O Noviço

Resenhas - O Noviço

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Mel 05/02/2021

Grande chance de reler
Me senti num teatro e eu amo peças, principalmente comédia. Martins Pena traz histórias de época, com palavras não tão simples, confesso, mas que dá pra entender e se divertir. Reviravoltas e risadas te esperam nessa leitura.

Jacque Spotto 05/02/2021

Nesta edição, além da peça "O noviço", há também as peças "O juiz de paz da roça" e "Quem casa, quer casa".

Em todas as três peças, o escritor critica a hipocrisia da sociedade, da Igreja, casamentos arranjados, instituições e trabalhos burocráticos, mas com humor, e assim revelando todos os costumes da sociedade de uma época.

Podemos notar ainda hoje a influência de suas peças no gênero cômico brasileiro. Suas peças faz lembrar também a peça "O Avarento" de Molière, a mesma estrutura que ronda a peça através dos personagens cômicos mas que abordam temas críticos, que nesse caso é a avareza do pai de família.

Pena, além de Comédias, escreveu peças históricas, entretanto, o gênero que lhe trouxe maior visibilidade foi mesmo a comédia, escrevendo mais de 17 peças cômicas. A mais famosa, "O noviço", lhe trouxe maior visibilidade e ainda hoje é representada em teatros, até mesmo já virou novela exibida pela rede Globo em 1975.
Se gosta de peças cômicas, essa será uma ótima experiência para sua leitura e ainda assim descobrir um pouco dos costumes do meados do século XIX na sociedade brasileira.

Fabiana 03/01/2021

Deboche com humor
Martins Pena é o grande percursor da comédia de costumes no Brasil, sendo considerado um dos pioneiros do teatro. Viveu na época em que a igreja católica era ligada ao Estado, mas não o impediu de escrever diversas críticas aos religiosos, nem de expor os problemas vividos na época: casamentos sob encomenda, exploração dos sentimentos, contrabando de escravos, casamentos por interesse financeiro, entre outros. O livro contém 3 obras do autor, O noviço, O juiz de paz da roça e quem casa, quer casa.
"As leis criminais fizeram-se para os pobres." Frase de Ambrósio, em O noviço 1845, que mesmo em 2021 é válida.

in.juria 20/10/2020

Xou
Uma peça divertida, que prende a leitura. Bom livro, de rápida leitura

Rafa Gonçalves 12/08/2020

O Noviço - Martins Pena
4,5/5

Não achava que eu conseguiria me divertir tanto com um livro, ainda mais uma transcrição de roteiro teatral. Martins Pena consegui transformar a banalidade e frivolidade do Rio de Janeiro imperial e divertir o leitor ao menos tempo que critica a sociedade da época.
O texto não é extremamente elaborado, o que torna a leitura fluída e leve. Este é definitivamente um dos melhores livros da Literatura Brasileira para mim.

Farei uma resenha mais detalhada na minha página do Instagram, @livrosefolhetos, em breve.

Rafa Gonçalves

Ana 23/07/2020

Essa peça é boa, acho que ela encenada deve ser muito engraçada. No entanto, os personagens sempre estão reforçando a ideia de que é a mulher quem traz o inferno.

Hannah Andressa Delgado 14/06/2020

A edição que eu li, apesar de se chamar "O Noviço" conta também com outras duas peças de Martins Pena ("O juiz de paz da roça" e "Quem casa quer casa")
Achei interessante como o autor foge das expectativas do Romantismo com suas comédias que me remetem muito à Molière

Ângelo Von Clemente 12/06/2020

O tipo de livro que faz você pensar: "Céus, como é possível eu tê-lo conhecido somente agora?" Martins Pena é dono de um estilo de escrita agradável, e singular; daqueles que nos fazem olhar para a literatura nacional de um jeito especial!

Infelizmente nossos clássicos não recebem o merecido reconhecimento, e quase sempre quando abordados compulsoriamente nas redes de ensino, o são de forma superficial, e sem nenhum proveito aos alunos, em geral.

Falando por mim, senti até um pouco de frustração ao término do livro... Se pudesse, teria enrolado um pouco mais, e postergado a conclusão dele. Leituras assim tem me feito bastante falta, eu diria.

Obs:

Edição composta por:
"O Noviço"
"O Juíz de Paz da Roça" e
"Quem Casa quer Casa."

Navi.Azuos 01/03/2020

Fora do Meio
É tão bom quando lemos um autor que não segue o modelo tradicional da época, mesmo "pertencendo" uma determinada classe de escola literária, neste caso o Romantismo. Pois é, assim fez Martins Pena. O Noviço é uma peça linda, gostosa e super divertida (não tem chance alguma de não dar risadas), Carlos é a personagem responsável por toda a parte cômica na trama. No mais... Só lendo a peça para saber.

Biblioteca Álvaro Guerra 06/09/2019

Um casamento por interesse dá início à divertida história de "O Noviço". O inescrupuloso Ambrósio pensa que vai levar a melhor do casamento com Florência, uma rica e ingênua viúva. Mas seu plano começa a ruir com a chegada surpreendente de Rosa, sua primeira mulher. Picaresco e irônico, com esta peça – escrita por volta de 1845 – Martins Pena revela os bastidores da provinciana sociedade carioca de meados do século XIX, criticando com sutileza e bom humor os falsos moralistas, os políticos gananciosos, os religiosos da boca pra fora e as convenções de um meio social marcado pelo preconceito e pela hipocrisia.

Empreste esse livro na biblioteca pública

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788502072886

Lipe 08/08/2019

Com Martins Pena a Crítica e a Risada Andam Juntas no Teatro Popular
Considerado o pai da comédia de costumes brasileiros, Martins Pena, é conectado à tradição popular social, portanto imorredouro, trazendo em seus textos mecanismos de comicidade e crítica social. Com peças muito bem arquitetadas, esse autor é um "homem de teatro" por seu enorme conhecimento e experiência no teatro brasileiro, tornando-se pioneiro no teatro romântico brasileiro.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6