Paper Girls (Volume 5)

Paper Girls (Volume 5) Brian K. Vaughan

Resenhas - Paper Girls Volume 5

Leonardo Lemes 14/07/2023

PAPER GIRLS
Literatura estadunidense em Graphic Novel. Uma saga de 6 volumes ilustrada por Cliff Chiang - artista de Mulher-Maravilha. Ficção científica na qual o enredo trata, em suma, conservadorismo VS. progressismo numa temática espaço-temporal. Apesar de ser contemporânea, a HQ tem início no final dos anos 80, e traz uma atmosfera nostálgica da época, e mesmo quando as protagonistas ocupam outros tempos, a essência vintage permanece. Um dos pontos importantes da história é o fato de que a sociedade, apesar dos avanços tecnológicos e modificações linguísticas - que pode ser associada à linguagem virtual -, continua com seus problemas atuais, não há evolução em alguns aspectos. Em um determinado momento, se fala em uma utopia perfeita, discurso que é quebrado pela própria narrativa, uma vez que, existe uma guerra entre dois grupos. O desenvolvimento das personagens é um dos maiores eventos em toda a saga. O confronto pessoal, o amadurecimento, as descobertas e questionamentos sobre o próprio caminho trilhado. A aceitação e a negação do futuro. Tudo engloba na construção individual das protagonistas. Enquanto no coletivo é trabalhado a amizade, a lealdade, a experiência compartilhada que é capaz de criar vínculos inquebráveis. A arte do quadrinho é excepcional. Os traços e as cores constroem uma narrativa imagética que se une perfeitamente ao texto verbal. O autor entrega pequenas resoluções ao decorrer dos volumes em uma construção gradual da finalização do enredo. "Você pode achar que sabe o que quer, mas não tem ideia de quem você é."

Daniely 01/08/2022

Cada volume mais confuso, nesse aqui eu não entendi direito nem em que ano elas foram parar, e a versão maligna da Erin naquele final minha nossa que confusão. A Wari apareceu novamente mas ja está de idade também não entendi direito como ela foi parar lá e cadê a mulher que estava com ela? Achei uma confusão sobre o filho dela Jahpo.

Essa ta sendo uma das piores sagas que estou lendo/já li, os autores enrolaram tanto nas obras pra conseguir tudo isso de volumes minha expectativas ta todas no último e espero muito que lá tenha respostas pra tudo e que não seja nada em aberto e raso.
Monise Nunes 23/08/2022minha estante
Vou te explicar. A própria Wari conta que ela e o filho foram para o futuro junto com a mulher que foi ferida e ficou pra trás no volume 3. Ela os criou como irmãos, a Wari já tá bem velha então a mulher do futuro já morreu faz um tempão

akasaori 10/08/2022

MEU CASAL FINALMENTE ACONTECEU MEU DEUS DO CEU EU AMO ESSAS MENINAS SENHORRRRRRR tá um fervo e eu amo!!!

Yasmin's library 01/10/2022

Tá me dando um desespero isso das garotas estarem separadas, isso com toda certeza não vai dar bom não

g4b5 14/05/2021

aí gente, nem sei mais o que dizer sobre isso....eu tô gostando, em alguns momentos eu simplesmente amo a história mas toda vez que parece que algo tá dando certo e que surgiram respostas, tudo dá errado de novo e aparecem mais perguntas, chega até ser meio chato :/ mas pelo menos, pra mim por enquanto ainda tá intrigante o suficiente pra me dar vontade de continuar a ler.

obs: kaje e mac eu amo vocês

Paula 19/06/2022

Perfeito! E só melhora! A viagem no tempo paradoxal, a representação do futuro, os plot twists e o cliffhanger final. Tudo incrível!

Thaisa 20/06/2023

O destino é inexorável?
Em 1988, quatro garotas de 12 anos, entregando jornais em sua cidadezinha, acabam sendo envolvidas em uma terrível guerra temporal, o que as leva para os mais diversos lugares do tempo: do presente delas para 2016 e até para o passado primitivo; do simbólico bug do milênio dos anos 2000 até o futuro distante de 2171...
E é aqui que nos encontramos, em duas diferentes missões: enquanto Erin, Tiff e sua contraparte, a Tiff gótica de 2000, vão em busca de respostas sobre como voltar para os anos 80 com a idosa Wari (uma guerreira tribal do passado que elas ajudaram anteriormente e que vive, nesse momento, no século 22), KJ e Mac vão até um hospital na tentativa de acharem a cura para uma determinada doença que, infelizmente, ainda tira muitas vidas em 2016, mas já foi erradicada no tempo em que estão...
Entrar em mais detalhes seria estragar a experiência que esse quadrinho pode proporcionar; no entanto, por esse ser o penúltimo volume de "Paper Girls", posso afirmar que o leitor terá grandes revelações - ainda é difícil compreender totalmente o que está ocorrendo (e o autor faz isso exatamente para nos colocar no papel dessas garotas que estão totalmente perdidas), mas diversas respostas já foram dadas, e o que resta é descobrir se as protagonistas conseguirão voltar para 1988, qual lado da guerra temporal sairá vencedor, qual é o motivo de estarem caçando essas meninas e se elas acharão uma maneira de alterar algumas coisas que elas sabem que acontecerão com elas...
Esse volume foi muito interessante, pois vemos como cada personagem brilha em um aspecto diferente, mostrando sua importância para que esse grupo possa continuar no meio de tanto caos.
Como não foi novidade, me incomodei novamente com Mac e como sua persona é construída - Vaughan, na tentativa de mostrar como ela é durona e corajosa, infelizmente atrela isso com o fato dela ser ignorante e preconceituosa, o que é injusto tanto com a personagem quanto com o leitor, já que essa é uma história que, em sua essência, fala sobre diversidade e representatividade.
As artes de Chiang ainda são o maior destaque aqui, e fico encantada toda vez que leio um novo volume, onde traços cartunescos são utilizados de forma maravilhosa para dar expressão e vida aos personagens e tornar a ação mais empolgante; além disso, as cores são marca registrada de "Paper Girls" e é difícil não se apaixonar pelo contraste incrível da coloração.
Se aqui tivemos desenvolvimentos cruciais não apenas no enredo, mas nas relações interpessoais e intrapessoais, eu mal posso esperar para saber como essa história alucinante irá terminar!

Grazi 05/09/2022

A MAC E A KJ MEU DEUS DO CEU, O BEIJO FINALMENTE VEIO, VENCI TANTO. Tô muito feliz e triste, pq descobri q a mac não tem leucemia, mas vai morrer de qualquer jeito por causa das viagens no tempo e tô torcendo pra que de coração mudem isso na série, até pq já tem um monte de coisa diferente só mais uma n vai mudar muita coisa. Tava começando a entender, mas aí no final me perdi toda de novo. Acho que no fim ninguém vai conseguir mudar nada, isso é um loop.

Larissa.Cezana 10/06/2021

Paper Girls entrou para minhas séries preferidas da vida. Divertidíssima e empolgante. Vai deixar saudade.

Rahrt 09/11/2022

HQ > série
Embora a série do Prime tenha conseguido levar a essência das personagens pra tela, eles forma muito infelizes na adaptação da história como um todo.
Porque a HQ tem cores lindas, traços maravilhosos, história envolvente e leitura fluída, com um clima totalmente diferente da série. A série valeu pra saber que existe e despertar a curiosidade, mas as HQ são maravilhosas!

FabiSaLi 03/10/2022

Incrível
Tá acabando. E tá muito incrível. Personagens muito legais e super interessantes e uma história completinha.

celline.antunes 12/12/2022

AAAAA q perfeito, as vezes fico até chocada com a qualidade dessas hqs. KJMAC É MUITO BONITINHO!!!!!

Naara_Silva_ 25/08/2022

que confusão
Okay...
Essa história ta cada vez mais confusa e interessante ao msm tempo.
Não entendi nd, em q época/ano elas estavam; o povo do passado no futuro. Mds, uma loucura.
Agr td mundo separado. Ai ai viu.
Espero que isso se resolva no próximo livro, e é isso haha