A Guardiã do Reino

A Guardiã do Reino Beatriz Andrade

Resenhas - A Guardiã do Reino

Rose 10/09/2018

Pietra tem 18 anos e está prestes a se casar com Franco. Mas engana-se quem pensa que este é um simples casamento ou mesmo um casamento por amor. Por trás desta união existe muito mais coisas que nem mesmo eles imaginam.
Pietra é filha única da rainha Antonieta, que não apenas governa, como também protege o reino de Moseroph, um reino mágico cheio de seres místicos. Antonieta é uma fada poderosa e como manda a tradição, passará não só a coroa, como também seu poder e os segredos que guarda como guardiã para sua filha.
Mas uma cruel vingança está sendo orquestrada e colocará todo o reino em perigo. Pietra e Franco são os alvos diretos desta vingança, pois com a morte de ambos, um novo poder chegará ao trono. Um poder maligno, que deseja apenas o caos e a destruição.
Correndo contra o tempo e contando com a força de sua magia e a coragem de seus aliados, Antonieta parte em busca de sua filha e de Pietro.
Ela só não imagina o quão perto está deste ódio que pode resultar na morte deste jovem casal que tem nas mãos o futuro e a sobrevivência de Moseroph
O livro é curto e de fácil leitura, não há enrolações, o que facilita o entendimento do enredo. Apesar de ter gostado do enredo, não senti uma grande empatia pelos personagens principais. Mesmo assim é muito interessante como as coisas vão se desenrolando e as surpresas e traições vão acontecendo. Para quem procura uma fantasia leve, é uma boa opção de leitura.

site: http://fabricadosconvites.blogspot.com.br
@biaentreleituras 11/09/2018minha estante
Oi, Rose!
Que surpresa maravilhosa, adorei a sua resenha. Gostei de saber que a leitura te agradou, muito obrigada pela resenha e pela opinião sincera

Ivy (De repente, no último livro) 11/10/2018

Resenha do blog "De repente no último livro..."

A Guardiã do Reino é uma fantasia nacional com ares medievais, que nos apresenta reis, rainhas e seres fantásticos de todos os tipos, desde fadas e elfos, até vampiros ou dragões.

Nesta primeira parte conheceremos Pietra, uma princesa de dezoito anos que tem que lidar com a insegurança de ter que fazer um casamento movido por razões políticas. Franco, seu prometido, é um bom homem, um elfo digno, porém, parte de Pietra se sente em dúvidas, já que não o conhece tão bem à princípio. Poderá o amor surgir com a convivência? Sua mãe, a rainha Antonieta, garante que sim, já que ela mesma admite que aprendeu a amar seu marido, o rei Irineu, com o passar do tempo, com os anos de casamento.
Mas além do casamento, Pietra terá a surpresa de descobrir mais sobre as origens de sua família e da família de Franco, e isso mudará para sempre os rumos da vida da jovem, pois ela não é apenas a futura rainha de Moseroph, mas sim a responsável por zelar e proteger a entrada de um outro reino, um lugar mágico habitado por seres especiais.
Quando a melhor amiga de Pietra, Regina, é sequestrada e inimigos poderosos ameaçam a paz de ambos os reinos, Pietra sente que sua vida e a de Franco está em risco. A jovem é obrigada a tentar lutar contra inimigos que desconhece, e assim provar seu valor. Poderá Pietra escapar ilesa dessa guerra cheia de intrigas? E será que Franco seguirá ao seu lado independente do que aconteça?

Eu gostei muito da escrita da autora, Beatriz Andrade, ela consegue apresentar os reinos de Moseroph de maneira bastante clara, fácil de entender ao leitor, sem se extender demais. A leitura nunca se torna cansativa já que desde a primeira página vários acontecimentos ocorrem e reviravoltas se acumulam.
No entanto, à partir de certo momento senti que os eventos começam a ocorrer num ritmo rápido demais, dificultando ao leitor se conectar com os personagens. Como eram muitas coisas ocorrendo, fica difícil conhecer a fundo as personalidades, conflitos internos e anseios dos personagens apresentados. Além disso, são seres das mais diferentes espécies, e cada um possuí suas particularidades, houveram grupos que fiquei curiosa em saber mais, como surgiram, de onde vieram, etc, e senti que faltou um pouco de informação nesse aspecto.

Um aspecto que achei bem positivo é que apesar de ser um livro rápido e de ritmo intenso, a trama em si é bem imprevisível, a autora consegue pegar o leitor de surpresa, apresentando revelações inesperadas.
Além disso, Pietra, a protagonista, foge do clichê da protagonista feminina de fantasia que, aconteça o que houver, sempre consegue de alguma maneira se livrar e sair ilesa dos perigos. Pietra sofre demais, como nunca vi uma protagonista sofrer em um livro. Psicologicamente e também fisicamente, a garota experimenta todo tipo de dor e isso deixa a trama mais crível, pois Pietra não é uma super heroína, mas alguém real, que se machuca e sente dor como qualquer outro personagem.

Como disse, não consegui sentir uma empatia especial pelos personagens, talvez por não tê-los conhecido com profundidade. Ainda assim, gostei da trajetória de Pietra e Franco e dos sentimentos que afloram com o passar das páginas. Foi um romance doce, apresentado de forma terna sem ser enjoativo ou repetitivo demais.

Não leio muitos livros brasileiros (e admito que gostaria de mudar isso mas nunca sei o que ler), no entanto, A Guardiã do Reino se mostrou uma história bastante interessante, com um final digno, fechado, que permite que o leitor já conclua essa primeira parte da história de Pietra e Franco.
Recomendo essa história pra quem busca um livro de muita fantasia e leitura relativamente rápida. Além disso, é sempre bom conhecer a escrita de um novo autor nacional, e como disse, a história é interessante, o ritmo é intenso e ocorrem reviravoltas o tempo todo. Fica a dica.

site: http://www.derepentenoultimolivro.com/2018/10/review-246-guardia-do-reino.html
@biaentreleituras 15/10/2018minha estante
Oi, Alice!
Muito obrigada pela resenha e pelo apoio. Adorei saber como foi a sua experiência com a leitura.

LT 20/11/2018

Hey galera do LT!
Prontos para embarcar nessa aventura fantástica?

Todo mundo já sabe que eu sou a louca das histórias de fantasia, então, agora, vamos conhecer um livro que chegou em parceria aqui no blog e que foi lançado dia 02/09 no Amazon, sem delongas, vamos a resenha! ^^

RESENHA: Em A Guardiã do reino, temos Pietra, filha única da rainha Antonieta, que tem apenas 18 anos e está prestes a se casar, embora essa união esteja envolta em segredos e mistérios mágicos.

Moseroph é um reino daqueles típicos de histórias de fantasia. Repleto de seres mágicos, a começar pela própria rainha que é uma fada super-mega-Power, e sua missão é passar, como manda a tradição, a coroa e o poder para a filha, que será a nova guardiã de obscuros segredos.

QUOTE: "Pietra levantou-se da cama, as lágrimas que rolavam pela sua face, secaram no mesmo instante em que seus olhos viram o inimigo. Seu semblante transformou-se em uma expressão dura, de desgosto e fúria." [...]

Como nem tudo são flores, algo acontece nas sombras e se levantará para colocar todos em perigo, principalmente, os herdeiros do trono, Pietra e Franco, seu “noivo”.

QUOTE: "De repente, viu seu mundo desmoronar quando sentiu as mãos por trás de sua boca, o coração congelou, mas ainda assim tentou lutar e se defender, porém era tarde demais, eles a pegaram." [...]

Assim, Antonieta, parte em busca de sua filha e conta com seu poder e alguns aliados para conseguir derrotar o grande vilão da história.

O que temos aqui é um livro curto e que beira ao clichê dos livros de fantasia, com uma protagonista altruísta, mas sem grandes atrativos. Talvez por ser um livro relativamente curto, achei que faltou desenvolver um pouco mais os personagens, acredito que Pietra tenha muito mais para mostrar. Moseroph é um reino incrível e os seres que ali habitam necessitam de voz! – Por favor Beatriz, escreva mais sobre eles.

É claro, tivemos belas cenas, a autora tem uma imaginação descritível muito interessante. Sem enrolação, as informações são apresentadas, sem medo, e isso é um ponto muito positivo.

A diagramação digital está ok, bem revisado, o livro agrada, mas como disse antes, não é algo excepcional que me fez perder o fôlego, e ficar divagando sobre a história.

QUOTE: "Oruam sentia-se livre, estava em êxtase com seu ataque, nunca se sentira dessa maneira. Mostrou ser um dragão temido, com toda a sua fúria, sua garra." [...]

Ah! Tem um dragão! ^^

Resenhista: Aricia Aguiar.

site: http://livrosetalgroup.blogspot.com.br/

Cabine de Leitura 15/01/2019

Fantástico e descomplicado.
A história se inicia com Pietra, a futura rainha, completando seus dezoito anos e se preparando para a coroação e o casamento arranjado com Franco. Mas antes que isso aconteça sua mãe precisa esclarecer algumas coisas sobre governar um reino com tantos segredos. Esses segredos vem a tona quando Regina, a melhor amiga da princesa, é sequestrada.

Pietra sabia que, para ser rainha, precisava passar por cima de todos os seus medos, até aquele momento nunca tinha sentido medo maior (até aquele momento), mas precisava demonstrar confiança. Esse seria o seu primeiro teste para ser a rainha que todos esperavam.

Se tem algo que me agradou nesse livro é a objetividade narrativa dele. O reino de Moseroph, onde a história se passa, nos é apresentado de forma simples e cativante. Assim como cada um dos seres mágicos que faz parte dele.
A rainha Antonieta, uma mulher conhecida por sua bondade, sabedoria e mãe da nossa protagonista é quem vai passar o bastão de guardiã do reino para Pietra. Isso é, se sobreviverem a tentativa de resgate de Regina.

Até a metade do livro a trama é um belo infantojuvenil, mas dai em diante a coisa fica séria, novas revelações, novos seres e muito sangue dá um novo fôlego a história, eu particularmente amei! Assim como a crueldade do inimigo me deixou de queixo caído, a revelação de quem orquestrou o ataque a Moseroph também. Todo o enredo caminha para um desfecho lacrado, sem ganchos para continuação ou questionamentos sobre os acontecimentos, deixando aquela vontade de quero mais.

Menina, não se encante apenas com a beleza. Também existe o lado sombrio que ainda não lhe contei. Existem forças do mal que desejam nos matar e destruir o mundo mágico. São seres humanos e criaturas mágicas que têm em comum a fome da destruição e a sede do sangue real.

No quesito personagens eu devo dizer que amei a rainha Antonieta, ela é forte e destemida, de pulso firme mesmo, enquanto Pietra parece ser uma menininha que acredita em contos de fadas. Até mesmo seu prometido noivo, Franco, me convenceu mais que ela, uma vez que o rapaz entra na batalha mesmo sem ser convidado. Outro ponto dos personagens que me agradou foi a descaracterização dos seres mágicos. A autora trouxe um novo ar a fadas, elfos, vampiros e dragões, inovando em suas virtudes, poderes e personalidades. E o que falar das criaturas das trevas?! No minimo fascinantes, exemplo disso é uma delas que está citada no trecho abaixo.

Franco avistou criaturas estranhas e nunca mencionadas em nenhuma história, eram seres horripilantes e pareciam uma mistura de vários outros. Cabeças deformadas com olhos que saltavam pela face, orelhas que davam volta pela cabeça e se encontravam, o nariz não existia e no lugar apenas um buraco negro, a boca era diferente em cada um.

Como esperado em uma história fantástica, a ambientação desse livro, ainda que simples, é mágica, daquelas que mexem com a imaginação do leitor e nos transporta para dentro da história que estamos lendo. Isso tudo é descrito de maneira sucinta e gradual, bem diferente de algumas narrativas enfadonhas que encontramos nesse gênero literário.
Esse conjunto de elementos proporcionou uma singela e rápida leitura, capaz de ficar vagando em nossos pensamentos bem depois do fim. Então se você gosta do universo mágico dos livros fantásticos e de enredos descomplicados eu te convido a conhecer A Guardiã do Reino, você vai adorar.

site: https://acabinedeleitura.blogspot.com/2018/11/resenha-guardia-do-reino.html
@biaentreleituras 19/02/2019minha estante
Mas, gente! Só agora eu vi essa resenha maravilhosa!!!!
Camila, sua linda, obrigada por ter lido, pela resenha e por todo o apoio

Totta 20/08/2023

Muito bom mesmo
Esse não foi meu primeiro contato com a escrita da autora, mas posso garantir que ela me surpreendeu com a narrativa e acontecimentos nessa história. Ela construiu um mundo novo, fantástico, com personagens intensos e algumas cenas de tirar o fôlego.
Super recomendo.