O Governador do Sertão

O Governador do Sertão Anatole Jelihovschi

Resenhas -

douglaseralldo 16/12/2018

CUIDADO COM A CABEÇA! 10 CONSIDERAÇÕES SOBRE O GOVERNADOR DO SERTÃO, DE ANATOLE JELIHOVSCHI
1 - Quixotesco e intenso, O Governador do Sertão é uma narrativa que envereda-se pela senilidade de seu narrador-protagonista, num romance que traz para sua aura, questões tradicionais da literatura brasileira além de jogar com os limites entre a razão e a loucura;

2 - Para tanto, o livro divide-se em duas partes, mas que em ambas estarão presentes a relação que seu narrador, Salvador, desenvolverá com a imagem mítica de Lampião, suspendendo-o num limite bastante confuso entre sua experiência "real" e seu criativo imaginário.

3 - A bem da verdade, Salvador encontrará no personagem de Lampião uma âncora de sobrevivência e sentido em sua existência burguesa de classe média brasileira. Todavia, tal âncora o afastará cada vez mais do seu contexto real, enquanto mergulha em seus devaneios sobre o Rei do Cangaço, que serve-lhe em certo sentido como mecanismo de subversão num contexto social que estrutura o pano de fundo do romance, cada vez mais opressivo;
+: http://www.listasliterarias.com/2018/12/cuidado-com-cabeca-10-consideracoes.html

site: http://www.listasliterarias.com/2018/12/cuidado-com-cabeca-10-consideracoes.html

Inês Carreira 11/10/2018

Crítica: ‘O Governador do Sertão’, de Anatole Jelihovschi
As referências fantasiosas da nossa infância podem tornar-se referências inspiradoras quando nos tornamos adultos. O protagonista desta estória é um jovem escritor e sonhador, cujo herói sempre foi Lampião, personalidade controversa da história do nordeste brasileiro. Tão controversa, que aqui ele é herói e anti-herói ao mesmo tempo. Não existe aparente pretensão do autor, nem do narrador protagonista, em delinear a trama numa divisão clássica entre mocinhos e vilões. Esses dois tipos de personagem confundem-se e diluem-se em duas narrativas que correm paralelas: a estória de Salvador, jovem escritor e publicitário, e a estória de Salvador, jornalista que acompanhou algumas incursões de Lampião e seus homens no sertão do nordeste, na década de trinta.

Sentimo-nos muito perto de Salvador, escritor e publicitário, que numa vida prosaica e comum, nos descreve um conjunto de sensações, motivadas pela companhia imaginária de Lampião. Até quanto a realidade pode ser alterada pela ficção? Nas páginas de 'O Governador do Sertão' seguimos na busca incessante pela resposta a essa pergunta, até à última palavra do livro. Perdemo-nos no universo real do cangaço, às vezes com o estômago embrulhado de angústia, sem conseguir achar culpados. A dor, a miséria, a violência desmedida e gratuita. Homens que matam sadicamente outros homens, estupram e matam sadicamente mulheres. Cangaceiros e polícia na miséria do nordeste brasileiro. Nas décadas de vinte e trinta do século XX. Ao mesmo tempo, uma perturbadora sensação de atualidade.

Anatole Jelihovschi consegue, com efeito (e muito talento!), transportar-nos a um universo de realismo mágico concreto, se posso chamar-lhe assim. Magia e realidade são a mesma coisa, falando-se em Lampião, o Rei do Cangaço, 'O Governador do Sertão'. No entanto, e apesar de conquistada pelo enredo, senti falta de personagens femininas mais atuantes, impositivas e fora do cliché do papel de género coadjuvante de 'mulherzinha/romântica/frágil/fútil/maliciosa/sensual'. Nessa linha de entendimento, também senti falta de uma Maria Bonita mais combativa e densa, como a imaginara ao saber quem foi, através de pesquisas pessoais. É assim que chego a alguns momentos da narrativa incomodada com Salvador, o narrador protagonista e a sua falta de empatia e entendimento com o verdadeiro universo feminino. Posto esse detalhe, caríssimas leitoras e caríssimos leitores, mergulhem a fundo na obra, com cuidado, para não chegar ao final ofegantes. O sertão é um terreno perigoso, difícil, mas que enfeitiça.