Loveless

Loveless Alice Oseman

Resenhas - Loveless

Lauraa Machado 07/11/2020

Entrega exatamente o que se propõe e com muita competência e sensibilidade
Eu vejo tantas pessoas falando super bem dos livros da Alice Oseman, que já coloquei todos como meta de leitura da vida. Como minha lista de próximos a comprar é sempre enorme, não sabia quando teria a chance de ler um livro dela. Mas aí eu baixei e assinei a Storytel e resolvi aproveitar a chance para ouvir meu primeiro audiobook de um livro que eu queria muito e não sabia quando poderia comprar.

Loveless é sobre uma protagonista se descobrindo aroace. Essa é a proposta dele e, por isso, acho que o livro é ótimo. Acredito realmente que merece cinco estrelas. Ele entrega o que promete e cumpre tudo com muita competência. Eu tenho algumas críticas a fazer, mas o fato é que gostei bastante do livro e estou ainda mais animada para ler/ouvir outros livros da autora.

Minha primeira crítica é que o livro precisava ter sido editado um pouco mais. Não acho que ter mais de 400 páginas seja um problema, pelo contrário, mas as cenas precisam ter relevância para serem incluídas na história e algumas aqui não tinham. Tem várias cenas repetitivas, que acontecem entre os mesmos personagens, com o mesmo propósito e o mesmo resultado. As diferenças só estão em objetos e localização das cenas, então não precisava ter várias assim. Também acho que um dos conflitos da história foi extendido demais e fiquei com a impressão de que estavam enrolando a história com algo que seria resolvido com uma conversa de cinco minutos.

Isso acontece quando o livro passa pelo seu ponto alto e deixa aquela sensação de que só precisa finalizar tudo. Mas aí ainda tinha mais de dez capítulos sobrando, então, para mim, ele acabou perdendo força e impulso. Teria sido melhor editar para acabar logo depois do clímax e ser mais emocionante em geral.

Mas eu amei o livro. Amei principalmente os personagens! Fiquei bem surpresa por todas as pessoas importantes e diferentes aqui! Todas foram muito bem trabalhadas como personagens secundários (já que a protagonista narradora era a Georgia e tinha muito que ela não podia ver e saber). Sunil, Rooney, Ellis, Pip e Jason têm grande importância aqui e foram a minha parte favorita!

Acho que o fato de Sunil não ser uma pessoa binária foi passado meio por cima, e isso realmente poderia ter sido melhorado, mas ainda acho que ele teve um papel tão significativo na história, que não chegou a deixar mesmo a desejar.

Sobre a Georgia se descobrindo aromântica e assexual, algumas partes me pareceram um pouco explicativas demais, mas entendo que fazia parte da proposta do livro e isso não chegou a me incomodar. Aliás, acho que esse livro vai ajudar muita, mas muita gente que ainda pode estar pensando por aí que tem algo de errado com si mesma. Não tem. Acho que, por isso, foi bom o livro ter sido explicativo. Foi bom deixar bem claro que o errado é ficar se forçando a fazer coisas que você não quer só porque outras pessoas não te entendem.

Espero principalmente que pessoas não aroaces percebam como essa cultura de sempre exigir um relacionamento e uma atração sexual de outras pessoas é tóxica e parem de insistir que todos sejam assim. Eu tinha visto algumas resenhas antes de ler que dizem que o livro faz parecer que o único jeito de ser aroace é exatamente como a protagonista é e que a autora mostrou uma personagem pan como sendo alguém que só usa sexo como escape, então fiquei de olho nessas coisas. Para mim, várias vezes durante o livro eu percebi que alguns personagens até diziam que existem infinitos jeitos de ser aromântico e assexual, que não existem regras ou fórmulas. Claro que o foco ainda é na Georgia e na experiência dela, é a história de ela se descobrindo, então ainda tem muito que ela precisa entender, e algumas pessoas podem acabar vendo como se fosse o único jeito de ser aroace. Não é. Se você se identifica de qualquer modo com ela, mas não completamente, procure saber mais sobre ser aromântico e sobre ser assexual. Não tem regras, limitações e nem nada desse tipo. Sua experiência, sua identidade é válida e você não precisa se explicar ou encaixar no que ninguém mais entende como aro ou ace.

Sobre a personagem pan, ela realmente usa sexo como seu jeito de não ter que lidar com sentimentos, mas isso, na minha opinião, não tem nada a ver com ela ser pan, principalmente quando a maior parte dela lidando com seus problemas e os entendendo vem antes de ela se descobrir pan. Outra coisa que eu tinha lido era sobre personagens sendo acefóbicos, ou seja, os amigos e parentes de Georgia não entendendo sua sexualidade e tentando forçar alguma outra para cima dela. Eu achei isso bem necessário mesmo, para que acefobia fosse encarada de frente, questionada e superada (por alguns deles). Afinal, é um livro sobre uma garota ainda se descobrindo aroace.

Foi uma experiência muito boa para mim ler um livro da autora e super quero repetir! Recomendo o livro, recomendo até em audiobook, mas agora quero minha cópia de livro físico!

Sobre o que eu achei do audiobook: achei que a voz da narradora combinou perfeitamente com a Georgia, adorei que o sotaque dela faz sentido para a protagonista! Confesso que depois de um tempo eu me cansei de ficar ouvindo, mas eu ouvi o livro inteiro em dois dias e tinha mais de dez horas de áudio. Com um pouco mais de moderação, deve ser ainda melhor e tenho total intenção de ouvir outro livro da autora!
katy 11/05/2021minha estante
Amg por onde você leu? Quero muito ler mas não achei pra comprar

Lauraa Machado 11/05/2021minha estante
Eu ouvi o audiobook pela Storytel! É difícil de encontrar mesmo

iwndk 25/07/2022minha estante
por onde ouve o áudio book?

Lauraa Machado 25/07/2022minha estante
Eu ouço pela Storytel. É um streaming de audiobooks e e-books!

line! 27/12/2023

Aprendiz
Não lembro o que me motivou a ler o livro mas gostei muito das coisas que aprendi e entendi por causa dele. Muito bom

luh lantsov 17/01/2022

?I was angry at the world for making me hate who I was.?
meu deus eu esqueci completamente de fazer essa resenha mas vamo lá.
?loveless? fala sobre assexualidade e arromanticidade, nesse livro acompanhamos georgia descobrindo sua sexualidade e entendemos mais sobre a mesma
literalmente parece que pegaram todas as minhas vivências e sentimentos e colocaram em um livro, eu me via na maioria dos pensamentos e situações da georgia, nunca me identifiquei tanto com um livro, várias vezes os quotes pegavam bem fundo por ser tão ?relatable?.
?It was because of all of that, no doubt, that this new identity felt like a loss, when in reality, it should have been a beautiful discovery?
?I had been so desperate for my idea of true love that I couldn?t even see it when it was right in front of my face.?
?I used to dream of a spellbinding, endless, forever romance. A beautiful story of meeting a person who could change your whole world. But now, I realised, friendship could be that too.?
a rooney falando pra georgia: ?Me and you ? this is a fucking love story! I feel like I?ve found something most people just don?t get. I feel at home around you in a way I have never felt in my fucking life. And maybe most people would look at us and think that we?re just friends, or whatever, but I know that it?s just ? so much MORE than that. You changed me. You ? you fucking saved me, I swear to God. I know I still do a lot of dumb stuff and I say the wrong things and I still have days where I just feel like shit but ? I?ve felt happier over the past few weeks than I have in years.????
?I still had days where I wasn?t brimming with confidence about my sexuality, despite all the days where I felt proud and grateful that I knew who I was and what I wanted. Maybe the bad days would become less and less common, but ? I didn?t know. I couldn?t know.?
Kewa 28/01/2022minha estante
Simmm

madrugueilendo 17/04/2022

me and u, this is a fucking love story
Alice tem o dom de abordar assuntos importantes de forma leve, mas que ainda te faça pensar no seu lugar do mundo. (E talvez te deixe com uma pequena crise existencial).

A amizade da protagonista com a colega de quarto foi simplesmente a melhor coisa do livro inteirinho - além da trajetória da própria protagonista. Lindo, puro, e uma vibe de ?i am your person?.

Se o livro tivesse umas 300 páginas, seria UM SABOR. Acredito que tem muitas cenas ?extras? que não acrescentam a história - pra mim - de forma nenhuma. Isso acabou me deixando com um sentimento de ?MEUDEUS ACABA LOGO?

No geral, lindo, com muita representatividade e com um final que te deixa com o coração quentinho.

Kewa 28/01/2022

Extremamente gostoso
Um livro que você pouco monotono e prolongado, você cria apego pelos personagens, vontade de assitir um filme com eles, conviver.

valdezminyard 08/01/2023

"I was angry at the world for making me hate who I was."
Gostei bastante do livro e adorei os personagens apesar de achar que eles foram pouco cativantes de primeira. Senti que a história demora bastante pra ficar interessante (metade do livro), que houve partes desnecessárias e repetitivas (poderia facilmente ter menos páginas) e que o plot foi meio sem graça embora seja um livro extremamente necessário. E todos esses foram problemas que eu também vi em outros livros da autora porém diferente dos outros o final desse foi maravilhoso.
Mateuzinhz 08/01/2023minha estante
Oi pode curtir minha última postagem pfvr

jay fonsor 08/01/2023minha estante
Fiquei com uma impressão de que Oseman aborda temas muito importantes e constrói personagens muito bem, mas alguma coisa na escrita dela me faz ?estranhar? um pouco os livros. Achei que Heartstopper funcionou muito bem, mas abandonei I was born for this, mesmo me identificando muito com os personagens. Radio Silence eu gostei mas senti que alguma coisa na escrita foi uma barreira, mas não sei explicar muito bem.

estantedamaia 22/04/2021

Eu PRECISO que todo mundo leia isso
O que eu realmente acho engraçado é o quanto eu absolutamente passei mal de rir mas também solucei de chorar lendo isso (não to exagerando eu sinto apego emocional a pessoas que existem muito facilmente).

Mas falando serio todos os livros da Alice Oseman me trazem um conforto tao grande e me fazem sentir tao ouvida sendo exatamente o publico audiência dela. Ja foi um conforto enorme ler um livro que se passava na faculdade sendo alguém que acabou de começar essa experiência e não ta tendo a melhor experiência do mundo (igual a protagonista aka Georgia) e sabendo que a escritora também odiou a faculdade mas olha como ela ta "thriving" agora.

Alem disso ela escreve tao lindamente sobre auto-descoberta e problemas REAIS de pessoas de 18 anos sem fazer eles parecem coisas idiotas da nossa cabeça e MEU DEUS, eu so senti que esse livro falou diretamente comigo no momento que eu mais precisava.

Tem romance, representatividade, personagens engraçados demais e uma história tão fluida e que poderia tanto mas TANTO ser real!! Alem de momentos que claramente me fizeram chorar porque eu choro muito fácil mas serio foi perfeito kskdjsjd.

O jeito que ela escreve sobre amizade é tão real e lindo e me da vontade de mandar mensagem pra todos meus amigos falando o quanto eu amo eles e aprecio a amizade deles.

Serio que livro perfeito to apaixonada completamente sem palavras....

Clara.Oliveira 23/03/2021

Incrível
Alice Oseman nunca decepciona, literalmente, nunca. Ainda fico impressionada toda vez.

natsumi 28/09/2022

Comforto!
Esse livro me trouxe uma sensação de conforto inexplicável! eu várias vezes me identifiquei tanto com a Georgia que eu achava que Alice Oseman estava me figiando enquanto fazia esse livro.
Mas posso dizer que a forma que a autora abordou todos os temas do descobrimento da arromanticidade e da assexualidade foram tão bem colocados que apenas me deixou de coração quentinho!

Caroline 27/09/2023

Gostei, me identifiquei muito com a história da Geórgia que me fez pensar muito principalmente da valorização que ela tem nas amizades e no auto conhecimento dela

analu 09/07/2022

caraca.
terminei esse livro hoje mas estou a um tempo tentando entender todos os sentimentos que ele me provocou;

eu ja me identifico com todos os livros da alice oseman desde que comecei a ler; e é uma das melhores sensações do mundo se encontrar numa história

alice fez eu chorar pela primeira vez lendo um livro pq ela me fez perceber que eu n preciso de ninguém na minha vida pra eu ser feliz, e td bem sabe; me fez perceber minha relação com amizades

sempre me importei muito com meus amigos; principalmente com minha melhor amiga e cara os últimos capítulos foi literalmente coração quentinho; e ler um livro todo (um universo basicamente) que prioriza a amizade acima de todas as coisas é uma das melhores e mais lindas coisas do mundo :(

acompanhar a descoberta da georgia foi nao so pra ela acolhedor como pra mim também; me encaixei em muitos de seus pensamentos.

eu amo essa autora e tenho muito carinho por ela; realmente muito importante pra mim ????;

acho que ela trata todos os assuntos de uma maneira muito linda e bem feita; não é sempre que se encontra livros com protagonismo aro-ace; os livros dela são acolhedores!
gigi canfora 09/07/2022minha estante
eu preciso voltar a ler esse !!

analu 09/07/2022minha estante
le amg pf, o inicio realmente custou a andar mas depois da parte 3 é uma das melhores coisas q eu ja li

lilibet 14/06/2021

Não sei o que esperava mas não era isso
Ok, vamos começar dizendo que representação aroace ou aro ou ace, enfim, é complicada. Muitas vezes, ou não sabem retratar de forma genuína ou é apenas um desastre. Neste caso, eu estava esperando algo, sabia que não ia ser ruim porque li outros trabalhos da Alice e foram todos estupendos mas ao mesmo tempo fiquei com medo. Pra ser bem honesta, fiquei com medo de me decepcionar já que este é um dos livros que eu sabia que ia ser sobre descoberta e fiquei impressionada com o quanto me vi neste livro. Não só nos olhos da personagem principal mas nos dos outros também, a descoberta dela foi complicada, cheia de drama mas isso não me incomodou muito. O jeito como nem ela mesmo sabia sobre identidades aro e ace é muito horrível porque a gente além de não ser representado verdadeiramente ainda é apagado. A pressão familiar, social, patriarcal enfim tem tudo neste livro a gente até vê preconceito dentro da própria comunidade e é tão real que dói. Amei de verdade porque é tão acreditável e puro, que te faz realmente querer ler. Acho que é uma boa ressaltar, este livro é tanto sobre descoberta quanto sobre amizade e é tão necessário!! É engraçado, comovente, fofo e tem tantos momentos em que eu apenas queria entrar no livro e dar um abraço em algum deles. Amo todos, juro. Mas tenho que dizer que o Sunil tem um lugar especial no meu coração e a Jess também, mesmo ela tendo uma parte ínfima, me vi muito nela por conta da sua identidade. Gostei das visões de orientação sexual e identidade vista de outros jeitos, por exemplo a Pip sendo latina e o Sunil sendo indiano, apesar de ficar confusa porque a autora tratou a Pip sendo latina como se essa fosse a sua etnia, o que muita gente ainda acredita. A Pip é latina mas tem tantos momentos que ela fala sobre gente branca e a gente não sabe sobre sua própria etnia apesar dela aparentemente não se ver como branca, e apesar dela ser latina isso não a faz ser não-branca, não sei se ficou confuso mas no própria livro, as partes em que ela falava sobre não se sentir incluída e tudo mais, foi confuso. Enfim, gostei também como ê Sunil deixa até claro várias vezes que é um grande espectro e pessoas aro, ace ou aroace não são todes iguais. Não é spoiler mas o discurso da Rooney quase no fim, o do Jason na peça, enfim todos lindos demais e me deixaram muito feliz. Acho que é isso, leiam!!!
Amandinha 20/06/2021minha estante
Acho que essa questão da Pip ser latina e não-branca tem a ver com a visão dos europeus sobre os latinos. A gente não necessariamente é visto como branco pro europeu, mesmo quando dentro do nosso contexto de América Latina, nós somos. E, considerando ilustrações que a Alice compartilhou no Instagram de arte dela, a Alice Pip não é branca mesmo.

Heloísa 09/10/2021

"We didn't have to say it, but we all knew. We all knew what we'd found here. Or, I did, at least. I knew. I'd found it.
And this time there was no big declaration. No grand gesture.
It was just us, holding each other."

Essa história foi uma baita surpresa e acho que meu primeiro contato com Alice não podia ser melhor.
Todos os personagens são encantadores e me apaixonei não só por eles, mas também pela forma que foram apresentados ? aos poucos, uma faceta por vez ?, e acho que isso fez toda a diferença na narrativa. Afinal, construir uma relação é sobre isso, aprender um pouco sobre, e com, alguém a cada linha que ela te mostra.
Não posso deixar de falar sobre a representação da amizade e da riqueza com que é escrita, com certeza uma das minhas coisas favoritas. Georgia e os quatro têm muita sorte de terem uns aos outros.
Amei cada página e mal posso esperar pra me aventurar em outro livro da autora.

larivousz 13/05/2022

Amei.
Achei os personagens muito reais porque teve momentos que odiei eles e houveram muitos outros que eu só queria abraça-los e dizer que vai ficar tudo bem. Acho que é isso que eu mais gosto na escrita da Alice. Ela consegue fazer personagens reais e fazer a gente, leitor, de fato ter sentimentos reais por eles. Houveram só uma ou duas coisinhas que me irritaram fora da história, mas tirando isso amei muito. Já é um favorito da vida! Acho Loveless um livro muito importante, não apenas para entender sobre sexualidade, mas entender a gente num todo. Autoconhecimento é muito necessário. Recomendo muito esse livro pra todo mundo.
Ah, queria muito ser amiga da Georgia.

alice 24/07/2021

loveless
nossa esse é um daqueles livros que fazem a gente pensar horrores, me fez refletir sobre muitas coisas que eu não tinha nem um pouco de conhecimento, e entender que a gnt realmente nunca sabe oq o outro ta passando, as vezes as coisas que são óbvias pra alguém não são pra vc e etc. os personagens são muito amorzinhos (a escrita da Alice Oseman é maravilhosa, realmente me senti conversando com meus amigos) e mesmo sendo um livro mais ??soft??, as tramas da história me deixaram super curiosa e envolvida. amei demais mesmo, tenho certeza q é uma daquelas leituras q nunca mais vou esquecer ??