Gravity

Gravity Tess Gerritsen

Resenhas - Gravity

Bicho Perverso 01/11/2020

Já deveria ter virado filme
Existe um filme de mesmo nome, sim. Os direitos do livro foram vendidos para produtores de filme. Mas do livro só usaram o nome. A história, até em seus elementos mais básicos, é completamente diferente.

O livro é melhor do que o filme. Não digo isso daquele ponto de vista cliché (e geralmente verdadeiro) cujo lema é "o livro é melhor que o filme" que é usado para comparar uma mesma obra adaptada para uma mídia diferente, geralmente um livro adaptado para o cinema. Não. Não é nesse sentido. São histórias completamente diferentes, enredos diferentes, personagens diferentes, e, do ponto de vista do enredo, dos elementos de suspense, do objeto central do enredo, a história contada no livro é muto mais interessante.

Sinceramente, o livro tem um roteiro perfeito para um blockbuster de cinema, o que me leva a imaginar o motivo pelo qual os produtores ignorararam a obra e pegaram apenas o título e parte do setting - em órbita da Terra - para produzir o filme.
Fazendo uma analogia pobre, é como se tivessem pego um livro biográfico de um piloto de corridas e feito um filme sobre construção de carros.

O filme trata basicamente de desastre, da destruição de uma estação espacial. O livro, não. Aqui há um risco biológico, há um risco para a humanidade, o estudo, a busca por entendimento e quase-conspirações. E é apenas isso que tenho a dizer sem dar spoiler. Para quem for ler, saiba que é uma obra diferente da apresentada no filme homônimo.

É um excelente thriller, empolgante, deixa você preso e a história não se arrasta. Se desenvolve no ritmo certo e acaba na hora certa. Tem uma dose de termos técnicos, ciência, e medicina mas tudo bem light e bem explicado para o leitor, nada massante. Há algum desenvolvimento emocional entre alguns personagens, mas na dose certa para não desvirtuar do tema central. É um livro que sabe balancear as ações e os momentos mais sentimentais dos personagens.

Algumas "cenas" são um pouco gore, mas não são sem sentido, são encaixadas nos acontecimentos. Não tornam a história "gore", tampouco a autora usou isso como artifício apelativo. Em geral não são violentas, e sim grotescas (ao menos assim minha imaginação as pintou).

Um bom livro. Devorei em um fim de semana com bastante gosto. Recomendo a autora.