A casa da floresta

A casa da floresta Marion Zimmer Bradley

Resenhas - A casa da floresta

Kristhine Santos 24/04/2024

Eu gostei muito da leitura, mas acho que ela tem altos e baixos. A história tem bem menos mística do que os primeiros livros. Talvez pq essa seja mesmo a intenção devido à influência dos druidas sobre as sacerdotisas, isso faz com que se perca um pouco do encantamento. Também me incomodou um pouco a construção de alguns personagens, o final é muito corrido, porém bem mais interessante do que o início do romance entre Gawen e Eilan; mesmo achando que até o personagem de Gawen se perca um pouco no final.
Também me senti bem perdida no início da história igual outros leitores, porém imagino que esse seja um problema das traduções, já que antes da Casa da Floresta nós temos outros livros que explicam a história dos personagens que aparecem no início, mas ainda não temos acesso a essas traduções.
No mais, é como qualquer spin off: nunca será bom igual ao original, mas dá aos fãs uma sensação de nostalgia e continuação, como se nunca quiséssemos nos desgarrar daquele universo. Portanto, como uma fã do Ciclo de Avalon, eu me senti feliz de poder retornar a essa história. É tudo muito bem construído e tem algo na escrita da autora que me deixa realmente presa à leitura. Já quero ler a continuação!

Leslie.Eduin 06/03/2024

Depois de dois meses!
É um livro com muitos altos e baixos, a história é ótima, mas me senti perdida no começo.
Esse é o primeiro livro após a série de As Brumas de Avalon, e por já conhecer a história não me senti totalmente perdida.

O que gostei é que veio com um mapa, coisa que senti muita falta em As Brumas de Avalon.
A história é bem escrita e te deixa com vontade de saber o desfecho. Como disse, tem seus altos e baixos, em alguns momentos a história fica mais parada e tem momentos que ela flui muito bem. Uma coisa que achei ruim é, os capítulos são muito grandes, em média dez a quize páginas por capítulo, para mim é muito, e provavelmente é um dos motivos que demorei para concluir o livro.
A história é em terceira pessoa, então acompanhamos alguns personagens além de Eilan e Gaius, as melhores partes ao meu ver são as do povo celta.
A história não defende nenhum personagem, e não temos personagens exemplos, todos são falhos, todos cometem seus erros e têm seus momentos de lucidez. E é isso que eu mais gosto na escrita da Marion, eles morrem ou vivem, você nunca vai saber, simplesmente acontece.
Para quem adora histórias medievais com uma pitada de fantasia e misticismo, vai gostar desse universo, pois aborda religiões e crenças, como elas se transformam em guerra e a discordância entre povos.
É uma história com reviravoltas, traições, jogos políticos, personagens com opiniões formadas que você discorda ou concorda. Este primeiro livro se passa na era romana, e o cristianismo ainda não têm um grande impacto, mas que ao final da história já foi introduzido. A Marion conta um ponto de vista bem cru das religiões, que talvez seja difícil de aceitar para quem é muito devoto, mas ao meu ver é só o que é realmente.

Apesar da demora para completar a história, foi bem interessante e irei ler os próximos livros e conhecer a próxima geração.

Mat 17/02/2024

É impossível ler esse livro sem comparar com As Brumas de Avalon, dito isso, A casa da floresta me decepcionou um pouco.

Pra mim a primeira metade do livro é bem sofrida, ao mesmo tempo que não acontece muita coisa, tudo é muito confuso. A segunda metade, ainda bem, flui muito melhor, fica menos confuso, o ritmo se torna mais satisfatório e pude me adentrar mesmo na história.

Entre altos e baixo, o livro termina com um final, particularmente, muito bom.

Ju Ragni 01/01/2024

Os primórdios de Avalon
AS BRUMAS DE AVALON está ente meus top 10 desde quando o li, muito tempo atrás. É uma história maravilhosamente construída, envolvente do começo ao fim. A CASA DA FLORESTA se passa bem antes da existêcia de Avalon, mas dá as chaves para o surgimento da ilha mágica. Não é um livro precioso como AS BRUMAS, mas seria difícil competir com a obra prima da vida da Marion. Mesmo assim a história é vigorosa, se sustenta, e fala com maestria da miscigenação dos povos, conquistadores e conquistados, na formação de uma nova nação. Essa autora tem um olhar único para o universo feminino, marcando a história com a evolução de suas mulheres sacerdotisas, sábias, filhas, netas, irmãs, ao invés de usar os marcos de batalhas, guerras e conquistas do mundo dos homens. É uma delicadeza na condução da história, que nem porisso deixa de ser portentosa. Há ainda um outro livro que encerra o ciclo de Avalon: A SACERDOTISA DE AVALON. Está na minha lista.
Janaina.Vidal 01/01/2024minha estante
Oie bom dia feliz ano novo. Tenho uma pergunta. Para ler as Brumas de Avalon, é necessário saber as histórias do Rei Arthur?

Ju Ragni 01/01/2024minha estante
Feliz ano novo para voce também!! Na minha opinião, se você for ler AS BRUMAS DE AVALON, talvez seja melhor nunca ter lido nada sobre o rei Arthur, porque nessa história a Marion vai descontruir toda aquela conversa tradicional sobre o rapaz que tirou a espada da pedra, a távola redonda, o Merlin que o guiava, sir Lancelote que era o principal cavaleiro e principalmente a maldade da fada Morgana e a ingenuidade da rainha Guinevere. Aqui a conversa é outra: ela vai contar uma história poderosa, adulta, onde não tem gente boa ou má, tem pessoas, tentando fazer seu melhor. É um trabalho de reconstrução história impressionante, impecável ao longo de quatro livros, e quando você termina de ler, garanto que sua idéia sobre o rei Arthur vai estar reformulada... Leia, tenho certeza que você vai gostar.

Lucas Salsicha 28/11/2023

Poderosa
A posição de liderança de uma mulher pode parecer vaga para um homem, o que pode resultar em uma tentativa de controlar o que ela faz. Mas Eilan, ao contrário do que se espera, se mostra um receptáculo poderoso da Deusa.
Um amor do passado se torna seu inimigo, mas não totalmente.
Em um cenário de conquistas e conquistados, a paz pode vir de um modo inesperado, e nem sempre os homens irão compreender como o futuro se desenha através das marés da lua e do sol.
Gaius, filho de um oficial romano com uma bretã, se verá contra ambos os lados de sua herança sanguínea, mas a razão e a emoção farão com que ele não consiga tomar as melhores decisões.

palomavisconti 30/10/2023

A Casa da Floresta
Este livro se passa no Século I depois de Cristo, num contexto de crise e guerras entre os Romanos e os Britânios. Em uma esperança de paz, a Casa da Floresta, templo onde as sacerdotisas adoravam a Deusa, mantém seus rituais e tentam driblar a sede por vingança por parte dos britânios. Em meio a isso, Eilan, futura sacerdotisa da Casa da Floresta e Gaius, soldado Romano, filho do governador se apaixonam. O amor deles é proibido desde o início e ao longo da história a autora consegue mostrar como esse amor fica com a passagem do tempo e amadurecimento e sofrimento de ambos. Essa é a parte que eu mais gosto de Zimmer, o jeito como ela conduz essa passagem do tempo, foi assim em As Brumas de Avalon e também observei nesse livro. Você consegue ver os personagens envelhecendo e suas crenças e valores amadurecendo com eles. O romance em si é uma grande tensão, pois eles não são livres para se amar como gostariam e por isso não esperem um final feliz. Mas podem esperar muitos conflitos e revelações. Um livro para refletir e se emocionar. Recomendo a leitura e leiam com a mente aberta!

Ana 29/10/2023

As Brumas de Avalon, foi dos meus livros favoritos por muitos anos, com a leitura de A Casa da Floresta, pude revistar esse universo de sacerdotisas e druidas. As abordagens do princípio do Cristianismo, e todas as questões políticas envolvendo o Império Romano e os bretões são o que tem de melhor no enredo.

Thiago 10/10/2023

Uma prequela que nada acrescenta à obra original
Este livro é a prequela da obra As Brumas de Avalon, uma clássica releitura do mito arturiano sob a perspectiva feminina.
Enquanto o primeiro livro é profundo, tocante e nos faz refletir, este é raso, com uma narrativa mais confusa e personagens e relações que acabam sendo superficiais. Há pouca construção das relações, o que caminha concomitante com o pouco desenvolvimento dos personagens. Todos são um pouco embaçados, mesmo que saibamos o que querem, fica tudo muito pobre (vingança, amor, felicidade...), o que atrapalha a experiência da leitura.
O final é forte e inesperado, mas até essa tentativa de romper o clichê que no primeiro funciona bem, fica soando de modo artificial e esquisito.
De modo geral, não vale a pena e não agrega coisa alguma ao primeiro. Espero que as próximas sequências sejam melhores.

Deusa da Leitura 29/09/2023

A ressaca literária vem?
A casa da Floresta é o segundo volume do Ciclo de Avalon. É a continuação do volume um: As Brumas de Avalon; e nos aprofundamos sobre a história da sacerdotisa Eilan. Sua história é citada várias vezes em As Brumas de Avalon, no entanto, sempre envolta em mistério e em uma possível traição ao seu povo.

O enredo fala da ocupação do povo romano em terras britânicas, e sobre o embate das culturas e de suas crenças. Eilan que é bretã, salva a vida de Gaius, filho de um prefeito romano. A paixão é inevitável, porém, proibida tanto pelo arquidruida, pai de Eilan, quanto por Macellius, pai de Gaius.

Essa proibição torna a vida de ambos difícil, mas a redenção vem no final.

Confesso que julguei Gaius e suas atitudes, apenas para descobrir a nobreza da personagem ao final.

Estou realmente surpresa com esse fim. Certamente, levarei um tempo para digerir.

Vanessa 19/09/2023

Como tudo começou
Um livro que conta as origens de Avalon. Repleto de personagens com vidas bem sofridas e escolhas muito difíceis.

Sílvia 04/09/2023

Depois de ler As Brumas de Avalon, achei que seria fácil ler A Casada Floresta, pensei!.... Já chorei horrores naquele livro, esse por sua vez será mais fácil. Me enganei, estou arrasada, como um amor que nasce de um momento simplório, pode desencadear tanto sofrimento e angústia. E assim termino esse, como o mesmo efeito do anterior. Arrasada!
Vamos ver o que me aguarda em A Senhora de Avalon!

Raquel 13/07/2023

A casa da floresta
Releitura dentro do meu projeto "Relendo As Brumas de Avalon"

A Casa da Floresta é o santuário das sacerdotisas da Deusa depois da violenta destruição da Casa das Mulheres na sagrada ilha de Mona (episodio contado em Os Corvos de Avalon, mas que não precisa ser lido para entender a historia de A Casa da Floresta). Dentro dos muros do santuário, as sacerdotisas Druidas preservam os rituais antigos de magia e cura consagrados à Deusa. Fora deles, o cenário mostra a incessante luta dos romanos para manter as conquistas nos territórios da Bretanha e a dos druidas para manter a paz.

A história é focada em Eilan, uma moça bretã, neta do arquidruida, e em Gaius, um romano de mãe bretã. Gaius cai numa armadilha para ursos no meio da floresta e é encontrado por Eilan. Os dois se apaixonam, mas quando Gaius melhora, volta para sua casa e ambos seguem suas vidas, pois o amor entre eles é proibido. Gaius aceita um casamento arranjado com uma romana e continua nas suas obrigações militares. Eilan ingressa no caminho da Deusa, se tornando sacerdotisa na Casa da Floresta. Ela deixa as ambições pessoais para seguir um bem maior, porém seus conflitos internos entre o dever e seus desejos particulares nunca a abandonam.

A história de passa ao longo de 16-17 anos no reinado do Imperador Titus Flavius Domiciano até a morte dele, em 95DC, e nos mostra melhor como é a vida das sacerdotisas no santuário da Deusa. Também fala mais da sociedade romana (atraves da vida de Gaius) e do começo do cristianismo.

Apesar de ser uma releitura, eu lembrava superficialmente da história, então gostei muito de relembrar todos os detalhes esquecidos. Em vários momentos, a narrativa parece arrastada, o que eu acredito ser culpa da escritora Diana Paxton, que ajudava M Z Bradley a escrever os livros. Elas não tinham o mesmo ritmo de escrita.

Dica: anote os nomes dos personagens, pois alguns são reencarnações de personagens de outros livros, então se for ler outros livros do Ciclo de Avalon, já vai ter essa informação de quem “virou” quem.

Para quem é fã de As Brumas de Avalon ou de histórias com mulheres fortes vale muito a pena!
Flôr 11/11/2023minha estante
Obrigada pela dica! Vou colocar flags ?

Mari Fourquet 05/05/2023

Um bom livro, com um final apressado
A capa diz que esse é o segundo livro do ciclo da Avalon, porém ele se passa muitos séculos antes, mostrando como era a vida das sacerdotisas antes da criação da ilha de Avalon, os romanos ainda dominavam a Bretanha e o cristianismo ainda engatinhava.

É uma obra com um início lento, um meio muito bom e um final apressado. É um bom livro, mas acho que faltou cadência na escrita.

Como todas as obras da Marion Zimmer Bradley, não é uma história com final feliz, mas traz muitas reflexões sobre o cristianismo e o papel da mulher na sociedade, em como ele mudou muito pouco daquela época para os dias de hoje.