Encontro de Marés

Encontro de Marés Manuela Marques Tchoe

Resenhas - Encontro de Marés

Carol Botelho @livrearbooks 13/01/2020

Sabe aquele livro que te dá um choque de realidade?
Em Encontro de Marés acompanhamos três histórias, onde duas se passam no tempo atual e uma no passado. ?????????????????????????????
No tempo atual temos Mariana, uma jovem que vive na Alemanha e que roda o mundo pela empresa que trabalha, e que está no Brasil para ajudar um projeto em uma das favelas do Rio de Janeiro porém, ela carrega um rancor muito forte pelo país. Também temos Teresa, um mulher forte que ama sua família, só que é protetora além dos limites com os filhos. ?????????????????????????????
Já no passado temos a crueldade que se passa com Rosa, uma garotinha de apenas 12 anos que é sequestrada pelo próprio pai, presa em um bordel e obrigada a se vender para turistas. ?????????????????????????????
Vidas diferentes? Pois, mal sabem elas o que o destino preparou e que mesmo com tanta angústia, sofrimento e medo, o amor e a esperança sempre prevalecem. ?????????????????????????????
Em meio as belezas, músicas (cada título de capítulo é uma música e isso achei incrível??), comidas típicas de cada cidade ambientada que Manu nos mostra e nos faz visitar indiretamente, ela abre nossos olhos para a pobreza, violência e o ponto forte do livro, a prostituição infantil.

Manu fez um livro que retrata maternidade, crítica social, mulheres e cultura. Uma história que nos prende, alerta, toca e nos emociona.
? Beijos de luz pessoas.

Leila 06/11/2019

Enredo Lindíssimo e Riqueza de Temas
A vida é uma loteria, uns tem tanto, outros tão pouco, e quanto mais a gente vive, mais vemos que a vida não tem sentido. Então, meu bem, são os momentos que importam, são esses que dão um pouco de sentido à nossa vida.
[Citação Capítulo 37]

Rosa e Mariana são mulheres fortes, admiráveis, que tiveram uma trajetória bastante difícil, cheia de encontros e desencontros. Suas histórias têm início na década de 1980 e vão alternando passado e presente conforme conhecemos todo o drama envolvendo essas baianas que me conquistaram desde a primeira página.

Os capítulos que nos apresentam uma Rosa ainda criança, narrados em primeira pessoa, trazem a infeliz realidade de muitas mulheres e meninas, vítimas da exploração sexual. Para mim, os momentos mais perturbadores da leitura. Entretanto, apesar de trazerem grande carga emocional, são capítulos que nos mostram a força e a luta de uma jovem pela sobrevivência com dignidade.

Mariana também não teve uma infância nada fácil e o destino acabou separando-a de sua mãe ainda muito nova. Por sorte, foi adotada por uma família alemã e, embora tenha tido uma vida cheia de amor e não sofrer privações, uma mágoa do passado a impede de viver plenamente.

O que mais me apaixonou nesta trama foi a riqueza de temas que a autora traz dentro da história dessas mulheres incríveis. Temas atuais, importantes, além de críticas sociais bastante pertinentes. Além de abordar a exploração sexual de mulheres e meninas, Encontro de Marés nos fala sobre maternidade, família, choque de culturas, a situação da população que vive nas favelas, o descaso das autoridades, a existência de instituições que trabalham em prol de pessoas que vivem constantemente em vulnerabilidade social, entre outras coisas.

A trama, embora ambientada especialmente em Salvador, perpassa em diversos lugares do nosso Brasil e, também, na Alemanha, onde a Manu reside atualmente. A autora traz de maneira muito bela a riqueza da nossa cultura, desde os lugares, pontos turísticos e a culinária, até o vocabulário e o sotaque de quem vive naquele determinado local. Ela descreve lindamente cada aspecto da nossa diversidade, agregando valor a algo que nem sempre paramos para observar e admirar.

Outra coisa que a autora aborda é a questão da religiosidade, algo tão presente na vida dos brasileiros. O enfoque é em torno das religiões de matriz africana, considerando a naturalidade das protagonistas. Na Bahia essas religiões são muito praticadas e, geralmente, sofrem com a intolerância gerada pelo preconceito e racismo, então achei muito bacana ela trazer a beleza da fé de quem faz parte desse universo.

Indico sua leitura com todo meu coração. Que livro, minha gente!

vannessa 19/12/2018

Emocionante
Uma historia marcante e emocionante.
Em Encontro de Marés, vamos conhecer Mariana que quando criança, foi deixada por sua mãe em um orfanato com a promessa de um dia sua mãe retornar para busca-lá, mas Mariana acabou sendo adotada por uma família estrangeira e nunca mais teve notícias de sua mãe. Tereza é outra guerreira, Que faz de tudo por seus filhos e seu marido Augusto. E em meio a essas duas mulheres, vamos voltar no tempo e embarcar na história de Rosa, que aos 12 anos foi levada para um puteiro por um familiar, perdendo assim sua inocência e sua juventude.
Ao longo da história, você vai descobrindo como a vida dessas mulheres se encaixam.
O livro e muito intenso, com momentos emocionantes e revoltantes.

Lais.Helena 21/03/2021

Encontros! Contém gatilhos sobre violência sexual.
Um encontro com a realidade de um país que é conhecido por suas belezas mas também pela exploração sexual de mulheres, crianças e adolescentes.

Um encontro com a triste realidade de que muitas vezes o cuidador se torna o seu maior algoz.

Um encontro com os muitos cenários brasileiros.

As mulheres nesse livro possuem um encontro com a fé, a própria história e consigo mesmas de maneiras diferentes.

@somaisumparagrafo 10/11/2019

@somaisumparagrafo
Mariana foi abandonada em um orfanato quando criança e adotada por alemães. De volta ao Brasil, após um evento traumático, decide buscar respostas sobre o passado. Tereza é casada e mãe de dois filhos, diariamente é atormentada com seus traumas e decisões do passado. Rosa é uma jovem menina que mora com a avó e que é levada pelo pai para se prostituir em um bordel. Como a vida dessas mulheres irão se entrelaçam ao longo do caminho?

-x-

Este livro não é fácil de digerir tamanha a intensidade de revolta que ele causa pelas temáticas. Aqui vamos falar de exploração sexual: prostituição e estupro, pornografia e prostituição infantil ? sendo os momentos mais perturbadores da trama, pois a autora não mede as palavras ao fazer um relato nu e cru sobre o tema. O mais difícil é pensar como essa ficção é crível, visto que o que nos é retratado é a realidade de muitas mulheres mundo a fora.

Mas nem tudo é tristeza por aqui. Temos abordagens culturais maravilhosas do nosso lindo Brasil, que vai desde cenários turísticos, comidas, religiões e vocabulário local, isso sem contar as fortes críticas sociais cheias de representatividade.

Enfim, uma história intensa que fala sobre encontros e desencontros, começos e recomeços, família e perdão. Três mulheres guerreiras que passam por muita dor e sofrimento, com trajetórias marcadas pelo abandono e pela violência, mas que lutam com afinco a fim de terem seus caminhos entrelaçados ao menos mais uma vez.

Morgana65 16/10/2021

Chorei litros
Emocionante, impactante e necessário.
Do conforto do nosso privilégio é facil julgar a vida das pessoas sem enxergar a realidade terrível da história que as acompanha.
Esse livro nos apresenta tipos diferentes de mulheres fortes que tiveram que enfrentar muitas coisas para sobreviver.

Koala Leitora 29/11/2018

Marcante
Quantas mulheres não sofrem abusos sexuais por aí? Quantas não são levadas a força para a prostituição? Quantas meninas, crianças não são aliciadas para esse mundo obscuro e cruel? Milhares.
Esse livro é sobre isso, sobre uma filha levada pelo pai para um mundo obscuro e podre da prostituição infantil; e nesse meio ainda ter uma filha marcada para um futuro brilhante, mas com muita podridão no caminho.
Manuela conseguiu me fazer chorar de forma dolorida com o sofrimento retratado, me fez ter empatia pelas histórias de vida das suas personagens, me mostrou que nem tudo é de fato aquilo que se vê, mas que por trás tem muita história a ser contada.
A história de Rosa e Mariana é tão intensa que nos faz refletir como ainda hoje, nesse mundão de Deus e cheio de leis e regras, ainda nos deparamos com histórias inacabadas e vidas roubadas pelo mundo do crime, é devastador.
Uma história fictícia, mas que poderia se passar por real facilmente de tão pura que é e tão forte.
Eu amei essa leitura e me enriqueci profundamente com ela, super recomendo, mas aviso, tem que ter coragem.
lu 29/11/2018minha estante
Nossaaa que forte isso! Nunca tinha ouvido falar desse livro, fiquei bem curiosa com sua resenha.

Koala Leitora 30/11/2018minha estante
Pode apostar na leitura, ele é sensacional