Prata da Terra

Prata da Terra Luciana Klanovicz

Resenhas - Prata da Terra

Carolignac 14/01/2019

Romance com gostinho de novela mexicana
Prata da terra traz a narrativa de amor entre Annabella e Giuliano. Os dois se conhecem ainda na juventude e no decorrer da narrativa vários obstáculos se levantam, impedindo os dois de ficarem juntos. A história dos dois é quase épica, se estendendo por várias décadas e mantendo sólido o sentimento do casal.
Então vamos lá, a história me lembrou muito as novelas mexicanas do sbt, no qual a mocinha se apaixona pelo o mocinho, mas por conta das diferenças de classes sociais são separados, surgindo um novo obstáculo. Quem não gosta de uma história assim, não é? A história é muito boa, mas talvez por eu ser muito ansiosa, achei alguns trechos bem cansativos e desnecessários. {ALERTA DE SPOILERS} Tinha vezes que eu ficava cansada de tantos obstáculos na história, seja por conta de outros personagens da história (como a mulher de Giuliano, Frederico e etc) ou por conta dos próprios personagens (bem no estilo de novela mesmo). Acredito que podia ter dado uma lapidada na história. Também não gostei muito de como Giuliano força o pai de Annabella a ser seu responsável, e a coitada ainda fica na casa servindo como uma amante, isso sem contar que ele pretendia casá-la com um outro cara para mantê-la como amante. Também o desenrolar da história, apesar de esperado, me decepcionou um pouco, e até pulei algumas partes por achar desnecessário tantos infortúnios e confusões (Já disse que sou ansiosa?).
Mas acima disso, vale a pena (e muito) ler "Prata da terra". Adorei a ambientação da história ser na Itália, sonho em conhecer o país. A autora teve todo o cuidado de trazer lugares reais, inclusive coloca até uma notinha no final do livro sobre isso. No capítulo inicial, ela até disponibilizou um mapinha.
Concluindo, a épica narrativa lembrou muito o outro livro da autora ambientado na Segunda Guerra Mundial, ainda mais a semelhança da cadeia de desventuras vividas pelo casal.
No geral, super recomendo!
Luciana Klanovicz 09/02/2019minha estante
Obrigada pela avaliação, Carol. Tuas observações e apontamentos são muito importantes para mim, já que leste outro livro meu também. Obrigada de coração pela gentileza em dar o feedback, vou considerar tudo o que escreveste, viu? Gostaria de saber se posso te enviar um marcador do livro. Avise-me por mensagem, ok?