Humano, Demasiado Humano

Resenhas - Humano, Demasiado Humano

1 | 2 | 3 | 4

Guilherme Lopes 29/02/2020

Humano
Nunca é fácil ler o filósofo do Martelo e eu nem sei se eu entendi ele, porém Humano Demasiado Humano é uma obra perfeita pra mergulhar na mente desse que é um dos maiores e mais polêmicos Filósofos da história. Amantes da filosofia de Nietzsche vão se deparar com o questionamento dos valores morais embutidos na sociedade, e como atribuímos valores com base em nossas crenças. Sendo assim é mostrado que a percepção de realidade através dessas crenças e valores podem se mostrar errôneas. Isso é apenas um pedaço da minha interpretação de um dos vários temas do livro. É uma obra indispensável para os adeptos de filosofia.

Sayd 02/03/2023

Coisas humanas?
Por incrível que pareça, quando abri o app, logo veio na página inicial uma frase de Goethe, que é tão citado por Nietzsche nessa obra. Esse foi meu segundo livro de filosofia e dediquei o meu fevereiro a lê-lo com calma e modéstia, vi muitas resenhas falando o ?quão era difícil? a leitura para quem estava começando agora a ler livros do gênero, mas não achei tão complicado assim, tentei ler em um ritmo que me fosse entendível, ler apenas por ler, não era meu objetivo, fui avançando aos poucos nos aforismos do filósofo, fazendo pesquisas e a obra me pareceu muito interessante, dividido em 9 capítulos, o Nietzsche discorre em seus mais de 600 aforismos questões humanas como a religião, a moral, o homem, a mulher, não é pra ler tudo de uma vez só, e sim, ler aos poucos, discorrer sobre aquele aforismo, não se pode tê-los de maneira firme, como verdades absolutas, como ele mesmo é contra, mas pegue-as, aprofunde-se e liberte o seu espírito.

camilossantos 29/01/2022

Foi interessante conhecer os pensamentos do Nietzsche em vários assuntos diferentes, mas não gostei muito do formato, pois apesar dos parágrafos serem agrupados por temas semelhantes eles não eram uma sequência do raciocínio.
Foi uma leitura densa, no sentido de que muitas vezes apenas um pequeno parágrafo causava uma boa reflexão.

Manu 19/08/2020

Não o recomendo como primeira leitura do Nietzsche
Senti uma certa dificuldade para digeri-lo, visto ter conhecido apenas uma obra dele antes dessa. Se pra mim foi assim, pra quem não leu nada do pensamento nietzscheniano, ficará bastante perdido na forma como ele aborda sua filosofia.
Apesar disso, consegui ter umas boas reflexões e chacoalhões em relação a áreas da nossa realidade que vivenciamos sem questiona-las. Creio que esse foi o ponto que o Nietzsche aponta para sermos parte do grupo dos "espíritos livres".
Sinto que poderia ter absorvido bem mais dessa obra. Deixarei pra posteriormente relê-lo.
Sayd 01/02/2023minha estante
Comprei como primeira leitura :( estou iniciando hoje, espero absorver algo.

Hannah 12/05/2020

Profundo...
A filosofia de Nietzsche te faz enxergar a realidade de outro modo.
De todos os filósofos Nietzsche é o que para mim chegou mais perto de entender a realidade como tal.

Jose506 13/09/2023

"Humano, Demasiado Humano" de Nietzsche é uma obra que desafia profundamente as convicções humanas. Em um ponto destacado para mim, Nietzsche critica a convicção como uma crença na posse da verdade absoluta. Ele argumenta que essa crença não se alinha com o pensamento científico, pois pressupõe métodos perfeitos para alcançar verdades absolutas. Nietzsche sugere que aqueles com convicções estão na "idade da inocência teórica" e são como crianças intelectuais.
As paixões que dão origem às opiniões e como a inércia do espírito pode transformá-las em convicções rígidas.

"todas as cruéis cenas, na perseguição aos hereges de toda espécie, nos teriam sido poupadas"... "quem não passou por diversas convicções, mas ficou preso a fé em cuja rede se emaranhou primeiro, é em todas as circunstâncias, justamente por causa dessa imutabilidade, um representante de culturas atrasadas... É duro, irrazoável, incorrigível, sem brandura, um eterno desconfiado, um inescrupuloso, que emprega todos os meios para impor sua opinião, por ser incapaz de compreender que têm de existir outras opiniões".

No entanto, ele destaca que indivíduos que mantêm suas mentes livres e em constante mudança podem evitar esse endurecimento. Nietzsche reconhece a dualidade inerente à natureza humana, com paixões ardentes e um espírito que busca a justiça.
Nietzsche adora a justiça como uma deusa acima de nós, mas observa que nossas paixões frequentemente nos tornam injustos. Ele enfatiza a importância do espírito em nos salvar do fogo das paixões, permitindo-nos avançar através da mudança de opiniões sem sentimento de culpa.
Nietzsche questiona a validade das convicções absolutas e destaca a importância de manter a mente aberta e em constante evolução, reconhecendo a influência das paixões e do espírito na formação de opiniões e na busca da justiça.

qDarki 04/02/2022

Boa introdução a Nietszche
O livro aborda opiniões e pontos de vista de Nietszche, é um bom livro para começar a ler as obras do autor.

medderao 04/02/2024

Segunda linha na bibliografia do imoralista
A forma que Nietzsche escreve é parte integral do seu pensamento. A falta de conexão entre os aforismos, ou a descontinuidade das ideias, é um fator narrativo importante para seu discurso e método. Porém, é sempre muito óbvio e persistente seu objeto de análise e discussão. No caso de Humano, Demasiado Humano é comum perder de vista o objeto da narrativa de Nietzsche, o que não ocorre em outras obras do autor. Essa me parece ser uma miscelânea de ideias sobre os homens de seu tempo, mas essa miscelânea perde a força por essa falta de orientação afirmativa dos textos.

É um ótimo livro, com ricos fragmentos do pensamento do sábio Nietzsche, as discussões sobre política são algo que agregam bastante à bibliografia do filósofo alemão, mas é um livro que não está entre suas melhores obras.

A edição do livro é algo importante de ser dito sobre, há muitos erros gramaticais e semânticos. Algo que eu ainda não tinha visto nessa coleção da Lafonte, deixou a desejar nesse aspecto.

Gustavo 26/06/2016

CETERUM CENSEO
1.Minha opinião vai além.
Ceterum Censeo é uma expressão latina que significa "minha opinião vai além", pra mim essa é a grande ideia que atravessa o livro. Nietzsche, como nenhum outro, promove uma nova leitura do homem, sociedade, religião, moral, etc. As ideias condensadas por meio de aforismas ao longo da obra, para um leitor moderno, podem até parecer obvias em alguns pontos, mas todas são bem originais considerando o momento histórico da escrita.

2. Aforismas
Segundo o dicionário informal aforismas são: "Máxima que torna explícito uma regra, norma ou princípio de conteúdo moral; texto breve que traz um pensamento de teor prático." A leitura da obra se torna muito profícua, o leitor é forçado a parar, refletir e não dá simplesmente para acelerar o ritmo. O pensamento do autor é claro, irônico e choca.

3. Convite
Os capítulos que mais me sensibilizaram e me forçaram a refletir foram: Das primeiras e últimas coisas, o homem em sociedade e o homem consigo mesmo. Nietzsche nós faz um convite a demolir convicções e em seu lugar trabalhar nossos pensamentos como se fossem o de um viajante. Este nunca para é um só local e tal com a verdade, ela não é absoluta. Esta é uma obra para ser relida.

sumobom 29/09/2023

E tá tudo bem
"Aquele diante do qual se representa o espetáculo pensa ser ele mesmo o único espetáculo que interessa"

O ser humano é rude, limitado, imaturo e carente. Ele projeta nas outras pessoas suas próprias frustrações, que fazem igualmente em seus inferiores, criando ciclos sem fim de egoísmo e fragilidade. Desde que com o mínimo de poder, e como num efeito dominó, obrigam sociedades inteiras a seguirem seus dogmas, mesmo os livres de espírito, que muito sofrem por serem cercados de cativos. Mas, ainda assim, encontram na selva que é a convivência espaço para belezas que quase os embebedam de tamanha feiúra. Lindo. Que bom que existe a arte. A filosofia, e os cânticos litúrgicos também. Pouco importa que sejam mentirosas, são apaixonantes! e precisam assim ser!

Rafael 29/04/2013

Poucos conseguiram desvendar as facetas da natureza humana como Nietzsche.

Um livro que deveria ser lido nas escolas, e estar na cabeceira de qualquer um depois de adulto.

Silvana (@delivroemlivro) 24/11/2012

Então acesse o Blog do Grupo Coleção de Frases & Trechos Inesquecíveis: Seleção dos Leitores: http://colecaofrasestrechoselecaodosleitores.blogspot.com.br/2012/10/humano-demasiado-humano-friedrich.html

Gostou? Então também siga e curta:
*Twitter: @4blogsdelivros
*Facebook: http://www.facebook.com/ColecaodeFrasesTrechosSelecaodosLeitores