Romance Tóxico

Romance Tóxico Heather Demetrios

Resenhas - Romance Tóxico

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Claudia Cordeiro 07/04/2019

No começo é bom, dps vai ficando repetitivo d+

Malucas Por Romances 01/04/2019

RESENHA COMPLETA NO BLOG
Romance Tóxico foi a minha leitura do mês do desafio #challengefemi2019, e adiei muito a leitura desse livro porque sabia que de alguma forma ele ia me marcar, mas não imaginava que além de marcar profundamente, ele fosse reabrir feridas.

Romance Tóxico conta a história de Grace e mostra todos os estágios de seu relacionamento abusivo com Gavin. O livro já começa com Grace contando as horas que ela se livrou desse relacionamento abusivo e em forma de carta para Gavin ela conta tudo que eles passaram e também o que passava em casa.

Grace é aquela mocinha que a gente ama logo na primeira página, ela atualmente está no penúltimo ano da escola, é diretora de uma peça na escola e tem como sonho ir embora de casa e ser a uma artista em Paris.

Grace logo nas primeira páginas você vê que ela também sofre de um relacionamento abusivo em casa, com uma mãe neurótica por limpeza e com um padrasto agressivo. Ela tem uma paixão platônica por Gavin a alguns anos, e quando após o término dramático do relacionamento dele, ele que faz parte da peça que ela está dirigindo começam a se aproximar e um relacionamento surge.

"Às vezes, eu queria ter lábios machucados ou hematomas para mostrar ao psicólogo da escola - é difícil explicar a tortura que é viver nessa casa, o modo como a implicância constante, o serviço e os gritos acaba com uma pessoa."

Com tanto abuso que ela sofre em casa, ela nunca pensou que um dia fosse passar por algo parecido, afinal ela vê e vive diariamente com os abusos, só que assim como todo relacionamento abusivo, Gavin não chegou xingando ou batendo, ele chegou como a melhor pessoa e realmente parecia um príncipe encantado. Não posso deixar de citar as amigas dela, aquelas que não julgaram e que alertaram, apoiaram, consolaram e acima de tudo deram o amor que ela precisava.

Eu tinha uma resenha praticamente pronta pra esse livro, mas um comentário lá no grupo me fez mudar toda ela. Acho que antes de falar sobre relacionamentos abusivo, precisamos entender as definições, então vou deixar aqui a definição sobre relacionamento abusivo e um vídeo curtinho mostrando de forma simples os estágios (inclusive já postei ele em outra resenha). Provavelmente a resenha fique longa, mas é um assunto de extrema importância.

O que caracteriza o relacionamento abusivo?
Relação abusiva é aquela onde predomina o excesso de poder sobre o outro. É o “desejo” de controlar o parceiro, de “tê-lo para si”. Esse comportamento, geralmente, inicia de modo sutil e aos poucos ultrapassa os limites causando sofrimento e mal estar.

Um dos motivos de eu ter mudado toda a minha resenha foi por um comentário que li, e isso ficou tanto na minha cabeça que só conseguia pensar em como o relacionamento não era abusivo, já que a pessoa levou só um tapa. Relacionamento abusivo muitas vezes pode ser visto no início como uma forma de proteção, mas proteger não é privar você de nada.
Alguns dos sinais são:
"Ciúme e possessividade exagerados; controle sob as decisões e ações do parceiro; querer isolar o parceiro até mesmo do convívio com amigos e familiares; ser violento verbalmente e/ou fisicamente; e pressionar ou obrigar o parceiro a ter relações sexuais."
Voltando o foco do livro, mas nem tanto, existem diversos tipos de relacionamento abusivo, foquei no "amoroso" por causa do comentário, mas também existe o relacionamento abusivo na família e até entre amigos, e muitas vezes nem percebemos que estamos passando e achamos que é algo "normal".

Outra coisa que preciso grifar é que nem todo relacionamento abusivo tem abuso sexual e físico, mas é algo que a pessoa está mais suscetível a passar, já que convive com o abusador, porém os abusos psicológicos são frequentes. Precisamos entender também que não tem essa de só "um tapa", ou só "um empurrão", porque a partir do momento que isso acontece não existe o "só", é agressão e pronto!

Por isso bato na tecla muitas vezes dos livros romantizarem o relacionamento abusivo e que é algo que deve parar, sei que é ficção, mas porque não retratar de forma adequada ou simplesmente criar um romance sadio? Precisamos falar sim sobre os diversos tipos de abuso, sobre machismos, quebrar diversos tabus, mas é preciso ser feito sem romantização.

Em um pesquisa publicado na revista de Psicologia da Universidade de Surrey, mostra a influencia que piadas sexistas influenciam seus leitores em relação ao comportamento sexista e ao abuso sexual, então se existem até pesquisas sobre a influência, onde os homens se tornam abusivos, porque usar alegar que os livros que romantizam não são um problema?

RESENHA COMPLETA NO BLOG

site: http://malucaspor-romances.blogspot.com/2019/03/resenha-romance-toxico-heather-demetrios.html#axzz5jri9Y8Q0

Joslaine 18/03/2019

Chega a ser assustador como em muitos momentos tem algo a ver com o nosso dia a dia,como as pessoas são capazes de nós manipular,por mais que falamos que : comigo não é assim,ou que eu não deixo...

Raquel - @porromances 11/03/2019

Tô com todas minhas feridas abertas.
***5 estrelas***

Fazia tempo que um livro não me fazia ter esse conflito de emoções, ele me fez reviver tantas coisas...
Ele cutucou a ferida, tacou fogo e agora todas minhas emoções estão em conflitos.
Terminei devastada, mas ao mesmo tempo com um sorriso no rosto, e com certeza vai se tornar meu livro de cabeceira.
Dei 5 estrelas, mas queria saber o desfecho da parte familiar dela tbm, mas valeu 5 estrelas pela forma que ele mexeu comigo, mesmo não sendo memórias boas ainda assim me fez sentir.
Joslaine 18/03/2019minha estante
Li depois de sua recomendação! Exatamente o que vc falou,como em diversos cenários vi um pouquinho do que acontece no dia a dia,seja que dizendo: Imagina,eu não deixo chegar a esse ponto,e até mesmo mudando as vontades e desejos pelos outros!
Muito obrigada Raquel,livro maravilhoso

Gabi 08/03/2019

Quinhentos e vinte e cinco mil e seiscentos minutos
Que livro real, sincero, sensível e tocante. Devorei, não conseguia parar de ler. A autora fez uma trama que te segura, te prende. Favoritei e um dia pretendo reler novamente.

Carol Nery 04/02/2019

“Quinhentos e vinte e cinco mil e seiscentos minutos”.

O título do romance de Demetrios não nos deixa qualquer sombra de dúvidas: embarcaremos em uma relação tóxica e conflituosa. De uma maneira mais genérica, acredito que essa história seja importante no nível de indicar a jovens mulheres como elas podem se enredar (sem perceber) em meio a um relacionamento abusivo e perigoso. Porém, é necessário discernir se você está em um bom momento para esse tipo de leitura, que trata de assuntos como: uma forte codependência, suicídio, chantagem emocional e tratamento familiar autoritário, negligente e excessivo por parte dos pais.

"Te entreguei meu coração em uma bandeja de prata, e você o devorou, pedacinho por pedacinho".

Logo nos primeiros parágrafos iremos conhecer Grace, uma jovem de 17 anos que mora em uma cidade pequena da Califórnia. Ela idealiza se tornar uma diretora de teatro, e conhecer o mundo. Seus principais sonhos se dividem entre Nova Iorque e Paris. Ah, e ela é apaixonada por Gavin. Com uma escrita bem envolvente (é verdade!), a autora foi nos inserindo nesse mundo. Tanto Grace, quanto Demetrios nos fizeram ir compreendendo a intensidade com que essa adolescente se permite apaixonar – ela faz disso sua tábua de salvação.

Em contrapartida, a protagonista narra esse livro para “ele”, aquele garoto perfeito do último ano do ensino médio, “rockstar”, que todos conhecem e querem estar perto. Ao mesmo tempo em que nos vemos conhecendo mais a respeito de Grace e desse sentimento por aquele rapaz inalcançável, já temos algumas pinceladas de como foi o fim dessa história, pois ela não conta tudo isso de uma forma nem um pouco sutil. Explicita seus sentimentos durante o namoro e relata seu drama de forma bem sincera. Afinal de contas, ela está desabafando a Gavin o que esse relacionamento fez com sua vida, com suas escolhas, com seu futuro e com seu psicológico.

Então fica o alerta nessa primeira parte do livro! Se você é alguém que pode ter gatilhos disparados a partir desse tipo de leitura, segure a onda. Pode não ser o momento, ou pode não ser o tipo de livro para você. Psicologicamente falando, o tipo de narração de Grace é muito imersivo. A gente sente junto com ela cada momento da teia que foi tecida envolta dela por Gavin, e também sofremos em ler a forma que sua mãe e seu padrasto a humilham, castigam, e “torturam”. Essa moça acaba se mostrando bem forte por ter conseguido se manter firme por tanto tempo.

“Mas eu estou cansada de ser uma donzela em perigo. Na minha próxima vida, vou ser uma rainha guerreira ninja fodona. E vou acabar com a raça de bostinhas como você”.

Então Romance Tóxico se torna um livro interessante para pessoas que já se viu em apuros em um relacionamento amoroso onde a ambivalência de amor e ódio anda de mãos dadas. Mas, se você nunca teve um namorado, o relato de Grace é vantajoso para ser criado um tipo de alerta vermelho em como um relacionamento abusivo pode começar de forma tranquila e envolvente, e se tornar um pesadelo constante fora de seus piores sonhos.

Grace foi aquela garota que se achava simples demais para que alguém como Gavin se interessasse genuinamente por ela, ao ponto de terem um relacionamento - já estava apaixonada por ele há 3 anos. Ela foi muito corajosa em lhe escrever algumas palavras de conforto após um término de namoro e tentativa de suicídio. Ele estava arrasado, e se reergueu através de suas poucas linhas traçadas em um pedaço de papel.

Para Grace esse retorno de Gavin de uma quase morte foi a ebulição de tudo que ela jamais sentiu. Ele agora repara nela, se interessa por ela, se apaixonou por ela. Gavin faz de Grace sua musa inspiradora. E mesmo que os pais dele estivessem bastante preocupados, e que não quisessem que acontecesse qualquer tipo de relacionamento tão cedo, eles não conseguem resistir a força dessa atração. Os pais de Gavin passam a gostar de Grace e de como eles dois se fazem bem. Todo o apoio que ela não tem em sua casa com sua própria mãe, agora está recebendo dos pais compreensivos (e um pouco permissíveis) de seu namorado.

Primeiro a gente fica bastante frustrados com a falta de reação de Grace perante uma mãe obsessiva por limpeza. O grau dessa compulsão é totalmente degradante à garota. Pois a mãe vê poeira, sujeira e fios de cabelos onde ninguém mais vê. E assim a filha é punida, é humilhada, fica de castigo e perde algum dos seus poucos privilégios. Acredito que esse tipo de cenário insustentável dentro de sua própria casa fez com que ela se jogasse de corpo em alma em seu romance ideal.

O namoro se intensifica de tal forma onde o garoto sente liberdade em expressar como acha sua amada vazia, superficial, não profunda, rasa. Esse tipo de declaração não só não saiu da mente de Grace por um bom tempo, como foi o pontapé inicial das “feridas” na alma da garota. O problema é que depois vinham as declarações amorosas e pedidos de desculpa. E ela sempre perdoa! Ela sempre busca superar, e passar por cima de tudo. Eles são perfeitos juntos. Não há nada que possa fazer com que Grace desista desse romance mágico e que era praticamente improvável. Nem quando suas duas melhores amigas a alertam, nem quando sua irmã mais velha se desentende com ele pela forma como ele a trata...

“Abaixo mais a cabeça e me transformo na Filha Humilhada. Ela é a prima mais cansada da Fêmea Contida e Submissa. Se estivéssemos em um musical, a Filha Humilhada ia se virar para o público para cantar algo como “Eu tive um sonho”, de Os Miseráveis. Não sobraria um olho sem lágrimas na plateia”.

O tempo passa, e o envolvimento de nossos protagonistas está tão intenso, e tão dependente um do outro, que os tratos e combinações passam a ser feitos. Gavin não quer que ela toque em outros meninos. Ele não quer que ela fique sozinha com outro rapaz em qualquer situação. E ele, por sua vez, promete faze o mesmo por ela – o que para ela de início parece legal, pois não quer imaginar seu namorado no primeiro ano de faculdade desfilando com meninas mais velhas (e interessantes) que ela. Mas, quando ele comunica que não quer que ela trabalhe mais na biscoiteira do shopping, ou que vá a sua própria festa de formatura do ensino médio, Grace até tenta romper as garras desse amor tóxico.

Os castigos sem e com motivos que os pais da Grace a impõe começam a atrapalhar o relacionamento dos dois, pois seu padrasto não entende o momento que os dois vivem – na verdade ele não faz questão de entender nada. Ela passa a não poder se encontrar com o rapaz sempre, e ela também não pode ir às apresentações da banda dele. O que a leva a fugir durante algumas noites para admirar seu namorado perfeito tocando guitarra e cantando músicas lindas e apaixonadas (e muito possessivas) que ele compõe só para ela. A cada dia que se passa percebemos como Gavin enreda Grace em um emaranhando de fios que a fazem desistir de tudo o que ela quer, das coisas que sempre sonhou, das promessas feitas à suas amigas mais íntimas. Ele se torna o centro de tudo, o motivo de tudo.

“É assim que o pior ano da minha vida começa: em um Mustang com os vidros embaçados e um garoto lindo chorando”.

Enfim, chegamos ao ponto de que não só olhos externos conseguem enxergar o quão prejudicial está sendo esse namoro. Por “quebrar” as regras impostas por Gavin ele a chama repetidamente de “puta”, de “vadia”. Mas, “me perdoe, eu te amo, não posso viver sem você”. Esse é o momento onde um sonho passa a se tornar um pesadelo escabroso. A chantagem emocional é tanta, que essa jovem adolescente que hoje vivem em função de seu relacionamento, sente necessidade de não estar com seu namorado. Ela cogita terminar o namoro. Contanto, acaba se tornando responsável e guardiã pela vida de Gavin, pois suas ameaças são cruéis, são esmagadoras.

Por ser classificado como um livro do gênero Yong Adult eu acredito que ele precisa ser apreciado com moderação. Esse alerta para disparo de possíveis gatilhos tem de ser ressaltado – é uma obrigação minha aqui. Você pode ter vivido um momento parecido, ou você pode até ser o lado controlador de um relacionamento. E as atitudes hipotéticas que a autora nos conta em forma de um romance publicado e bastante aclamado no exterior (vide resenhas e pontuação no Goodreads), são muito próximas da vida real. Ao final do livro temos alguns endereços e contatos com instituições, orientações e diretrizes que podem oferecer ajuda para mulheres que se sintam ameaçadas e sem apoio.

A lição que fica dessa história extremamente contemporânea e honesta é que devemos estar sempre atentos ao quão saudável é o relacionamento que estou vivendo. Trata também de reforçar a necessidade de se libertar desse tipo de “amor”. Se você é constantemente diminuída, agredida verbalmente, fisicamente ou psicologicamente, dê um basta nessa situação.

Caso você sinta que não está sendo bem tratada, se perceber que esse amor se tornou algo doentio e nocivo, tão somente dê um jeito de dar o fora dessa furada! E se não tiver condições emocionais para tomar esse passo sozinha, você pode – e deve – procurar ajuda. Não perca “quinhentos e vinte e cinco mil e seiscentos minutos” de sua vida. Não perca nem mais um segundo. #EscolhaVocê #ChooseYou

“Talvez o único modo de realmente saber que se ama alguém é verificar se essa pessoa é capa de acabar com você em uma única frase”.

Seguinte é o selo jovem da Editora Companhia das Letras, e nos trouxe em 2018 uma edição muito bonita de Romance Tóxico. A capa é branca com a imagem de um lindo arranjo de flores que está desvanecendo. Uma ótima analogia a uma linda história de amor que está apodrecendo. Fonte confortável às vistas e papel amarelado que sempre agrada a maioria dos leitores faz com que as 416 páginas passem sem problemas. Um olharzinho técnico com mais carinho para a revisão seria interessante.

Heather Demetrios é uma autora aclamada pela crítica e tem 6 romances publicados, sendo Romance Tóxico o seu primeiro livro publicado por aqui. Ela escreve gêneros Jovem Adulto, Contemporâneo e Fantasia. É casada com o também escritor Zach Fehst. Ama viajar pelo mundo e pela escrita.

Mais sobre a autora em seu website: http://www.heatherdemetrios.com/

site: http://www.coisasdemineira.com/2019/01/resenha-romance-toxico-heather-demetrios.html

Nina 31/01/2019

Falar de relacionamentos abusivos é algo complicado pois há uma grande dificuldade em se perceber o que pode ser considerado abuso. Nós mulheres fomos ensinadas a ver o ciúme como cuidado, a aceitar que maridos e namorados tomem decisões por nós, nos diga o que fazer, aonde ir e até o que vestir. Mas graças aos céus isso tem mudado. É cada vez mais comum livros e filmes que abordam o assunto e que mostram que não é normal esse tipo de atitude. Que não precisamos ser cuidadas ou protegidas, e sim, respeitadas.

Digo isso porque, depois que li alguns livros que abordam o tema, percebi que vivi relacionamentos abusivos achando que eram normais. Percebi que aceitei coisas absurdas disfarçadas de ciúmes, que deixei que me diminuíssem, me tratassem com burra ou incapaz, porque realmente acreditava que aquele homem sabia o que era o certo para mim. Saí desse relacionamento cheia de mágoas e feridas, mas entendi que não preciso de ninguém, além de mim mesma, para saber que sou forte e especial.
Por isso acho tão importante livros como Romance Tóxico, que abordam o tema de uma maneira franca e bem acessível aos adolescentes..

Grace leva uma vida miserável, atormentada por um padrasto cruel e uma mãe maníaca por limpeza e que a trata como uma empregada. A garota faz todo o serviço doméstico, trabalha e estuda, e ainda consegue tempo para se dedicar ao grupo de teatro da escola. Seu grande sonho é ir embora da cidadezinha onde mora e ser diretora de teatro em Nova York. Há anos ela tem uma paixão secreta por Gavin, um garoto popular, estiloso e vocalista de uma banda, ou seja, o astro da escola. Quando Gavin começa a lhe dar atenção, ela pensa que ele é o príncipe encantado que veio resgatá-la, mas o que ela não imagina é que seus problemas estão só começando…

Quando se é uma garota boba e apaixonada, é quase impossível ver os sinais de alerta. É muito fácil fingir que eles não existe, que tudo é perfeito. Os deuses do rock bonitões com beijos de tirar o fôlego sempre se safam de tudo.

Aos poucos, Gavin começa com as proibições, a afastá-la dos amigos e a exigir que cada minuto do seu tempo seja dado a ele. E Grace sede a cada uma de suas loucuras pois, para ela, não passava de uma prova de amor e cuidado. Ela conseguia justificar até as crises de raiva, as ofensas e ameaças, afinal, no dia seguinte, Gavin apareceria arrependido e jurando que não aconteceria novamente. Até que ela percebe que está presa nesse círculo vicioso e que sair dele não será nada fácil.

A narrativa é em primeira pessoa feita pela Grace, o torna o livro impactante e real. Ela conta a história no presente em que ela já se afastou de Gavin e como se estivesse falando com ele, e isso faz com que a gente sinta uma angústia absurda, porque ficam óbvias as razões que fizeram com que ela se apaixonasse e depois se sujeitasse a Gavin, ela o via como sua única tábua de salvação em meio a miséria em vivia. E ao mesmo tempo fica claro como ele usa isso contra ela, para subjugá-la cada vez mais.

O livro mostra como gestos e comentários que, à primeira vista parecem inocentes, podem estar carregados de maldade e segundas intenções. Mostra o quanto ainda somos frágeis e indefesas e o quanto precisamos nos proteger, às vezes até de nós mesmas. Digo isso porque precisamos aprender a não tolerar nenhum tipo de comportamento abusivo, que ciúmes não é cuidado, é posse, e que não podemos nos sujeitar ao que nos incomoda, nem em nome do amor. Porque amor real é aquele que nos respeita.

Pode parecer loucura qualquer pessoa ficar em um relacionamento abusivo por tanto tempo, mas quando se está em um, terminar parece impossível.

A única ressalva que tenho é que esperava um pouco mais de complexidade. A maioria dos abusos sofridos por Grace são apenas citados e demoram a acontecer. Eu entendi que o livro é voltado para um público mais jovem e imagino que para esse público tudo está na medida certa, mas se você gosta de um pouco mais de profundidade talvez se decepcione um pouco. Mas com certeza indico para adolescentes, pois servirá como um alerta ao mostrar como um relacionamento abusivo funciona e como ele pode afetar nossas vidas.

site: https://www.quemlesabeporque.com/2019/01/romance-toxico-heather-demetrios.html

Ronaldo 24/01/2019

A autora aborda muito bem o tema do relacionamento abusivo através do tortuoso romance entre um casal de adolescentes. Gavin surge na vida de Grace como um príncipe encantado para salvá-la da vida miserável que leva, tratada como uma escrava pela mãe e pelo padrasto. Mas não tarda para que ele revele seus defeitos: ciumento, mimado, possessivo. É realmente angustiante a maneira como ele cerceia seus passos, fazendo-lhe proibições, afastando-a dos amigos e até mesmo a espionando. E por mais que ele a oprima, tem também os momentos bons, que para ela, que leva uma vida com tão pouco amor, fazem com que tudo valha a pena. Porém, mesmo nesses momentos quem está de fora percebe o quanto seus gestos de ternura são calculados. Tão nocivos quanto seus rompantes, é a sua chantagem emocional, que desequilibra Grace totalmente. Até suas palavras carinhosas soam condescendentes. Toda vez que ele a chamava de "linda", me dava nos nervos. Outro personagem interessante nessa história é Gideon, um rapaz delicado, inteligente e sensível por quem Grace se sente atraída e que serve como um contraponto perfeito para seu namorado egoísta. Mas apesar do livro servir ao seu propósito, muita coisa me incomodou durante a leitura. A narrativa em segunda pessoa é algo com que não consigo me acostumar. A história é narrada por Grace, direcionada ao seu namorado e se, por um lado, o tom acusatório enfatize o ressentimento da protagonista por tudo o que passou com ele no período de um ano, a menor distração esse tipo de discurso te desconcentra, é muito doido. Também não gostei do tom meloso. E achei tudo muito lento. Esperava um livro mais tenso. Depois de certo ponto vai ficando enjoativo. Tive que recorrer a uma leitura dinâmica em alguns pontos. Mas, o público juvenil talvez se identifique mais com esse universo retratado. Não é um livro ruim, só não faz meu estilo.
Claudia Cordeiro 25/01/2019minha estante
Tava louca por esse livro. Agora dá medo q seja chatinho...

Ronaldo 25/01/2019minha estante
Adoro esse tema, mas esse me decepcionou muito.

Claudia Cordeiro 26/01/2019minha estante
Tb adoro!... Q pena.

Deja 04/04/2019minha estante
Eu li muito rápido ate mesmo pela questão angústia rsss queria muito que a Grace acordasse pra vida que tinha sonhado, é um livro adolescente e na visão dela tudo é narrado com uma proporção gigantesca dos fatos...

Dressa Oficial 24/01/2019

Resenha - Romance Tóxico
Olá, tudo bem com você?

Primeira resenha de 2019 uhuuuu, espero que vocês tenham um ano maravilhoso com leituras magnificas!

Romance Tóxico foi o último livro lido em 2018 e posso dizer que livro minha gente, a autora sabe cativar o leitor, logo nas primeiras páginas, Romance Tóxico é aquele livro que não conseguimos parar de ler, queremos mais e mais saber o que vai acontecer.

Ele é narrado em primeira pessoa pela protagonista Grace e sabemos que ela sofreu uma relação abusiva e agora se encontra livre, então ela narra a história como se estivesse falando com seu ex namorado Gavin.

Tudo começou na escola Gavin sempre chamou a atenção de Grace e ela sempre nutriu uma paixão platônica por ele, porém ele namorava e quando ele termina o namoro e ainda é divulgado em toda a escola que a ex namorada sofria abusos e agressão ninguém levou muito a sério porque Gavin tentou se matar e ficou internado alguns dias.

Acho que o primeiro sentimento quando uma pessoa tenta se matar é dó que sentimos e mesmo ele tendo sido abusivo no seu antigo relacionamento Grace não percebe e nem se atenta a esse detalhe.

Ela manda uma carta para Gavin se mostrando amiga e pronta para qualquer aventura.

Grace sempre sofreu na mão de seus pais, o pai a abandonou ainda pequena, e sua mãe se relaciona com um homem abusivo, além do padastro a mãe de Grace faz ela limpar a casa como se fosse mais do que uma empregada, ela vê sujeira onde não existe e não liga para os horários de Grace se ela tem prova ou trabalho ela precisa terminar de limpar antes de ir estudar ou trabalhar.

Grace então vai se relacionando com Gavin aos poucos, e logo no começo da relação eles já dependem um do outro de maneira surreal, Gavin sofre de transtornos de bipolaridade é ciumento possessivo e tem quadros de depressão e Grace tenta se livrar dos seus pais então encontra amor, união , afeto e carinho no jeito de Gavin tratar ela e na família dele também.

Porém aos poucos Grace não pode ter amigos homens, Gavin não gosta que ela saia somente com suas amigas, e aos poucos vai impondo algumas coisas para Grace que vai deixando ela bem chateada.

As amigas de Grace tentam alerta-la o tempo todo do comportamento abusivo do namorado dela e ela até tenta terminar com ele em algumas situações mas ela se vê presa nesse relacionamento porque quando estão só os dois juntos é tudo perfeito e mesmo que ele fique bravo com ela ele a trata bem e faz ela se sentir bem.

O livro é super atual e mostra como somos frágeis sensíveis quando falta amor próprio para a gente se gostar em primeiro lugar para entrar em uma relação de maneira saudável.

O livro é muito bem escrito, acho que qualquer pessoa que tenha passado por um relacionamento abusivo ou até mesmo conturbado por causa de ciúmes e brigas vai se identificar e podemos também dar de presente para alguém que esteja passando por isso.

Beijos

Até mais

site: http://www.livrosechocolatequente.com.br/2019/01/resenha-romance-toxico.html

steph (@devaneiosdepapel) 21/01/2019

Romance tóxico
[Aviso de gatilho: tópicos suicidas; abuso psicológico, físico e sexual.]

"Romance tóxico" é um lançamento de 2018 da Editora Seguinte e, como o título sugere, aborda como tema principal os relacionamentos abusivos. E faz isso com maestria.

Grace, a protagonista da obra, é uma adolescente de 17 anos que vive uma vida difícil. Ela tem que conviver com uma mãe que, além de doente, é abusiva, assim como o padrasto. Em meio a intermináveis tarefas domésticas e o trabalho em uma doceria, Grace tenta manter a sanidade com as atividades do grupo teatral da escola e a amizade de Lys e Nat. Quando Gavin, um crush antigo dela, parece estar solteiro, Grace toma uma atitude que fará com que eles se aproximem e, a partir daí, um relacionamento entre eles terá início.

Acho que já dá para ter uma ideia do rumo que a história toma, né? Gavin será o príncipe encantado de Grace… até não ser mais. Já digo aos que procuram drama e lágrimas entre o casal: não se animem muito. Eu fiquei muito feliz de ver que essa história não se baseia apenas no plot de violência e abusos; a maioria das cenas fortes é sutil, mas ainda assim, impactante.

Como já comentei, Grace vive um relacionamento abusivo em casa, portanto, conseguimos ver claramente que uma pessoa fragilizada tem muito mais chances de cair nas armadilhas de um amor manipulador e possessivo, pois acha que é o que merece. Eu amei ver as inseguranças e os pensamentos confusos de Grace em relação a Gavin; soaram muito verossímeis pra mim.

Outra coisa que gostei muito foi a maneira que a autora demonstrou a importância da sororidade. Lys e Nat são amigas incríveis, e eu gostaria de ver mais personagens como elas representadas em outros livros de YA.

Eu poderia falar muito mais sobre a obra, mas aí a resenha ficaria imensa, então vou encerrando por aqui. Se você procura um livro com uma escrita sensível, que aborde assuntos relevantes e não contenha drama exagerado, “Romance tóxico” é o livro certo para você. Só não dei mais estrelas para esse livro por não ter me conectado de forma profunda com a história, porque realmente gostei bastante.

Esse eARC foi cedido pela Editora Seguinte por meio do NetGalley.

site: https://www.instagram.com/p/BssePrzAMtR/

Coisas de Mineira 21/01/2019

“Quinhentos e vinte e cinco mil e seiscentos minutos”.

Então Romance Tóxico se torna um livro interessante para pessoas que já se viram em apuros em um relacionamento amoroso onde a ambivalência de amor e ódio anda de mãos dadas. Mas, se você nunca teve um namorado, o relato de Grace é vantajoso para ser criado um tipo de alerta vermelho em como um relacionamento abusivo pode começar de forma tranquila e envolvente, e se tornar um pesadelo constante fora de seus piores sonhos.

O tempo passa, e o envolvimento de nossos protagonistas está tão intenso, e tão dependente um do outro, que os tratos e combinações passam a ser feitos. Gavin não quer que ela toque em outros meninos. Ele não quer que ela fique sozinha com outro rapaz em qualquer situação. E ele, por sua vez, promete fazer o mesmo por ela – o que para ela de início parece legal, pois não quer imaginar seu namorado no primeiro ano de faculdade desfilando com meninas mais velhas (e interessantes) que ela. Mas, quando ele comunica que não quer que ela trabalhe mais na biscoiteira do shopping, ou que vá a sua própria festa de formatura do ensino médio, Grace até tenta romper as garras desse amor tóxico.

“Talvez o único modo de realmente saber que se ama alguém é verificar se essa pessoa é capaz de acabar com você em uma única frase”.

Mais sobre a autora em seu website: http://www.heatherdemetrios.com/

Por: Carol Nery
Site: www.coisasdemineira.com/2019/01/resenha-romance-toxico-heather-demetrios.html

Jaque @blogmalucadoslivros 09/01/2019

Extremamente impactante e real
E se o garoto dos seus sonhos tornasse sua vida em um verdadeiro pesadelo? Neste primeiro livro da autora Heather Demetrios publicado aqui no Brasil pela editora Seguinte, conhecemos uma garota que já vivia um pesadelo em casa e viu o garoto dos seus sonhos, transformando sua vida em um verdadeiro inferno.

Grace está no ensino médio e não vê a hora de acaba-lo para poder ir para a faculdade e se livrar de sua casa e de sua mãe abusiva, A mãe dela tem problemas psicológicos, mas não procura ajuda médica e acaba descontando tudo na filha. Além disso, seu padrasto é terrivel e também é abusivo com sua mãe. Grace não aguenta mais viver este inferno com a mãe e com o seu padrasto e por isso o teatro da escola e a paixão por Gavin Davis são seu refúgio.

Gavin acaba se sair de um relacionamento e tentou suicídio. Mesmo assim Grace resolve mandar um bilhete dizendo que está disponível, caso ele precise de ajuda neste momento tão difícil. Só que ela não sabia que depois disso sua vida se tornaria um pesadelo. Após receber este bilhete Gavin volta para a escola, disposto a ficar com Grace, e é claro que Grace corresponde as suas intenções, já que é apaixonada por ele há muito tempo.

Ao começar a namorar com Grace, Gavin acaba descobrindo como a família dela é abusiva e em pouco tempo este namoro se torna mais um refúgio para Grace. As amigas dela avisam que ele pode ser “intenso demais”, mas ela não liga para isso e acredita que os dois foram feitos um para o outro. É claro que todo esse amor e respeito não duram muito tempo. Logo Gavin começa a dar pitaco nas roupas de Grace, e exige até ver o diário da garota e a senha de seu celular. As coisas entre os dois vão ficando cada vez mais insustentáveis mas sair deste relacionamento é difícil para Grace, já que toda vez que Gavin faz algo para magoá-la, ele pede desculpas logo em seguida. Sair de um relacionamento abusivo é mais difícil do que se imagina.

“Você pertence a um mundo diferente daquele que minha casa está. Um mundo onde sou vista, mais gentil. Com corações que batem em sincronia.”

Primeiro preciso dizer que praticamente tudo na vida de Grace é tóxico. A mãe dela sofre com um relacionamento abusivo e também tem uma doença psicologia (que não irei citar aqui qual é, para não dar spoiler), e isso faz com que ela exija demais de Grace. Ela é uma mãe abusiva também. Ou seja, a vida de Grace é uma sucessão de relacionamentos abusivos, pois até sua mãe sofre com isso.

Narrado em primeira pessoa, logo no inicio percebemos que o relacionamento entre Grace e Gavin não deu certo e confesso que a esperança que os dois terminasse foi o que me deu ânimo para ler esta história cheia de abuso até o fim. As amigas de Grace também mostraram a importância de se ter amigos de verdade em todos os momentos, já que elas sempre apoiaram e deram força para a amiga e esta amizade é fundamental para o desenvolvimento da narrativa.

Apesar de abordar um tema pesado, a trama fluiu bem e foi uma leitura que me fez parar em alguns momentos para respirar e tentar me acalmar. É difícil ler sobre um relacionamento abusivo e não se irritar com isso. Gavin é um garoto que desde o início percebemos que precisa de tratamentos e não de uma namorada, principalmente por ter tentado cometer suicídio após um termino de namoro.

Um ponto importante que a autora soube elaborar muito bem foi a família de Gavin. Os pais deles são super amorosos um com outro e são realmente a imagem de um casal e uma família feliz. Mostrando que nem sempre uma pessoa é abusiva porque aprendeu isso com o pai ou com outro membro da família.

“É mais uma coisa que vou aprender enquanto estiver com você - não agora, só um pouco mais tarde: há muitas formas de se afogar”.

Romance tóxico é uma história tensa e terrivelmente verdadeira. Existem muitas mulheres que passam por isso, e as vezes nem sequer sabem que estão em um relacionamento abusivo. O amor que é disfarçado de cuidado mas machuca, dói, humilha e maltrata e que na verdade é tudo, menos amor. Sofri junto com Grace, torci para que ela saísse daquele relacionamento terrível junto com suas amigas, tentei entender a mãe dela e acima de tudo, queria entrar no livro para tirá-la daquela situação. Faltou muito pouco para que este livro conquistasse minha primeira "cinco estrelas" do ano, e só não ganhou porque a autora não trouxe um desfecho para um personagem importante da narrativa, e apesar de ter me incomodado um pouco, isso não estragou o restante da trama e nem o desfecho.

Por fim posso dizer Romance tóxico é uma trama assustadora de tão real. Uma trama bem escrita, que aborda o tema de uma forma responsável, respeitando aquelas pessoas que passam por isso na vida real, e mostrando de forma crua e verdadeira como um relacionamento abusivo funciona. Uma trama muito sensível e importante.

site: http://www.malucadoslivros.com/2019/01/resenha-romance-toxico-heather-demetrios.html#more

Camila | Book Obsession 08/01/2019

“Te entreguei meu coração em uma bandeja de prata, e você o devorou, pedacinho por pedacinho.”
A trama nos mostra a protagonista Grace, uma jovem estudante que teve sua vida virada de cabeça para baixo a partir do momento que sua mãe as levou para morar com seu padrasto, a qual chamam de Gigante.

Sua irmã mais velha Beth já conseguiu se livrar desse inferno, uma vez que já foi para faculdade, mas Grace ainda precisa passar por mais algumas provações até finalizar os estudos.

Com um padrasto extremamente violento e que nunca está satisfeito com nada, sua diversão é impor a todos na casa punições e para piorar, sua mãe é submissa, vive em um relacionamento completamente abusivo e não tem forças para mostrar o quão tudo isso é errado e defender seus filhos. Além disso, do relacionamento deles, nasceu Sam e por causa do TOC de sua mãe, Grace passa horas sendo sacrificada com limpezas, arrumações e até perde compromissos importantes pela obsessão da mãe.

“Agora olho para aquela garota que te adora, que acha que está segura com você, e quero gritar para que pule do carro e corra o mais rápido possível. Porque você não vai deixa-la extasiada por muito tempo.”

Para Grace, os momentos mais importantes estão na escola, suas amigas Nat e Lys são seus pilares. Seu sonho é ir para a universidade em Nova York, estudar artes cênicas, dirigir espetáculos e esse amor, faz com que fique à frente das peças teatrais da sua escola. Mas há uma pessoa, na qual ela deseja mais que tudo, esse rapaz se chama Gavin, só que ele tem uma namorada e por isso, passa horas pensando, imaginando e idealizando, como seria ser a sua garota.

Tudo isso seria normal, até que um dia foi surpreendida com a ex-namorada de Gavin chorando e a notícia de que ele havia tentando suicídio ao cortar os pulsos por Summer ter terminado o relacionamento.

Gavin é um ano mais velho que Grace, seu amor está na música e na facilidade de escrever textos que são extremamente intensos. Mas Grace fica desolada e em um ato de desespero, decide escrever uma carta para Gavin demonstrando seu apoio e dizendo o quanto ele é importante.

“O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha. Não maltrata, não é egoísta, não tem sua ira despertada com facilidade, não guarda rancor. O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade. Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor nunca perece.”

Assim que regressa a escola, Gavin começa a se aproximar de Grace e os dois passam a dividir momentos cada vez mais íntimos, aumentando assim os laços de amizade, a dependência, a fragilidade do seu coração ser confortado e dos conflitos de sua família. Mas como Grace está apaixonada pelo jovem rapaz, bonito e que resolveu olhar para ela, não percebe que toda a perfeição por trás do cara gentil, que só tem olhos para ela, acaba se tornando o pior pesadelo de seus dias.

Gavin, pouco a pouco, vai sugando tudo e todas as oportunidades da vida de sua namorada. Saídas com os amigos, gestos e demonstrações de carinhos, seu tempo e até seu sonho de ir para Nova York. Seu jeito controlador, explosivo, começa a desgastar o psicológico de Grace e em pouco tempo a felicidade dá lugar a tristeza, a decepção e o medo de sair desse relacionamento pelas ameaças dele se machucar e pôr fim a vida, a transforma em uma prisioneira desse amor que tanto desejou.

Resenha completa: https://bit.ly/2FjrbCn

site: http://www.bookobsessionblog.com/2019/01/resenha-romance-toxico-heather.html

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6