The Complete Robot

The Complete Robot Isaac Asimov

Resenhas - Nós, Robôs

Lucy 20/01/2024

Curioso
É construido em formato de contos mas permeia um eixo que é a empresa que fabrica os robôs e sua personagem central que narra as historias ao historiador.
Cada história com seu centro pretende mostrar facetas específicas que se constroem em torno de soluções que se sobreescrevem para as questões dos robôs, como os sentimentos, as formações que aparentam rebelar-se dentre outras.
Pretendo voltar a ler as outras historias do universo dos robôs e fechar minha leitura do asimov para ter ao menos um autor na vida que completei a obra. Acho que é dele esse cargo.

Victor 14/09/2023

Uma Coletânea Maravilhosa e Cheia de Perspectivas
Se você planeja ler "Eu, Robô." Recomendo começar por "Nós, Robôs." Já que alguns contos do "Eu, Robô." estão nesse livro.
Assim como o nome já diz, a história conta sobre a "vida" de vários robôs e seus pontos de vista sobre o que é a humanidade, a evolução deles próprios e seus momentos de liberdade.

Asimov, assim como em qualquer outro livro de sua autoria, trás opiniões muito fortes, críticas e visões políticas muito necessárias para alguém interessado em Ficção Científica, creio que, infinitamente melhor do que os livros mais comuns próximos a atualidade.

Marciano.Silva 30/04/2023

Isaac Asimov.
O melhor livro de contos dos Mestre Asimov, este livro tem todas as histórias dos robôs divido em categoria vale muito apenas todos os contos são ótimos.

eduarda 25/02/2023

Paia
Nao sei o que rolou, terminei a leitura simplesmente por nao querer abandonar o livro mas cara que chatisse
Adoro ficção científica, inclusive adoro os outros livros que já li do Asimov, mas esse não desceu (gostei dos contos que na verdade já conhecia)! Talvez eu esteja maluquinha demais para ler coisas do tipo zzz quem sabe em outro momento

Dave.Christian 12/08/2022

O começo de tudo
Os contos que serviram como base para todo o universo de Asimov, e quase todos já de ótima qualidade e conteúdo imersivo e instigante .

Will 26/01/2022

Ótimos contos
Nós, Robôs é mais uma coletânea de contos do Isaac asimov, alguns mais coesos entre si, outros em realidades completamente alternativas. O mais interessante é a variedade de robôs que são apresentados entre eles, dos mais humanóides a outras formas mais extravagantes. Mas cada um apresenta um aspecto e finalidade únicos e ajudam bastante a refletir. Por ter lidos outras coletâneas de contos dele eu já havia, basicamente, lido metade do livro. Mas ainda sim conseguir me surpreender com vários deles. Os melhores, na minha opinião, envolvem Susan Calvin. E tenho que admitir que adoraria ver ela mais em outras histórias. É nesse livro que se encontra também a história O Homem Bicentenário, e devo concordar com autor quando ele diz que é um dos melhores que ele já escreveu, porque é de uma beleza absurda e nos encantamos muito rápido por Andrew. Qualquer pessoa que tenha consumido algo de Asimov vai se encantar com as histórias contidas aqui e para os novatos é um ótimo livro do mesmo jeito.

Calebe 20/08/2021

A coletânea mais completa.
O título original em inglês se traduz como o "Robô Completo" , e realmente o nome faz jus.
Essa coletânea reúne vários contos que marcam a grandiosa saga dos robôs e seus personagens marcantes como Susan Calvin, Elijah Bailey, Donnovan e Powell e muitos outros.
Simplesmente incrível.

Luiz.Machado 06/05/2021

Mais uma coletânea de contos do Asimov, que surpreende pelo seu modo simples que cativa o leitor a sempre querer ler mais um.

Gabriel.Chiquito 21/12/2020

Esse livro de contos aborda várias preocupações com a automatização da vida humana, assim como apresenta vários personagens marcantes de Isaac Asimov, como a Dra Susan Calvin. Os contos curtos, cheios de acontecimentos e muito bem trabalhados são uma ótima forma de se apaixonar pelo gênero e pelo autor.

Anjos 01/12/2020

Quando eu li Eu, Robô, não gostei tanto quanto gostei deste. Eu tenho um problema em ler livros de contos, mas esse foi bem fluído, e a cereja do bolo, O Homem Bicentenário, não tem o romance do filme.

Thais 04/02/2020

Gostei da maioria dos contos, Susan Calvin incrível

Vinicius 19/11/2016

Toda a genialidade do pai da ficção científica robótica
Abrangendo a maioria dos contos sobre robôs escritos por Asimov, este livro é um prato cheio para os amantes do bom doutor. Os contos são separados não por cronologia, mas por temática. Há contos dos consagrados Multivac, Dra Susan Calvin, Powell e Donovan, e até mesmo um conto policial com os excepcionais Elijah Bailey e R. Daneel Olivaw, "Imagem Especular".
Há ainda o excelente "O Homem Bicentenário", que é considerado pelo próprio Asimov como seu melhor conto, ao lado do incrível e inquietante "Para que vos Ocupei dele", ambos reservados para o final do livro.
Leitura obrigatória para todo Asimoviano.

Alexandra 07/09/2015

Esse foi o primeiro livro que li do Isaac Asimov, hoje em dia é meu escritor favorito!É uma coletânea de contos sobre robôs, em várias épocas diferentes com diversos tipos de robôs. É bem interessante como Asimov vai direto ao ponto sem enrolação e ainda assim consegue surpreender o leitor ao final de cada capítulo.Pretendo reler algum dia.

Antonio Cesar 29/06/2013

“ ... Estou trabalhando nisso há cinco anos. ....”

Pag: 56
5º período
Nós Robos
No conto: Pense.
De: Isaac Asimov.

Depois de um longo tempo, sem comprar nada de novo, ou melhor inédito para mim, do mestre em ScFi Isaac Asimov, deparei-me com este que traz novamente contos sobre robôs, uma das especialidades do autor. E o que é melhor, dos 31 contos quem compõe a obra, 16 eu ainda não os tinha em minha biblioteca. Para quem não conhece, e se for este o caso é porque não gosta ou não sabe que gosta de Ficção científica, o autor, já falecido, foi o criador das famosas três leis da robótica que incorporam (ou deveriam incorporar sempre) o “cérebro” ou deveria dizer a moral, ética e costumes dos robôs. São elas:
Primeira lei: Um robô não pode causar dano a um ser humano, ou, por inação, permitir que seja causado dano a um humano.
Segunda lei: Um robô deve obedecer às ordens que lhe forem dadas pelos seres humanos, exceto quando tais ordens conflitarem com a primeira lei.
Terceira lei: Um robô deve proteger sua própria existência tanto quanto esta proteção não conflitar com a primeira ou segunda lei.
A partir dai muitas histórias foram escritas, sendo as minhas preferidas as que envolvem a personagem Susan Calvin uma robô-psicóloga encarregada de entender e explicar os atos aparentemente estranhos e impróprios praticados pelos robôs e tmbém porue não dizer seus traumas e neuras.
Compõe a obra os seguintes contos agrupados segundo o autor conforme segue:
Alguns robôs não humanos: O Melhor amigo de um Garoto; Sally; Um dia
Alguns robôs imóveis: Ponto de vista; Pense; Amor verdadeiro.
Alguns robôs metálicos: Robô AL-76 extraviado; Vitória involuntária; Estranho paraíso; Versos na luz,; Segregacionista; Robie.
Alguns robôs humanoides: Vamos nos unir; Imagem especular; O incidente do tricentenário.
Powel e Donavan (Dois personagens astronautas que aparecem em algumas de suas histórias) :Primeira lei; Corre-corre; Razão; Pegue aquele coelho.
SUSAN Calvin: Mentiroso!; Satisfação garantida; Lenny; Escravo; O robozinho perdido; Risco; Fuga! ;Evidência; O conflito evitável; Intuição feminina.
E para fechar: ... Para que vos ocupeis dele e O homem bicentenário.

Delicia de leitura.
Luiz.Junior 21/11/2016minha estante
Apesar da resenha, sua avaliação está como nota 0 no Skoob, acho que foi um erro. Abs.

dudu28 10/09/2012

otimo livro.