Pedagogia Adventista

Pedagogia Adventista Departamento de Educação da DSA

Resenhas -

Ivanilson 19/06/2019

Filosofia da educação adventista
"Pedagogia Adventista" é um manual pedagógico produzido pelo Departamento de Educação da Divisão Sul-americana da Igreja Adventista do Sétimo Dia. Essa 2a. edição, revista e atualizada, é uma obra de referência para quem está envolvido com a Rede de Educação Adventista (e também para pais e mães), trazendo os pilares da filosofia da educação adventista.

O capítulo 1 traz um breve histórico da educação na visão bíblico-cristã desde o Éden até as escolas modernas. O capítulo 2 discorre sobre a filosofia adventista de educação com enfoque em três pontos: 1) Antropologia: o que é o homem; 2) Epistemologia: o que é conhecimento; 3) Axiologia: o que é de maior valor. O capítulo 3 fala sobre as agências educativas (família, igreja, escola) e os ambientes de aprendizagem. No capítulo 4 o currículo integral-restaurador, assim chamado o currículo da educação adventista, é apresentado. É o capítulo mais longo do livro, tratando sobre diversos temas: os objetivos da educação adventista (restaurar a imagem de Deus no homem), perfis do educando e do educador, temas relevantes e princípios metodológicos, meios de ensino, avaliação. O livro conclui com quadros resumos do currículo e um interessante quadro comparativo de correntes pedagógicas (como não sou pedagogo, não entendi tanto, mas não deixa de ser interessante).

É importante ressaltar que o manual "Pedagogia Adventista" se baseia nas orientações bíblicas e nos conselhos de Ellen G. White. Para quem tem familiaridade com essas fontes, fica patente que os autores se esforçaram para apresentar os verdadeiros princípios e fundamentos da educação proposta para o tempo do fim, adequada para o sistema escolar moderno. Essa fidelidade aos princípios também torna trechos do livro bastante "utópicos" para quem conhece a realidade na sala de aula. Não que isso seja demérito do livro, mas é resultado do pecado, que nós fez tão distantes do ideal divino.