Fracasso e Acaso

Fracasso e Acaso Ricardo Horowicz...

Resenhas - Fracasso e Acaso

Thaís 27/04/2022

Por isso eu amo ciência
Difícil achar uma coisa que a ciência não explica. Existe uma teoria de que de não há explicação, é porque ainda não se tem os recursos que permitam. E quando se fala de comportamento humano, sabemos que muito ainda tem que se estudar. Mas ver aqui uma aplicação de conceitos matemáticos e estatísticos para fundamentar o que a psicologia estuda, é algo bonito de ser ver. Não é, portanto, uma leitura fácil. Mas vale muito a pena.

Gerson91 27/12/2021

Ótima resenha!
Claro que não se trata de autoajuda, gênero que não tenho muito apreço. O livro só não é melhor porque começa um pouco arrastado, talvez pela necessidade de elucidar o tema a pessoas sem a devida maturidade. É uma excelente resenha sobre o tema e como o encaramos, de forma crua, os nossos acasos/fracassos.

Lara Mélo 24/08/2021

Pra lembrar que não somos tão poderosos - nem tão incapazes - assim
“quando conseguimos aceitar os fracassos como elementos naturais e inevitáveis da vida, há um forte declínio do sentimento de frustração e também do sentimento de culpa.” (p. 64)
...
Esse foi mais um dos livros “baixei porque tava grátis” efeito da pandemia. Aquelas leituras que ficam em stand-by, pra ler despretensiosamente quando estou de ressaca literária e ainda não quero me envolver com novos enredos e personagens.
...
Enfim, um livro para quem é leigo ler com a mente aberta a novas reflexões, mas sem a cobrança de absorver e entender informações muito técnicas.
...
Como o título já adianta, o livro vai falar sobre a influência do acaso e do inesperado em nossas vidas, dentre outros temas. Os autores vão nos fazer olhar para nossos fracassos (e sucessos também) de uma forma diferente. Ao entender que não temos controle sobre todas as variáveis que afetam uma decisão ou conquista, por exemplo, sentiremos menos culpa e frustração quando o resultado final é ruim.

Saber lidar melhor com o papel do acaso também ajuda a perder o medo de agarrar oportunidades e tomar decisões por causa do medo de fracassar. Aquela coisa de aprender com os erros, de que a trajetória é mais importante que a linha de chegada, de que o essencial não é vencer e sim lutar, de que se houve aprendizado o tempo dedicado a algo não foi em vão.
...
Enfim, esses lugares-comuns que nos ajudam a enfrentar os erros do dia-a-dia e seguir em frente. Em suma, a mensagem que ficou pra mim é de não encarar a vida de nenhum extremo: nem ser arrogante a ponto de achar que pode ter controle sobre tudo (e se cobrar loucamente por isso) nem ativar o modo "deixa a vida me levar", achando que não adianta se esforçar porque o fracasso é inevitável ou porque uma hora o sucesso vai chegar milagrosamente. Aquele famoso equilíbrio, tão buscado e raramente encontrado.

Fernando 17/06/2021

O acaso/sorte sob um novo olhar
O olhar da aleatoriedade no cotidiano das pessoas, nas decisões, nos relacionamentos, mostra como tentar aprender a conviver com o acaso e no final pincela sobre os aspectos do perdão.

Parafraseando Taleb: ?Mais sorte do que mérito? - resume bem..

GIPA_RJ 29/06/2020

ACASO
A ideia de ter um físico e um psicanalista como autores soou bem.
Porém , digo que esperava mais .
Acabei pulando logo para o capitulo 9 e li até o final . Nestes 4 capítulos finais sim , encontrei trechos marcantes.
O acaso em nossas vidas fica renegado a um dos últimos planos , mas não merece ser negligenciado.
Talvez numa nova edição , seria uma ideia reescrever os capítulos iniciais.

Van 09/01/2019

Um livro sobre o cotidiano
No mundo da leitura, as vezes somos tão surpreendidos por um livro que passamos a acreditar que fomos escolhidos por ele. Este foi um dos casos que me aconteceu ao ler o livro Fracasso e Acaso: Uma reflexão sobre erros, acertos e o papel do aleatório em nossas vidas; lançado no Brasil pela editora Rocco.

Em um primeiro momento somos levamos a crer que o livro escrito pelo físico Ricardo Horowicz em parceria com o psiquiatra Luiz Alberto Py se trata de uma obra de autoajuda, contudo logo nas primeiras páginas essa impressão cai por terra.

“… a percepção do fracasso surge quando comparamos o que alcançamos com o que queríamos ter alcançado. Ou, ainda, com o que outros alcançaram… Este ‘outro’ com quem competimos deve ser alguém semelhante, ao ponto de podermos imaginar que poderíamos ter sido ele, fossem outras as circunstâncias. Assim, quando nos comparamos com um outro, o que estamos fazendo é comparar o que almejamos com o que atingimos.”

Abordando a relação entre fracasso e acaso em diversos temas de nossas vidas – a exemplo das escolhas, pessimismo, memória, oportunidade, arrependimento, inveja, amor, finanças e nossas relações com o outro; os autores oferecem uma série de conceitos e experiências que nos proporcionarão reflexões que culminam com os seguintes questionamentos: até onde temos o poder de decidir os rumos da nossa vida? O que faz com que a gente se sinta como um fracassado ou uma pessoa de sucesso?

Fracasso e Acaso é um livro que possui uma capa belíssima, de um azul tranquilizador e com uma arte que já reflete a imprevisibilidade que os autores nos convida a conhecer. Ainda sobre a obra, ela emocionará aos leitores que se identificarão com diversas passagens ao longo da leitura, e oportunizará a todos ressignificar nossas crenças, rever nossas dores e acima de tudo vivermos de uma forma mais leve, sabendo que nem tudo que nos acontece é fruto de nossas ações somente.