As razões de Henrique

As razões de Henrique Maria Freitas

Resenhas - As razões de Henrique

sarah 22/03/2024

Mas um dessa coletânea de contos. Esse não foi um dos meus favoritos apesar de ter gostado bastante do primeiro livro (que tem uma ligação com esse). Os personagens até são cativantes mas acho que foi a história que não me pegou.

Bruelds 29/01/2024

As razões de Henrique
Comecei esse livro anos atrás, mas parei nas primeiras páginas e hoje estava procurando alguma coisa pra ler no Kindle enquanto não dava a hora de me organizar pra ir treinar e achei esse livro ai, consegui terminar ele agora. Não é um livro ruim, eu gostei, masss

Rebeca723 31/12/2023

Eu li o outro primeiro, mas esse é muito bom pra gente entender a visão do Henrique antes do trisal.

Lucas1429 20/11/2023

Não gostei muito...
meu problema não foi nem a história, a história é legalzinha e se desenrola de um jeito que da raiva, o que significa que eu me envolvi
mas não gostei dos diálogos, achei tudo muito repetitivo

Cyg 15/06/2023

História super incrível e boa de ler.
Como já tinha lido as outras antes dessa eu já meio que sabia o que ia ter, mas mesmo assim foi uma ótima leitura

abacagii 16/03/2023

Um dos melhores contos da coletânea
Contrariando muitas resenhas que vi desse conto, eu digo que amei a história. Talvez porque eu não seja parte da comunidade LGBT?
De toda forma, como há alguns saltos temporais na trama, foi um dos únicos contos que desenvolveu de forma que eu achasse particularmente satisfatória. Mesmo com todos os estereótipos bissexuais que disseram que o conto reforça, tudo me deu apenas a impressão de que o Henrique é um personagem extremamente real, com dúvidas, e inevitavelmente acertando e errando muitas e muitas vezes.
De toda forma, este foi o último conto que eu tinha pra ler dessa coletânea, que me ajudou a ver muitos pontos de vista diferentes sobre como amar pessoas.

kay 28/12/2022

Droga, Renato, você já teve todas as boas ideias
Chegou a hora de fazer uma visita ao passado de Henrique, protagonista do primeiro conto da série dos Clichês.
Dessa vez nos aprofundamos mais na história do Henrique, quando ele acaba de conhecer Cris e o mais importante: está se conhecendo.
Diferente dos outros contos, "As razões de Henrique" não é uma leitura fácil por conta da bifobia e homofobia presentes.
Os questionamentos de Henrique sobre a sua sexualidade também são extremamente válidos mesmo que o livro se passe em 2003 visto que não se tinha as informações e os discursos tão acessíveis quanto hoje.

fe.nacelo 15/12/2022

Eu amo o Henrique, tava louca pra ler a história dele desde de que fiquei sabendo que existia. O trisal sertanejo são mais favs de sempre. Quero muito ler a resolução da história deles agora.

Marianna71 13/12/2022

Nem tudo é final feliz
Q ranço do povo dessa cidadeeeeeeee

Tomara q o Henrique seja muito feliz em BH, ele merece só coisas boas.

Letty 24/11/2022

Foi uma confusão de sentimentos
Foi o conto mais difícil de ler, teve vários gatilhos. Eu gostei de ler e entender o Henrique e todos os pensamentos que ele tem/tinha. Fiquei agoniada em todas as vezes em que as pessoas foram babacas com ele ou que ele foi babaca com alguém. Me deu vontade de ler "Mas...e se" novamente

Gisele Galindo 21/11/2022

As Razões de Henrique
Com uma linguagem simples, a autora traz um dos personagens mais confusos e de certa forma ingênuo, redundante.
Em muitos trechos me peguei pensando: é possível pensar assim? Ter esses questionamentos que beiram a ignorância com tanta informação rolando?
Claro que não é nada fácil enfrentar uma sociedade enraizada, adubada pelo preconceito histórico, em diversas vertentes, mas, nesse caso, se fosse lá pelos anos 80, 90, quando a Internet engatinhava no Brasil e o fluxo de informações era bem mais lento, vá lá, mas em pleno século XXI? Acredito que seja bem difícil, ainda que ele estivesse cercado por mentes quadradas, julgadoras e preconceituosas. Bater na mesma tecla fica cansativo. Ex.: "será possível gostar/amar de duas pessoas?". Amiguinho, dá um Google, está mais que provado que sim.
De todo modo, apesar da escrita reta, sem rebuscamento de detalhes, permanecendo no raso, sem rasgar a nata e mergulhar, tem-se frases inspiradoras:
"Via a si mesmo como infinito demais para caber dentro de um tempo limitado."
E algumas identificações acontecem:
"? Mas você vê as pessoas, ou está tão preocupado com o lugar onde quer chegar que nem percebe o que está no caminho?"
Li as demais histórias e não tenho como negar, é emocionante saber a trajetória deles e ler como tudo começou.
Sem contar que a voz de Renato me perseguiu lindamente a cada capítulo.

Mayara 30/10/2022

O conto mais difícil de ler do Clichês até agora
Quando eu digo que esse conto foi difícil de ler, não é porque ele seja mal escrito ou nada do tipo, mas sim porque a leitura é cheia de gatilhos relacionados a bifobia e homofobia, de um jeito que destoa dos outros contos da coletânea "Clichês em Rosa, Roxo e Azul", que mesmo com os personagens passando por adversidades, costumam terminar com um quentinho no coração, esse não.
Além disso, há uma ação do protagonista que evoca um certo esteriótipo sobre bissexuais que até se encaixa no contexto histórico e pelo que o personagem está passando, mas não deixa de causar incômodo.