Humano, Demasiado Humano

Humano, Demasiado Humano Friedrich Nietzsche

Resenhas - Humano, Demasiado Humano

1 | 2 | 3 | 4

Nena 13/02/2016

Nesse livro Nietsche fala um pouco sobre tudo: moralidade, religião, sociedade, ceticismo, ciência, metafísica, sonho, amor, política, mitologia grega, arte etc. Sou suspeita para falar de Nietsche pq gosto muito, só acho q ela pegava meio pesado com as mulheres, subestimando-as, mas mesmo assim recomendo.

Filino 14/01/2016

Imperdível
Um dos livros indispensáveis para todo aquele que se interessa por reflexões profundas (mas não inacessíveis) sobre o ser humano em suas mais diversas relações.

Interessante observar que o tratamento conferido por Nietzsche ao seu objeto de estudo aproxima-se bastante das observações de autores como La Rochefoucauld (que é citado pelo autor), bem como Nelson Rodrigues.

PH 27/01/2015

Um dos mais belos de Nietzsche
Esse foi o primeiro livro de Nietzsche que li. No caso, corresponde ao que alguns comentadores denominam como a segunda fase do pensamento nietzschiano, em que o filósofo começa progressivamente a se distanciar daqueles que outrora ele enalteceu com veemência. Sinceramente, eu considero que essa é a fase mais rica e poética de Nietzsche, apesar de algumas pessoas acharem o contrário. É o começo da jornada de um espírito que quer a liberdade a qualquer custo. Nesse sentido, é imprescindível para quem quer entender o desenrolar de sua filosofia e, principalmente, compreendê-la em sua raiz. O livro é feito no estilo aforístico, por isso possui uma leitura leve que proporciona naturalmente ao leitor pausas para repensar o que se leu. Aliás, essa é uma das coisas que eu mais amo em Nietzsche. Sobre o conteúdo, posso dizer com segurança que é fantástico, principalmente os aforismos que versam sobre política, psicologia e religião. Recorte para pequena degustação: “Na conversa da sociedade, três quartos das perguntas feitas e das respostas dadas são para magoar um pouco o interlocutor; é por isso que muita gente tem sede da sociedade: ela confere a todos o sentimento de sua força".

Wilson 22/03/2014

A moral como verdade absoluta pode ser questionada
"Humano Demasiado Humano" (Escala, 2006, 304 páginas), do autor Friedrich Nietzsche filósofo do século XIX com influências religiosas, pai era pastor, bem como viveu numa época fervorosa em que a ciência explicava tudo, além, dos pensamentos Marxistas.

Nessa obra Nietzsche procura estabelecer uma relação com os pensamentos do passado, períodos pré-socráticos, e os pensamentos filosóficos, científicos e religiosos em que vivia.

O filósofo critica os valores morais como verdades absolutas, pois para Nietzsche o homem criou uma imagem de si mesmo que não tem como alcançar, para tanto, essas verdades absolutas podem ser discutidas e reformuladas.

Sua escrita é densa e possibilita várias interpretações e a partir desse trabalho inaugurou uma forma diferente de abordagem e é considerada uma obra de ruptura geral. Apresenta um estilo aforismático com várias reflexões da linguagem e escrita.

Boa Leitura

Luciano Luíz 04/02/2014

Outro livro fascinante do alemão, NIETZSCHE.

Esta obra tem algumas diferenças especiais. A começar os tópicos destinados a mulher, ao artista (incluindo a literatura) e a política. E vários outros temas.

É mais uma viagem rumo ao consciente (e inconsciente) do filósofo que tão bem empregava as palavras.

Tem algumas partes onde o autor acabou por fazer estruturas complexas e que exigem um pensar muito mais apurado dos leitores e leitoras.
Também há tópicos onde o assunto parece perder um pouco do impacto.
Mas é nas entrelinhas onde Nietzsche realmente se encontra e faz seus leitores usarem com velocidade o pensar.

Alguns consideram HUMANO, DEMASIADO HUMANO como o segundo melhor livro do filósofo. Ou até terceiro melhor, perdendo para ASSIM FALAVA ZARATUSTRA e VONTADE DE POTÊNCIA.

A meu ver, todos os livros de Nietzsche compõem um único trabalho.
Que é o pensar através de assuntos diversos.
E principalmente com relação a filosofia.
Área onde nenhum outro autor conseguiu se destacar da mesma forma que Nietzsche.

Para quem procura o pensar de forma complexa, este é o livro.

Nota: 10

L. L. Santos

site: https://www.facebook.com/pages/L-L-Santos/254579094626804

Rafael 29/04/2013

Poucos conseguiram desvendar as facetas da natureza humana como Nietzsche.

Um livro que deveria ser lido nas escolas, e estar na cabeceira de qualquer um depois de adulto.

Felipe 16/04/2013

Cortem tudo o que houver em demasia e terás em mãos uma bela leitura.
Considero este o melhor livro do polêmico e instigante filósofo Nietzche. Embora discorde de sua proposta "demasiado humana", por considerá-la desumana, propondo o afastamento da vida social e um vir-a-ser narcisista e anti-ético, não se pode negar que provoca alguns afetos relevantes naquele que se encoraja a lê-lo.

Para além do texto escrito de maneira belíssima, a própria exacerbação da vontade, se interpretado como reconhecimento da relevância do auto-conhecimento; a valorização da postura crítica, para além dos dogmas e crenças que procuram exaurir as possibilidades de interpretação da realidade orientada por reflexões autênticas e, portanto, originais; assim como a defesa por um vir-a-ser que articule seus desejos físicos ao seu projeto de existência, evitando o ascetismo e o hedonismo; sinalizam-na como obra de leitura obrigatória para os interessados em filosofia existêncial.

Neide 26/01/2013

Ô livro louco, gosto de ver como ele pensa que sabe de tudo e morro de rir com a visão equivocada que ele tem das mulheres.

Silvana (@delivroemlivro) 24/11/2012

Então acesse o Blog do Grupo Coleção de Frases & Trechos Inesquecíveis: Seleção dos Leitores: http://colecaofrasestrechoselecaodosleitores.blogspot.com.br/2012/10/humano-demasiado-humano-friedrich.html

Gostou? Então também siga e curta:
*Twitter: @4blogsdelivros
*Facebook: http://www.facebook.com/ColecaodeFrasesTrechosSelecaodosLeitores

Tks!

DanCruz 22/03/2009

O Demasiado Humano
Um dos livros mais incriveis de Nietszche na minha opinião, ele vai a fundo no estudo do comportamento humano, até chegar bem perto da grande mediocridade que o ser humano leva em si, aborda vários temas...

1 | 2 | 3 | 4