Talvez, no fim

Talvez, no fim Paloma Rodrigues

Resenhas - Talvez, no Fim

Salemme 30/01/2024

Delicinha!
Sou suspeita pra falar de "Talvez, No fim" porque eu curto demais a escrita da Paloma. Mesmo abordando assuntos sérios, a história é leve, com muitas nuances engraçadas e os personagens cativam. Recomendo demais!
(E obviamente, terminei ele e já fui direto ler o conto do Monstro!!)

Priscilla Bacellar 05/09/2021

Uma leitura leve e um suspiro de aconchego
O que falar da Julia e do Monstro? Desse encontro entre humano e cachorro?
A historia e seu ambiente universitário me cativaram de cara.
A Paloma tem um estilo de escrita muito gostoso de ler. Trata de temas complexos com leveza, e nos arranca boas risadas durante todo o livro.
Um livro rápido de ler, fluido e cativante. Super indico a leitura.

Camila do Projeto Invisível Visível 07/07/2021

Resenha de "Talvez, No Fim" (#3)
“Talvez, No Fim”, da autora Paloma Rodrigues, é um romance que acompanha a trajetória de Júlia em seus primeiros anos na universidade. Desde as primeiras páginas ela já está fazendo mudanças bastante substanciais de vida, deixando o curso de Medicina pelo de Letras e finalmente se desvencilhando de um namoro abusivo.

Ao começar este curso, é como se Júlia estivesse recomeçando seus passos na vida adulta, como se ela tivesse uma oportunidade de segunda chance que em geral não acreditamos que possuímos, mas que ela mesma se deu, com o apoio daqueles a seu redor. A partir daí ela desenvolve passos decididos com esse objetivo, até mesmo tomando certas atitudes e decisões unicamente porque acredita serem intrinsecamente necessárias para garantir essa vida que está construindo, numa espécie de disciplina da qual tudo depende.

O romance parece atingir aquele ponto certo e acaba tendo uma beleza singular. Trata de temas muito sérios com uma leveza inacreditável, tirando gargalhadas do leitor sem desrespeitar qualquer dos assuntos que traz e, principalmente, sem remover a carga essencial para lidar com eles, ao mesmo tempo em que os torna palatáveis e trabalha ativamente para não pesar demais a leitura e eventualmente afugentar ou machucar o leitor. A escrita é tão boa que o leitor deve sair com uma sensação de ter considerado efetivamente pontos de vista e assuntos que porventura não tenha se deparado ou não venha a se deparar pessoalmente, enquanto tem a clareza de ter lido um livro fluido, engraçado e jovial. Também não é um livro moralista — pelo contrário, existe mais de um lado para cada evento narrado. A reflexão particular é um convite que definitivamente está presente.

Outro ponto positivo é o caráter regionalista da obra: é inegável que a narrativa é porto-alegrense, o falar dos personagens é uma marca gostosa do livro.

A autora não parou de acrescentar camadas de interpretação e emoção à sua história e o conteúdo adicional tem a mesma qualidade do romance, então não deixe de ler o conto “Monstro das Dunas”, ao final da obra. O livro conta ainda com playlist própria homônima no Spotify.

“Talvez, No Fim” está disponível em formato digital na Amazon. Boa leitura!

site: https://medium.com/o-invis%C3%ADvel-vis%C3%ADvel/resenha-de-talvez-no-fim-3faf0238fe82

Iza 22/05/2021

No começo tive um pouco de dificuldade de me conectar com os personagens, mas depois foi fluindo.
Para mim esse livro foi mais sobre os motivos que relacionamentos dão errado, do que sobre relacionamentos que dão certo.

Rafa Vieira 15/10/2020

Adorei
A Paloma escreve bem demais, sabe conduzir e prender a leitura. Uma história bem construída com personagens bem reais. Adorei demais esse livro!

Thaís carvalho 05/05/2020

Leitura leve e fluída, um romance bem gostoso de ler .
Resenha publicada no ig literário @lendocomaleticia

Júlia após ver seu namorado em uma situação bem desagradável e estar em um curso em que ela não se identificava, decide terminar com ele e trancar a faculdade de Medicina e cursar Letras. No novo curso ela terá novos amigos, novo emprego e ao conhecer seu colega de turma Davi quem sabe um novo amor.

Júlia é perseguida constantemente por seu ex , além de enfrentar problemas de depressão e ansiedade, mas ela terá forças para superar todos esses problemas.

Em uma situação bem complicada com o seu ex, ela é salva por um cachorrinho de rua e decide adotá-lo.

Amei a escrita leve e fluída e como a autora insere o leitor no cotidiano dos personagens e a forma leve ao abordar temas como depressão e ansiedade e achei importante ter abordado um tema bem atual que é o relacionamento abusivo. Gostei muito do conto Monstro das Dunas que foi inserido nesse livro e da autora ter citado o livro Orgulho e Preconceito. Além da estória maravilhosa , esse livro tem outros atrativos como a diagramação e a capa que são lindas. Esse livro me surpreendeu e recomendo muito para quem gosta de romances leves e com gostinho de quero mais.

Paloma S. 23/09/2019

Gostosinho de ler
A autora nos traz um livro com uma escrita fluída e uma estória bem próxima a realidade. O enredo é muito gostosinho e aborda temas como depressão e ansiedade de uma maneira muito simples, sem toda aquela complexidade que está por trás desses distúrbios, mas que mesmo assim podemos ter uma visão de sintomas e ações que uma pessoa que sofre com isso tem.
Me identifiquei com a principal algumas vezes.
O livro possui personagens bem construídos e carismáticos.
Você é inserido no universo de Júlia e nem vê o tempo passando. Peguei para dar uma olhadinha e quando terminei pensei: ué, já acabou? Queria ler mais.
Apesar de curto, o livro é bem estruturado, com começo, meio e fim. Não é o tipo de livro que você lê e sente pontas soltas ou desconexas, esse está na medida certa.

* O spin off foi muito fofinho, não há nem o que dizer sobre ele.

Só tenho que dar os parabéns a autora pelo excelente trabalho. Espero ler mais obras dela.