Beren e Lúthien J. R. R. Tolkien

Resenhas -

verônica 20/01/2022

Gostei bastante do livro! Ele é muito bom para entender o processo de escrita do Tolkien e como ele vai amadurecendo-a. Com certeza minha versão favorita foi aquela contada em O Silmarillion. Essa edição da Harper Collins é muito bonita, amei as ilustrações do Allan Lee.
kyuusei 20/01/2022minha estante
quero muito ler ?

verônica 20/01/2022minha estante
aproveite muito a leitura de O Hobbit e O Senhor dos Anéis pq eu tenho vontade de esquecer toda a história só p poder ler dnv pela primeira vez????

kyuusei 20/01/2022minha estante
é a terceira vez que eu tô lendo O Hobbit e queria muito poder esquecer só pra ler como a primeira vez ?? ainda não tive a oportunidade de ler O Senhor Dos Anéis, vou m

verônica 23/01/2022minha estante
reler O Hobbit sempre me traz aquele quentinho no coração! espero q vc consegia ler O Senhor dos Anéis logo!

kyuusei 24/01/2022minha estante
amg, deixa eu te perguntar uma coisa, esses contos do Tolkien tem algum ?spoiler? ou ligação de O Senhor dos Anéis?

verônica 24/01/2022minha estante
puts amg n lembro se tem spoiler exatamente, mas tem umas partes q citam O Senhor dos Anéis. Te recomendaria ler O Senhor dos Anéis, dps O Silmarillion e aí sim os contos (foi assim q fiz) pq os três grandes contos são relatados em O Silmarillion. De certa forma tem ligação pq O Silmarillion (e os contos) se passam na Primeira Era enquanto O Hobbit e O Senhor dos Anéis se passam na Terceira era, aí vc descobre bastante sobre os ascendentes de vários personagens

kyuusei 24/01/2022minha estante
brigada meu anjoooo tava pensando em comprar Silmarillion ou um dos contos porque são bem mais baratos

verônica 24/01/2022minha estante
imagina! Comprar livro é sempre uma facada kkkk olha o box q vem com o poster no subm4rino tá saindo por 67,14 com o cupom CAPADURA acho difícil conseguir mais desconto q isso, se tu puder comprar aproveita

kyuusei 24/01/2022minha estante
infelizmente, não vou aproveitar ? essas promoções só surgem quando estou sem dinheiro! mas vou comprar pelo sub porque ultimamente vejo muita gente reclamando que comprou na amazon e veio o box pirateado ou com uma qualidade diferente. já no sub muita gente elogiando da qualidade e tals. eu queria muito ter comprado quando foi impresso pela Ipsis, pois a qualidade meu deus, o Hobbit é a prova viva disso

verônica 01/02/2022minha estante
nossa amg n sabia desse negócio da impressão pq comprei o meu há um tempão, mas ele entra direto em promoção então é só ficar meio de olho p n pagar caro

Lili 17/05/2019

Beren e Lúthien
Tolkien sempre vale a pena, porém este livro não está entre meus favoritos dele. O livro é escrito predominantemente em versos (o que não é meu forte) e talvez por isso eu tenha achado várias partes bem chatinhas. Ainda assim recomendo a leitura para quem é fã de Tolkien e se interessa por conhecer as várias versões que ele cogitou antes da "definitiva" (que também não foi publicada antes de sua morte) que conhecemos em O Silmarillion.

Enfim, Tolkien é Tolkien. =)
Ruth Roland 17/05/2019minha estante
Quero muito ler as obras de Tolkien. Só conheço os filmes baseados nos livros.

Lili 19/05/2019minha estante
Sugiro começar pelo Senhor dos Anéis, depois o Hobbit e em seguida o Silmarillion. Não é a ordem cronológica, mas na minha opinião é a melhor. E se joga! Tolkien é gênio demais! =)

Ruth Roland 20/05/2019minha estante
Obrigada! Vou seguir a dica. ;)

Ruth Roland 22/05/2019minha estante
Comprei O Hobbit e O Silmarillion. Aproveitei uma promo. Mas ainda não consegui O Senhor dos anéis. Achei meio salgadinho o preço. Rs

Lili 22/05/2019minha estante
Hehehehehe... Ele não é dos mais baratos mesmo! Não tem muita diferença começar pelo Hobbit e depois ler o Senhor dos Anéis. É até certo cronologicamente. Mas ler o Silmarillion sem ler o Senhor dos Anéis eu acho que pode te entediar. Você já precisa estar apaixonada pela Terra Média pra ler o Silmarillion =)

Ruth Roland 22/05/2019minha estante
Obrigada novamente. ;) Eu imaginei mesmo não ser interessante começar por O Silmarillion. Mas já quero iniciar minjas leituras de Tolkien. ?

Lili 22/05/2019minha estante
Vai comentando suas impressões! =)

Naty 03/07/2019minha estante
Também achei algumas partes um pouco chatinhas, porém não tira o brilho. ??

rafamassagardi 05/12/2023

"assim como ela eu escolhi, tanto o doce como o amargo"????
A história de Beren e Luthién é uma de minhas prediletas das que compõem o vasto universo do Tolkien, e ver a evolução dela ao longo dos anos é simplesmente encantador!
A atmosfera mágica e etérea; o amor entre um homem mortal e uma elfa imortal; a riqueza da narrativa; a beleza da linguagem (especialmente nos versos da Balada de Leithian); os personagens graciosos e a história mutuamente épica, romântica e deleitante foram alguns dos aspectos que mais me agradaram no livro!
Mas, é importante ressaltar que é essencial ler outras obras do Tolkien antes para compreender essa em especial, com destaque para O Silmarillion!!
brenda1 05/12/2023minha estante
não vejo a hora de ler essa!!

rafamassagardi 06/12/2023minha estante
É um amorzinho?

Lulu Villas 06/12/2023minha estante
quero muito começar a ler tolkien mas tenho tanto livro na frente ?

rafamassagardi 06/12/2023minha estante
O Tolkien é um gênio! Lê alguma coisa dele sim ;)

Joana 08/09/2020

Então...
Bom, eu não fui muito feliz com essa leitura simplesmente porque foi meu primeiro contato com Tolkien. Foi uma péssima escolha começar por um livro que é feito para as pessoas que já estão imersas nesse universo. Então eu achei muito cansativo e repetitivo. Mas eu sei que a ideia era trazer pros fãs um compilado escritos do autor sobre a lenda de beren e luthien, então tinham muitas passagens parecidas afinal são sobre a mesma lenda. Enfim, eu reconheço que não foi uma boa escolha minha para começar a ler o autor, não que o livro seja ruim.
FabioFilgueira 08/09/2020minha estante
Leia o Silmarillion que essa história vai fazer mais sentido! Você não vai se arrepender!

Joana 08/09/2020minha estante
Kkk acho que eu preciso ler o senhor dos anéis antes de qualquer coisa! Mas não desisti de Tolkien e Silmarillion tá na fila!

FabioFilgueira 08/09/2020minha estante
Acabei de ler a trilogia e percebi que teria perdido muita coisa se não viesse lido Silmarillion antes... Não é algo indispensável, mas faz a diferença em alguns "detalhes" que na verdade são a essência da história e do universo criado por Tolkien...

Joana 08/09/2020minha estante
Hummm, nunca tinham dito isso, interessante! De repente faço isso mesmo

Vitórinha 10/07/2023minha estante
Ficou maravilhoso!!! Amei, amor

Gabriel.Geisler 11/07/2023minha estante
Obrigado, vida ??. Até aqui é a minha história preferida dos Contos dos Dias Antigos.

Guilherme.Oliveira 29/04/2022

Mais uma bela obra desenvolvida na maestria de Tolkien.
É lindo ver a inspiração para os protagonistas e como os fragmentos em versos são grandiosos.

Tolkien é gigantesco tal qual sua criação.
Matheus 29/04/2022minha estante
Tô doido pra ler esse

Guilherme.Oliveira 29/04/2022minha estante
Ele tem uma pegada bem diferente! Mas é sensacional também.

Rafael 15/07/2021

Livro para curiosos
É um livro que trás mais detalhes sobre a história e evolução do texto já contado no Silmarillion, pra quem quer se aprofundar mais, vale a pena, pra quem só tem interesse na história em sim, fica só no Silmarillion que já tá de bom tamanho.
Soph 15/07/2021minha estante
Aaaa deu vontade deee

Soph 15/07/2021minha estante
Ler*

Dai 04/06/2021

A mais bela história de amor da Terra Média
O Conto Beren e Lúthien foi escrito em 1916 e é relatado de forma resumida em outras obras de Tolkien, como o Silmarillion. Beren e Lúthien é editado por Cristopher Tolkien em uma forma de contar a história através das palavras do pai.
Trata-se de uma história de amor entre um homem mortal e uma elfa, que se passa na primeira Era. No intuito de impedir esse relacionamento o pai de Lúthien impõe a aprovação desse amor à uma tarefa impossível, a recuperação por parte de Beren de uma das Silmarils da coroa de ferro do Senhor da Escuridão Morgoth, o maior inimigo de homens e elfos da primeira Era.
O amor é recíproco e quando toma conhecimento da missão suicida à qual Beren partiu, Lúthien foge de seu reino em auxílio do seu amado. Juntos Beren e Lúthien, com o auxílio do lobo Huan realizam grandes feitos e embora nem tudo saia como o esperado, a história mostra a força do verdadeiro amor. O amor dos dois é tão forte que até Mandos dá uma segunda chance para que os dois possam viver mais tempo juntos e, sendo assim, Beren foi o único mortal que conseguiu retornar do reino dos mortos.
Dessa união descenderam alguns dos personagens da terceira Era, como Elrond, Arwen e Aragorn.
Este conto era considerado por Tolkien um dos mais bonitos, sendo que seu túmulo e o de sua esposa são adornados com os nomes Beren e Lúthien. Em uma carta a seu filho, após a morte de sua esposa Edith, Tolkien escreveu:
"...o cabelo dela era preto e sedoso, a pele clara, os olhos mais brilhantes do que os que vocês viram, e sabia cantar? e dançar. Mas a história estragou-se, e eu fiquei para trás, e não posso suplicar perante o inexorável Mandos."

Para os admiradores de Tolkien este é um livro muito especial, uma leitura para ser feita com carinho, apreciando cada detalhe.
DedaMagic3 06/06/2021minha estante
Puro amor! ??

Dai 06/06/2021minha estante
???

Chester 08/03/2021

Uma dedicação de tradução
Boa parte do livro é tomada por versos rimados e não poderia deixar de elogiar a maestria do Ronald Kyrmse neste quesito. Não é fácil traduzir poemas sem perder a rítmica e a ideia, menos ainda se forem gigantescos.
O conteúdo do livro em si é interessante pra entender o estudo, mudanças na obra ao passar dos anos e confirma a dedicação do herdeiro literário Christopher Tolkien em abraçar os escritos de seu pai.
Daniel.Borges 14/05/2021minha estante
Não vou negar. A tradução é muito boa, mas acaba por dificultar a leitura.

O livro já é um pouco confuso por si só e a tradução de poemas exige adaptações, o que aumenta mais a dificuldade de leitura

Chester 14/05/2021minha estante
Concordo com sua opinião, Daniel.Borges. Mas esse livro conseguiu me levar naturalmente.

Machado 20/10/2021

Beren e Lúthien
A história de um amor impossível de uma imortal por um mortal, (risos).

Um dos três grandes contos que compõem a Primeira era da Terra-média, e nesse livro acompanhamos o desenrolar e desenvolvimento dessa lenda por meio das eras e dos diferentes estilos e povos que narram essa história. De fato, é uma excelente aquisição a todo fã de Tolkien, aquele fã que busca aprender mais sobre esse universo maravilhoso. Não é uma leitura fácil, até porque não se trata de uma história "linear e fluída", mas é contada de modo compendioso, misturando poemas, prosa e trechos de contos. Claro, para a leitura ser melhor apreciada, é precioso certo saber, das outras obras de Tolkien  [mais para se guiar :)], mas vale a pena ter esse livro em mãos. Esse livro é de uma arte, apenas leiam...

#LeiamTolkien
@eu_sandroka 21/10/2021minha estante
Aaaaammmmmooooo.

Jhon 11/09/2022

Não foi o que esperei
Amo Tolkien e o mundo maravilhoso que ele criou! O Silmarillion é um dos meus livros preferidos de todos os tempos.

Mas esse livro não foi nada do que imaginei. Comprei ele esperando ler uma versão longa da história maravilhosa presente n'O Silmarillion, ou mesmo que fosse a transcrição completa da tão citada Balada de Leithian.

No entanto ao invés de contar a história de Beren e Luthien, esse livro é na verdade um grande estudo SOBRE a história de Beren e Luthien. Um grande trabalho acadêmico sobre o processo de escrita e a evolução da lenda ao ser escrita e reescrita pelo Tolkien.

Não que isso seja necessariamente ruim, mas a edição é enganosa ao se anunciar como "Beren e Luthien" ao invés de "Estudo sobre Beren e Luthien", ou algo assim...

Estejam avisados.
Thay262 24/09/2022minha estante
Foi exatamente oque me decepcionou também, não que seja um livro ruim ou desnecessário (não é isso), é ótimo para fãs que querem aprofundar. Mas me incomoda o título também, porque eles vendem como se fosse algo exclusivo do Tolkien, quando é um estudo debruçado nos rascunhos dele. Eu acho que sendo 60% Tolkien e 40% estudo ainda vai colocar que é uma "obra de Tolkien", mas quando essa "balança" tende mais a um "estudo" acho sacanagem colocarem o título enorme alegando ser um livro de Tolkien exclusivo.

Agora vai sair "A queda de Númenor" e ao mesmo tempo que quero ler, já prevejo que seja só isso um estudo acerca dos rascunhos. Isso decepciona porque eu sinto que os autores, os donos do espólio e os editores estão se aproveitando do nome J.R.R Tolkien.

Carol 02/05/2022minha estante
Mas esse homem tá muito poético ??????

iwillianreis 07/09/2022

As diversas transformações de uma lenda.
Primeiramente, essa edição física é linda: toda a diagramação, a capa dura, as ilustrações; é sensacional! Quanto ao conteúdo em si, não vou dizer que é uma decepção literária, pois se trata de um universo que eu gosto bastante, e de uma das principais estórias desse universo. Mas não é o que eu estava esperando.
Achei que leria uma versão única e definitiva do conto com uma riqueza maior de detalhes e tal, seja em prosa ou em verso; mas não. O que temos aqui, é quase que um livro de estudo e curiosidades sobre o desenvolvimento da lenda em si, desde os primórdios de sua concepção.
O autor e organizador do livro, Christopher Tolkien (que era também o filho do J.R.R. Tolkien), fala de todo o processo de criação e desenvolvimento do poema, e toda sua evolução, dede os primeiríssimos textos, antigos rascunhos, que gerou o 'Conto de Tinuviel' em prosa, até a criação da 'Balada de Leithian' em versos. Fala dos momentos de abandono, e a retomada, após a publicação da obra comercial "Senhor dos Anéis". Passamos por Contos Perdidos, Balada de Leithian, Quenta Noldorinwa, Conto perdido do Nauglafring, Quenta Silmarillion; sempre com notas de rodapé ou observações em colchetes contendo alguma curiosidade ou informação, decorrente das mudanças que sofreu a lenda com o passar dos anos. A verdade, é que a grande paixão do J.R.R. Tolkien, eram essas lendas da primeira e segunda era, onde entram O Hobbit e O Senhor dos Anéis na terceira era. Após o sucesso da publicação de O Hobbit (1937), o que Tolkien realmente desejava, era publicar essas histórias que ele criou (com o objetivo inicial de inserir os idiomas que ele inventou). Mas meio que foi forçado a deixá-las de lado e dar uma continuidade as histórias com hobbits. Daí a sequência em forma de trilogia: O Senhor dos Anéis.
Acredito que Beren e Luthien (último livro publicado por Christopher Tolkien) seja um livro para fã, para quem curte realmente saber sobre detalhes minuciosos, e fazer quase um trabalho de estudo da obra. Mas o saldo final não é negativo, fiquei sabendo de várias informações interessantes, coisas que nem passavam pela minha cabeça. E criei mais afinidade e admiração por esses personagens. Amei o Conto de Tinuviel original... Estava apenas com as expectativas basicamente erradas para essa leitura.
iwillianreis 15/10/2022minha estante
Errata: este não é o último livro publicado pelo Christopher Tolkien; o último foi A Queda de Gondolin.

Clakson 11/09/2022minha estante
Quero reler!! Obra irretocavel!!

Edu_Andrade 17/07/2022

Fruto da teimosia de Christopher Tolkien em alinhar os textos deixados por seu pai (Tolkien a reelaborou ao longo dos anos.), o conto de Beren e Lúthien está alinhado com os contos épicos de Tolkien e suas grandes histórias de amor impossível. É bem escrito, no mesmo estilo de Os Filhos de Húrin ou O Senhor dos Anéis. É, portanto, acessível, mas mais adulto que o Hobbit.

São extratos do Quenta Silmarillion, do Quenta Noldorinwa, do Lai de Leithian ou mesmo um extrato do Silmarillion. Aliás, o Lai de Leithian... que leitura difícil! Levei muito tempo para ler este livro porque tive que voltar a ele várias vezes em muitas passagens do Lai. Vale a penas porque o processo criativo é muito interessante de se acompanhar. Ao final da minha leitura, senti que sabia tudo sobre Beren e Lúthien.

Este livro apresenta as diferentes versões de uma das lendas mais importantes de Tolkien: a história de Beren e Lúthien, um príncipe humano e uma princesa élfica vivendo na época da grande guerra contra Morgoth, uma divindade maligna. O pai de Lúthien, recusando-se a ver sua filha se casar com um humano, envia Beren para roubar uma das silmarils, as jóias da coroa de Morgoth, também cobiçada à loucura pelos elfos Noldor. Luthien, usando sua magia, se juntará a Beren em sua busca, também acompanhado por Huan, um grande cão-lobo de origem divina. Juntos, eles terão que superar obstáculos impossíveis e provações trágicas.

Embora seja sobretudo um conjunto de texto com finalidade comparativa e analítica, a história contada é cativante e particularmente bela, sobretudo nas passagens poéticas soberbamente traduzidas. Sentimos neste livro um sopro mitológico que dá muito mais a impressão de ler um épico antigo do que uma história escrita há menos de um século!

É claro que esta publicação de Beren e Lúthien não é inédita porque a história em si já passou por várias edições. O objetivo aqui neste livro (ou mesmo neste ensaio?) é comparar diferentes versões da história de várias coleções e adicionar várias histórias complementares, ou fragmentos. É claro que a coisa toda vai excitar os fãs hardcore de Tolkien mais do que o leitor padrão, já que as diferentes versões da história, os personagens e até os nomes dos heróis e lugares mudaram várias vezes ao longo dos anos. O que faz você ficar um pouco perdido às vezes.

A história principal é o Conto de Tinúviel, do Livro dos Contos Perdidos (mas que também pode ser encontrado de outra forma no Silmarillion ou em O Senhor dos Anéis). É sobre a história de amor entre Beren (um gnomo, que na mente de Tolkien significava uma categoria de elfos, e que se tornará em versões futuras um homem) e uma bela elfa ou fada (meia-deusa), Lúthien (também chamada de Tinúviel). Querendo ter o direito de se casar com a bela, Beren será confiada por seu pai com uma missão: trazer de volta para ela uma das Silmarils, joias míticas, mantidas por Melko (também conhecido como Melkor ou Morgoth…). Ou seja, uma tarefa impossível, que equivale a uma sentença de morte... Segue-se uma série de aventuras que envolverão um cão gigante, Huan. Mas também seu inimigo jurado, Telvildo, um espírito maligno no corpo de um gato, que prenuncia em vários aspectos o mago Thû, ele mesmo um esboço do Sauron preto! E revelará a bravura da própria Lúthien, já que na verdade é ela quem é a heroína da história! Uma história que quer ser um conto ou uma lenda da Terra-média e, portanto, retoma os códigos narrativos desse tipo de história, com alguns tiques de escrita aqui e ali. Esmaltado com inúmeros trechos de textos de outras coleções e comentários (às vezes bastante confusos) do filho de J.R.R. Tolkien, Christopher, o todo nem sempre é fácil de seguir, algumas versões se complementando enquanto outras se contradizem ao longo de décadas de revisões totais ou parciais do textos e adições ou desaparecimentos de caracteres.

Trata-se de uma história particularmente próxima do coração do autor, pois inspirada na sua mulher, a ponto de os seus túmulos ostentarem os primeiros nomes destes dois amantes que, ignorando a família, combatendo os piores inimigos e vencendo até a morte, fez triunfar seu amor.

Nos últimos anos, Christopher Tolkien, que é para seu pai J.R.R. Tolkien tudo o que Brian Herbert não é para Frank Herbert, completou suas colossais edições da História da Terra-média pela publicação de textos que não fazem parte do lendário tolkieniano, mas atestam as influências do autor no trabalho, entre sagas nórdicas e variações arturianas. Christopher Tolkien sabia da importância que o pai atribuía a esta história – talvez até a chave de toda a história da Primeira Era, mas conhecida pelos leitores apenas através de breves alusões no Senhor dos Anéis (voltando-se especialmente ao casal formado por Aragorn e Arwen, claramente uma reminiscência de Beren e Lúthien) e elementos certamente um pouco mais desenvolvidos no Silmarillion, longe porém da magnitude esperada para um elemento tão fundamental... Sim, a história era crucial para J.R.R. Tolkien – era ainda mais importante para ele porque tinha uma relação marcante com eventos em sua própria vida; em particular, uma cena constantemente lembrada de sua convalescença da doença das trincheiras, em 1917, quando sua esposa Edith dançou para ele em uma clareira invadida por cicutas... Ela é Lúthien.

Lúthien é a derradeira heroína de Tolkien. Em o Senhor dos Anéis, mesmo que rejeitemos Galadriel (uma personagem muito complexa por sinal) por causa de sua personagem mais ou menos divina nesta fase da história da Terra-média, ou Arwen, mesmo com o que ela tem de reminiscência de Lúthien, restam outras belas personagens femininas, certamente muito mais raras que as masculinas.

No entanto, o primeiro estado da lenda, o "Conto de Tinúviel", apenas destaca o nome da heroína (ou mais exatamente o apelido dado a ela por Beren), e acredito que isso tenha sua importância. Em todas essas histórias, muito diversas, Lúthien sem dúvida não é uma lutadora , mas é ao mesmo tempo aquela cujo comportamento é verdadeiramente heróico: Beren só poderia ser um impulsivo , um pouco estúpido e provavelmente orgulhoso demais, mas não Lúthien, que é o personagem com mais audácia. Tolkien atribuiu imensa importância a isso – e, portanto, associou sua esposa Edith a isso. Isso, desde 1917 – mas fez isso até o fim: quando Edith morreu, em 1971, Tolkien tinha o apelido “Lúthien” inscrito em seu túmulo; quando ele por sua vez morre, dois anos depois, e se junta a sua esposa no mesmo jazigo, os filhos de Tolkien o chamam por sua vez de "Beren"... A história, portanto, não conta apenas aos olhos do famoso autor - mas tanto aos olhos de seu filho Christopher. Nada de surpreendente, finalmente, com esta escolha de voltar como último recurso ao antigo projeto que consiste em entregar uma obra intitulada Beren e Lúthien, ou seja, a homenagem definitiva aos seus pais.

denis.caldas 20/02/2024minha estante
De fato, uma resenha digna; parabéns, Edu!