A Besta Humana

A Besta Humana Émile Zola

Resenhas - A Besta Humana

1 | 2 | 3 | 4

Jonathas dos Santos Benvindo 19/02/2022

Uma leitura incrível! Essa obra é uma das primeiras do Naturalismo e eu fiquei muito encantado por esse movimento. Gosto de como ele explica os antecedentes de alguém para dizer por que a pessoa é de tal jeito. Esse livro é parte de uma série, Os Rougon-Macquart, composta por 20 livros, mas no Brasil existem apenas alguns deles, então ler toda a história é difícil, mas A Besta Humana não deixa você perdido sem saber quem é quem. É uma história da série mas que pode ser lida separada. E as notas de rodapé ajudam bastante. Só leiam!

Dwarcy 09/01/2022

meu primeiro contato com o autor, e agora quero ler todas as outras obras dele.
A besta humana é um livro sobre o mal que existe dentro de nós, e nossa capacidade de transformar esse desejo em ação.
Livro muito bem escrito, instigante, visceral e real. Até as partes em que o autor gasta um tempo explicando se aprofundando no dia a dia das estações, no funcionamento das locomotivas, eu achei elas muito interessantes.

Enfim, ótima primeira leitura do ano.

Magasoares 18/12/2021

A Besta Humana
Sem palavras para descrever tudo que senti ao ler esse livro. Um misto de raiva, piedade, dor, tristeza, etc :( Só sei dizer que favoritei e recomendo muito. Leiam

IGuittis 25/08/2021

Quando eu peguei esse livro, achei q seria uma vibe mais de serial killer, uma pessoa com ânsia de matar e que não conseguia se controlar. Encontrei algo diferente disso, mas não necessariamente ruim.
O autor trás diversos personagens, mantendo como central a Séverine e o Jacques, que tem um relacionamento extraconjugal. Mas também temos a apresentação do marido dela, de uns parentes de Jacques, de funcionários da ferroviária entre outros. E uma coisa em comum com todos é, todo mundo tem algo de podre, algo ruim, e essas ruindades praticamente levam cada um ao seu fim.
Eu achei a leitura difícil, cansativa em algumas partes, mas é muito bom o desenvolvimento num todo. E o último parágrafo do livro, perfeito, é um soco no estômago, eu amei.

Anna intimista/yt 06/07/2021

Gostei mesmo assim.
Não conhecia, foi minha primeira experiência com autor. Realmente não é pra todo mundo. Preciso de dez leituras românticas e fantasias ( contém ironia).
carolmds 18/03/2022minha estante
Ou seja, vc precisa se terapia kkkk

Anna intimista/yt 18/03/2022minha estante
SIM!!!!KKKK

Mima 28/06/2021

"À pobre Lison restavam apenas alguns minutos. Ela esfriava, as brasas da fornalha viravam cinza, o sopro que havia escapado tão violentamente das suas laterais abertas terminava como um suspiro de criança que chora. [...] Por um momento pôde-se ver, em suas entranhas arrombadas, funcionarem os órgãos, os pistões batendo como dois corações gêmeos, o vapor circular nas gavetas como o sangue nas veias."

Heidi Gisele Borges 10/05/2021

A besta humana, de Émile Zola, é desses livros que marcam.

Li há algum tempo e não consigo esquecer. Anda raro um livro que me pegue desse jeito, que me faça pensar o tempo todo enquanto de sua leitura e me faça querer voltar para ele. Pois me senti perdida depois que terminei. O que ler agora?

Esse foi meu primeiro contato com o autor e já quero mais.

A besta humana faz parte de uma história maior. Émile Zola (1840-1902) escreveu vinte romances interligados que tratam da condição humana. Esse é do 17? Livro. Essa edição capa dura da Zahar traz, também, diversas ilustrações, além disso, é comentada, o que deixa a experiência da leitura ainda mais rica.

A história mostra a maldade humana, como algo ruim vira uma trama que todos os envolvidos precisam continuar para manter suas aparências. Traições, medos, ciúmes? tudo colabora para que se chegue à morte. E como isso faz com que outras pessoas entrem nesse círculo e cometam mais atrocidades em nome de qualquer coisa que as justifique.

Personagens bem construídos, com vida e alma. A dor de Séverine ao receber todo o ciúme do marido; a tristeza e o definhar do marido; o impasse do amante para contar ou não o que viu naquele trem; os ciúmes de uma prima. Tudo emaranhado para a eterna dor dos que ficam.

A história começa de uma forma calma, narrando o caminho até o encontro entre o casal Roubaud. O almoço simples que fazem no apartamento que um amigo lhes cedeu... Até Séverine se equivocar e contar a verdadeira história de seu anel?

"Foi preciso refazer todo o raciocínio para provar o direito que tinha de matar", isso remete ao 'direito' de fazer algo errado apenas porque o outro também o fez.

O trem está ali para ligar todos os pontos e personagens. A evolução da tecnologia e da maldade.

___
Outras resenhas: Beco do Nunca
becodonunca.com.br

Alan kleber 28/12/2020

Uma história sobre as bestas humanas.
Ninguém na história contada no livro pode ser descrita como boas pessoas. E isso que faz com que a história seja incrível.
Mostra até onde o ser humano é capaz de ir pra realizar os seus desejos, e como muitas vezes esses desejos são cruéis e incontroláveis.
" Que importância tinham as vítimas que a máquina esmagaria no caminho? Não seguia, de um jeito ou de outro, rumo ao futuro, indiferente ao sangue derramado? Sem condutor, em meio às trevas, besta cega e surda solta no campo da morte, ela rodava, rodava, carregada de bucha de canhão, de soldados já tontos de cansaço que bêbados, continuavam a cantar".
Primeiro livro do Emile Zola que leio, e que estréia.

Thiago Barros 26/10/2020

A besta
Minha primeira experiência com Émile Zola foi com ?Germinal? e por conta disso esse livro foi uma experiência meio frustrante.
O autor realmente é um excelente escritor, a construção da história do começo ao fim são perturbadoras, não só pelo enredo, mas pelos sentimentos e ações que o leitor sente na pele.
Para quem gosta de romances sombrios esse é um bom partido assim como o ?Germinal?, que em minha humilde opinião é muito melhor do que este.

André Vedder 14/10/2020

Bestialmente ótimo!
Zola nos brinda com um romance impactante onde desmascara a "besta" existente no ser humano. O autor mergulha fundo no psicológico de seus personagens, trazendo seus tormentos a tona, numa sequência de acontecimentos onde o leitor atento é sugado para esse mundo bestial, em que Zola explora o lado mais vil das pessoas.
A ambientação criado pelo autor é excelente, tendo como pano de fundo a estação, locomotivas, funcionários e tudo que convive ao seu redor, levando o leitor a sentir todo o cenário como se fosse mais um personagem da história.
Um clássico!

""Para que dizer a verdade, já que a mentira era lógica?""
Maria 14/10/2020minha estante
Já estava interessada em ler, mas sua resenha potencializou o interesse. Zola foi um dos maiores gênios da Literatura Francesa!

André Vedder 15/10/2020minha estante
Que bom Maria! Pretendo ler Germinal em breve. Gostei muito da escrita dele :-)

Nat 16/09/2020

^^ Pilha de Leitura ^^
Confesso que tinha certo receio de ler Zola, sempre achei que seria uma leitura difícil. Depois que li Germinal, minha opinião não mudou tanto (rs), apesar de Germinal ser um dos meus livros favoritos da vida. Já em Besta Humana, achei uma linguagem mais fácil, porém que também bate na alma (claro que pode ser só uma questão de tradução). A história não tem tantos personagens, e estão todos ligados de alguma forma após um corpo ter sido jogado de uma locomotiva. A partir daí, a podridão humana floresce em várias formas. Gostei muito da última cena do livro, achei que representou bem a loucura de sentimentos do livro. Recomendo!

site: https://www.youtube.com/c/PilhadeLeituradaNat
Mima 21/06/2021minha estante
Germinal é fantástico né ?

Nat 21/06/2021minha estante
Sim!!! Zola é demais

Thi 18/08/2020

Li excelentes criticas sobre o estilo de Émile Zola. São 17 livros que possuem uma ligação. Iniciei por este, mas confesso que para mim foi uma leitura arrastada. Levei mais de 1 mês para ler, eram páginas e páginas sem acontecer nada. Vou tentar ler novamente, em algum momento.

Ebenézer 30/06/2020

De Émile Zola eu havia lido Germinal que foi uma experiência dramática e enriquecedora conhecer um pouco do homem em suas mais desoladoras condições de sobrevivência, em sua constante impotência diante de um sistema laboral que lenta ou brutalmente vai aniquilando os trabalhadores como numa máquina de moer....
A Besta Humana li praticamente de uma sentada, ou, como se diz, num fôlego só....
Não sei como, só sei que fiquei absurdamente preso à narrativa exuberante de Zola que me consumia página a página. As personagens, suas histórias, suas relações, seus conflitos, suas mortes, foram se assenhoreando da minha leitura de uma forma estranha, mas sabida, uma vez que Zola em A Besta Humana, como uma lanterna em ambiente escuro, vai iluminando muitos cantos remotos e escuros da nossa própria personalidade, e ?nos põe em contato direto com a marca da maldade que existe em cada um de nós?.
Cada personagem de Zola traz em si uma faceta da nossa humanidade, aquela que preferimos deixar sempre submersa e que até conseguimos manter, às vezes, domada, dominada ou adormecida, mas que subitamente e extemporaneamente ela irrompe com a impetuosidade mais sombria e devastadora.
Sem dúvida a Literatura propõe um caminho suave de redenção da humanidade, e Émile Zola seguramente é um dos maiores expoentes dessa Literatura.
?Quando se começa a pensar na motivação dos homens e nos lados luminoso e sombrio da humanidade ? ?o coração humano em conflito consigo mesmo? -, fica difícil pensar em qualquer coisa.?
A narrativa de Zola em A Besta Humana revela o quanto somos vítimas da fraqueza fatal do autoengano que se constitui como fonte de grande parte dos distúrbios da vida humana.
Apesar de tudo A Besta Humana não é uma leitura triste, é uma leitura da Vida.

Erica 21/06/2020

Um passeio assustador em mentes doentias.
Meu primeiro romance de Zola e gostei muito da experiência. Como naturalista que se consagrou, não mede as palavras nem os detalhes sórdidos.
Aqui a máquina (a locomotiva) tem nome próprio e ganha conotações humanas, enquanto os humanos de verdade são expostos nos seus pensamentos mais repugnantes. E pior, agindo como máquinas diante de seus crimes.
Além disso, Zola nos apresenta a justiça como ela é: falha e mesmo assim prepotente.

"Para que dizer a verdade, já que a mentira era lógica?"
Erick 27/08/2020minha estante
Comentário incrível!