O Noviço

O Noviço Martins Pena

Resenhas - O Noviço

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Cristiane 22/12/2022

Gostei, porém esperava mais.
O livro todo é uma peça teatral brasileira dividida em três atos, sendo a primeira, a história do Noviço Carlos que queria fugir a todo custo do convento em que estava instalado.
Dos três atos, para mim os dois primeiros são os melhores. O terceiro deixou um pouco a desejar.
Os personagens, principalmente os do primeiro ato, são bastante marcantes por suas características e ações, e você se envolve realmente na história que a peça retrata.
Gostei do livro, mas esperava um pouquinho mais. Porém, para mim conta muito o fato de o mesmo ser escrito como um roteiro, é um tipo de leitura que não costumo fazer e por isso foi uma boa experiência.

Tori Spring Variant 09/08/2022

O Noviço
só comecei a ler por que cai no vestibular mas até que é legalzinho. achei bem criativo toda a trama e muito engraçada (não sei fazer resenha)
M.C 23/08/2022minha estante
Ufu?

Tori Spring Variant 23/08/2022minha estante
sim kakka

M.C 23/08/2022minha estante
Te entendo kk

Natalia 16/06/2022

Uma comédia gostosinha
Uma obra curta de ler em uma única sentada, adorei a obra, acredito que seja um teatro. Uma comédia muito gostosinha de ler e divertida, dei boas risadas, personagens cativantes, principalmente o Calos, na minha opinião, valeu a pena a leitura.

Jacque Spotto 05/02/2021

Nesta edição, além da peça "O noviço", há também as peças "O juiz de paz da roça" e "Quem casa, quer casa".

Em todas as três peças, o escritor critica a hipocrisia da sociedade, da Igreja, casamentos arranjados, instituições e trabalhos burocráticos, mas com humor, e assim revelando todos os costumes da sociedade de uma época.

Podemos notar ainda hoje a influência de suas peças no gênero cômico brasileiro. Suas peças faz lembrar também a peça "O Avarento" de Molière, a mesma estrutura que ronda a peça através dos personagens cômicos mas que abordam temas críticos, que nesse caso é a avareza do pai de família.

Pena, além de Comédias, escreveu peças históricas, entretanto, o gênero que lhe trouxe maior visibilidade foi mesmo a comédia, escrevendo mais de 17 peças cômicas. A mais famosa, "O noviço", lhe trouxe maior visibilidade e ainda hoje é representada em teatros, até mesmo já virou novela exibida pela rede Globo em 1975.
Se gosta de peças cômicas, essa será uma ótima experiência para sua leitura e ainda assim descobrir um pouco dos costumes do meados do século XIX na sociedade brasileira.

Rafa Gonçalves 12/08/2020

O Noviço - Martins Pena
4,5/5

Não achava que eu conseguiria me divertir tanto com um livro, ainda mais uma transcrição de roteiro teatral. Martins Pena consegui transformar a banalidade e frivolidade do Rio de Janeiro imperial e divertir o leitor ao menos tempo que critica a sociedade da época.
O texto não é extremamente elaborado, o que torna a leitura fluída e leve. Este é definitivamente um dos melhores livros da Literatura Brasileira para mim.

Farei uma resenha mais detalhada na minha página do Instagram, @livrosefolhetos, em breve.

Rafa Gonçalves

Disa Castro 25/10/2022

Eu gostei da escrita e da criatividade do autor em sua obra. Fiquei com vontade de interpretar a história de tanta qualidade que encontrei.

Lipe 08/08/2019

Com Martins Pena a Crítica e a Risada Andam Juntas no Teatro Popular
Considerado o pai da comédia de costumes brasileiros, Martins Pena, é conectado à tradição popular social, portanto imorredouro, trazendo em seus textos mecanismos de comicidade e crítica social. Com peças muito bem arquitetadas, esse autor é um "homem de teatro" por seu enorme conhecimento e experiência no teatro brasileiro, tornando-se pioneiro no teatro romântico brasileiro.

in.juria 20/10/2020

Xou
Uma peça divertida, que prende a leitura. Bom livro, de rápida leitura

Allan.Lucena 11/03/2016

Leitura gostosa, mas nada fácil.
"O Noviço" e "Os Irmãos das Almas" são excelentes, engraçados, tem um bom tempo e boa estrutura. Empregam bem o humor do dia a dia com as desavenças em família!
Para estes 5 estrelas!
"O Judas em Sábado de Aleluia" é uma trapalhada que só e mostra muito bem o poder que tem quem sabe dos segredos de outrem. Um texto difícil de fazer, mas que sempre se mantém atual e ensina muito. 4 estrelas.
Agora "O Juiz de Paz da Roça" é demorado de ler, desinteressante e, apesar de tratar de tema recorrente de abuso de poder e despreparo do sujeito para assumir cargos de responsabilidade, não tem tempo nenhum de humor. É mais uma crítica, muito bem feita por sinal, da podridão que encontramos na humanidade. 4 estrelas pela verdade. 3 pela execução.

Indico muito a leitura! Diversão e, para quem gosta de relacionar literatura ao seu tempo presente, muito conhecimento e identificação.

site: http://www.umikizu.com

Clara Elis 20/01/2022

1845, porém tão atual
Carlos (malandro "do bem") é mandado à Ordem de São Bento para se tornar noviço, entretanto não possui aptidão para isso e tenta a todo custo livrar-se dessa situação e casar-se com sua prima Emília. No entanto, o vilão Ambrosio, novo marido da viúva e tia de Carlos, Florência, tenta manter o menino na Ordem, além de pretender enviar também Emília e seu irmão mais novo, Juca, a fim de dar um golpe na esposa.
A trama é rodeada de sátiras sobre os costumes da época, principalmente a defesa de que as pessoas assumem as profissões as quais não têm inclinação por influências alheias (tema ainda pertinente na atualidade). Além disso, possui inúmeros quiproquós que deixam a obra cômica e fluída.
Gabriel Meneses 22/01/2022minha estante
Resenha muito bem escrita. Parabéns.

sete 28/03/2022

ah, a doce militância rebuscada do século XIX.
vou fazer ao contrário dessa vez porque não tenho grandes coisas pra comentar, então só vou colocar uns trechos f0das e é isso ;)

?Mas um dia pode tudo mudar. Oh, que temo eu? Se em algum tempo tiver que responder pelos meus atos, o ouro justificar-me-á e serei limpo de culpa.
As leis criminais fizeram-se para os pobres.?

?Este nasceu para poeta ou escritor, com uma imaginação fogosa e independente, capaz de grandes cousas, mas não pode seguir a sua inclinação, porque poetas e escritores morrem de miséria, no Brasil... E assim o obriga a necessidade a ser o mais somenos amanuense em uma repartição pública e a copiar cinco horas por dia os mais soníferos papéis. O que acontece? Em breve matam-lhe a inteligência e fazem do homem pensante máquina estúpida, e assim se gasta uma vida??

?Que não se constranja ninguém, que se estudem os homens e que haja uma bem entendida e esclarecida proteção, e que, sobretudo, se despreze o patronato, que assenta o jumento nas bancas das academias e amarra o homem de talento à manjedoura.?

Editora QQ 02/07/2021

O Noviço - 2021
Gosto ler essas obrar que dê certo modo são antigas e de outro estilo de vida. O interessante é que mesmo nunca tendo lido o livro ou ouvido falar sobre ele, sem saber você acaba vendo ele ser refeito/homenageado em outros lugares, as vezes, de formas um pouco diferente. O ponto é que obrar assim acabam virando base de várias coisas que você conhece.

Joao 08/05/2022

Confesso que somente li essa obra por conta do vestibular, porém tbm confesso que estaria mentindo se falasse que não achei interessante a representação e a crítica feita aos costumes da época. Além disso, embora a obra retrate o período do segundo reinado, é possível perceber algumas semelhanças com a cultura atual, por exemplo, a imposição da vontade dos pais aos filhos. Mas no geral, recomendo a leitura para aqueles que apreciam obras teatrais de comédia de costumes.

Lara Moreira 25/04/2010

Ambrósio , um homem ambicioso, casado com Florencia( que possui dos filhos do antigo casamanto) obriga- a por eles no convento para assim usufruir do dinheiro dela. No entanto Emília, filha mais velha é apaixonada pelo primo Carlos que também foi convertido ao seminário, não aceita ser freira e com o apoio de seu primo aprotam o tempo todo com o padrasto. Carlos sem dúvida é o noviço mias lost que eu já conheci....kkkk ele deixa o mesteiro de pernas pro ar, pinta e borda com os mestres da igreja e foge inúmeras vezes. Certo dia uma mulher misteriosa diz conhecer o tal Ambrósio e a peça ganha um final surprendente. Recomendo a todos!É uma divertida lição de moral.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6