O Papa Contra Hitler

O Papa Contra Hitler Mark Riebling

Resenhas -

29/11/2022

Que livro difícil!
Difícil, mas muito bom para quem se interessa profundamente pelo assunto. Não tem nada de ficcional e é um livro interessante para quem gosta muito de história e consegue memorizar muitos nomes, detalhes e datas, porque às vezes ele vai e volta no tempo, por isso, o máximo de atenção é necessária.
Como o próprio nome já diz, fala do papel do Papa durante a guerra, o Papa Pio XII, o Cardeal eleito na época já tinha um forte perfil político, o que se deduz é que não foi uma eleição aleatória. Mas qual foi o papel desse Papa durante a guerra? Alguns acham que foi passivo demais. Outros acham que a Igreja não deveria interferir de forma alguma. Mas como fechar os olhos diante de tanta crueldade contra seres humanos, independente de seu credo?
Havia conspirações para o assassinato de Hitler e mais de uma tentativa frustrada, uma delas chegou bem perto. Até onde a consciência e as leis da Igreja Católica permitiam que o Papa pudesse ir? Qual foi seu papel nos bastidores dessas conspirações?
Este livro nos dá uma boa visão do que o Papa e os padres jesuítas puderam fazer para tentar ajudar aqueles que tanto sofreram durante o nazismo, mas há também um personagem de suma importância nessa história toda, a quem o Papa tinha grande apreço, um advogado chamado Josef Müller, conhecido como Zé Boi, um homem de fé e coragem por quem torcemos durante o livro todo.

_ltsouza 20/02/2023

O livro conta com riqueza de detalhes a luta silenciosa do Papa e da Igreja Católica contra o nazismo. Torna-se uma leitura cansativa devido a grande quantidade de personagens e por retratar um período tão triste, onde muitos morreram de maneira cruel.

RogerBoy 26/12/2019

Interessante, porém muito cansativo
O livro é muito rico em detalhes e conta minuciosamente a participação da resistência alemã católica e protestante, com orientação e forte participação do papa, em uma série de conspirações contra Hitler. A riqueza, contudo, é excessiva, tornando a leitura em muitos capítulos arrastada e cansativa.