Despertar

Despertar Octavia E. Butler

Resenhas -

Rianny.Mendes 03/04/2024

O livro é muito bom e a escrita da autora é ótima porém é um livro difícil então não recomendo pra quem não tem muito contato com ficção científica mas eu gostei bastante.

Carolina 15/02/2024

Aliens, tentáculos, pós-apocalíptico e... interessante
Não sou muito da literatura de fantasia com aliens e acho perturbador essa fixação em dar conotação sexual para tentáculos. O livro, porém, usa essas coisas não como um ponto central, mas como um dos artifícios que se alastram e permitem que a obra não seja estapafúrdia e sem sentido. Por debaixo dessa doideira ficam várias reflexões interessantes sobre o que nos faz humanos e até onde vamos para sustentar/lidar com o desconhecido nas mais diversas formas que ele pode se apresentar. Deixando o estranhamento de lado, é um livro de ficção-científica interessante.

Fabi 11/02/2024

Um BELÍSSIMO primeiro capítulo da trilogia Xenogenese. É impossível largar essa história? tudo impressiona: o cenário pós apocalíptico, os aliens e suas relações, a protagonista incrível e como os eventos vão escalando e o final com um gancho excelente para o próximo, me deixou sem fôlego, amei!

LuMa 01/02/2024

Atemporal e Realista
Quando li Kindred - o livro mais popular da autora - eu fiquei apaixonada pela escritora e logo em seguida já fui pesquisar outros títulos pra ler.

Em Despertar, toda a premissa da trama tem sua genialidade. Humanos descobrindo que existe vida consciente fora da Terra já é um tema batido na ficção científica, mas Octávia consegue fazer de um certo jeito, que parece tudo inovador e único. Além de salientar que questões morais/éticas e filosóficas são a sua assinatura. Acho curioso que mesmo sendo puríssima ficção, tudo parece realidade, de tantas camadas que tem os personagens.

Os dois títulos que li dela tem essa habilidade de ser uma ficção científica atemporal, coisa que ,ouso dizer, que clássicos de outros autores da ficção não conseguem fazer. Octávia parece sempre muito contemporânea.

De ponto "mais ou menos" eu devo falar sobre o ritmo da leitura: muitas passagens são extremamente lentas ao mesmo tempo que me davam um bug: "ué, como assim eu já li 50 páginas de uma vez e achei lento?"

De negativo, não sei se a história precisava ser uma trilogia. O final "acompanhe no próximo livro" me deixou meio "meh"

Joseane 18/01/2024

Que universo incrível
"Despertar" de Octavia Butler é uma obra envolvente que mescla ficção científica e elementos sociais de maneira única. A autora aborda questões de poder, liberdade e identidade através da protagonista.
A habilidade única de Butler em explorar temas sociais através da ficção científica faz desta obra uma leitura cativante e provocativa, no qual ela cria um universo incrível e traz diversas reflexões.

Gabriel Molotov 08/01/2024

Uma abordagem diferente aos Aliens
O livro narra a história de uma forma lenta, mas é fluido e você consegue ler várias páginas antes mesmo de conseguir perceber que fez tal ato, mas não é uma abordagem que eu goste, é de fato interessante e diferente, mas não sei se pretendo ler os próximos dois livros. Eu recomendo que leia o primeiro livro só para ter uma visão diferente da ficção científica.

Bruna.Oliveira 20/12/2023

Demorei muito temo para começar a ler esse livro, dei uma olhada na primeira pagina uns dias atrás e fiquei com muita vontade ler mas eu não estava na vibe, mas enfim comecei e eu adorei a história, em diversos momentos eu me sentia meio agoniada e mesmo assim eu precisava continuar lendo porque tinha que saber o que ia acontecer e como a permuta iria funcionar e toda a questão de relacionamentos também.
É um livro fantástico que eu sinto a necessidade de fazer uma releitura para conseguir entender melhor todas as discussões e tópicos que são levantados ali.
Me apaixonei pela escrita da Octavia.

Chana.Deon 18/12/2023

Bom livro
Gostei da parte científica desse livro muito bem feita, nossa em certas cenas da uma indignação enorme do que os alienígenas fazem com a Lilith sem a permissão dela.

Jenny 14/12/2023

"Para a maioria das espécies, o diferente é ameaçador - respondeu Nikanj, relaxando seus tentaculos. Diferente é perigoso e vai matar você. Era assim com seus ancestrais animais e seus parentes animais mais próximos. E é assim com vocês. É mais seguro para seu povo superar esse sentimento individualmente do que como membros de um amplo. É por isso que lidamos com essa situação do modo que lidamos."

Andre.Coletta 26/11/2023

Octavia Butler e a Ficção Científica
Kindred, o livro mais famoso da autora, é realmente uma excelente porta de entrada para a literatura da autora, entretanto é apenas a superfície da vastidão de maravilhas que compõe sua obra e é uma baita perda parar por aí.

Muito provavelmente é minha autora de ficção científica favorita, suas abordagens sempre possuem um caráter único, nunca deixa a desejar, ou ser óbvia demais, são sempre surpresas atrás de surpresas e não é diferente aqui. Outro ponto que me arrebata nos livros da autora é a verossimilhança assustadora, a iminência de uma guerra mundial, infelizmente, é uma temática universal e atemporal.

Despertar é incrível, me surpreendeu de maneiras que eu não imaginava, principalmente pelas interações entre os seres humanos e os Oankali (usando a palavra interação para não dar spoiler), além de toda a originalidade que a autora traz nessa temática de "invasão alienígena".

Octavia Butler é um dos maiores nomes da ficção científica mundial e Despertar definitivamente prova os motivos. Retornando ao tópico inicial, Kindred é apenas uma excepcional porta de entrada para toda a grandiosidade de abordagens, temáticas, e principalmente, a sensibilidade na escrita que Butler possui.

Sara 17/11/2023

Me prendeu do começo ao fim
Que escrita espetacular! Como minha primeira leitura de Octavia, venho dizer que estou completamente rendida por essa escrita. Os personagens muito bem desenvolvidos, até mesmo os do plano de fundo, mas se perder na história central. Gostaria que ele fosse maior, para poder explorar melhor esse universo, já que o próximo livro conta história mais para o futuro.
Porém a genialidade dessa mulher é impecável! Eu leria sua lista de compras.

Vitor 04/11/2023

Difícil?
Adquiri esse livro junto com Kindred, da mesma autora. O Kindred primeiro, fiquei maravilhado. Já estava ansioso por Despertar e, me decepcionei em partes.

A primeira parte da trama foi difícil. Difícil acompanhar, difícil me conectar com as personagens? Aos poucos, quando despertar começa, a leitura foi me interessando.

Nas últimas duas partes da trama, acabei lendo ainda mais devagar. Exatamente por voltar a ser uma leitura em que a conexão não rolou (e olha que ela já tinha ocorrido numa parte anterior)?

Não sei explicar o que não me atraiu nessa ficção. Acho que alguns termos complexos e até mesmo uma ?névoa? em entender porque diabos eles estudavam os humanos - ou a verdadeira intenção nesse ?estudo??

Apesar dessa falta de conexão, houve um interesse pela personagem principal e o desejo de entender o que vem a seguir? Já que estamos falando de uma trilogia.

Jeferson.Alcantara 20/10/2023

Boa Distopia
A história se concentra em Lilith Iyapo, uma mulher que acorda em uma nave alienígena após a Terra ter sido devastada por uma guerra nuclear. Os Oankali, uma raça alienígena, a resgataram e planejam repovoar o planeta junto com os humanos sobreviventes, mas com uma reviravolta: eles são geneticamente interdependentes com os humanos. A narrativa aborda questões de identidade, cooperação e o impacto das mudanças genéticas em uma sociedade pós-apocalíptica. "Despertar" é uma exploração complexa de relações interespécies e de questões morais e éticas.

Xuxu 15/08/2023

Um sci-fi sensacional
Lilith desperta mais uma vez, sozinha, em um quarto desconhecido, e teme que seja como das últimas vezes: doloroso e sem respostas.
Mas logo alguém surge e começa a conversar com ela, um ser diferente de tudo que ela já viu, que a causa repulsa por seu aspecto tão claramente alienígena.
Aos poucos ela é coagida a perder seu medo e se deixar conhecer por esse indivíduo, já que ele afirma ser o único modo dela ter sua liberdade novamente.

Nessa história onde a Terra passou por uma guerra que pois fim a tudo, os poucos seres humanos sobreviventes foram resgatados por Oankali, uma raça extraterrestre que demonstrou um grande interesse em salvá-los e ajudá-los a reconstruir a vida na Terra. Mas a que custo? Tudo tem um preço, ou eles fazem isso só por que querem ver a sociedade humana prosperar novamente?
Esse é um livro repleto de questionamentos existenciais, morais, éticos e filosóficos, assim como é de costume nas histórias da Octavia, o que pra mim, enriquece ainda mais a leitura, que apenas pela trama já se faz maravilhosa.

Esse é o primeiro livro de uma trilogia, então estou ansiosa para ler o próximo e descobrir o que será feito dos humanos e dos alienígenas aqui apresentados. Recomendo muito esse livro, para fãs de uma boa ficção científica!