The Black Flamingo

The Black Flamingo Dean Atta

Resenhas - The Black Flamingo

natan 10/06/2024

Nossa, que livro bom!! achei que não iria me pegar por ser em versos, mas achei cada poesia citada aqui tão linda, foi uma leitura bem fluida e gostosa. um livro com muita representatividade, um grande amadurecimento dos ótimos personagens, e ótimas discussões sobre miscigenação, racismo e sexualidade.
o livro tem muita personalidade e muito coração.

JoAo.Nhan 09/06/2024

Não Se Assuma.
Que livro fantástico, fui ler ele sem pretensão alguma achando que seria só um ya qualquer e recebi um dos melhores livros da minha vida. a escrita é fantástica, os capítulos separados em forma de poesia é arte e as poesias do personagem principal são lindo dms, não sei qual parte é mais bonita ele sendo uma criança gay ou esse final.

os personagens secundários são fantásticos, o amadurecimento de todos durante o livro é muito bem retratado, fala muito sobre feminilidade, o ser gay como um todo, racismo, tem até uma passagem sobre trans masc que vale MUITO a pena refletir sobre.

E um ponto que eu observei no livro é sobre a relação do principal com a questão dele ser miscigenado é é interessante ver isso pq aqui no Brasil a gente não se importa com isso pq somos de uma país fruto de miscigenação mas em países majoritáriamente branco é realmente uma questão muito forte na cabeça das pessoas miscigenadas serem fruto de uma miscigenação.

Estrela 17/02/2023

Confesso que eu estava meio receosa de ler esse livro depois que eu fiquei sabendo que eram poemas. Eu tenho problemas com poesia, meu cérebro parece que desliga e perde total o foco, mas não aconteceu isso com essa história.

Apesar de ser um poema, também é uma narrativa e muito bem fluída.

A história aborta negritude, identidade de gênero, sexualidade e expressão, tudo de uma forma bem legal, poética e interessante.

Não queria parar de ler, leria mais e pretendo ler mais obras desse autor. Recomendo muito.

Anderson588 17/09/2022

Fui esperando pouco, recebi tudo
Eu realmente comecei esse livro pensando que ia ser um passatempo, mas foi muito mais.

De forma poética e representativa, o autor conta uma trajetória de descobrimento, aceitação, reconhecimento, encontro e desencontros. O protagonista precisa se perder para se encontrar depois, mas esse se perder nunca envolve perder sua essência!

Terminei só querendo mais e mais! Amei muito!

Cassie 18/07/2022

Um livro cheio de poemas que fazem a gente refletir sobre as fases da vida. Amei e fiquei com uma baita crise existencial

lau 15/07/2022

QUE LIVRO MARAVILHOSO!!
é simplesmente perfeito, desde o começo até o fim! a forma com o autor escreve sobre a autodescoberta do michael é incrível! eu amei poder fazer parte do mundinho do mikey simplesmente vivendo! 5 estrelas?

shesarahsantana 16/06/2022

MASTERPIECE
Eu comecei esse livro esperando uma coisa leve e reconfortante e fui supreendida, muito positivamente, pelo que ele realmente é!

Em apenas 300 e poucas páginas o autor conseguiu transmitir tantas mensagens, com tanta propriedade, e com tamanha delicadeza que é impossível não aplaudir.

A escrita poética, mesclada com a narrativa own voice, faz com que, ao mesmo tempo que os assuntos abordados sejam fortes e sérios, a leitura seja equilibrada na medida certa.

A construção de personagens desse livro é perfeita, mesmo sendo um narrador personagem o autor consegue demonstrar a complexidade das pessoas através dos olhos do protagonista.

O enredo, que acompanha o crescimento de um garoto queer londrino filho de um casal interracial de imigrantes, não é exatamente envolvente mas é completamente imersivo.

Uma vez que peguei não consegui parar de ler, a minha identificação com o livro ajudou muito, principalmente por se tornar de um livro com tanta representatividade.

A conclusão é perfeita, não existe palavra melhor. Esse livro não decai em nenhum momento, ele começa bom e mantem sua fluidez e qualidade até o fim. Escrevendo com os pés porque com as minhas mãos tô aplaudindo.
Nath 07/07/2022minha estante
Amg, o ingês dele é muito difícil?

viheleena 13/04/2022

the black flamingo - libertador
que livro sensacional, me apaixonei pelo livro, os personagens e principalmente por está escrita cativante. O livro é escrito em um formato de poesia e vamos acompanhar o Mikey, o livro começa a acompanhar ele na sua infância até sua fase adulta, é um livro sobre identidade, descobertas, lutas, amores e principalmente ?ser você mesmo?. Foi incrível como este livro conseguiu me tocar (as partes da infância sendo contadas pelo ponto de vista dele, com total inocência>> ) Primeiro livro que leio onde o personagem é drag queen, e eu amei entender sobre. Chorei em algumas partes e me senti abraçada em algumas cenas.

?Be a beautiful thing. Be the moonlight, too. Remember you have the right to be proud. Remember you have te right to be you.?

Willy 02/04/2022

Eu amei acompanhar cada nova descoberta do Michael, é muito leve e gostoso a forma como a história vai se desenvolvendo.

Leticia2513 04/02/2022

Representação drag? FINALMENTE TEMOS!!!
O flamingo preto foi uma base de ensinamento enorme, principalmente pra quem está sempre em busca de aprender e aprofundar mais na comunidade. Eu achei o livro magnífico e sinceramente espero que todos que leiam essa resenha vá imediatamente atrás de ler ele e vir conversar sobre ele no meu chat daqui do skoob. Foi um livro completamente rápido e eu amei que apesar de mostrar todas as paixonites do Mikey (TEMOS INTIMIDADE PRA EU USAR ESSE APELIDO), não tirou o foco principal do livro que é ele se descobrir e também o racismo que ele passa no dia a dia. Além de que a gente vê o Mikey desde de criança e eu não sei se já compartilhei mas AMO livros com narração infantil e toda a inocência que tem. Por favor dêem uma chance e vocês não vão se arrepender

Arthur 31/01/2022

"Be a beautiful thing. Be the moonlight, too. Remember you have the right to be proud. Remember you have the right to be you."

Joice.Figueiredo 20/01/2022

versos que contam uma história
"I call myself black. I call myself queer. I call myself beautiful. I call myself eternal. I call myself iconic. I call myself futuristic."

Gostei da forma que a história é desenrolada, falando sobre assuntos atuais e tão importantes para a comunidade LGBTQIA+ e pessoas birraciais.

Francisco.Matheus 09/01/2022

I call myself futuristic
Esse livro é um coming-of-age de um jovem queer e birracial narrado em versos e acompanhamos o protagonista desde a infância até a faculdade. E no meio disso tudo como ele lidou com todas as suas diferenças e encontrou a arte drag para se expressar. Gosto bastante de livros assim que mostram realmente como é ser a ovelha negra, o black flamingo do seu meio. Tem várias referências atuais de cultura pop como filmes, rupaul's drag race e Beyoncé.

Jana 22/09/2021

Vale muito a pena ler, principalmente se você ainda está se acostumando com livros em inglês. Como é escrito em verso ele é uma leitura rápida e leve, é fácil de se apaixonar pela história.