Brás, Bexiga E Barra Funda - Laranja Da China

Brás, Bexiga E Barra Funda - Laranja Da China Antônio De Alcântara Machado

Resenhas - Brás, Bexiga E Barra Funda - Laranja Da China

Mari 17/01/2023

É uma obra que reúne doze contos,e cada um desse contos vamos perceber estilos formais do Modernismo. Como o livro foi publicado no início da primeira fase do Modernismo,percebemos características bem marcantes desse movimento literário.

Martinha.Souza 25/04/2020

Nostalgia
Relatos de uma São Paulo sem trânsito, sem pessoas correndo para pegar metrôs. Avenida Paulista congestionada por caroços, grandes bairros tomados por crianças brincando nas ruas e insistindo em não acabar a brincadeira.
Uma viagem ao tempo

regifreitas 15/06/2019

BRÁS, BEXIGA E BARRA FUNDA (1927) / LARANJA DA CHINA (1928), de Antônio de Alcântara Machado.

Esta era uma das obras do nosso Modernismo que eu ainda não conhecia. Ela é composta de historietas, líricas ou humorísticas, que retratam o dia a dia dos imigrantes italianos na cidade de São Paulo. Nelas, o autor abusa dos coloquialismos, do linguajar cotidiano dessas pessoas, em uma mistura de vocabulários da língua italiana e do português brasileiro.

Na verdade, temos aqui duas obras que, antes publicadas separadamente, a partir de 1944 passariam a ser editadas juntas, em um único volume. BRÁS, BEXIGA E BARRA FUNDA, assim nomeada em virtudes dos três bairros de São Paulo conhecidos pela colonização italiana, é a mais bem acabada das duas. Os contos/crônicas parecem mais elaborados, e têm fechamentos melhores, às vezes surpreendentes. Já LARANJA DA CHINA traz histórias bem menos interessantes. Dá a impressão que o autor tentou replicar o mesmo artifício da primeira obra, mas sem êxito. Não é ruim, mas falta a vivacidade que os relatos de BRÁS, BEXIGA E BARRA FUNDA trazem.

Leitura para o Desafio Viaggiando: um livro que retrate a vida de imigrantes.

Lis 01/12/2014

Não curti
O livro é um compilado de continhos caricatos, sobre os italianos imigrantes, usando a cidade de São Paulo como pano de fundo. Não sei se é falta de cultura ou de compreensão minha, mas muitos dos contos me pareceram sem final, fiquei esperando alguma coisa e não houve nada. O livro tem poucas páginas mas me vi correndo para terminá-lo, enfadada.