spoiler visualizarTarcisio.Gambin 28/03/2024
Vale a leitura
Simãozinho tem uma pegada meio coach mas sem ser pegajoso. Quem ja assistiu seus TedTalks sobre o Golden Circle ou sobre estrategias de team building do Navy Seals, rapidamente fará uma associação com este livro.
A proposta do Golden Circle é interessante e inspiradora, mas o autor força a barra meio que justificando que a aplicação de tal "framework" é quase que viabilizadora do sucesso (ou não) de gigantes cases de sucesso (Apple, Apple e Apple, Southwest Airlines, Microsoft, Toyota e Dell). Ha varios cases interessantes, mas a analises parecem muito simplistas, quase que apenas para justificar o 'framework'.
O livro também faz menções (um pouco vagas) entre as questoes de propósito vs raciocínio lógico/ sistema límbico. Interessante mas raso.
Outro ponto que me incomodou foi a aplicabilidade do "golden circle". Simãozinho diz que vc pode aplicar na sua empresa, na sua area, na sua carreira, na sua vida... Ele em certo momento até classifica as pessoas em tipo "porque", "o que" e "como". Tá parecendo aquela turma que curte um canabidiol ou compra o "óleo do peixe poramgaba", pq eles CURAM DE TUDO rs.
Por último a abordagem (apesar de um pouco extensa e repetitiva) vai muito em linha do que o Satya Nadela (atual CEO da Microsoft) publicou no seu livro "HIT REFRESH", sobre a importância do envisioning e poder de comunicação para todos os níveis da empresa. O mais curioso ainda é o timing de ambos os livros (esse do Sinek foi escrito alguns anos do Hit Refresh do Satya) e os exemplos desse livro do Sinek falam bastante da ascencao (era Bill Gates) e queda (era Steve Ballmer) da MS por motivos de "falta de porque" rs. No entanto tudo muda com a chegada do Satya.
Sera que ele chegou com um novo porque? Ou conseguiu ressignificar muita coisa que havia se perdido? O trunfo foi no envisioning ou na comunicação?
Impossível dissociar uma coisa da outra!
Boa leitura!