Invente Alguma Coisa

Invente Alguma Coisa Chuck Palahniuk

Resenhas - Invente Alguma Coisa

1 | 2 | 3 | 4

Azeitona66 21/09/2022

Histórias que vc *não* deve ler, custe o que custar
Li esse livro pq amei clube da luta, mas esse livro está longe de ser do mesmo nível.
Algumas histórias são boas. Algumas partes são interessantes. Mas, na sua grande maioria, o livro é arrastado, confuso, nonsense. É cada absurdo, histórias que vc fica ???????? Ele ofende umas 20 minorias por capitulo e comete pelo menos uns 45 crimes kkkk.
Talvez seja necessário ter uma mente mais perturbada para gostar disso e entender o que o autor quer passar com as histórias.
Demorei mais de 1 ano pra ler, me esforçando muito.

Livrendo 06/09/2022

Mistura de sentimentos e muita sede para ler todos os contos
Só tenho a dizer que li esse livro de contos em tempo recorde e ele consolidou minha admiração pelo autor e me deu vontade de ler tudo que ele já tenha lançado nesse planeta. Mas do que o teor das histórias, a maneira com que o autor escreve é muito instigante a continuar lendo-o e sua narração é precisa em não conter mais ou menos do que o necessário.

São 23 histórias deste livro, que narram uma sociedade corrompida e imersa em preconceitos, descortinando como ninguém as patologias do mundo moderno. São narrativas que incomodam e divertem na mesma medida: você pode até sentir repulsa, raiva ou nojo em algumas cenas descritas, mas será inevitável prosseguir com a leitura até a última página.
Mega indico esse livro . Amei .

roses in winter 14/07/2022

invente alguma coisa - 2022
por ter lido "clube da luta", esperava que esse livro tivesse o mesmo potencial, já que são obras do mesmo autor. entretanto, minhas expectativas não foram atingidas.
os contos têm um humor ácido, o que me agradou muito, e são muito bem escritos, apesar da maioria não possuir um final. por isso, recomendo esse livro apenas àqueles que gostam do estilo de escrita do chuck e de contos cínicos. três estrelinhas de cinco.

Kalliny 22/06/2022

Invente Alguma Coisa
 Escrito pelo Autor Chuck palahniuk, Se você precisa de mais uma boa dose de Chuck Palahniuk, esse é o livro certo. Depois de se mostrar genial em "Clube da Luta", o autor nos supreende com Invente Alguma Coisa, essa antologia brutal e niilista.

Uma das frases que eu mas gosto desse livro é "E se você fica esperando alguém perfeito, nunca encontra amor, porque o que faz a pessoa ser perfeita é o quanto você a ama.?

Visceral,Inquietante, Sarcástico, Obscenamente crítico,repulsivo, acolhedor? Invariavelmente, os contos que compõem Invente Alguma Coisa, não são uma leitura que passa despercebida. Exalam críticas à sociedade contemporânea e trazem reflexões sobre o mundo corrompido em que criamos e vivemos.

Os temas que serão expostos trazem as mais diversas perguntas: A vida valeu a pena? O que os outros pensam vale tanto assim? O trabalho precisa ser aquele ao qual se ama ou aquele pelo qual se busca algo?

Delas e de tantas outras, as ideias que surgem, são das mais variadas. Como a de que a morte pode ser trágica, cômica. A mente em luto pode não soar sã. Ou de que somos mesmo animais selvagens, consumidos pelo consumismo imperante. Preconceitos. Sanidade. Limites. Afinal, todo mundo tem algo a falar sobre alguma coisa.

Contudo, surpreendi-me com o conteúdo dos outros contos: são 23 histórias cheias de brutalismo e humor (muitas vezes um humor negro). Os acontecimentos de alguns deles são extremamente impactantes e te deixam de boca aberta, pensando:  "O que foi essa coisa que eu acabei de ler?!"
Alguns aconselho a não ler enquanto estiver comendo.

Conhecer essas histórias com a escrita única de Chuck é ainda mais perturbador, pois é uma linguagem muito direta e muitas vezes em segunda pessoa, aproximando o leitor dos personagens, como se eles falassem diretamente com você.

Logo no primeiro conto, é provável que você saia da leitura traumatizado. Depois, as histórias vão oscilando entre enredos mais leves e mais pesados. Ainda assim, todos te fazem refletir sobre o que foi que você leu, porque o autor escreveu isso e o que quis dizer... É IMPOSSÍVEL não se envolver dessa forma (e não achar que o autor é louco/perturbado/genial).

Outra característica que achei interessante é o fato de que em alguns contos os personagens são animais falantes, algo que indica ser uma fábula (e não um conto), porém, uma fábula normalmente não costuma ser perturbadora, mas as de Chuck... com certeza, sim! Além disso, elas também trazem uma moral no final da história, atendendo ao gênero textual.

O autor não é bom somente pelo Clube da Luta, ele é bom porque escreve de um jeito diferente e te provoca de modo único. Vale muito a pena entrar em contato com essas histórias loucas de Invente alguma coisa.

E você, já ouviu falar desse livro? Conhece Clube da Luta? Comenta aí!

Heloyse 13/06/2022

Que chatice...
Não tem um conto que salve o livro.
Todos eles são toscos, nojentos e sem sentido.
Odiei do começo ao fim.

Thalita 16/05/2022

HUMOR NEGRO
Não,odiei. Dou negativo para este livro, ele tem erros, tem piadas ruins, tem nojo, tem desprezo e merece um ABANDONO! Sim, esse foi um dos livros que não consegui ler até o final.

@tigloko 19/04/2022

Histórias bizarras aos montes
É um livro para causar desconforto. Senti nojo, desprezo e confusão nos mais diferentes níveis. Se não fizesse uma pausa entre os contos( e ler Orgulho e Preconceito junto, deu uma limpada na mente kkk) provavelmente eu abandonaria o livro. Achei bem pesado. Então fica aquele aviso de sempre para pessoas sensíveis. Gatilhos é o que não falta.

Temas como violência, racismo, homofobia, xenofobia entre outros na escrita ácida característica do autor. Meu problema nem foram os temas mas a forma como as histórias são contadas. Muitas destas eram confusas, nem um pouco interessantes de se ler. Conto tem que me ganhar rápido por se tratar de uma história curta e eu não senti isso na maioria dos contos desta coletânea.

Porém tem alguns destaques nesse mar de histórias bizarras, o que fez eu me lembrar da sensação de ler Clube da Luta, livro que gosto bastante.

FÊNIX: Uma mulher em uma viagem de negócios liga para casa para saber como está a filha e o marido. Nessas ligações ela começa a desconfiar que algo está errado.

TOCHA: Uma espécie de comunidade Hippie gigantesca acontece todo ano em uma cidade americana, com várias tribos diferentes coexistindo. Nesse cenário, um assassinato acontece( com uma estrela ninja como arma do crime) e o protagonista Raibow Bright tem que desvendar esse mistério.

INCLINAÇÕES: Kevin Clayton, pensando em passar a perna nos pais e receber uma bolada deles, arma um plano de se passar por homossexual e se internar numa espécie de clínica "cura gay". Mas a situação não sai exatamente como esperado e fica sinistra bem rápida...

Enfim, com algumas poucas exceções não foi um livro que deixou uma impressão positiva para ler mais coisas do autor.

Anelise.Goulart 27/02/2022

Bem cansativo
Foi bem difícil essa leitura. Todo o momento eu tinha esperança que ia ser um bom conto e isso aconteceu pouquíssimas vezes. A maioria não tem pé nem cabeça, totalmente desconjuntado, sem propósito, não parece que um autor tão bem sucedido escreveu esses contos. Falta muito da essência dele, do humor, da irreverência. Os únicos contos que valem a pena de verdade são "Fênix" que é muito bem escrito e envolvente e "Tocha" que é dinâmico e caótico. Os outros contos sempre tinham elementos muito interessantes mas sempre acabavam abruptamente, sempre parecia inacabado. E os 2 primeiros são péssimos. Pra quem ama muito a escrita do Chuck Palahniuk dá pra tirar algo de interessante mas em geral não recomendação essa leitura pra ninguém.

Yanca 22/02/2022

Talvez seja um daqueles livros que eu vou entender no futuro, mas por enquanto eu ainda não tenho a vivência para tanto

betina 07/12/2021

Começando com o pé esquerdo
Queria ler Clube da Luta mas acabei encontrando Invente Alguma Coisa no estande e pensei que talvez fosse uma boa começar por um livro não tão famoso do autor. É, não deu muito certo.
A premissa é interessante mas não sei se o Chuck conseguiu realmente entregar o que prometia. Bem no começo da leitura já fiquei frustrada e com nenhuma expectativa sobre as histórias que viriam. De 22 só 5 contos realmente valeram a pena.
Enfim, comecei com o pé esquerdo mas ainda não desisti do Palahniuk. Talvez outro livro me faça mudar de ideia sobre o autor.

JhulianoCesar 21/11/2021

Bom.
Em resumo, esse livro é um compilado de contos com um humor um tanto ácido e "politicamente incorreto" e ao mesmo bem crítico, mas em geral, eu gostei. Principalmente do conto que faz jus ao universo do filme/livro Clube da luta.

Manuela 10/07/2021

eu tentei...
não desceu nem um pouco... não gostei do escritor desde clube da luta, mas como tinha comprado os dois juntos, resolvi ler logo depois de clube da luta e me arrependi desde que terminei a primeira história.

não aguento mais a escrita desse cara. entendo que ele escreveu as histórias para impressionar e mostrar o pior lado da humanidade, mas não precisava ser escroto no processo.

detestei, não leio mais nada desse escritor,
é isso.
Matheus 23/08/2021minha estante
Também achei péssimo. Não conhecia o autor e comprei o livro numa feira, mas no fim das contas detestei.

JL Marcal 01/07/2021

Porque Chuck Palahniuk nunca é demais
Coletânea de contos de Palahniuk, os quais o autor descreve como nojentos, repulsivos ou capazes de causar algum sentimento negativo, mas que devem ser lidos. Realmente foi assim. Se você curte a escrita ácida de Palahniuk, recomendo esses contos!!!!

Tirelli 13/02/2021

Maluco
Por ter assistido clube da luta e saber que foi inspirado em um livro de Chuck, decidi comprar o ?Invente alguma coisa?, li resenhas, indicações e fui para a leitura!
O cara é maluco! Mas pensa em alguém que sabe criar uma história, as vezes de coisas e situações que nem imaginamos que alguém poderia colocar nas páginas de um livro mas tendo um pouco de estômago, bom humor(um pouco ácido talvez) é possível ler, porém não achei uma linguagem tão fácil, algumas histórias não me prenderam tanto porém outras sim, por isso não avaliei o livro com 4 estrelas completas, mas digamos que vale a leitura de um livro barato em um país que ler é uma fortuna no fim das contas!
Gabi.Cortez 16/02/2021minha estante
Amei sua resenha ??