Urucumacuã

Urucumacuã H. H. Entringer Pereira

Resenhas - Urucumacuã

Luciano Otaciano 16/04/2021

Livro bom, embora um pouco cansativo
Em geral histórias folclóricas costumam me agradar, e este aqui não foi diferente, muito embora a obra tenha lá seus deslizes, não deixa de ser uma leitura para lá de agradável e satisfatória. Quer saber os motivos? Confira abaixo! Urucumacuã conta a história do lendário príncipe mágico que viveu há muitos anos no norte do Brasil, na região que hoje chamamos de Amazonas, e lá deixou seu imenso tesouro. Apesar do foco principal ser a realeza, ícones muito conhecidos como Saci Pererê, Mula sem Cabeça e até o Boto Cor-de-Rosa também fazem parte da leitura, e dão as caras na obra.
O tom misterioso dado às frases da leitura é o que de fato convida o leitor a se comprometer até o fim do livro, movido pela curiosidade de entender cada personagem secundário apresentado na grande história. O livro é composto por contos que relacionam cada ser existente nesse universo abarrotado de misticismo, onde todos são cruciais para o desfecho. Toda a narrativa é contada através de um jogo bem-humorado de palavras, o que torna tudo mais divertido e dinâmico. Contudo, a linguagem escolhida para trabalhar a história é um bocado cansativa, resultando em um livro denso e longo, com 767 páginas. Embora a leitura por mim realizada tenha sido no Kindle, a mesma não consegue ser feita de maneira rápida e fluida justamente pela linguagem ser diferenciada de os livros do gênero que vimos por aí, tornando a leitura um pouco arrastada, como já mencionado anteriormente. Ademais é uma obra rica em cultura da região Norte do Brasil com vocabulário antigo, expressões até engraçadas, mas que, em alguns casos, podem passar despercebidas, dependendo de quem está o desbravando.
A ressignificação de palavras também é considerado um dos pontos altos do livro. O vocabulário popular ganha um novo ponto de vista, na maior parte do tempo, acompanhado de sacadas genuínas. Sem filtro algum, a autora brinca com palavrinhas e palavrões, mostrando seu lado descontraído.
Para os leitores é uma ótima chance de descobrir o quão bonito, florido e encantador é o nosso folclore. A obra é, para os interessados nas raízes do gigante norte brasileiro, uma enciclopédia mitológica interessantíssima, que certamente conquistará muitos leitores. Em resumo, Urucumacuã é uma obra que encanta com riqueza de detalhes pouco utilizado em obras nacionais, embora seja densa e cansativa em certos momentos da narrativa. Espero que tenham curtido a resenha. Até a próxima!