O Feitiço dos Espinhos

O Feitiço dos Espinhos Margaret Rogerson

Resenhas - Sorcery of Thorns

Lauraa Machado 19/08/2020

Um livro de fantasia completo!
Eu admiro muito, especialmente como escritora, quem consegue escrever um livro único de fantasia que seja completo e bem escrito. É tão mais fácil desenvolver um universo complexo e até mesmo uma jornada de herói durante mais livros. É por isso que existem tantas séries de fantasia por aí, e poucos livros únicos. Margaret Rogerson fez um trabalho excelente com Sorcery of Thorns, a ponto de eu até não querer outro livro nesse mesmo universo. Não é por falta de amor, pelo contrário. Este livro ficou perfeito demais para ter continuação!

Não são todos os autores que conseguem fazer o que ela fez, é verdade, mas não é questão de competência. Pessoas diferentes têm escritas diferentes. A da Margaret é bastante sucinta, o que lhe dá tempo e espaço para desenvolver um enredo cheio de ramificações e acontecimentos sem deixar a impressão de estar apressado. Normalmente, eu prefiro autores que demoram em cada cena, que as exploram com cuidado e tempo para o leitor ver detalhes sutis e sentir a tensão delas. Mesmo assim, momentos assim aqui não fizeram tanta falta. Não vou dizer que não senti nenhuma, mas foram poucas as vezes em que quis voltar algumas páginas e reler partes só para que elas durassem um pouco mais.

Uma das maiores dificuldades de criar um universo fantástico para um livro só é deixá-lo crível, mas a autora também não falhou nesse ponto. Claro que não daria tempo de ela explicar o mundo todo com muitos detalhes, não sem transformar seu livro em um didático, mas ela ainda conseguiu passar tanta credibilidade sobre ele, que em nenhum momento falta firmeza nessa criação. As menções dos personagens sobre sua história e geografia são tão naturais, ao mesmo tempo informativas, que foi o jeito ideal de explicar como é o país de Austermeer. O universo mágico que a autora criou de livros, ou seja, grimórios, vivos e com personalidade, de magia, magos e os guardiões dos livros de feitiços, é tão rico e interessante! Principalmente para quem também ama livros!

Acontece muita coisa aqui, aliás. Nenhum capítulo foi desperdiçado, nenhuma parte da história se arrasta ou fica chata. Talvez esse seja o ponto alto, o enredo movimentado! O ponto baixo do livro é, afinal, a escrita da autora, que ama metáforas e muitas vezes usa floreios demais. Isso me incomodou mais no primeiro capítulo, pois depois me acostumei e até senti que ela deu uma maneirada. Mas nem chega a ser algo verdadeiramente ruim.

Como não poderia faltar, o que garantiu meu amor por esse livro foram os personagens. Elisabeth não é uma personagem extremamente única, nenhum deles é, mas ela é mais do que competente como protagonista, não deixa a desejar, não dá raiva de suas atitudes, nem tem buracos na sua construção e desenvolvimento. Nathaniel também é incrível, me conquistou em sua primeira cena, e poderia ser mais complexo e único, mas também não chega em nenhum momento a incomodar. Pelo contrário, ele é um amor e todas as cenas em que estava presente melhoraram só por isso.

A Katrien, melhor amiga da Elisabeth, foi uma surpresa, mas bem querida também. Amo ver outras personagens femininas que não competem e em nenhum momento se vêem como rivais. Minha única crítica para os personagens é sobre algo que deveria ser uma coisa boa. A escolha da autora de fazer a Katrien assexual e o Nathaniel bi seria linda, se essas duas informações não tivessem sido só mencionadas e nunca realmente provadas durante o livro. Eu só queria outras cenas ou outras menções também, para que não parecessem um detalhe adicionado só para dizer que tinha diversidade.

Já o Silas foi quem realmente marcou esse livro. Claro que não teria história sem ele, mas é mais do que isso. Toda a relação dele com Nathaniel e com Elisabeth é bem complicada, complexa, cheia de camadas, e cria questões muito importantes sobre o que é o bem e o mal, o que é certo e o que é errado. O final foi emocionante principalmente por ele!

Até em questão de romance esse livro acertou! Não é nem de longe o foco, mas ainda é bem bacana e me ajudou a ficar ainda mais feliz com o enredo! Sim, eu amo romances! E seria impossível não shippar Elisabeth com Nathaniel quando ele é apaixonante!

Tem várias cenas de lutas aqui, de magia, de sofrimento, de batalhas emocionais e físicas e de afeição e carinho entre os personagens. É muito lindo ver tanta história em um livro só! Eu mais do que recomendo, praticamente exijo que todo mundo leia! E que tragam logo para o Brasil, porque esse livro precisa ser espalhado para o mundo!
Manuzely 29/08/2020minha estante
Acabei de vir correndo do Instagram pra te dizer q a editora literalize vai lançar aqui no Brasil ??

Lauraa Machado 29/08/2020minha estante
Eu sei já. Essa resenha é no livro deles, mas eu escrevi quando li em inglês no ano passado

Manuzely 31/08/2020minha estante
Entendi

Mari 10/07/2021minha estante
Ganhei ontem de presente de aniversário. E depois de ler uma resenha dessas já estou mega ansiosa para a leitura.

Lauraa Machado 10/07/2021minha estante
Fique, porque o livro é muito bem, é uma fantasia bem completa! Nem acredito que é livro único!

@cris.books_ 06/08/2021minha estante
Tem romance??

Lauraa Machado 06/08/2021minha estante
Tem sim, mas não é o foco!

Bianca.Souza 29/08/2021minha estante
Eu sou completamente apaixonada nesse história, Elizabeth é tão incrível e é a melhor protagonista pra mim.

Lice 19/04/2022minha estante
Elisabeth termina com quem? Silas ou o outro?

Lice 19/04/2022minha estante
Alguém me contaaaaaa

Lauraa Machado 20/04/2022minha estante
SPOILER SPOILER SPOILER
(faz tempo que li, mas acho que com o Nathaniel)

Heynik 14/01/2023minha estante
Uau q resenha!

Marina 12/09/2023

O início e bem desinteressante mas vai melhorando ao decorrer da história, o mundo e fantasia construída aqui e bem fácil de entender. Não achei os personagens tão bem desenvolvidos mas são bem carismáticos, o romance funciona tem uma boa química podia ter sido melhor explorado, e uma história divertida mas o final e meio sem emoção bem decepcionante.

LidosdaCris 30/07/2023

Sabe aqueles livros de fantasia único que você fica com vontade de "quero mais", foi o que senti com essa história.

Os primeiros 30% achei bem confuso a construção do universo. As bibliotecas, grimonios, feitiçeiros, demônios, duentes etc. Depois que peguei o ritmo a leitura foi muito fluída. O universo é bem rico e bem feito, a autora soube desenvolver muito bem a história e os personagens.

Apesar do foco do livro não ser o romance, Nathaniel e Elizabeth são um casal fofo e romântico. Silas é o melhor personagem (quem não se apaixona por um demônio que se transforma num gato branco com apelido de Sr Fofucho).

É uma daquelas fantasias apaixonantes pela riqueza de detalhes e eu amei.
Natylla_ 30/07/2023minha estante
Cris, eu amo suas resenhas, fico com vontade de ler o livro!

LidosdaCris 30/07/2023minha estante
Que bom Bárbara, eu adoro incentivar as outras pessoas a ler

estér 30/07/2023minha estante
enemies to lovers?

LidosdaCris 30/07/2023minha estante
É sim, Ester, mas o foco do livro não é o romance, tem migalhas

beatriz.marina. 19/01/2022

Completo e sem defeitos!
Com uma narrativa instigante, O Feitiço dos Espinhos é uma leitura fantástica de uma jovem que aprende que nem tudo é preto no branco e de que, para evoluirmos, devemos deixar para trás os nossos preconceitos.
Recomendo muito a leitura e já estou ansiosa para ler mais coisas da autora.
Ester.Calixto 19/01/2022minha estante
Comecei esse livro hoje ?

beatriz.marina. 19/01/2022minha estante
Espero q vc goste tanto quanto eu, Ester!

Rafael Kerr 19/01/2022minha estante

Queria Estar Lendo 15/10/2020

Resenha: O Feitiço dos Espinhos
Da mesma autora de An Enchantment of Ravens, Margaret Rogerson, O Feitiço dos Espinhos mistura romance e fantasia em uma narrativa carismática e encantadora. A Editora Literalize estreou no mercado com a publicação dessa história - e cedeu este exemplar em cortesia pro blog - e não poderia ter sido uma escolha melhor!

Na história, Elisabeth é uma aprendiz sonhando em se tornar guardiã da biblioteca onde vive. Abandonada quando bebê e criada entre as prateleiras de livros vivos - grimórios, como são chamados, que guardam todo o conhecimento mágico do mundo e são muito perigosos por isso - Elisabeth se tornou parte da biblioteca.

Quando um ataque misterioso liberta um grimório de alto nível - e, portanto, muito mortífero - é Elisabeth quem salva o dia, mas não sem sofrer as consequências. E, por consequências, eu digo se infiltrar em uma situação que envolvem tramoias políticas, traições e um poder imensurável tentando ser alcançado.

Esse livro tem absolutamente tudo que eu mais amo, e desenvolve todos os detalhes da melhor maneira possível. Se teve algum probleminha foi o começo que soou um pouquinho arrastado demais, mas como é fantasia eu dou o benefício da dúvida, sempre, justamente por ser um artifício comum no gênero. Aqui ficou interessante porque não era a personagem descobrindo o mundo e seus segredos, mas entendendo traições e personagens traiçoeiros - o que ajudou a aumentar a tensão e os riscos para o plot principal.

Elisabeth é uma protagonista incrível. Eu me apaixonei por ela no instante em que apareceu, toda curiosa e determinada e teimosa entre as estantes da biblioteca. Ela é aquele tipo de personagem que bate de frente com tudo, inclusive as escolhas erradas e de inteligência duvidosa, tudo porque quer ajudar.

"Grandes Bibliotecas nunca dormem."

Ela é honrada e corajosa, mas também muito medrosa por causa da criação na biblioteca e seus receios em relação à magia - no mundo em que vive, feiticeiros são seres medonhos, aliados de demônios, e tudo que Elisabeth conhecia dentro das paredes de seu lar era isso.

Uma vez lá fora, confrontando o mundo em seus tons de cinza, ela passa a entender que nem tudo é como imaginava. A jornada de descobertas e compreensão da Elisabeth vem muito com as reviravoltas que a trama dá; o começo já te entrega quem é o vilão e, por ter entregado isso apenas a alguns personagens, fica aquela tensão sobre quando a verdade vai vir à tona - se é que vai vir. E como Elisabeth e seus aliados podem impedir que o caos tome conta de tudo.

Eu gostei muito de tudo que concerne o desenvolvimento da protagonista. Da garota apaixonada por livros a uma garota apaixonada por livros ciente de que, neles, ela encontra mais do que histórias, mas aliados.

"- Conhecimento sempre tem potencial para ser perigoso. É uma arma mais poderosa do que qualquer espada ou feitiço."

Outros dois personagens que se destacam e completam o trio protagonista são Nathaniel - o feiticeiro - e Silas - o demônio. Eles entram no caminho da Elisabeth acidentalmente, e então se tornam parte essencial do desenrolar da história.

Eu não consigo explicar o quanto amei esses dois!

Nathaniel é o típico paspalho que usa humor para esconder seus verdadeiros sentimentos e vocês estão carecas de saber que eu tenho um fraco por personagem assim. Ele é todo sorrisinhos e sarcasmo, mas disposto a tudo para ajudar e proteger quando precisa. A relação dele com a Elisabeth nasce de desconfiança e olhares estreitos até evoluir para uma amizade poderosa e, sim, graças aos céus, um romance maravilhoso.

Do outro lado da moeda, temos Silas. Eu não vou falar muito sobre ele porque a graça do personagem está justamente em todo o mistério que o envolve, mas esse livro não teria todo esse carisma sem o Silas. Justamente por todo o enigma e pelo perigo e pelos olhares frios, ele é maravilhoso - quanto mais você descobre sobre o demônio, junto com a Elisabeth, mais você o ama.

Eles são perfeitos juntos. Todo o humor e a construção de confiança e aaaa eu queria guardar os três em potinhos!

"Ele a olhou como se estivesse se afogando, como se ela o tivesse afundado, como se não soubesse o que fazer."

O mundo mágico criado pela autora é outro espetáculo à parte. A ideia de bibliotecas que guardam livros vivos, grimórios cujas páginas falam sobre poderes imensuráveis e cujos graus aumentam de acordo com o perigo que apresentam, eu fiquei babando por essa construção de universo. Não só as bibliotecas, mas a sociedade - que teme a magia, mas depende dela, no fim das contas - e o Outromundo, com os demônios e seres menores ameaçando a ordem que rege o universo.

Tudo te enche de curiosidade e faz com que você queira continuar avançando e avançando, acompanhando as investigações da Elisabeth e do Nathaniel, tentando decifrar um pouco mais do Silas, ansiando por respostas e por um final onde tudo fique bem.

Aliás, que final! Eu já comentei o quanto amo últimas páginas que deixam alguma coisa em aberto, aquele tipo de final que, num filme, seria o personagem olhando na direção de alguma coisa, mas a câmera nunca mostrando o que era essa coisa. Eu acho isso MARAVILHOSO e nunca vou exaltar o suficiente quando é bem executado.

Aqui foi. Foi e foi muito. A autora fecha todos os arcos, mas deixa um detalhezinho para explorar na última página que, quando chega, UAU. Eu fiquei sem fôlego lendo aquelas linhas de tanta emoção, e quando fechei o livro só sabia correr e gritar de tanto amor.

"- Sem acreditar em nada, se tem muito menos a perder."

A edição da Literalize é uma coisa à parte; um luxo, definitivamente. Acabamento impecável, diagramação muito boa (um pouco espaçada demais para o meu gosto, mas deixa confortável pra ler porque não tem palavras apertadas e nem um espaçamento minúsculo), toda a tradução da Sofia Soter e a preparação da equipe responsável também ficaram ótimas. É um livro que vale a pena demais ter na sua estante.

O Feitiço dos Espinhos funciona muito bem para quem, assim como eu, ama ação e aventura e investigações fantásticas. Tem um dos universos mágicos mais fascinantes que já li - especialmente para leitores, que vão se sentir em casa entre os corredores das bibliotecas - e um final arrebatador. Vocês vão me ouvir falando sobre esse livro por muito tempo.

site: http://www.queriaestarlendo.com.br/2020/10/resenha-o-feitico-dos-espinhos.html
Luisa 03/11/2020minha estante
O romance lembra a pegada da Sarah em Corte e Cidade da Lia Crescente??

Luisa 03/11/2020minha estante
Lua***

iamdudis 18/12/2021

Conhecimento também é uma arma!
Seguindo a minha meta do ano de 2021, este livro foi o próximo da lista.

O livro é de fantasia única. Achei muito bem escrito, o final termina redondinho. Só achei ele muito caro, pois a estória não é épica.

Elisabeth Scrivener é aprendiz em uma das Grandes Bibliotecas no século 19. Seu sonho é ser Guardiã.

Nathaniel Thorn é um feiticeiro de uma antiga família. Ele e a Elisabeth se conhecem, ela foi ensinada que magia é perigosa, tendo uma relação complicada com feiticeiros. Mas Elisabeth e Nathaniel acabam se relacionando.

Eu como trabalho em biblioteca gostei da estória ser sobre livros poderosos e a importância das Bibliotecas. A melhor parte é os grimórios que tem vida própria e várias personalidades.

Silas é o meu personagem favorito. Todas às vezes que ele aparecia era tudo.

Aline Oliveira 26/08/2022

É um livro legal, com história fluida e prende a atenção, tem um contexto agradável, principalmente por usar bibliotecas, livros e mais livros.
Silas foi o personagem que mais gostei.
hell 27/08/2022minha estante
Livro legal 2?? ? amiga kkkkkkkkkkk

Larissa.Airoldi 27/08/2022minha estante
Ficou engraçado mesmo, "Gostei, nota 2" kkkkkkkkkkk

Aline Oliveira 27/08/2022minha estante
Ahh legal, é só legal kkkkkkkkkkk
Se fosse booom, ou maravilhoso.???

Andressa1296 22/05/2023

???
Acho que fui com muita expectativa nessa leitura... Esperava um livro único de fantasia cheio de mistério mais achei a história bem fraca... Queria mais detalhes, queria uma história mais profunda... Acho que por isso que fantasias são escritas em séries....
CPF1964 22/05/2023minha estante
Entendi... 3 estrelas para o Feitiço e 0 estrela para o Espinho. 3 + 0 = 3....

Andressa1296 22/05/2023minha estante
Então... não sei porq espinho kkkkk quase não apareceu espinho no livro kkkkkkkk

CPF1964 22/05/2023minha estante
????

juliana.3 20/08/2022

?conhecimento sempre tem potencial para ser perigoso.?
Treinada para ser uma Guardiã, e proteger o reino contra feitiçaria, Elizabeth nunca imaginou que tudo em que foi ensinada a acreditar seria questionado, em sua jornada ela irá reavaliar conceitos e aprender mais sobre si e sobre magia. Iniciando uma jornada perigosa com o atraente feiticeiro Nathaniel Thorn, e seu misterioso criado, Silas.

Há tempos vinha querendo começar este livro, e confesso que valeu a pena cada página. Adorei o universo criado por Margaret. Onde livros tem vida própria e consciência. Grimórios cujas páginas falam sobre poderes imensuráveis e cujos graus aumentam de acordo com o perigo que apresentam. Mas nem todos são ruins.

?Horas passaram, mas Elisabeth mal notou. Ela estava de volta aonde pertencia, cercada pelo sussurro e farfalhar das páginas; pelo cheiro doce e mofado de livro.?

O romance não é o foco da história, mas é tão singelo e doce que traz uma certa leveza a narrativa, assim como a amizade entre Nathaniel e Silas. Eu amei tanto estes três personagens. No entanto, Silas tem o meu coração, é de longe o meu favorito.
BibsChase 20/08/2022minha estante
Mds, eu quero ler tanto esse livro!!! Pena que sempre tá um rim ?

ynobre 16/01/2024

Biblioteca e demônios
O livro conta a história de uma garota que foi criada em uma Grande Biblioteca e que sonha em se tornar uma Diretora, mas ao longo dos capítulos ela precisa aprender a desconfiar do que acha certo e aprender a confiar no que foi ensinado que é errado. O livro é muito bom, mas infelizmente é em terceira pessoa.
Ju Lanfredi 16/01/2024minha estante
Recomenda?

Sua amiga 16/01/2024minha estante
Ele faz parte de uma saga ou é livro único?

ynobre 16/01/2024minha estante
recomendo muito

ynobre 16/01/2024minha estante
ele é um livro único, por isso é uma fantasia bem interessante

Kellen_em.cada.pagina 21/04/2021

Fiquei apaixonada
Amei o livro, pena que é volume único, ficou com aquele gostinho de quero mais.

E como li ele em e-book, quero para ontem o físico na minha estante, alem de lindo e bem desenvolvido, tem uma capa maravilhosa.

Maria14314 26/02/2023

Fui com expectativas muito altas e acabei me decepcionando.
É um livro bom, gostei dos protagonistas, da ambientação, o romance, é tudo bem construído.
Mas achei que faltou alguma coisa, não sei bem o que. Acho que se eu tivesse lido ele uns 2 anos atrás gostaria bem mais, mas no momento não foi pra mim.

Malu 02/05/2021

Um livro de pura fantasia, de verdade, até tem um romancezinho mas o foco não é esse.
Gostei do universo da autora, me lembrou o filme Aprendiz de Feiticeiro. A escrita não fica cansativa em nenhuma parte do livro e acho que isso foi uma das melhores coisas, sério.
Silas reizinho pra sempre ?
Se tiver algum outro livro espero que foque um pouco mais no romance.

Pedro Avellar 18/04/2021

Experiencia maravilhosa
Primeira vez me aventurando nas leituras em inglês e já me deparo com esse livro. O que dizer sobre?
Esse livro aborda a relação entre duas pessoas bem diferentes, Elizabeth, uma 'aprendiz' de guardiã dos livros, e Nathaniel, um feiticeiro. Contudo, vemos, ao decorrer da narrativa, que não são tão diferentes assim.
O plot do livro não me surpreendeu, pois eu já havia desconfiado bastante, mas o motivo me pegou de calça arriada.
Vemos o desenvolvimento e crescimento de ambos protagonistas.
Tem uma linguagem muito tranquila e fácil de compreender.

Mariana P 27/08/2023

Maravilhoso
Um dos melhores livros de fantasia atuais que já li. Um exemplo de livro que mostra que é possível fazer uma fantasia única, construir um universo único em um livro único. Apesar do foco não ser romance ele foi tão bem construído que mesmo não tendo tantas cenas do casal não senti falta de ter mais porque tudo o que foi inserido preenchia esse espaço. O conflito e mistério foram bem construídos sem aquela rapidez que encontramos em outros livros do mesmo gênero.
Jennyrkive 27/08/2023minha estante
Eu adorei tbm

Jennyrkive 27/08/2023minha estante
Eu adorei tbm

pamn 27/08/2023minha estante
nem curto tanto fantasia mas a sua resenha me fez querer ler também