Refúgio

Refúgio R. A. Salvatore

Resenhas - Refúgio

Diego 09/12/2023

Terceiro livro da saga e a evolução da escrita é algo constante. Muito interessante a forma que o autor incorpora na fantasia questões sociais. Tudo isso de forma leve e que não atrapalha em nada o tema proposto. Concluindo esse primeiro arco com chave de ouro!

Ricardo Lopes 28/09/2023

?Drizzit? e jornada da aceitação
Foi o primeiro livro que li da série, embora seja o terceiro. Não me senti perdido em nenhum momento e consegui aproveitar a leitura e a história mesmo depois que o volume 1 e 2 chegaram.

O livro é muito bom e a história cativante. Gosto da forma rápida como confrontos se resolvem e como algumas verdades amargas só são conhecidas pelo leitor.

A tradução tem muitos defeitos, a maioria inofensivos, mas uma parte específica me deixou muito na dúvida se a narrativa estava mal escrita ou se a tradução que pecou. Dados os erros menores, apostaria na segunda

Erwinnph 29/08/2023

Refúgio
Nosso suposto herói, continua sua saga em prol da aceitação de si mesmo como uma pessoa boa? e mais sofrimento vem Ae, mano já vi vários personagens sofrer mas drizzt e kaladin do caminho dos Reis, ooohhh povo sofrido esses dois, nada da certo e sempre tem alguém querendo o mal deles . mas realmente é difícil acreditar em um cara pertencente à uma raça de assassinos sem escrúpulos;
Bom que drizzt entende isso, curti muito este livro, e pretendo continuar e outra, tem dragão rsrsrsrs se falar algo mais e spoiler, final primoroso? e o epílogo nos faz pensar sobre nosso futuro como raça ?
Pedro 08/09/2023minha estante
Agora eu fiquei imaginando um diálogo entre Drizzt e Kaladin...kkkkkk
Dois sofredores:(

Erwinnph 08/09/2023minha estante
Kkkkkkk? as esperança move estes caras ? kaladin me fez chorar horrores tá doido ?

Pedro 08/09/2023minha estante
Você não foi o único.

erosgmmj 11/04/2023

A Busca por uma Identidade
O livro trata da busca por aceitação e contra o preconceito sofrido pelo protagonista... Com personagens capazes de despertar sua admiração e o asco, presentes na figura maligna do caçador, mostra a dualidade presente em todas as raças do universo de D&D, mas principalmente entre humanos onde tais caracteríscas morais são mais flutuantes.
Estamos suscetíveis a encontrar pessoas que direta ou indiretamente, podem nos levar para a escuridão ou em meio a luz. Como lidamos com tais relacionamentos e as escolhas que fazemos vão determinar o que somos, aquilo que iremos nos tornar e se nosso lar, seja ele sob uma perspectiva interna ou externa será um ambiente de paz ou bélico.

Leo 02/02/2023

Divertidíssimo
Diferente do livro anterior, eu não conhecia esta parte da história do personagem então pude aproveitar por completo. Adorei ficar caçando a utilização de criaturas e habilidades provenientes do RPG. A evolução de Drizz't vivendo na superfície e aprendendo a lidar com essa realidade completamente alienígena pra ele é muito interessante.
Gostei particularmente da etapa da jornada onde Drizz't sossegou com a companhia de um ranger e aprendeu muito com ele e da etapa final onde Drizz't encontra alguns personagens que sei que virão a ser muito importantes pra toda sua vida e para a próxima trilogia.

Mauricio.Souza 08/01/2023

O Melhor livro dos 3 primeiros
Esse livro foi o melhor dos três, o cenário aqui é bem legal e a história muito dinâmica único ponto que achei fraco e até previsível foi o último combate, o vilão final é fraco demais. O gancho para o próximo livro foi bom de modo geral a história foi excelente!

Kowa 15/10/2021

O fim do primeiro ciclo, das Aventuras de Drizzt. História muito bem contada, diferente dos livros anteriores este tem mais ação.

Thales 13/07/2021

Bem-vindo ao lar
Conclusão da trilogia do início da lenda de Drizzt Do'Urden.
Uma aventura em busca de paz, aceitação e de um lar.
Um herói, um patrulheiro, um renegado em busca de um refúgio.

rangel.sardinha 08/03/2021

Final digno mas ainda não
Salvatore encerra a primeira trilogia do elfo negro de forma magistral. Um livro empolgante cujo o único erro é ser curto demais.

Jean.Kuri 05/10/2020

Uma trilogia maravilhosa
Após exílio de seu lar e família, enfrentando vários desafios, nessa sequência Drizzt e Guenhwyvar, conquistam novos aliados e novos conflitos sobre o novo mundo a ser descoberto.

Leonel 02/09/2020

Muito bom!
Após os eventos em "Exílio" Drizzt decide abandonar o subterrâneo e vi ver na superfície, ele faz a viagem tendo como sua única companhia a pantera Guenhwyvar.

Viver na superfície porém se mostra bastante difícil dada a falta de conhecimento do drow sobre todos os elementos distintos em comparação a sua vida anterior, isso gera várias inconvenientes e mal entendidos durante a busca do elfo negro.

Outra grande dificuldade, provavelmente a maior delas, é a dificuldade que Drizzt tem para lidar com outras pessoas, drow são sempre vistos como sendo malignos o que não é o caso do protagonista, essa falta de discernimento e o puro preconceito trazem ao elfo negro muitas agruras e uma infinitude de perseguições por membros de outras raças que desconfiam dele e de seus princípios.

Mesmo assim muitas vezes Drizzt se resigna a seguir confiante na busca de um lugar em que seja reconhecido pelas suas crenças e bondade, um lugar que ele possa chamar de lar.

Esse livro finaliza a trilogia que relata a história de Drizzt desde seu nascimento, as história continua na série do "Vale do Vento Gélido"

FlaviosParanhos 05/06/2020

Essa saga é linda.
REFÚGIO

O terceiro livro dos muitos da saga do elfo negro Drizzt Do'Urden, de começo fui achando este livro o mais fraco dos três que li até agora, ele é mais fragmentado, não é uma aventura única e linear, mas um conjunto de aventuras com um vilão em comum, porém é compreensível. Drizzt acabou de começar a viver neste novo mundo, sem conhecimento prévio nem mesmo da língua humana, era preciso que o autor mostra-se como ele se adptaria e séria aceito, sendo de uma raça tão odiada como os elfos negros, desta vez com razão por a raça ser realmente maligna, mas ele não... O personagem continua com um código moral inabalável, e mesmo sendo constantemente rejeitado consegue encontrar algumas boas pessoas no caminho. Em questão de edição a jambo mandou bem aqui, fazia muito tempo que não lia um livro deles sem erros feito esse,a leitura flue e se torna menos cansativa. Vou continuar acompanhando a saga ansioso e esperançoso que saiam todos os livros aqui no Brasil.