Borboletas azuis

Borboletas azuis J.L. Amaral

Resenhas - Borboletas azuis

Sara440 19/04/2023

Bom, porém...
A ideia do livro realmente é boa e envolvente, porém, o livro contém páginas demais para poucos acontecimentos de fato relevantes para a história, é muito focado em detalhes de lugares, cores, texturas e tudo mais, coisas que poderiam ter ficado de fora e ter tornado o livro algo mais aconchegante por assim dizer.
Sou meio suspeita pra dar minha opinião em relação ao mesmo por nunca ter lido um livro nesse "aspecto", a escrita me pegou de surpresa e pode ter influenciado na minha lentidão e desmotivação quanto a ler o livro.

Apesar de tudo o plot twist realmente me deixou surpresa e me fez gostar do livro por me surpreender. Então, se você gosta de escritas detalhadas e desenvolver lento, esse livro é pra você.

Lembrando que não é porque eu não achei as mil maravilhas que ele não possa ser um livro muito bom pra você, então se quer ler, leia. Perda de tempo não vai ser.

charles.franco.35 02/09/2022

Simplesmente lindo.
Esse tipo de gênero literário não é o meu preferido, li por indicação e confesso que nunca li algo assim tão triste e lindo ao mesmo tempo.
Simplesmente perfeito...

Daiana.Klauck 16/08/2022

Sobre amor verdadeiro
O livro narra a vida de dois amigos de infância, contando passagens vividas por ambos ao longo de suas vidas, e as "coincidências" que as cercam.
Por narrar coisas do cotidiano, e por ter cenas descritivas demais, por vezes fica monótono, principalmente até a metade.
Mas também tem passagens que emocionam, que chegam a marejar os olhos. Faz você se apaixonar pelos personagens, gostar deles.
É de leitura leve, ideal para passatempo.

nickielodion 24/06/2022

meudeus.
tenho muito a falar sobre.

eu admito que enjoei, fiquei com preguiça, quis largar, desistir de ler, porque nossa que narração chatinha a do meio do livro, nada acontecendo, só a mesma rotina deles.

mas por outro lado é simplesmente lindo, o jeito que ele narra a bela faz você se apaixonar junto, ele ama ela tanto que chega a ser dolorido.

apesar da enrolação em algumas partes não foi um livro ruim, tem uma vibe muito boa de ler em alguns pontos, e a bela é simplesmente maravilhosa, amo ela.

Fabricio268 15/03/2021

Livro doce e suave.
Provavelmente não serei capaz de expressar em palavras todas as sensações maravilhosas que senti durante a leitura desse livro.
Qualquer resenha que eu fizer não fará jus a obra.
Apenas posso dizer que: sorri bastante no decorrer da leitura, aliás minha esposa me pegou algumas vezes com um sorriso bobo nos lábios; em alguns momentos os olhos lacrimejaram, na verdade em vários momentos; e o coração...como esse livro aquece o coração. Lindo demais.
Janaina Edwiges 28/03/2021minha estante
Lindas palavras! Dá para ver que este livro te tocou muito :)

Michela Wakami 19/11/2022minha estante
Que maravilha.?

Regina 14/03/2021

Borboletas Azuis
Indicado por um amigo este livro me surpreende. A história de Bela e Marcel, nascidos no mesmo dia e com uma sincronicidade perfeita. Uma escrita poética, mas ao mesmo tempo fluída. Reconfortante. Recomendo para aquecer o coração
Fabricio268 14/03/2021minha estante
Exatamente isso. Um livro que aquece o coração. Lindo demais.

Roseli 10/02/2021minha estante
Não sei se é porque gosto tanto de borboletas, este livro me atraiu.
Gostei muito da forma que foi escrito, achei leve e com uma estória de amor muito bonita.

natygs 04/08/2020

Livro gracinha. Leitura leve. Fofo. Daqueles que é uma ótima companhia para distrair em uma tarde chuvosa de inverno.

Daiane TO 31/03/2020

Boa história, mas....
Um livro bom, com uma história interessante e que cativa. Porém achei desnecessariamente longo e muito descritivo. O autor poderia ter escrito toda a história em menos páginas que prenderia mais. Mas, apesar disso, gostei. Bom pra relaxar.
Flavia Motta 07/04/2020minha estante
Infelizmente não aguentei. Desisti, em 49% da leitura.

Babigabreu 26/03/2020

Sensível e delicado.

Garcia 29/10/2019

“Enquanto espero, vejo duas borboletas entrarem por uma fresta entre os ramos verdes. Flutuam graciosamente no ar, aproximam-se de mim, pairam à minha frente em um bailado coordenado, bonito de se ver. A luz do sol exalta as cores das agitadas asas, revela o marcante dégradé azul: de um quase branco nas extremidades, passam pelo vivo anil no meio, morrem em um tom marinho, escuro, próximo aos delicados corpos negros. Elas são idênticas. São minhas velhas conhecidas.”

As vidas de Bela e Marcel sempre foram permeadas de coincidências. Os dois nasceram na mesma noite, no mesmo hospital e pelas mãos do mesmo médico. Suas famílias são muito chegadas e todos os anos os aniversários são comemorados juntos, onde roupas iguais são vestidas ao acaso e presentes parecidos são entregues. Cada coincidência é acompanhada da presença de duas borboletas azuis, as quais Bela adora e Marcel tem medo. Por alguns anos, os dois precisam se separar, Bela vai estudar balé em Nova Iorque e Marcel vai para a capital estudar administração. Mesmo com a distância, as coincidências continuam ocorrendo e a ligação entre os dois fica cada vez mais evidente. Infelizmente (ou felizmente) os planos de ambos são interrompidos e os mesmos se voltam para a pequena cidade do interior, onde vivem emoções intensas, realizam sonhos e superam obstáculos. O livro é narrado lindamente com uma escrita quase poética em certos momentos, onde o autor mostra que pesquisou a fundo os temas em que quis trabalhar (como o balé de Bela e os termos de administração de Marcel), além de levar ao leitor um texto que possui uma fluidez e não torna-se cansativo. Você nem percebe que está lendo um livro de 400 páginas, uma vez que ele é narrado intercalando momentos do presente e flashbacks que te dão uma maior imersão na leitura, fazendo o leitor ter pequenos spoilers do que pode acontecer para a frente. Esse é o segundo livro que leio do autor e definitivamente lerei tudo que J.L Amaral escrever daqui para a frente.

site: https://www.instagram.com/p/BxYJJ5Ygo0Q/

Barbara Nonato 06/04/2019

História linda, primorosa!
Que história!
O autor surpreende mais uma vez com sua sensibilidade e escrita caprichada. Em uma história onde o amor se faz presente o tempo inteiro e da maneira mais bonita, J. L. Amaral me fez chorar, rir, rememorar alguns momentos da minha vida (e refletir sobre outros), para terminar a leitura com o coração aquecido, cheio de algo que não sei explicar exatamente o quê é, mas me fez um bem enorme.
Leitura que encanta, que faz bem, que flui sem que o leitor perceba tamanha sua beleza e leveza.
Lido, recomendadissimo e favoritado, sem quaisquer sombras de dúvidas!

Edra 31/12/2018

Um livro doce!
Um dos livros mais doces que já li! Um romance lindo, de história muito bonita, com personagens bem construídos e puros. Muito puros até. Mas é uma história muito muito bonita, me fez chorar varias vezes... O autor usou brilhantemente recursos na escrita que fazem o livro ser uma bela surpresa. Indico muito!!!

Raquel 16/11/2018

Uma história de amor linda, pura, cativante e emocionante, marcada por coincidências acompanhadas das borboletas azuis.

Keylla 10/11/2018

Livro que acalma e que faz bem
Pensa num livro gostoso de ler, que te prende a atenção, com uma história cativante e de um escritor brasileiro 💖 Fazia um tempo que eu não virava a noite para desvendar a história de um livro. Um livro doce, encantador, que acalma a alma...

É narrado por um dos protagonistas, Marcel, que conta as coincidências da vida dele com nossa outra protagonista, Bela. Ambos nasceram no mesmo dia, mesma maternidade, os pais eram amigos.... E vão crescendo e desenvolvendo uma amizade com muitas afinidades. Vemos que Marcel e Bela são apaixonados e de uma pureza que enche os olhos! É uma vida marcada com coincidências, e toda vez que essas coincidências acontecem eles recebem a visita de uma borboleta azul.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Conseguimos acompanhar o crescimento e a evolução dos personagens em várias fases da vida, com uma escrita poética, empática e diria até romântica do escritor. Eu fiquei encantada com muitos trechos! A partir de um momento as coincidências deixam de ser legais e bonitas e trazem dificuldades aos personagens, e é onde me abstenho a dar mais detalhes para não interferir na experiência de leitura de vocês. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀
"Borboletas Azuis" é um livro delicado, com referências culturais que eu adorei e também é o segundo livro do escritor. O primeiro, Entre Pontos, foi finalista do Prêmio Kindle de 2017 e já vou providenciar a leitura. Espero que gostem do livro tanto quanto eu gostei e obrigada ao escritor por uma obra tão linda e bem escrita.