A monja e o professor

Resenhas -

Vidal 25/04/2022

Viva o agora
Viva de tal
maneira a desejar a eternidade de cada instante vivido

Essa frase resume essa conversa o livro é bem raso uma bate papo entre os dois falando sobre filosofia e budismo mas tudo superficialmente

Gabriel Galvão 17/02/2020

Resenha do livro: A monja e o professor: Reflexões sobre ética, preceitos e valores
Livros que tratam de assuntos filosóficos e reflexões sobre a vida, normalmente, possui um longo tempo para que os autores possam produzir a obra por completo. Não é o caso do livro: A monja e o professor: Reflexões sobre ética, preceitos e valores. Mas isso não interfere de maneira alguma no conteúdo do livro. Pelo contrário, traz uma conectividade intensa entre os autores e o leitor. Autores esses reconhecidos nacionalmente por suas didáticas nos campos que obtiveram sucesso. Monja Coen, praticante do zen budismo, com uma notável trajetória divulgando sua fé e reflexões por todo país e o professor Clóvis de Barros Filho, formado em Direito e Jornalismo.
O livro está estruturado na forma de diálogos, separados por capítulos que dividem os temas debatidos. A conversa entre os dois autores flui naturalmente a cada página, variando de tons informais e possuindo momentos de reflexões profundas. Cento e vinte e seis páginas agregam as quatro horas de diálogo entre os dois; numa espécie de ‘tênis telepático’, um ‘passando a bola’ para o outro, mas sem nenhum atrito competitivo.
O talento e os anos de experiência de cada um deles, em suas respectivas profissões, fica claro ao decorrer do livro. A forma que ambos enxergam diferentes conceitos por ângulos completamente diferentes (debates sobre felicidade, ética, moral, entre outros), mas mesmo assim conseguem chegar a um pensamento equivalente, possui uma beleza deslumbrante.
Não falta incentivo dos dois para que o interlocutor ‘desperte’ (dito muitas vezes pela Monja Coen) e olhe para si, de várias formas e sobre temas que estão presentes no nosso cotidiano. A importância ‘de viver o agora’, dizer não à dimensão suicidaria e happy hours, o significado real de fidelidade e como a palavra ‘esperança’ tem de ser vista de forma desagradável, são alguns de muitos pontos debatidos que irão chamar a atenção do leitor.
Outro fator incluso no livro, que se torna muito interessante ao longo das páginas, é a construção mental dos personagens ‘Monja Coen’, que pode ser caracterizada por falas relacionadas com experiências vividas e pelo uso constante de referências budistas e ‘Clóvis de Barros’, utilizando termos mais técnicos e didáticos, seguindo a própria linha pedagógica.
Como expresso na contracapa, é um diálogo inspirador, podendo realizar, sem exagero, impactos significativos nas vidas dos leitores. O livro fica em uma zona de conforto, sem criar grandes conflitos argumentativos entre os dois durante a obra, faltando assim, uma coragem para criar provocações entre a monja e o professor. Ao completar a leitura, o vazio existencial causado por bons livros apresenta-se e nasce um desejo por mais conversas entre grandes personalidades intelectuais, com esse tipo de formato.

Avaliação pessoal: 4.0/5.0
Muito bom. Recomendo a leitura.

Badlouis 21/06/2022

4 horas de bate papo
Fico imaginando o bate papo bacana que foi.
Quando citaram a atmosfera do ambiente me imaginei teletransportado lá.
A monja é uma super pessoa (acompanho o canal) e o Clóvis um mito uma besta enjaulada de conhecimento e ensinamento.
O livro em si é apenas uma análise de ambos os lados sobre os temas ética, preceitos e valores, cada um trouxe seu pontos - Clovão mais filosófico e a monja mais budista.
Livro rápido e bom recomendo - lógico pra quem gosta - fácil.

Thannyth 17/08/2022

Livro muito bom
Hola Chicos!

Vamos falar de ética, preceitos e valores?

O livro surgiu de uma conversa entre a Monja Coen e o Professor Clóvis de Barros filho, onde eles discutiram sobre os tópicos:

Capítulo 1: felicidade, ética e preceitos
Capítulo 2: identidade, fidelidade e princípios
Capítulo 3: moral, meditação e transformação

Já na introdução é possível sentir a calma que provém da Monja e a cultura cartesiana do Professor. Uma sintonia única. A intenção dessa análise crítica não é julgar os escritores mas sim o impacto da sua escrita. Digo isso porque identifiquei que a Monja Coen é muito coerente com suas palavras, o que ela diz é o que aprendeu, o que realmente acredita e o que vive, já nos fatos expostos pelo Professor Clóvis, vemos mais de seu conhecimento em história do que outra coisa, o que me levou a uma indagação: no que ele realmente acredita e como vive?

Também nas apresentações dos autores (que refletem sobre si e o outro) vemos que a Monja traz o seu eu por inteiro, enquanto o Professor traz o seu eu profissional. Essa diferença entre os dois traz um diálogo único e instigante, que acredito ser uma das principais propostas do livro, te levar a pensar.

O livro é fino, são apenas 126 páginas e mesmo assim levei um bom tempo para ler pois apreciei cada palavra. As páginas estão carregadas de sabedoria, perguntas, conhecimento e reflexões e a vontade era de selecionar todo o livro como altamente importante. É uma viagem ao nosso eu de hoje e à construção do eu do amanhã, focado nos pontos citados nos capítulos. Simplesmente sensacional e original. Recomendo a leitura de forma calma para que cada aprendizado seja absorvido o máximo possível.

E você, já refletiu sobre o eu hoje?

site: https://www.instagram.com/p/CgRnTsMLGrV/

Otávio Fernando 10/10/2022

Maravilhosas reflexões
Dois grandes seres compartilhando rios de conhecimento, em diálogos instigantes e motivadores. Simplesmente épico!

"Quem é você? Qual é a essência do seu ser? Você pode dizer seu nome, sua profissão, até suas escolhas, mas existe algo que não é tocado. Esse lugar que não dá para classificar é o lugar sobre o qual se pode afirmar: 'Este é meu eu verdadeiro.' Esse eu verdadeiro não é fixo nem permanente. Está num processo constante de transformação, que pode ou não ser de aprimoramento."

Day 31/03/2020

Um livro que deve ser lido e relido, deve estar na cabeceira da cama para manter em mente cada aprendizado contido nele.

?Viva de ta maneira a desejar a eternidade de cada instante vivido.?

Atala.Portella 01/12/2020

Extraído de uma conversa entre Monja Cohen e professor Clovis de Barros Filho, o livro traz questões do dia a dia que não percebemos que estão no nosso cotidiano. Quem somos ? O que é felicidade ? Quais os nossos princípios ? Sem duvidas uma leitura transformadora.

Alysson 24/08/2020

Um livro com diversas reflexões
Pequeno e cheio de metáforas super interessantes. Sinceramente recomendo ler novamente após a primeira leitura já que algumas reflexões acabam passando despercebido.

hdcavalcante 18/10/2020

A monja e o professor
Livros com o professor Clovis de Barros Filho são fascinantes, dão aquele estalo na cuca que nos faz sair da zona de desconforto dos nossos pensamentos e ao acrescentar o pensamento zen-budista da Monja Coen tem-se uma congruência do pensamento filosófico com a prática zen.

Náth 14/11/2022

Muito interessante o livro, pois se trata de uma conversa de duas pessoas muito sábias de realidades diferentes, e que acabam nos proporcionando muito aprendizado.

Andre 13/06/2023

Reflexões sobre a inconstância
Li A Monja e o Professor pela primeira vez em 2018, logo após o lançamento do livro. Naquele momento fiquei maravilhado com o diálogo entre dois pensadores pelos quais tenho enorme admiração.
Domingo, procurando um novo livro para iniciar, me deparei com ele novamente e resolvi reler.
Dessa vez, li o livro em três dias, consumindo cada trecho com uma voracidade distinta da de cinco anos atrás.
O que me marca nessa releitura: a inconstância do mundo, inclusive do que é ético, do que é moral e dos preceitos e valores que nos fazem seguir vivendo. O mundo não é estático. Ele muda, as ideias mudam, as relações mudam. E qual caminho que seguiremos com essas mudanças?
Essa é a pergunta que não cala ao final do livro.

Diego 21/04/2020

Resenha crítica sobre o livro: A monja e o professor Reflexões sobre ética, preceitos e valores – Monja Coen e Clóvis de Barros de Filho.
O livro é capaz de trazer uma conectividade intensa entre os autores e o leitor. Monja Coen, praticante do zen budismo, com uma notável trajetória divulgando sua fé e reflexões por todo país e o professor Clóvis de Barros Filho, formado em Direito e Jornalismo.
Gosto muito de diálogos inspiradores, e esse sem dúvida é lunático. O Livro se baseia em uma conversa entre a Monja Coen e professor e filósofo Clóvis de Barros filho, ambos refletem acerca de princípios espirituais, sociais, moral, ética e felicidade. Abordados por seres diferentes, mas ao mesmo tempo semelhantes, sem em nenhum momento haver desencontros. A fusão harmônica é capaz de construir preceitos, dentro de visões e práticas distintas.
Existem muitas colocações envolvendo uma positividade a cerca do ser, em um tom de esperança, a Monja Coen é sempre encantadora e sábia em usar suas expressões. A esperança que ela transmite em suas palavras, me faz lembrar de uma frase do historiador Leandro Karnal – “Sem esperança, você nem levanta da cama”
Pra quem procura questões a ser debatida entre si ou em grupo, sinto muito, mas esse não é tanto o foco. Talvez em outros momentos, mas os autores são tímidos em fazer isso nessa parte. A leitura é capaz de criar grandes conflitos expositivos já existentes. Nesse caso acabo me apegando mais as exposições feitas no livro de forma motivacional onde aprendo que novas oportunidades sempre surgem.

Ratinha de Biblioteca 22/02/2021

Muito para pensar!
Um livro pequeno, mas que nos faz mergulhar em reflexões (como diz o subtítulo) importantes para conhecermos a nós mesmos. Fantástica leitura!

Fabio 07/01/2023

A felicidade sobre um prisma diferente
A vida vista de duas maneiras, de uma lado uma Monja, com sua tranquilidade, inteligência e respostas para todos os problemas e muitas reflexões. Do outro lado um Professor, explosivo, empolgado, estoico, inteligente. Uma leitura que vale muito a pena ser lida.