Lord Jim

Lord Jim Joseph Conrad

Resenhas - Lord Jim

Sidney.Prando 28/02/2022

Um clássico tipicamente inglês!
Jim, um jovem oficial inglês, faz parte da embarcação do “Patna”, um velho barco a vapor carcomido por ferrugem e que está novamente com o curso traçado, dessa vez, para Meca. Com o navio cheio de passageiros, de crianças a idosos, algo terrível acontece durante uma tempestade, o barco começa a afundar. Nesse instante, apenas um pensamento passa pela cabeça de Jim, “Oitocentos passageiros e sete botes! ”. O resultado não poderia ser diferente e Jim foge junto com os outros marinheiros.
Contudo, o Patna é salvo e Jim é levado ao tribunal. Ele tem sua reputação manchada e depois de vagar sem rumo, o jovem recebe um serviço que pode reconstituir a sua imagem: transportar pólvora e rifles pelo rio para uma aldeia que está se defendendo contra bandidos.
Será que ele conseguirá sua redenção?

Para mim, LORD JIM é um livro que nos leva para perto do jovem oficial e de sua culpa, tão perto que conseguimos sentir o remorso e sua sede de perdão. Mas, no final, percebemos que o perdão que ele procura, tem que partir de dentro de si.
O abandono de suas obrigações; o peso de vidas inocentes sobre os ombros; a busca por redenção e a necessidade do recomeço. Todos esses fardos pesam sobre os ombros jovens de Jim.
Quanto a narrativa, ela segue um fluxo lendo, uma vez que nos serve palavras ricas o suficiente para compreendermos os sentimentos que enclausuram as personagens.
Além do tudo, essa também é uma história de aventura, um clássico inglês que vale a pena ser lido. Embarque nessa você também!

site: https://www.instagram.com/p/CZZZEhfuhXr/?utm_source=ig_web_copy_link

Orochi Fábio 28/03/2022

Este é um daqueles livros cujo desfecho faz luminosa homenagem a seu conteúdo, até ali, um tanto árido: Conrad, como em "O Coração das Trevas" é descritivo e cuidadoso, sem apressar-se nas ações, o que talvez iniba leitores mais ávidos...eu apreciei a construção e o coloquial da narrativa. Fechada com chave de ouro.

Jac 13/04/2013

"Aquela leitura tinha a frieza de uma sentença de morte e a crueldade de uma sentença de exílio."