Cebolinha: Recuperação

Cebolinha: Recuperação Gustavo Borges

Resenhas - Cebolinha: Recuperação

Carol 07/10/2020

Seu Cebola foi demitido e Cebolinha tenta elaborar vários planos infalíveis pra conseguir dinheiro e ajudar a família. História linda!

Claudia.Marcia 30/08/2020

Não tem como não amar esse HQ Cebolinha - Recuperação! A história e arte dos quadrinhos perfeita! Tudo tão lindo! Aos poucos vou montando minha coleção.

@somaisumparagrafo 22/06/2020

@somaisumparagrafo
Cebolinha tinha um plano: ser o rei da turma! Mas seus planos foram por água abaixo com a chegada de um novo e popular aluno ? o Roberto. Todo seu foco e energia foram destinados a essa rivalidade, deixando os estudos de lado. Conclusão: recuperação em matemática. Pra piorar, a situação financeira em sua casa não está nada fácil. Seu pai perdeu o emprego e há meses não consegue outro serviço. As contas estão se acumulando e seus pais estão pensando em vender a casa. Para evitar que isso aconteça, Cebolinha traça inúmeros planos para tentar juntar uma grana a fim de ajudar os pais financeiramente.

-x-

Esta não é apenas mais uma das aventuras de Cebolinha. Aqui, ele precisa enfrentar a pressão de estar quase reprovando o ano escolar e dramas familiares que vão além da sua alçada. Mas mesmo em meio às adversidades, esse jovenzinho não se deixou abater, enxugou as lágrimas, arregaçou as mangas e tratou de bolar inúmeros planos para resolver seus problemas e salvar sua família.

Uma história emocionante, que toca o coração e que me deixou emocionada em acompanhar a ingenuidade e pureza de uma criança diante dos dramas da vida adulta. Cebolinha aprende que a vida real não é tão colorida como nos filmes e quadrinhos. Eu só queria entrar na história para abraça-lo e beija-lo, lembrando-lhe o quanto seu coração é nobre e especial! Como diria minha avó, Cebolinha tem um coração de ouro!

Uma HQ que indico para crianças e adultos! Com uma linda edição de capa dura, roteiro e arte de Gustavo Borges que conseguiu muito bem retratar a essência do nosso querido personagem, trazendo-o para uma realidade mais contemporânea, mas mantendo a sensação de nostalgia que tanto amamos!

Mari Gil 14/06/2020

Sensacional!
Amei demais essa história. A jogada que fizeram com o título e tudo que acontece foi maravilhoso. Mostrar a visão da criança em relação aos acontecimentos dos "adultos" foi incrível também. Tudo me encantou!

Rafael.Tadeu 11/06/2020

??
Graphic divertidíssima,com arte perfeita,e o título não se refere apenas a passar de ano,mas a se recuperar de crises

Perfeita,sem erros e favoritada ??
Leitura e . 11/06/2020minha estante
Oii... Boa tardee... Tudo bem?... Desculpa por interromper sua leitura, mas gostaria de te convidar a me seguir no Instagram para acompanhar minhas leituras... te espero lá...?
Obrigado.
@leituraeponto

Raquel.Euphrasio 26/04/2020

Lindo, a essência do Cebolinha a cada quadrinho... pq para mim ele sempre foi o dono do maior coração atrás de todos os planos infalíveis o maior deles sempre foi pelo bem do outro.

Ana 02/01/2020

Fantástica lição de amor e amizade
Vamos lá. Eu queria ler essa HQ há muito tempo, desde ano passado, e agora que consegui, vi que valeu muito a pena a espera. É uma linda lição de amor, amizade e solidariedade.
Tenho percebido que de uns tempos para cá as historinhas do Maurício de Souza estão trabalhando mais o lado da ética e cidadania nas crianças, e isso é uma coisa muito boa.
Melhorou o que já era excelente.
Em Recuperação, Cebolinha passa por uma série de dificuldades pelas quais toda criança já deve ter passado alguma vez na vida: mudou-se um menino para sua turma, que chama mais atenção que ele; seu pai fica desempregado e pensam em vender a casa; e ele fica de recuperação por ter passado mais tempo desenhando e fazendo planos infalíveis do que propriamente estudando. Seus pais ficam brabos, mas ele recorre aos colegas da turminha mais famosa do Brasil para ajudá-lo a estudar e a solucionar, à sua maneira, a falta de dinheiro. Digo que gostaria de ter tido coleguinhas assim.
Altamente recomendável para crianças. E adultos!

Gláucia 29/12/2019

Cebolinha: Recuperação - Gustavo Borges
Cebolinha não é dos meus personagens preferidos dentro da imensa galeria de Maurício de Souza. Aqui ele enfrentará as consequências de passar quase o tempo todo elaborando e desenhando planos infalíveis contra a Mônica a fim de se tornar o rei da rua: recuperação na matéria de matemática. Em casa as coisas também não vão nada bem; seu pai acaba de perder o emprego e a família terá que apertar o cinto além do risco de terem que vender a casa para conseguir pagar as despesas básicas. Cebolinha terá que empregar sua imaginação e seus planos com o objetivo mais nobre de ajudar seus pais superarem esses dificuldades.
É legal mas termina de forma muito abrupta.

Edson 22/12/2018

Parabéns
Parabéns Gustavo Borges

z..... 22/12/2018

A HQ valoriza encantamentos que gradualmente perdem espaço para modernidades tecnológicas. Sei, porém, que tudo tem seu tempo e cada geração sua história em aspectos marcantes.
Gostei da obra porque trouxe lembranças, ligadas a valorização na infância do que conheci, representadas por quadrinhos, cadernos de desenho, brincadeiras tradicionais e um certo romantismo onde a violência, tecnologias modernosas e seduções deploráveis não tinham tanto alcance (ou assim pareciam).

Além dessa identificação para muitos leitores, a história tem uma mensagem bonita, de busca de superação, de companheirismo, de luta, de união familiar e resiliência pelas coisas que vivificam o ideal de felicidade. No caso do Cebolinha, a permanência de sua família no lar onde construíram sua história.

Fala também de desencontros em sua insignificância, estimulando nova visão.

Legal! Gostei da edição, que em seu desenrolar, incluindo arte que desperta visão de estética infantil, desapegada de formalismo, parecida aos desenhos do Troca-Letras (como diz Maurício), lembrou um pouco as aventuras do Charlie Brown, em sua inocência ante dramas da vida real.

Fiquei com sensação de faltar algo no final, um brilho extra para coroar o desenrolar sensível e tocante. Está agora entre minhas MSPs favoritas. Bela coleção, belo volume!

Na Literatura Selvagem 15/12/2018

HQ encantadora
A cada leitura que faço da Coleção Graphic MSP eu me encontro cada vez mais encantada com a sutileza que encontro nos roteiros, e na beleza de traços que compõem cada um dos títulos.

Cebolinha: Recuperação surgiu a partir das mãos de Gustavo Borges e nos mostra o lado do Cebolinha que vive de elaborar planos infalíveis e registrá-los em seu caderno. Mas em determinado ponto da história, esses planos precisam se tornar reais a fim de ajudar a sua família, que passa por um momento difícil. Em contrapartida, devido a uma confusão na escola e suas notas baixas, ele precisa fazer uma prova de recuperação, só que haverão alguns empecilhos a cruzar pelo caminho.

leia mais em

site: http://naliteraturaselvagem.blogspot.com/2018/12/hq-cebolinha-recuperacao.html

Marieliton M. B. 15/11/2018

Uma história pra identificar a sua própria "camada"
Cebolinha sempre foi conhecido (além de quando fala trocar o ‘r’ pelo ‘l’, é claro) por conceber planos infalíveis, muitas vezes para pegar o coelho de pelúcia de uma certa amiga dentuça. Mas, como invariavelmente acontece, a parte “infalível” fica apenas nas elaborações dos planos. Apesar disso, ele nunca desanima e tá sempre pronto pra planejar mais alguma aventura. Só que em Recuperação, Cebolinha verá que por melhor que sejam as suas intenções, alguns planos precisam ser deixados de lado em prol de um objetivo maior.

Gustavo Borges usou bem a metáfora das camadas da cebola, e fez um quadrinho que, a princípio, parece mais uma aventura divertida protagonizada pelo Cebolinha, mas que nas entrelinhas, também traz um drama adulto (bem presente na vida dos brasileiros atualmente), que mostra que uma única história pode conter várias outras dentro dela.

Mesmo achando bonita a arte e agradável o tom da história do quadrinho, o que cativou mesmo a minha atenção foi a dificuldade passada pelo pai do Cebolinha, já que eu mesmo me vi naquela situação nada fácil. Acabou que a trama da recuperação do Cebolinha serviu como fio condutor pra eu descobrir como seria o final do seu Cebola. Que, aliás, na página 74, alcançou o seu apogeu. 8)

Gustavo Borges de fato é um bom contador de histórias. Espero que ele siga alçando voos mais altos e firmando cada vez mais o seu nome no meio dos quadrinhos.

Coruja Leitora 19/10/2018

Da inocência a nostalgia
Olá pessoal!! Hoje tem resenha da coisa mais fofa desse mundo!! A Graphic MSP Cebolinha - Recuperação arte e texto de Gustavo Borges.
Na história, Cebolinha acaba ficando de recuperação em matemática por ter ficado tempo demais competindo e brigando com seu adversário Roberto. Ao mesmo tempo sua família passa por por problemas e é nessa hora que ele precisa bolar um plano infalível para salvar a sua família e não repetir de ano.
Nos colocando frente a frente com sentimentos de amizade, amor, superação e união, Gustavo mais uma vez consegue atingir em cheio nossos corações assim como na Graphic Novel Pétalas (que já está em venda internacional!!) Com traços, doces e aconchegantes Gustavo sabe como nós emocionar!!
Gustavo e sua e equipe conseguiram nos passar todas as emoções e o tom de cada cena, usando cores, expressões e até o cabelinho do nosso pequeno Cebolinha. Outra coisa importante que a arte me passou é a noção de tamanho do Cebolinha e da turma. É como se em alguns quadros o Gustavo tenha nos lembrado isso: 'Nós crescemos, olha como ele é pequeno', dando aquele sentimento de nostalgia!! .

Uma técnica importante que o Gustavo usou, foi mudar alguns traços na fisionomia do Roberto e dos adultos. Achei isso muito legal e conseguiu nos passar bem a sensação de adultos e de "quem é esse garoto novo??"
Perfeito!! Ficou realmente perfeito!! Para nós que acompanhamos essa turminha desde pequenos é importante demais quando não nos tiram a essência. Quando nos transportam para a nossa inocência e da inocência para a nostalgia gostosa!!
Lara 24/10/2018minha estante
Li Cebolinha Recuoeração agora e amei.Deixou um quentinho no coração.

Coruja Leitora 25/10/2018minha estante
É incrível né?! Eu tô muito apaixonada!! Na minha página vai sair entrevista com o Gustavo (que fez a arte e o texto) e o Sidão!! Fica ligada no Instagram!! A entrevista foi emocionante!!