens até os nossos tempos, que lhes conferiram novas roupagens e atingiram públicos insuspeitos. É uma obra a ser degustada aos poucos, por capítulos em doses diárias, por exemplo. E ao final, uma rica bibliografia para quem desejar se aprofundar sobre cada um dos personagens e maravilhas mencionados na obra.

Breno 24/05/2022

um livro sobre diversos mitos da idade média, de fácil entendimento e leitura rápida. Jacques Le Goff fala sobre os diversos heróis e maravilhas criadas ou que foram apropriadas pela idade média de foram sensacional

Jeferson.Maia 25/05/2017

Um ótimo livro!
Neste livro escrito pelo medievalista Jacques Le Goff, ele se propõe a fazer certas analises sobre algumas figuras de caráter lendárias que tiveram grande importância na idade média, não somente heróis, mas também maravilhas, como as catedrais, ou mesmo classes sociais, como é o caso da cavalaria. Um ótimo livro para quem quer entender um pouco mais a cerca do imaginário do medievo ocidental, em especial por contar com uma leitura bastante simples e didática.

Daniel432 18/03/2014

Lendas Lendárias e Outras Nem Tanto
Neste livro de heróis e maravilhas da Idade Média o autor lista uma série de lendas europeias, algumas bastante conhecidas de nós sul americanos, outras nem tanto.

Mas o mais interesante é ver que a Igreja Católica lá na Europa, há muito tempo, também se apropriou de lendas pagãs com o intuito de "matá-las" e de atrair para si seus seguidores. Esta situação está bem clara com o Merlin e o Rei Artur, mas não conhecia muitas outras a não ser aqui no Brasil e na América Latina.

O autor, em todos os heróis e maravilhas retratados, procura detalhar a etimologia de seus nomes, conta a evolução dos fatos até se fixarem no imaginário da população da Idade Média bem como eles têm sido retratados mais recentementes, seja em livros, peças de teatro ou filmes ou se foram esquecidos.

O livro por contar somente com "verbertes" é de fácil e rápida leitura e, claro, recomendo sua leitura.

Eduardo 20/07/2011

Uma leitura agradabilíssima do grande medievalista Jacques Le Goff. O autor elencou 20 heróis e maravilhas do período medieval destacando-se a sua origem e a permanência histórica na França e/ou no restante da Europa.
A única ressalva que se faz é com relação à edição brasileira que cometeu um erro crasso na página 104 ao não colocar a citação de Victor Hugo sobre o simbolismo do castelo medieval tirânico.
Entretanto, recomendo a sua leitura.

Letícia 14/03/2011

Adorei a maneira como Jacques Le Goff escreve. Uma leitura simples e dinâmica, com uma excelente referência bibliográfica. Fiquei curiosa com relação a várias coisas ainda...