Brasil sem Industrialização. A Herança Renunciada

Brasil sem Industrialização. A Herança Renunciada Marcio Pochmann

Resenhas -

Mari 24/05/2023

Brasil sem industrialização do Pochmann me foi indicado pra entender melhor a questão da industrialização no Brasil, um fenômeno que tem sido montado desde o final da década de 70. Eu gostei muito do resgate histórico da indústria no nosso país e depois como foi elencado os motivos pelos quais nos trouxeram até aqui. Se um dia já tivemos crescimento de 7% ao ano hoje nem sonhamos com tal. Eu gostei muito do termo que o Pochmann usa sobre estarmos vivendo uma financeirização da riqueza e de como o capitalismo financeiro molda o mundo hoje em dia.
Os Estados Unidos vive uma grande crise econômica na segunda metade do século XX e condiciona os países capitalistas dependentes de seu capital à adotarem a sua agenda neoliberal como forma de superar a crise financeira. O Brasil em paralelo possuia uma grande dívida externa herdada do regime militar e que alternativa teria senão elevar sua taxa de juros e valorizar a moeda nacional, aceitando o Conselho de Washington como guia de política econômica? Nesse cenário não sobra espaço para o surgimento de novas indústrias e o estado desenvolvimentista vira mito e passa a se voltar à estabilidade, não mais ao desenvolvimento.
Eu acho muito interessante como ele destaca, mesmo que sutilmente, o quanto a dependência permeia a economia brasileira, mesmo nas épocas de muito desenvolvimento e investimento na indústria e persiste hoje mais do que nunca.
Enfim, gostei bastante da síntese feita pelo Pochmann e estou ainda mais animada para ler mais sobre o tema para entender qual será a direção da minha pesquisa.