Romance Tóxico

Romance Tóxico Heather Demetrios

Resenhas - Romance Tóxico

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Tami 27/11/2018

"Nesse quase um ano em que estamos juntos, de algum modo me transformei em minha mãe. Piso em ovos, vidro, brasas — tudo para que você fique feliz."
Antes de começar as minhas considerações, gostaria de alertar os possíveis leitores desta obra sobre o fato dela conter alguns gatilhos que podem ser perturbadores até mesmo para quem nunca sofreu - ou pensa que não sofreu - nenhum tipo de abuso.

Nunca se falou tanto sobre feminicídio, Lei Maria da Penha e relacionamentos abusivos. Porém, ainda há aqueles que acham que isso tudo é exagero e que não há necessidade de se enfatizar tanto casos de violência contra a mulher. Em pleno 2018 ainda há casos de pessoas que acham que em briga de marido e mulher não se deve meter a colher, é por isso que histórias como Romance Tóxico são tão importantes. O livro aborda o assunto de maneira responsável e com uma linguagem com a qual o público-alvo da obra vai se identificar logo de cara.

Começo enaltecendo a escolha do estilo de narrativa. Grace, nossa protagonista, narra a história para Gavin. Já começamos a história sabendo que ela conseguiu se libertar daquela relação e ao longo da trama ela conta para Gavin - se referindo a ele a todo momento como "você" - como as atitudes dele tornaram o relacionamento insustentável e perigoso. Isso foi um acerto e tanto, já que a grande maioria das vítimas de violência doméstica costuma ser responsabilizada pelas atitudes de seus parceiros, seja por eles ou até mesmo por terceiros. O uso do "você" chega a ser incômodo, pois é quase como se nós, leitores, fôssemos cúmplices de Gavin, o que pode até soar estranho, mas lembra daquela velha máxima que abordei acima? Então...

Enquanto narra a história, Grace passa por todos os momentos da relação; desde o início, quando tudo era maravilhoso, até o último momento, quando ela não via mais como se libertar daquele pesadelo. Ela conta para ele como foi, aos poucos, percebendo que nada do que estava acontecendo era culpa dela. O curioso é que Grace tinha em casa um exemplo de relacionamento abusivo, mas não conseguia enxergar o abuso em seu próprio relacionamento, algo que, infelizmente, é super comum. Ela conseguia enxergar a mudança no comportamento da mãe, outrora feliz mesmo nas dificuldades que enfrentavam, mas não consegue enxergar, a princípio, a própria mudança e as próprias concessões.

Continuem lendo a resenha no blog! :)

site: https://www.meuepilogo.com/2018/11/resenha-romance-toxico-heather-demetrios.html

Gabi 08/03/2019

Quinhentos e vinte e cinco mil e seiscentos minutos
Que livro real, sincero, sensível e tocante. Devorei, não conseguia parar de ler. A autora fez uma trama que te segura, te prende. Favoritei e um dia pretendo reler novamente.

Desireé (@UpLiterario) 22/01/2020

Quando o amor também é uma armadilha. (@Upliterario)
Grace tem um único sonho: sair de casa, ir pra Nova York e começar seus estudos de teatro na universidade. Ela se sente sufocada e prisioneira em sua própria casa, nas mãos de sua mãe obsessiva, que não sabe lidar direito com a maternidade, e de seu padrasto opressor e agressivo que sempre enxerga nela os mais variados defeitos. Mas seu coração sempre bate mais forte quando vê Gavin, o roqueiro descolado e charmoso da escola. E quando ele parece lhe dar mais atenção do que o normal, Grace não consegue se desvencilhar de seu magnetismo.
"Estar com você é como uma queda livre, sem nenhum local para aterrissar à vista."
Um namoro dos sonhos que possui muitos e muitos erros. Ciúmes, ofensas e sentimentos intensos são parte do jogo de Gavin, enquanto com muito charme e romantismo, ele leva Grace a desistir de seus sonhos e até de si mesma. Aos poucos, ela passa seus dias buscando agradá-lo e evitando novas brigas. Não consegue se imaginar com ele, porém é impossível se enxergar sem ele. Gavin é a única coisa boa em sua vida. A única pessoa que se importa com ela e a ama. Mesmo que seu amor seja um pouquinho demais.
"Talvez o único modo de realmente saber que se ama alguém é verificar se essa pessoa é capaz de acabar com você com uma única frase."
Um livro difícil de ler. Ao longo da história, queremos invadir as páginas e resgatar Grace, assim como, no início, também, queremos abraçar Gavin e deixá-lo a salvo de si mesmo. Salvar os dois de um destino terrível. E de um amor fadado ao fracasso. Tudo em excesso é ruim, mesmo o amor. Por mais difícil que seja enxergarmos isso.
Um dos meus livros queridinhos de 2019! Recomendo!

site: www.instagram.com/upliterario

Joslaine 18/03/2019

Chega a ser assustador como em muitos momentos tem algo a ver com o nosso dia a dia,como as pessoas são capazes de nós manipular,por mais que falamos que : comigo não é assim,ou que eu não deixo...

Claudia Cordeiro 07/04/2019

No começo é bom, dps vai ficando repetitivo d+

Ane 19/04/2019

Lançado no final de 2018 pela editora Seguinte, Romance Tóxico da autora Heather Demetrios aborda um tema que embora seja atual, nós como sociedade ainda encontramos certa dificuldade de falar sobre ele. Afinal, para muitas pessoas o relacionamento abusivo é somente o físico, quando na verdade o abuso psicológico mesmo sendo silencioso e não deixando marcas aparentes no corpo, é tão perigoso quanto.

Heather Demetrios apresenta uma história franca, em que a cada capítulo ficamos mais envolvidos pela história de Grace e Gavin. O modo como que a autora construiu a narrativa chega é pouco angustiante, porque conforme a história avança paira no ar a sensação que algo de muito ruim está para acontecer. Por esse motivo, Romance Tóxico é um livro para se ler em “doses homeopáticas”, pois além de obviamente não se tratar de uma história feliz a sua narrativa contém alguns gatilhos como: suicídio, abuso doméstico, físico, sexual e psicológico.

Um dos pontos que mais me chamou a atenção em Romance Tóxico foi a forma como a autora construiu a história. Desde o começo fica muito claro que esse é um romance abusivo, uma vez que logo na primeira página a Grace começa a narrar os fatos que há levaram a se envolver com o Gavin. E o mais interessante aqui é que a autora usou como recurso uma linguagem mais direta, se referindo ao Gavin não como ele e sim como você. A impressão que eu tive durante a leitura foi que a Grace estava realmente contando para o Gavin o quanto o relacionamento deles foi prejudicial. O quanto as atitudes dele a machucaram.

Em Romance Tóxico, Heather Demetrios traz uma história atual e relevante que serve de alerta que o abuso não está somente no tapa ou empurram, mas está nas palavras ríspidas em crises de ciúmes que parecem bobas e até mesmo “bonitinhas”, só que na verdade são formas de controle. E o mais importante, é que precisamos aprender a amar a nós mesmos.

Resenha completa no blog:

site: http://bit.ly/resenha_romancetoxico

Retalhos e Prefácios 21/04/2019

A construção de um relacionamento abusivo
> A Central de Atendimento à Mulher em Situação de Violência - Ligue 180 – é um serviço de utilidade pública gratuito e confidencial (preserva o anonimato), oferecido pela Secretaria Nacional de Políticas, desde 2005.

O Ligue 180 tem por objetivo receber denúncias de violência, reclamações sobre os serviços da rede de atendimento à mulher e de orientar as mulheres sobre seus direitos e sobre a legislação vigente, encaminhando-as para outros serviços quando necessário.

A Central funciona 24 horas, todos os dias da semana, inclusive finais de semana e feriados, e pode ser acionada de qualquer lugar do Brasil . <

QUANDO A GENTE JÁ TEVE UM “GAVIN” NA VIDA ESSE LIVRO NOS LEVA EM MEMÓRIAS QUE REVIRAM O ESTÔMAGO
Quando recebi este livro da Editora Seguinte, eu já tinha o visto e me apaixonado, inicialmente, pela capa e, em seguida, pelo título.
Relacionamento abusivo é um tema que está dentro de minha área de interesse na Literatura e, infelizmente, não é fácil encontrar livros que tratem do assunto com responsabilidade e coerência.
É muito importante trazer esse assunto ao público, no entanto, é também necessário estar atento à linha nada tênue, mas rompida com frequência, que separa as histórias que abordam relacionamentos destrutivos e o tratam dessa forma, daqueles que o romantizam e entregam ao leitor namoros e casamentos problemáticos em diferentes níveis e, ainda sim, deixam a mensagem irresponsável de “tudo se resolve no final”.
Pois bem, aqui vamos conhecer a história do namoro de Grace e Gavin. A narradora desta história é Grace e não é para nós que ela está contando e, sim, para Gavin. E eu achei isso bem interessante. O livro todo é como se fosse um grande desabafo dela para ele no qual nós temos oportunidade de ler e, assim, entender como esse namoro aconteceu, como foi devastador e como, enfim, chegou ao fim!
Relaxem! Isso não foi um spoiler.
Sabemos que o namoro terminou desde o início do livro, pois, é assim que Grace começa seu desabafo-narração.
O livro me surpreendeu muito. Ele conseguiu retratar, com muita realidade, a construção de um relacionamento abusivo/psicológico. A autora conseguiu imprimir, perfeitamente, como é possível um homem (de qualquer idade) dominar psicologicamente sua parceira. São muitos os tipos de violência que podem envolver uma relação tóxica e, aqui, o foco principal é na violência psicológica.
Outro ponto superpositivo, é o fato de Gavin ter uma família muito bem estruturada e atenciosa. Dessa forma, a autora não tenta justificar suas atitudes com traumas familiares, diferentemente do que outros autores costumam fazer. Na verdade, quem sofre com um lar muito desestruturado é a própria Grace. Filha de um relacionamento que não deu certo, vive com uma mãe bastante desequilibrada, que lhe força a deixar a casa sempre muito limpa e organizada, de uma forma doentia, priorizando isto em detrimento até mesmo do colégio e trabalho da filha. Com pouquíssimo carinho com a filha, a mãe também é vítima de um relacionamento violento. "Gigante", o padrasto de Grace, não poderia ser pior.
Uma vez li que "temos o amor que achamos merecer", acho que essa frase nunca fez tanto sentido como enquanto eu lia este livro e o porquê de Grace fazer tudo o que fez por Gavin, com Gavin.

site: Intagram: @aquelaepifania

Ana 13/05/2019

Quem me acompanha no Twitter e no Instagram sabe que o tema do meu TCC foi violência psicológica contra a mulher. Para falar sobre o assunto, eu usei a coisa que mais amo no mundo, que é a literatura, então eu li muitos e muitos livros que falavam sobre esse tipo de violência de gênero para enfim decidir o que eu ia usar — se você estiver curioso, escolhi obras da Charlotte Perkins Gilman e Chimamanda Adichie, rs. Romance Tóxico foi uma dessas leituras e, como o próprio título diz, acompanha um relacionamento abusivo. Só gostaria de deixar claro que, apesar da importância da trama, a história criada por Heather Demetrios é lotada de gatilhos (dependência, chantagem, abuso sexual e doméstico e suicídio) que devem ser tratados com muito cuidado.

O livro é narrado por Grace, uma jovem que está no último ano do ensino médio e sonha em conhecer o mundo sendo diretora de teatro. Diferente de outras protagonistas, Grace não tem uma vida perfeita. O abuso começa dentro da sua própria casa: é constantemente humilhada e punida por uma mãe desequilibrada e obcecada por limpeza, que por sua vez vive na mira do marido perigoso. Depois, temos Gavin, o cara mais bonito, popular e talentoso do colégio, que fez da personagem principal uma musa inspiradora depois de tê-lo consolado quando tentou se matar após o término de um namoro. Não é difícil de enxergar que as coisas já se mostram muito erradas logo nesse início.

Romance Tóxico mostra o ciclo perfeito do relacionamento abusivo. Gavin humilha Grace de todas as formas, fazendo questão de afirmar o quanto ela é rasa e vazia, mas basta um "foi sem pensar, você é minha vida" para que a garota o perdoasse — afinal, eles são perfeitos juntos. Com o passar do tempo, Gavin começa a controlar a vida da protagonista: ele não quer que ela converse, toque, fique sozinha com outros garotos; ele não permite que ela faça inscrição na faculdade dos sonhos; ele não quer que ela continue trabalhando; ele afasta Grace das únicas amigas que tem. Se alguma regra é quebrada, Grace não passa de uma vadia, puta mentirosa, mas ele não consegue viver sem ela.

O livro é como se fosse uma carta para Gavin, onde Grace — aparentemente livre do abusador — narra todos os detalhes da relação para ele. Ela deixa claro até mesmo os alertas das amigas e da irmã sobre a forma como é tratada pelo namorado, algo que é obviamente inaceitável. É aí que a gente começa a sentir raiva. Quem vê o relacionamento de fora enxerga os problemas desde o início: não é normal um cara vigiar a namorada, não é normal pedir para que a pessoa pare de falar com os amigos, não é normal fazer com que a pessoa desista de todos os sonhos, não é normal xingar a namorada de tudo quanto é nome horrível e depois pedir perdão só para poder fazer de novo. Mas ao mesmo tempo que a gente sente raiva — da situação e, algumas vezes, da própria personagem —, a gente consegue entender que a chantagem emocional é tanta que a pessoa simplesmente não consegue sair daquilo.

Esse com certeza não é um livro fácil. Com esse tipo de narrativa, Grace expõe todos os seus sentimentos e conta tudo o que passou de uma forma nada sutil, detalhe por detalhe. Essa característica acaba por deixar a leitura um pouco lenta e cansativa, mas eu acredito que essa era a intenção da autora, passar a sensação de que Grace ficou presa naquele sofrimento por muito mais tempo — apesar que quinhentos e vinte e cinco mil e seiscentos minutos é muito tempo para se perder, não é mesmo? Mas o que mais incomoda em Romance Tóxico é o teor de realidade. É uma história ficcional, mas quantas de nós passaram/passamos por isso? Quantas amigas nossas estão imersas em um relacionamento aparentemente perfeito, mas são machucadas e chantageadas?

Romance Tóxico deixa uma lição muito importante, é claro. Se você, que está lendo essa resenha, se identificou com Grace de alguma forma, procure ajuda! Pode até parecer impossível abandonar essa relação, mas acredite em mim, basta dar o primeiro passo e tenho certeza que você vai conseguir. Abaixo, seguem alguns contatos importantes caso você se sinta confortável para denunciar e/ou buscar alguma solução. Se não está acontecendo com você, mas conhece alguma amiga que esteja passando por isso, procure ajuda — em briga de marido e mulher se mete a colher SIM!

Central de Atendimento à Mulher: 180
Disque Direitos Humanos: 100

Isadora 04/06/2019

Leiam essa história
Amei. Não por ser a melhor escrita ou por ser aquela história arrebatadora desde o começo.
Amei porque mostra de uma forma lenta um relacionamento, a paixão inicial, os sonhos do primeiro amor, os desejos, a carência, tudo.
Amei porque mostra como um relacionamento pode se tornar a condenação de alguém. Como machuca estar com a pessoa errada.
Amei porque em muitos momentos eu não achei nada demais. Meu sinal de alerta veio tarde demais também.
Amei porque eu percebi que já estaria cega igual a personagem se não soubesse desde o início.
O rapaz é do jeito que é. Não há desculpas, talvez razões por ser como é. Ele precisava de ajuda e demorou para verem.
A Gracie era carente demais e encontrou no Gav o amor que sempre quis. É muito compreensível a forma como ela se afunda nesse amor. E também é compreensível o quão difícil é sair de um relacionamento assim.
Quero que todos leiam, todos precisamos.
O começo é lento mas depois você já está tão envolvido que não percebe.
Me libertei junto com a personagem e me emocionei com isso. Sentir tudo foi o ponto chave para mim. Só sei indicar.

Ray Freire 26/07/2019

💙 "Às vezes, eu queria ter lábios machucados ou hematomas para mostrar ao psicólogo da escola - é difícil explicar a tortura que é viver nessa casa, o modo como a implicância constante, o serviço e os gritos acaba com uma pessoa."
Grace é uma jovem de 17 anos, e está no segundo ano do ensino médio, Grace vive em um lar toxico, a mãe com transtornos obsessivos por limpeza a faz limpar toda a casa várias vezes, e mesmo assim ainda encontra sujeira (que só ela consegue ver) e ainda tem seu padrasto que faz da vida dela um inferno.
Na escola Grace sempre teve uma paixonite por Galvin, um rapaz lindo e cheio de mistérios e quando descobre que Galvin está solteiro e passando por uma situação difícil, ela decide ajuda-lo e assim poder ter a chance que ela sempre esperou para conhece-lo melhor, ela só não imaginava que estava cometendo o maior erro da sua vida.
Romance toxico é narrado com Grace escrevendo em seu diário tudo o que passou naquele ano, é aquele livro que vai te prender logo nas primeiras páginas e você só vai conseguir largar ao final da leitura. Não é fácil acompanhar de perto todo a história da Grace, tinha horas que eu tinha vontade de entrar no livro e chacoalhar ela para tomar uma atitude, mais é como dizem, de fora é sempre mais fácil. .
A família da Grace (se é que pode chamar aquilo de família) é repugnante, a mãe dela entrou para a lista de piores personagens, serio, eu odiei aquela mulher de todas as formas possíveis, eu só queria tirar a Grace do livro é protegê-lá.
Não poderia deixar de citar a Nat e a Lys as duas melhores amigas dela que estiveram ao seu lado desde o começo, apoiando e tentando ao máximo protege-la, personagens que para mim foram essências para o crescimento dela.
A única ressalva é o final, queria mais da Grace ali e queria saber o destino de personagens secundários que não foi explicado.
Romance Tóxico é um livro sensível, tocante e essencial nos dias de hoje. A autora soube muito bem desenvolver o tema abordado, nos mostrando todas as fases de um relacionamento abusivo.

Silvana 07/04/2024

A vida de Grace ficou bem difícil depois que seus pais se separaram, mas virou um lnferno mesmo depois que sua mãe arrumou um namorado. Gigante, como Grace se refere a ele, é um machista viol3nt0 que acaba transformando sua mãe em uma maníaca por limpeza e Grace não vê a hora de poder sair de sua casa. É nesse cenário que aparece Gavin, o homem perfeito que salva Grace daquela vida deplorável. Até ele revelar sua verdadeira face.

Eu comprei esse livro na época do lançamento e até agora não tinha lido. Nessa mesma época eu li Amor Amargo que tem esse mesmo tema e só então acabei reconhecendo o relacionament0 abusiv0 que eu mesma tinha vivido e preferi não ler esse em seguida por trazer muitos gatilhos. Sim, foi lendo um livro que descobri que vivia em relacionament0 abusiv0, porque provavelmente quem está vivendo não se dá conta disso até ser tarde demais. E quando percebe existem inúmeros motivos para continuar nele.

O livro começa com o leitor já sabendo que ela conseguiu sair do relacionamento, ela vai narrando como se estivesse conversando com Gavin e vai mostrando todos os motivos pelo qual ela foi se apaixonando por ele. E mesmo sabendo onde aquilo ia dar, a gente vai se apaixonando junto com ela. E fiquei me questionando, sabendo a verdade, e sendo uma ficção a gente já se apaixona, imagine na vida real quem está vivendo aquilo?

É muito difícil reconhecer e depois aceitar que aquilo está acontecendo com você. Porque quando você percebe já abriu mão de tanta coisa que você inconscientemente quer fazer dar certo de todo jeito. E Grace ainda tinha o fator de que a mãe dela está vivendo em um relacionament0 abusiv0 e o da mãe ela consegue ver, mas o dela não. E quando vê, não consegue sair dele. Para as pessoas de fora é muito fácil falar para terminar, só quem está vivendo sabe o peso daquilo tudo.

Por isso acredito que livros como esse tem que ser lidos pelo maior número de gente possível, porque livros ensinam e temos que saber como agir em situações como essa. Para finalizar tenho que falar sobre o final coerente que a autora escolheu. Acredito que desagradou alguns, mas foi o melhor na minha opinião.

Isabela | @sentencaliteraria 14/10/2019

Resenha originalmente postada no IG @sentencaliteraria
Romance Tóxico | @editoraseguinteoficial | 4 ⭐️’s

🚫 Gatilhos: violência e abuso

Grace já passou por poucas e boas: ela sabe o que é de fato um relacionamento abusivo. A garota é diariamente constrangida em casa, tanto por seu padrasto que é agressivo, como pela mãe obsessiva, que manda ela fazer as maiores loucuras, como esfregar o chão até toda a poeira (que só ela enxerga) sumir.

O sonho de Grace é ir embora para uma faculdade longe de casa, onde ela pode viver seu sonho: ser uma diretora de teatro. Ela sempre fez de tudo para alcançar esse sonho, e não vai deixar que nada a impeça. Mas tudo muda quando ela se aproxima de Gavin, um bad boy da escola que é tudo que Grace sempre pensou querer em um namorado: charmoso, talentoso e adorado por todos.

Rápido demais eles se apaixonam, e rápido demais o relacionamento evolui. Como Grace sempre sofreu nas mãos de seus parentes, não tem certeza se merece estar com um cara tão maravilhoso, por medo de “contaminá-lo” com seus problemas. Porém, logo ela vai descobrir que ele não é tão incrível assim, mas será que é fácil sair dessa prisão na qual ela se encontra?

O tema abordado é bem necessário de ser discutido, mas não achei legal a narrativa que usada. Grace conta no presente o que aconteceu no passado, que foi esse um ano de altos e baixos que ela passou com Gavin, mas o que me incomodou foi toda hora ela ficar dizendo as “cenas dos próximos capítulos”. Antes do acontecimento ela já dizia mais ou menos o que ia acontecer.

Mas sem dúvidas existem dois pontos altos: ela ter mostrado que existe mais de um tipo de relacionamento abusivo, e a construção dessa ideia de que um relacionamento assim começam aos poucos. São essas “pequenas” ações como ficar te ligando a cada 5 minutos e não deixar você abraçar um amigo homem que podem evoluir para coisas piores. E dá raiva pensar que pessoas assim dizem um “eu te amo” como se fosse motivo para justificar tudo!

Não consegui não comparar a história com “É Assim que Acaba” da Colleen Hoover, e só posso dizer que não teve o mesmo efeito em mim como o livro da CoHo. No mais, quem tem interesse é uma leitura que tem seus pontos positivos.

site: https://www.instagram.com/sentencaliteraria/

Ale Salvia @estantedaale 14/12/2019

"Romance Tóxico" no blog Estante da Ale
Primeiro, não nego que o que chamou minha atenção a primeira vista foi essa união de capa mais título. Tanto que comprei o livro no escuro, sem ler premisa, sem recomendações. Não me arrependi. Esse enredo é tão honesto que chega a nos deixar desconfortáveis. A história é crua, sincera e de certo modo, "positiva", já que dá aquele choque de realidade em quem vive um relacionamento assim e precisa de ajuda para sair dessa situação. Só não pense que foi uma leitura fácil, pois não foi, afinal, é preciso cenas fortes para entendermos qual a gravidade uma relação tóxica.

Nesta obra, conheceremos Grace. Ela é quem narra sua história como se estivesse contando tudo o que passou para seu namorado, Gavin. Por mais que no início tudo seja especial e romântico, já temos suas observações como por exemplo: "se eu soubesse de tal coisa, isso não teria acontecido" ou "quero saber por que levei tanto tempo para me dar conta de que você é tóxico". Então, não nos deixamos enganar pelo jeito apaixonado de Gavin, já sabemos a que ponto chegaremos e em todos os momentos vemos os sinais de alerta que Grace ignorou.

Algo positivo é que as atitudes/escolhas de Grace tem emabasamento quando conhecemos sua família. Grande parte da fragilidade da personagem se deve ao fato dela não ter um porto seguro em casa e esses sentimentos aqui são muito bem explícitos, você entende e sente o que Grace sente. Acho que é por isso que é tão desconfortável, a gente tem consciência de que todo o enredo pode sim ser real. Pode parecer absurdo nos dias atuais, nos quais o feminismo é tão forte, mas é a verdade. Simples e crua: nem todo homem se sente confortável com a liberdade de suas parceiras e a família pode sim ser um dos fatores que oferecem segurança para que a pessoa tenha coragem de dar um basta em toda a situação.

Outra coisa que quero destacar é o tipo de abuso retratado. Não é aquela violência física e visível a olho nu. A autora tratou o abuso psicológico como o centro de tudo, afinal, é o tipo de relação mais difícil de se notar já que pode ser disfarçada como ciúmes, acompanhado de palavras doces, ou até mesmo desculpas.

Infelizmente, o motivo pelo qual não dou nota máxima nesse livro é o final. Para mim, tudo aconteceu num clique. Não quero dar spoilers, pois a narrativa dá margem para muitas teorias: será que Grace está viva? Morta? Será que o fim dela foi o término? Mas sei lá, parece que a história tinha um número x de páginas e não poderia se estender mais, sabe? Para mim, não funcionou. Foi muito simples resolver uma problemática de quase 400 páginas que aflige tantas e tantas mulheres no mundo. Uma pena, na verdade.

Porém, isso não muda minha opinião: o livro merece destaque e às vezes, quem sabe, você consegue ver mais propriedade no final, do que eu?

site: http://estante-da-ale.blogspot.com/2019/12/livro-romance-toxico.html

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6