As boas mulheres da China

As boas mulheres da China Xinran

Resenhas - As Boas Mulheres da China

Sira Borges 03/04/2024

As boas mulheres da China
É um livro realmente muito impactante. Você não consegue lê-lo e não sofrer junto com as mulheres e meninas da China... São histórias duras, sofridas, mas contadas de um jeito tão delicado, empático... É isso!!!

Rita.Lobao 31/03/2024

Descobertas
Não sei muito sobre a vida na China, mas o livro me trouxe a oportunidade de conhecer um pouco das dores de ser uma mulher chinesa.

Francielly Oliveira 30/03/2024

Leitura dolorosa
Sinceramente, eu tenho certo receio ao indicar esse livro, porque acho que ele deve ser lido com cuidado, principalmente por pessoas com um estado mental estável (o que não era o meu caso quando o li em 2021). Essas foram minhas considerações na época:

É cruel ter conhecimento, é desumano ter consciência da profundidade do sofrimento de milhares de mulheres e, pior, é angustiante não saber o que muitas outras passam e não poder fazer nada a respeito.

Por que eu não o indico? Esse livro vai te machucar em partes que, às vezes, nós mulheres tentamos esquecer ou viver sem ter total consciência. Sim, é uma obra sobre mulheres chinesas e apesar da visível diferença cultural e distância da mulher brasileira, é impossível fazer uma leitura sem sentir um nó na garganta e comparar com a nossa realidade, seja passada, presente e futura. Afinal, não importa o país, rever a história das mulheres na sociedade sempre me causará certa ânsia e ódio por homens.

Faço um adendo para elogiar a escrita e o trabalho jornalístico da autora. Mas não ouso elogiar a obra ou fazer comentários do tipo: "que livro maravilhoso", porque não acho que seja uma leitura voltada para entretenimento.

Alda.Lorenn 20/03/2024

Que livro!
Vale muito o esforço emocional pra terminá-lo. No último capítulo especialmente foi ????
Definitivamente, irei estudar a China e suas nuances.

kkkkkaren 12/03/2024

Me senti profundamente tocada pelos relatos crus acerca de tantas histórias que a gente nem chega a imaginar nos piores pesadelos. Quantas mulheres fortes, quanta dor viveram as chinesas nesse relato. Me deu um aperto no peito e uma necessidade por compreender melhor sobre uma sociedade que se modificou tanto com tão pouco tempo.

Mylena.Esteves 07/03/2024

O que significava ser uma boa mulher chinesa?

?Na época, as mulheres obedeciam às ?três submissões e quatro virtudes?: submissão ao pai, em seguida ao marido e, depois da morte deste, ao filho. As virtudes eram fidelidade, encanto físico, decoro na fala e nos atos, e diligência no trabalho doméstico.?

Esse livro traz histórias tristes, sofridas e difíceis de ler que se passaram principalmente na época da Revolução cultural da China. Isso já me fez refletir, pois são situações que não aconteceram há muito tempo e que ainda devem acontecer em muitos lugares. Eu sinto um nó no estômago só de pensar nisso, mas acho que também me faz enxergar a importância do livro.
Eu acho que esse é o livro mais pesado que já li. Chorei e tive que parar em vários momentos. Não é um livro para qualquer um, principalmente para mulheres, e tem que escolher muito bem o momento da leitura. A cada história que era contada eu tinha a sensação de ser a pior, só que a verdade é que todas elas são extremamente chocantes, angustiantes e comoventes de ler, porque falam sobre estupros, sequestro de mulheres, casamento forçado, miséria, entre outros temas horrorosos.
Sendo mulher, me senti impotente demais. Difícil de saber o pior relato para mim, ainda assim eu acho que esses foram meus piores momentos:
- As mães que sofreram um terremoto;
- A filha do general Kuomintang;
- A mulher cujo pai não a reconhece;
- As mulheres da colina dos gritos.

Bruna 06/03/2024

Fortíssimo
Xinran, uma jornalista chinesa, reúne vários relatos de vivências de mulheres chinesas nesse livro. Mulheres que conheceu, conversou, entrevistou e que enfrentaram o machismo, a misoginia principalmente durante a Revolução Cultural Chinesa e também nos períodos pré e pós. É extremamente pesado ler os relatos que permeiam violências físicas, sexuais, psicológicas. Três capítulos me marcaram muito: da menina encontrada nos escombros; do grupo de estudos; e da Colina dos Gritos. Chorei, me senti entrevistando essas mulheres ao lado de Xinran. Que escrita fluida, emocionante, cuidadosa?

No último capitulo, quando Xinran pergunta a um aldeão se poderia entrevistar algumas mulheres da comunidade, ele estranha e indaga implicitamente: ?o que elas têm de interessante para serem entrevistadas??. Acho que esse questionamento resume muito bem a importância do trabalho de Xinran. Essa pergunta é somente a ponta do iceberg do que as mulheres chinesas relatam no livro.

Ingrid145 03/03/2024

Impactante
Certamente o livro mais triste que eu já li.

"As boas mulheres da China" é um livro impactante e embora em muitos momentos pareça ser uma ficção (ou você somente quer acreditar que as histórias não são verdade), ele é dolorosamente real.

Xinran retrata com emoção e sensibilidade a história de diversas mulheres chinesas antes, durante e depois da Revolução Cultural.

Todas as histórias mostram o que o ser humano (e não unicamente os homens) pode fazer de mal com outro ser humano.

Apesar do choque de realidade que o livro traz, sua leitura me parece fundamental para que outras mulheres não passem pelas mesmas situações.

É isso que me entristece quando leio algum relato histórico. Dizem que a gente precisa estudar história para não repetir os mesmos erros, mas não é isso que eu vejo quando observo o mundo.

Leitura mais do que recomendada, mas esteja preparado/preparada para conhecer histórias de vidas que foram destruídas pela maldade humana.

Estrelinhas: ????? e ??

ig: @gatoselivros23

??

Erasmo.Souza 02/03/2024

Sei lá
Acho que não era um livro pra mim.
No início me prendeu, mas depois me desapeguei de todas as histórias que demorei a terminar e me esforcei pra isso .

Pra alguns pode ser um livro excepcional (principalmente mulheres), não julgo, são histórias fortes, mas pra mim não funcionou.

Alan kleber 29/02/2024

O sofrimento dessas mulheres clamam a Deus desde o solo
"As Boas Mulheres da China", escrito por Xinran, é uma obra que mergulha nas experiências e relatos de mulheres chinesas, revelando as profundezas da condição feminina em uma sociedade marcada pela opressão, pela repressão e pela injustiça. A autora, uma jornalista chinesa exilada, apresenta uma série de relatos íntimos e comoventes, narrados por mulheres comuns, oferecendo um olhar penetrante sobre as complexidades da vida feminina na China contemporânea.

Ao longo do livro, Xinran explora uma ampla gama de temas, desde casamento forçado e o infanticídio feminino até a violência doméstica e sexual, e a repressão politica. Cada história revela não a apenas dor e o sofrimento das mulheres, mas também sua resiliência, coragem e determinação para enfrentar as adversidades. Por meio desses relatos nos é mostrado realidades de injustiças e tragédias que muitas mulheres enfrentam em silêncio.

A obra também lança luz sobre a dinâmica complexa entre indivíduo e sociedade, destacando como as políticas governamentais, as normas culturais e as pressões sociais moldam a vida das mulheres chinesas.
Xinran tece habilmente essas histórias pessoais em um mosaico rico e multifacetado, oferecendo uma visão abrangente da condição feminina na China. É impossível não ser tocado pela força e pela humanidade das mulheres retratadas no livro.

"As Boas Mulheres da China" é uma obra profundamente comovente e impactante, que não apenas revela as injustiças enfrentadas pelas mulheres chinesas, mas também celebra sua coragem, sua resiliência e sua humanidade. É um lembrete poderoso da capacidade das mulheres em resistir a verdadeira opressão e de buscar a justiça e a dignidade, mesmo nos momentos mais sombrios da história.

Nas páginas deste livro, mulheres compartilham relatos angustiantes de humilhação, violações e outras violências que desafiam nossa imaginação.
No entanto, entre essas histórias sombrias, emergem relatos de heroísmo, onde indivíduos arriscaram sua própria segurança para resgatar mulheres de situações atrozes. Esses relatos de altruísmo destacam uma verdade fundamental: mesmo em meio a sociedades corroídas pela corrupção moral e governadas por líderes cruéis e desumanos, onde uma grande parcela da população é arrastada para a depravação, há sempre indivíduos corajosos e altruistas dispostos a salvar outros das garras da injustiça e da maldade.

Encerro esta resenha com a seguinte reflexão: ideologias nefastas corroem os pilares da sociedade, deixando as mulheres especialmente vulneráveis. Ao longo da história, vemos que qualquer atrocidade que enfrentem é muitas vezes tolerada, legitimada e até mesmo encorajada pelo ambiente social.
Quando uma cultura já opressiva contra as mulheres se depara com ideologias nefastas que as vulneram, testemunhamos uma situação de vida infernal, como é documentado em detalhes nesse livro.

Uma passagem marcante no livro:

"Nas minhas entrevistas com as mulheres, descobri que inúmeras das chamadas "modernas" e "criadoras de tendências" foram forçadas a sê-lo e, depois, perseguidas pela moda que adotaram. Os homens dizem que, hoje em dia, a moda são mulheres fortes, mas as mulheres acreditam que por "trás de toda mulher de sucesso, há um homem que lhe causa sofrimento."

Ceci 28/02/2024

É um livro cheio de histórias muito bonitas e também muito tristes. Histórias que te fazem pensar em como tem gente que sofre tanto e sofrem caladas.

elis166 26/02/2024

E que mulheres?
Esse livro simplesmente me destruiu, todo capítulo é uma dor, sofrimento, é simplesmente ???surreal??? sabe. enfim, estou em cacos

Eve 20/02/2024

Deixou meu coração em pedaços
Se eu olhar atentamente ao redor, tenho certeza de que consigo ver os pedaços do meu coração partido.

Chorei, fiquei com raiva, muita raiva, e quis que as coisas fossem diferentes para essas mulheres. Espero que as coisas (cultura) tenha melhorado para elas ao longo dos anos.

Eu confesso que meu conhecimento sobre a China é quase nulo, e esse foi um dos motivos de querer ler esse livro. Infelizmente não é um livro de histórias alegres.

Nos momentos de raiva, a única coisa que acalentava meu coração era relembrar que existiam homens bons e capazes de fazer o bem... esse tipo de homem também foi relatado no livro (ainda bem).

Enfim, espero ler mais sobre a China, e espero que esteja melhor, na medida do possível.

Liceli 13/02/2024

Um choque de realidade
Xinran é uma jornalista chinesa que nasceu na década de 50. Iniciou um programa de rádio noturno, onde contava histórias de mulheres chinesas em diversas situações de vida. Após iniciar seu programa, as mulheres começaram a se sentir à vontade de procurar Xinran e abrirem seus corações para ela. A partir disso, a autora percebeu a ignorância sobre a vida das mulheres chinesas. Como são ignoradas e diminuídas na sociedade, e que mesmo que profissionalmente pudessem ocupar a mesma posição dos homens, pessoalmente era completamente desvalorizadas. As mulheres da China também não recebiam instrução sobre o funcionamento do seu próprio corpo e como ele se relaciona com o sexo oposto. Xinran tomou como missão pesquisar a história de várias mulheres para entender tudo que ocorreu no decorrer da história chinesa. Essas histórias são o conteúdo deste livro e preciso alertar: são de tirar o fôlego. Relatos muito fortes de uma sociedade fechada e machista. Foi muito bom conhecer um pouco mais sobre a vida do povo chinês e confesso que passei a respeitar mais as mulheres chinesas e toda a sua experiência de vida. Por fim, espero sinceramente que as coisas na China tenham mudado um pouco desde que Xinran escreveu tudo isso.

unidiniz 09/02/2024

?????
"Os chineses nunca seguiram uma tendência por escolha - foram sempre impelidos pela política. Nas minhas entrevistas com mulheres, descobri que inúmeras das chamadas 'modernas' e 'criadoras de tendências' foram forçadas a sê-lo e, depois, perseguidas pela moda que adotaram. Os homens dizem que, hoje em dia, a moda são mulheres fortes, mas as mulheres acreditam que 'por trás de toda mulher de sucesso, há um homem que lhe causa sofrimento'".