O adolescente

O adolescente Fiódor Dostoiévski

Resenhas - O Adolescente

Ana C. 07/03/2012

Para mim, o melhor!
Não tem como não se identificar com o jovem protagonista da história, Árkadi! Jovem bastardo,com uma "idéia" e um jeito totalmente diferente de ver as coisas ao seu redor, com uma sensibilidade e franqueza incrível sobre si mesmo e os outros. Arrisco dizer que de Dostoiévski, este é o melhor e mais gostoso livro de se ler! Vale muito a pena pela ação e pela trama bem costurada e cheia de surpresas.

Matheus.Taffe 29/01/2022

Quarta leitura do ano.
Ótimo livro. Distoiévski retrata de forma interessante a forma como um jovem criado longe de sua família e sem reconhecimento de sua nobreza, tenta através de sua 'ideia', se inserir na alta sociedade. Porém ao longo do livro podemos perceber como a 'ideia' do jovem ainda ingênuo vai transformando ao longo de toda a formação do mesmo em busca de pertencer à algum lugar e se vingar de todos os que o abandonaram.
Waroshi 29/01/2022minha estante
Ainda tá na minha longa lista. Um dia eu chego lá. Kkkk

Lucas 12/05/2020

A beleza sem tradução
O Adolescente oferece ao leitor uma privilegiada perspectiva, em primeira pessoa, do processo através do qual Dostoiévski encaminha a libertação do personagem de seus vícios, ainda que de modo precário e nunca definitivo, ao mesmo tempo em que esses vícios são aprovados, por assim dizer, em suas últimas consequências, pois são a manifestação da liberdade individual do personagem. Liberdade que, do ponto de vista do autor, não se confunde com autonomia metafísica; pelo contrário, é percebida como a contrapartida individual de uma realidade superior, que transcende todas as individualidades, mas que implica na responsabilização pessoal e na aceitação da realidade como algo que nunca se esgota no âmbito da ação e reflexão humanas.

É nessa encruzilhada que surge o flerte com o niilismo, sempre presente nas grandes criações de Dostoiévski, todavia superado pelo processo de redenção, outro pilar fundamental do universo do autor, pois a liberdade aí encontrada precisa ser conquistada de dentro para fora – a custo de muito sofrimento pessoal –, e não como adesão a uma moralidade exterior, a um sistema lógico ou a uma idealização. Ao contrário do que uma leitura pouco madura pode levar a concluir, Dostoiésvki não tem apreço pelas baixezas, vilanias e mesquinharias do homem, mas sim pela sua liberdade – em última instância, a liberdade de confrontar a imperfeição da vida humana com ressentimento, rebeldia e presunção, ou de vivenciá-la com o espírito de abertura ao mistério da existência do homem e do mundo. Na passagem anteriormente descrita, tais posturas existenciais estão representadas nos dois momentos em que Arkadi se depara com a mancha de sol na parede: primeiro, com frustração diante de uma realidade que se mostra previsível, maquinal, enfadonha, esquematizada; em seguida, ao retornar ao quarto após o encontro com Makar, com a serena alegria da aceitação da realidade inefável.

Ensaio completo no link.

site: https://www.revistaamalgama.com.br/05/2020/a-beleza-sem-traducao-o-adolescente-dostoievski/

Leila 31/03/2023

O adolescente é um dos 5 grandes romances do escritor russo Fiodor Dostoievski, publicado originalmente em 1875. O livro retrata a vida de um jovem chamado Arkadi Dolgoruky, que vive em São Petersburgo e está prestes a completar dezoito anos. Embora o romance seja considerado uma obra-prima da literatura russa, infelizmente, devo admitir que, de todos os romances que li de Dostoievski, este foi o que menos gostei.

Achei a narrativa tediosa e pouco envolvente. O personagem principal, Arkadi, é um narrador confuso e totalmente perdido em suas "ideias" e como todo adolescente (apesar que eu acho que 18 anos nem poderíamos mais considerar como tal) muitas vezes é instável. Não consegui ter empatia com o personagem, o que afetou minha experiência de leitura como um todo, porque como vocês bem sabem, os livros tem que falar ao meu coração.

O livro é rico em detalhes sobre a vida da elite russa do século XIX, mas a trama em si não me cativou. A história se arrasta e não consegui encontrar um propósito claro para a narrativa, acho que o autor ficou perdido em meio às tramas familiares"bobas" e poderia ter desenvolvido melhor psicologicamente as personagens (algo que estamos acostumados a ver em suas outras obras). Além disso, alguns personagens secundários tiveram "fatos" importantes dentro da obra, mas foram pouco desenvolvidos, tornando difícil compreender suas motivações e ações.

No entanto, devo destacar que O adolescente tem algumas discussões filosóficas entre o protagonista e seu pai que são fascinantes, e oferecem uma visão profunda das preocupações de Dostoievski sobre a natureza da humanidade e o papel da religião na vida moderna.

No geral, O adolescente é um livro que pode agradar aos fãs de Dostoievski e da literatura russa em geral, mas eu pessoalmente não consegui me envolver com a narrativa e com o personagem principal. Por isso, recomendo com ressalvas a leitura deste livro. Acho que ele irá funcionar melhor para quem está começando a ler o autor e de repente só leu obras menores.

bia 28/01/2022

Ideias são a essência da vida?
?O Adolescente? foi meu primeiro contato com Dostoiévski. Esse livro conta a história de um jovem idealista que vai se perdendo gradualmente ao tentar descobrir sobre o pai.
Para mim, o fator mais marcante dessa leitura foi a forma com que Arkádi (o personagem principal) lida com a sua ideia. Inicialmente ele está muito resoluto do que quer para o seu futuro, mas ao longo da narrativa, podemos ver como ele deixa suas convicções de lado em alguns momentos, ou até mesmo as altera um pouco.
Apesar de eu não ter achado esse livro perfeito, o recomendo para a maioria das pessoas!

Thiers.Neto 06/10/2020

Ao invés de fazer comentários sobre o livro, eu vou deixar aqui um dos trechos que eu mais gostei e que faz a gente querer ler ainda mais Dostoiévski:
"A alegria no homem é o traço que mais o revela, e por inteiro. Há caracteres que demoramos à decifrar, mas é só um homem desatar a rir um riso bem franco que de repente todo o seu caráter se revela com nitidez. Só uma pessoa que atingiu o desenvolvimento mais elevado e mais feliz é capaz de uma alegria comunicativa, isto é, irresistível e boa. Não falo do seu desenvolvimento intelectual, mas do caráter, do conjunto do homem. Pois bem: se você quiser estudar um homem e conhecer sua alma, não se aprofunde na maneira como ele cala ou como fala, ou como chora, ou até mesmo como se inquieta com as ideias mais nobres; perscrute-o melhor quando ele ri. Se o homem ri bem, significa que é bom."

Nath @biscoito.esperto 12/06/2021

"Todos compartilhamos da mesma loucura".

Leia Dostoiévski, eles disseram... Vai ser legal, eles disseram...

Títulos alternativos para esta obra:
"Uma carta muito louca"
"Diário de um aprendiz de coach financeiro"
"O pai talarico"
"O filho talarico"
"Três suicídios, e nenhum deles têm nada a ver com a história"
"Desventuras de um moleque mimado e burro" (subtítulo: "Incrível como este rapaz consegue se superar quando o assunto é ser tapeado pelos outros")

Muito bom o livro, recomendo!!!!!!!!

site: www.nathlambert.blogspot.com
Raissa 12/01/2024minha estante
O PAI TALARICO KKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Vinícius 21/02/2023

Um romance
Em mais um romance o grande Dostoievski coloca O Adolescente como uma das suas grandes histórias. O romance trata do Jovem Arkadi Dolgorúki que tem sobrenome de príncipe e passa longe disso tendo que se explicar desde a tenra infância, quando lhe interpelavam falando do príncipe. O jovem no seu impeto juvenil tem o nobre objetivo de crescer na vida principalmente financeiramente, talvez por querer sepultar seu histórico de filho bastardo de homem de posses Andriêi Viersílov dono de terras onde seu pai legal trabalha e teve um caso com sua mãe, Sófia Andriêievna que vivia com o pai legal de Arkadi: Makar Dolgorúki. Após um turbilhão de acontecimentos e personagens variados, como típico das histórias de Dostoiévski a trama tem seu desenrolar envolto em paixões, intrigas, suspense e um final grandioso como marca do seu grande autor. Para quem gosta de literatura Russa e histórias com muitos personagens vale a pena ler mesmo não superando os grandes clássico como Crime e Castigo, Os Demônios e os Os Irmãos Karamázov sua última grande obra.

Ana C. 06/03/2012

Minhas anotações sobre o livro.
A edição que eu estou lendo é da Cia. das letras que peguei no CCSP.
P.41/P.13 uma explicação interessante sobre os nomes Russos.
P.43 + ou - da 7° linha até a 13° (Identificação com o sentimento do personagem).
P.44 Discussão sobre o povo Russo
P.45 as primeiras linhas,sobre preconceito.
P.71 últimas linhas, sobre trabalho.
P.83 as antepenultimas linhas,sobre a "mulher Russa".
P.89 4° linha + ou -, uma bela passagem sobre a manhã na cidade.
16° linha sobre lugares odiados
27° linha a comparação da pessoa com o ambiente em que vive (identificação)
P.106 "A ilusão que inspira é mais cara que mil verdades sujas"
2° Parte, P. 120 - Primeiras linhas, "à moda Russa".
P.126,primeiras linhas,sobre o "ateu Russo".
P.139 7° linha (identificação com o pensamento)
P.163 - passagens interessantes nesta página.
P. 177 Últimas linhas sobre desvio de conduta

outras páginas que gostei de ler mas que não fiz anotações somente "marquei" P.206,P.210,P.216,P219,P.223 E epilogo.

Ao todo é um livro cheio de reviravoltas e conflitos. Muito gostoso de ler.

Gutierrez.Lellis 13/07/2020

Confesso que foi difícil a leitura no princípio. A distância geográfica, temporal e cultural da Rússia do século XIX torna difícil assimilar e entender alguns aspectos da história. Muitas vezes fiquei sem entender algumas reações dos personagens. Várias vezes tive que recorrer a lista de personagens ao final do livro para identificá-los porque os nomes são praticamente impronunciáveis e difíceis de se guardar na memória (hahahaha).
Mas depois de um determinado ponto, a história fluiu e se tornou bem interessante. Muitas reviravoltas acontecem. Há vários conflitos psicológicos interessantes (o mais notório, sem dúvidas, é a relação de Arkadi com seu pai biológico). Algumas divagações dos personagens nos fazem realmente pensar.
A edição da editora 34 tem um posfácio com uma ótima análise da obra, que me esclareceu muita coisa.
Enfim, apesar das dificuldades iniciais e o tamanho considerável do livro, é uma leitura que vale a pena!

Fernanda.Marques 23/04/2021

Eu amo os livros russos, confesso que ainda estou caminhando nessa jornada pra vida!
aqui temos um personagem ambíguo, claro por conta de sua pouca idade, o que me fez refletir que amo e o odeio assim como eu quando era adolescente, com sonhos, projetos e que se revelam bem diferente na realidade da vida adulta.
A trama é boa, bem característico do Dosto, com camadas e recheado de elementos reflexivos.

Karolline.Campos 25/04/2020

Psique juvenil
Me encantou bastante o fato de parecer uma continuação em versão masculina do que poderia ter sido o Niétotchka Niezvânova. O modo como Dostoiévski joga com as emoções e impressões de acontecimentos trágicos ou importante da perspectiva de um jovem homem explica muito bem sobre a mescla psicológica contida em todos os seus romances. O ponto chave e fundamental da obra no final das contas não é só a ideia que gira em torno do indivíduo, mas como as informações que ele possui, mesclado com a "obsessão" pelo amor do pai leva a atos equivocados ou impulsivos. Livro incrível.

Hemily 01/03/2021

Romance de formação
Li 'O Adolescente' por recomendação, pouco conhecia Dostoiévski e seu estilo de escrita mas acabei logo abraçando Árkadi e sua história. Seu desejo de crescer ao decorrer do livro nos mostra o desenvolvimento do jovem e suas ideias, outro ponto também é a difícil relação com seu pai, que apesar dos conflitos se revela mais envolvente e sentimental do que imaginamos. Liza, irmã de Árkadi, mesmo aparecendo em poucos momentos se mostra uma mulher forte e dedicada, amorosa com seu irmão e seu pais, digo com certeza que nessa obra ela é uma das personagens que mais me encantou.

Bruna Peixoto 02/04/2021

O protagonista é um jovem um tanto perdido e narra de forma às vezes desconexa os acontecimentos. Suas observações não são totalmente confiáveis - o que leva a uma desconfiança contínua do leitor em relação aos demais personagens.