Prata da Terra

Prata da Terra Luciana Klanovicz

Resenhas - Prata da Terra

Mariza27 02/05/2022

Minha opinião
Não foi um dos melhores livros que li, a protagonista é muito submissa, sei que o livro é escrito e si passa em uma época em que as mulheres tinham esse tipo de comportamento.

Mas é uma particularidade minha de quando lê um livro de romance, ou que tenha um mulher como protagonista, espero personalidade e viabilidade da mesma. Submissão me deixa um pouco incomodada.

Lembrando que: essa é a MINHA opinião perante a leitura desse livro!

Se recomendo lê? Talvez.
Luciana Klanovicz 12/06/2022minha estante
Obrigada pelo seu feedback! Lembrei que vc me marcou durante a sua leitura no ano passado e do quanto estava encantada pelos personagens (e me indicou vários avatares bem legais, muitos que eu nem conhecia). Foi bem legal a nossa troca. Agradeço bastante. Inclusive me marcou em vários stories bem lindos, que eu repostei em minhas redes sociais também.
Lamento, por outro lado, a visão de submissão que parece ficou marcada para você. Para mim é surpreendente já que desde segunda parte do livro, principalmente, Annabella viúva pode viver de forma ampla liberdade e encarar de frente todos os seus desafios, vide o final que não darei spoiler aqui, onde ela consegue tomar as rédeas de seu destino.
De qualquer forma lembrei de você e guardarei todos as trocas do instagram e aqui a sua resenha final. Obrigada pela oportunidade que tive em conhecê-la.

Jackcoriolano 03/09/2021

Prata da Terra (Luciana Klanovicz)
Prata da terra, de Luciana Klanovicz, é o primeiro da série Paixão na Itália. É um romance de época que se passa na Itália, durante o período renascentista.

Na Toscana de 1580, nesse clima propício aos apaixonados, festa a fantasia e pessoas mascaradas, Annabella Capello e Giuliano De Vicco se conhecem. Ela, filha de um comerciante, ele, nobre, filho de um conde arrogante, autoritário e cruel.

As diferenças sociais não impedem que os jovens se apaixonem profundamente, mas intrigas e armadilhas ardilosas, maquinadas para envenenar Giuliano, acabam por separar o casal enamorado. A partir daí, começa a saga de infortúnios e sofrimentos.

A história de Annabella e Giuliano fala de encontros, desencontros, segundas chances e de um amor capaz de suportar todo tipo de dificuldade e superar os muitos reveses.

A protagonista é forte, uma cientista nata, que sonha em estudar as estrelas, desejo incomum para uma mulher à época, e a sede de conhecimento vai levá-la a superar barreiras ao longo da história.

A autora, que também é historiadora, levou para o livro as experiências e lugares que viu em sua viagem ao país. Outra característica marcante é que a narrativa tem como pano de fundo diversos eventos históricos como a peste, a inquisição e um pedacinho do Brasil, a praia de Naufragados, que era um porto de abastecimento de água e provisões, usado pela Coroa Espanhola.

Prata da terra é uma viagem no tempo, uma visita a costumes e tradições para contar uma história de amor.

Silvia 29/08/2021

Amor e tempo...??
Seria o tempo capaz de curar mentiras sobre o amor entre jovens???
Annabelle e Giuliano se conhecem ainda jovem e vêem explodir em si um amor capaz de durar a vida inteira, porém devido suas classes sociais diferenciadas e intrigas bem articuladas, este amor se torna por boa parte do enredo, motivo de repulsa e muita mágoa para o casal.
No desenrolar, vemos os jovens amadurecerem e aos poucos os maus entendidos do passado se desenrolando entre os dois.
O romance é o primeiro de uma série que trará ainda, 3 livros relatando as histórias de personagens apresentados neste volume.
Diferente de muitos romances, nos deparamos com uma boa dose de história o que deu a leitura um quesito envolvente e cativante.
Grata pelo comentário!

@aliteralmente 28/08/2021

A vida tem mais caminhos do que se pensa
O livro começa em uma Itália renascentista onde um jovem casal, de classes sociais distintas, se apaixonam perdidamente. A jovem Annabella Capelo, é filha de comerciantes, com uma grande afinidade para a ciência. Já no caso de Giuliano De Vicco, sua família é nobre, mas o seu ser é destinado a batalhas.
E esse amor, é constantemente atormentado por mentiras, brigas e desentendimentos, que são os suficientes para abalar a sonhada união.
O reencontro acontece depois de um tempo , e mostra que, apesar dos pesares, os caminhos do amor são diferentes dos caminhos dos homens.

O que eu achei:

O livro traz como tema principal o amor, mas existem outros pontos que foram bem escritos pela a autora, como por exemplo toda a ambientação e a riqueza de detalhes. A leitura me despertou vários sentimentos, gostei muito da Annabella, sua forma de pensar e agir, e claro sua sede insaciável por conhecimento, acredito representar bastante a busca pela liberdade das mulheres nessa época!
Em algumas partes, lá pelo meio do livro, suas decisões me deixaram com aquela pequena raiva, mas depois senti como se ela tivesse “recobrado os sentidos”. No caso do Guiliano, esse infelizmente eu não consegui me apegar, por mais que eu tentasse, e apesar de ele ter passado por tudo o que ele passou, no final o meu coração não foi conquistado, e sempre ficava com um pé atrás.
Os amigos do casal na verdade foram a minha grande surpresa, não achei que fosse torcer tanto para a felicidade deles como eu torci!
Eu me senti muito bem com o final, estava querendo muito um casal, que até o momento eu achava impossível de acontecer, mas aconteceu! Todos os personagens foram bem trabalhados e me senti confortável desde o início até a última palavra da obra.
Se gostou dessa resenha, dá uma olhada ig literário ;)

site: https://www.instagram.com/aliteralmente

Joelcida 27/08/2021

Um romance cheio de intrigas e paisagens italianas
??Annabella Capello e Giuliano De Vicco se conhecem em um baile de mascaras e se apaixonam aos 16 anos de idade. Por ela ser filha de um comerciante, mesmo respeitado, a família de Giuliano não aprova o romance, afinal os De Vicco são nobres. Então nosso casal vai ser envolvido em um rede de mentiras e intrigas que irá separar los por anos.

??Temos uma história rica em detalhes e fatos históricos da época renascentista na Itália. Ou seja além de acompanhar o casal ainda aprendemos muito sobre aquela época ( mas calma, não é nada massante kkkkk)

??A autora soube encaixar os fatos e figuras históricas ( como Galileu e Cristóvão Colombo ?) na história de forma perfeita na vida dos protagonistas.

??Annabella uma personagem forte e cheia de curiosidade, ela ama tudo que envolve ciência. Vemos ela ser tornar uma mulher confiante ao logo da história, mesmo que as vezes não concordamos com algumas decisões dela ???

??Giuliano, para mim, é o personagem que mais evolui na história. De garoto mimado se torna soldado e de soldado, finalmente, tem a coragem de se libertar de suas amarras ( que são muitas kkk). Ele também comete alguns erros.

??Isso foi algo que gostei na história, acompanhar o crescimento deles ao longo do tempo. Sem dizer que Chiara e Tomasia foram personagens que me conquistaram com seu carinho e apoio com Annabella.

??Se preparem por que em algumas cenas seu coração vai ficar apertado de emoção e em outros cheio de raiva pelas injustiças cometidas por alguns personagens e as sofridas por outros.

??Uma ótima história para quem ama a união de romance com fatos históricos e paisagens magníficas. Impossível não se sentir na Toscana com as descrições da autora ( que, pasmem, já esteve na Itália e em muitos dos locais do livro).

Rafinha 27/08/2021

Romance Shakespeareano cheio de conhecimento e amor
Esse livro é simplesmente incrível. No começo demorei um pouco pra ler, mas ele fluiu tão fácil que terminei em uma madrugada. Você vai se encantar por Anabella e sua história, e vai querer que esse casal fique junto, por mais que a cada capítulo algo os separe.

Vale MUITO a pena a leitura! Apaixonante e envolvente, esaa história não deixa a desejar! ?
Luciana Klanovicz 19/04/2022minha estante
Grata pela linda resenha!!

Rica de Leitura 13/05/2021

Amei a escrita da autora
Vocês precisam conhecer  a história  de amor da Annabella  e o Giuliano. Um casal  que foi separado  por mentiras inúmeras  vezes mas venceu  no final.
Um livro onde mostra  toda a garra , força e poder das  mulheres,  com personagens  fortes, num cenário  de tirar o fôlego, lindos vestidos, bailes deslumbrantes ,você  fará  um lindo passeio pela Itália renascentista.
Esse é sem dúvida um dos melhores romance de época que já li na vida. Me cativou. Aguardo ansiosa pelos próximos livros da série.
Luciana Klanovicz 13/05/2021minha estante
Obrigada pela resenha! Fico feliz por você ter se encantado com meu livro. Baqir vem aí, aguarde!

Tathi (@Doidosporserieselivros) 31/12/2020

Na Itália, Annabella e Giuliano se conheceram na mocidade e com a grandeza das certezas dos jovens se entregam ao amor sem pensar nas consequências. Porém existem pessoas na vida deles que farão de tudo pra impedir esse relacionamento, inclusive uma grande teia de mentiras em que eles se enredam e caem.
Alguns anos se passam e eles se reencontram em Milão, feridos e alimentando ódio um pelo outro eles terão que enfrentar a primeira de muitas batalhas para enterrar ou reacender o sentimento adormecido.

Mais uma vez Luciana Klanovicz nos surpreende com a qualidade de sua escrita, e o trabalho de pesquisa primoroso e presente em cada detalhe da trama.
Desde os itens de decoração e vestimenta, até os costumes e locais do país, tudo é devidamente mostrado como era na época em que se passa a narrativa.

Prata da terra traz ao leitor a impressão de estar lendo uma obra épica que deveria virar um filme ou série, para evidenciar a grandeza da trama.

A autora nos guia por uma vida inteira de Annabella, mostrando que ela não era uma mulher deslumbrada apenas por romances e sim uma mulher que ambicionava ensinar, aprender e representar as mulheres em atividades cientificas e estudos da época.

Esse é apenas o primeiro volume da série, mas já percebemos o quanto vamos sofrer nas próximas publicações, pois com Annabella e Giovani percebemos um exemplo de uma vida de sofrimento para chegar ao seu ideal seja ele amoroso ou pessoal.

Um detalhe interessante é que mesmo se passando na Itália, há uma parte do romance que se passa em Santa Catarina.

Prata da terra não é apenas uma trama sobre amor, é sobre amizade, perdão, poder do dinheiro, sexualidade, e a luta da mulher que durante os séculos nunca acaba.
Luciana Klanovicz 31/12/2020minha estante
Sua resenha me emociona muito. Obrigada Tathi pela força que vc tem como mulher e profissional! Gratidão resume!

Aione 24/10/2020

Prata da Terra é o primeiro livro da série Paixão na Itália de Luciana Klanovicz que, além de escritora, é historiadora. A série contará com quatro livros, ainda não publicados, sendo os outros três protagonizados por personagens secundários do primeiro volume.

Annabella Capello e Giuliano De Vicco se conhecem ainda na juventude e se apaixonam perdidamente. Porém, por pertencerem a diferentes classes sociais, acabam sendo vítimas de mentiras e intrigas que os afastam. Anos depois, voltam a se reencontrar, ainda profundamente marcados pela paixão e pela mágoa de anos antes.

Prata da Terra, ambientado no final do século XVI, é dividido em duas partes, cada uma narrando um diferente momento da vida de Annabella e Giuliano. Em terceira pessoa, a narrativa se alterna pelas perspectivas de cada um, permitindo ao leitor não apenas conhecer o que os protagonistas pensam e sentem, mas também contrapor suas realidades a partir das mentiras que os separaram.

Os mais de vinte anos retratados ao longo da trama oferecem ao leitor uma história recheada, principalmente, de amor. O centro de Prata da Terra é o romance, e os altos e baixos que acometem o casal só intensificam o sentimento por eles compartilhados. Mas a leitura vai além e também entrega um pano de fundo um tanto quanto interessante. Além dos diversos cenários — da Europa colonizadora e da América colonizada, pela ótica do colonizador — que aparecem no romance, o contexto da Itália Renascentista também se faz presente, com acontecimentos como o Concílio de Trento e a Inquisição sendo mencionados e influenciando no desenrolar do enredo. Porém, vale dizer que, sendo esse um romance de época, os eventos históricos são de fato apenas o palco onde a história de amor se desenvolverá, sem haver a obrigatoriedade de retratar o período aprofundando seus fatos.

Algo que muito me agradou foi o fato de Annabella ser uma cientista, escolha de Luciana Klanovicz para homenagear as mulheres daquela época que exerciam atividades semelhantes. Além de demonstrar as dificuldades proporcionadas pelo patriarcado desde tempos tão remotos, traz uma força ainda maior para a protagonista que, sem dúvidas, foi a minha favorita da trama. As várias escolhas e atitudes de Giuliano fizeram com que ele não me cativasse tanto quanto Anabella cativou.

Em linhas gerais, Prata da Terra é uma ótima escolha para quem procura um romance de época com uma ambientação diferente de maioria dos romances de gênero — em termos de local e tempo — e com uma aparente carga dramática nos eventos da trama. É, acima de tudo, uma bela história de amor, capaz de encantar os corações mais românticos.

site: https://www.minhavidaliteraria.com.br/2020/10/23/resenha-prata-da-terra-luciana-klanovicz/
Luciana Klanovicz 02/11/2020minha estante
Obrigada pela resenha!!!

Planek 05/05/2019

O melhor de um romance histórico
O mundo moderno é um mundo que parece não ter fim, repleto de aventuras, de viagens, de conquistas, de amores e de sonhos. A Itália moderna, aquela de Galileu e de tantos outros gênios, é o ambiente perfeito do encontrao de mundos e do encontro de Anabella e Giuliano. Ela, linda, inteligente, forte; ele, nobre e guerreiro. Desejo e amor se encontram nos seus corpos e nas suas atitudes, nos conflitos diários e numa história de amor entremeada por encanto, por espera, pelo mar, pelo campo e pelas colinas. Uma história de amor que se passa em diferentes mundos, enquanto intrigas alimentam tentativas de separar esses dois personagens a todo instante. Prata da Terra (que tem um título sugestivo e fundamental), carrega o que há de melhor num romance histórico: cor, intensidade, movimento, tensão e, sobretudo, histórias de vida que fazem rir e chorar.
Luciana Klanovicz 05/05/2019minha estante
Que linda a sua avaliação! Ela me fez chorar! Obrigada pelo carinho!

Luciana Klanovicz 05/05/2019minha estante
Que resenha maravilhosaaaaaaaaaaaaaaaaaa

mara sop 23/04/2019

Um amor, uma obsessão e muitos obstáculos a serem ultrapassados
Annabella e Giulianno se apaixonam durante uma festa, ele filho de um importante nobre, ela filha de um mercador. O amor é descoberto pelo pai de Giulianno que separa o casal com intrigas, deixando uma grande mágoa no peito dos dois.
O tempo passa e Giulianno descobre Annabella na sua cidade, e decide se vingar, chantageando o pai dela para que seja agora o seu responsável legal, a prendendo em sua casa, disposto a encontrar um marido de fachada para que ela se torne sua amante. Teria a mágoa transformado o amor em ódio? Seria o mocinho um vilão? Sem conseguir esquecê-la, Giulianno fará de tudo para ter essa mulher em seu poder.
Eu li esse livro como beta, e fiquei empolgadíssima quando a Luciana me passou o arquivo me falando que se passava durante a Renascença Italiana, meu período histórico favorito. Então posso dizer que me esbaldei com essa história de amor cheia de obstáculos e mal-entendidos que me conquistou por completo!
Recomendo tanto para fãs de históricos quanto para fãs de romances de época, pois o livro é um mix dos dois estilos.
Luciana Klanovicz 23/04/2019minha estante
Obrigada Mara, você é uma leitora muito especial e sua visão deixou meu livro ainda melhor. Espero que a continuação da história, por meio do carismático Baqir traga novas emoções para a Itália do início do século XVII.

mara sop 21/05/2019minha estante
Luciana, não vejo a hora de ler o livro do Baqir!!!

Akemi San 08/02/2019

Amor na Renascença
Trama bastante romântica, com um casal que se apaixona com a impulsividade de que são capazes os adolescentes. Os percalços nas vidas dos protagonistas são narrados com muito capricho, em uma ambientação bem detalhada. A capa delicada prepara o leitor para mergulhar na leitura.
Luciana Klanovicz 09/02/2019minha estante
Muito obrigada pela sua avaliação! Sua opinião é muito importante para mim. :)
Se você quiser eu gostaria de te enviar um marcador do livro. Avise-me por mensagem privada, ok?

Lord Vahn Wolf 25/01/2019

O que mais me chamou a atenção, foi a arte da capa,
Uma coisa que deve ser colocada em consideração é a simpatia e atenciosidade da autora, Prata da Terra possuiu uma trama que prende o leitor, fazendo-o(a) a ficar apreensivo de tanto se apegar a protagonista.
Luciana Klanovicz 09/02/2019minha estante
Obrigada pela avaliação! Annabella é uma personagem que adoro! Fico feliz que tenhas gostado!Gostaria de saber se posso te enviar um marcador do livro. Avise-me por mensagem, ok?

Eline.Sato 25/01/2019

Surprendente
Através de uma indicação dei início a leitura deste romance que a princípio eu diria de época. Contudo, me deparei com algo bem mais rico, através das histórias de época que a autora narra em terceira pessoa.
A história é narrada entre os anos de 1500 a 1600 com um romance avassalador entre AnnaBella e Giulianno. Ao estilo Romeu e Julieta o amor dos dois jovens passam por inúmeras tentativas de traição por aqueles nos quais eles não poderiam imaginar.
A cada página a curiosidade pelo desfecho nos instiga a prosseguir através do amor, dramas familiares da época, dificuldades e superação.
A força da personagem Annabella foi o que mais me chamou a atenção. Forte, doce, romântica e determinada. Com uma característica que a leva além de sua época para uma mulher foi o que me encantou durante a história.
Giulianno nos apresenta uma personalidade explosiva e impulsiva diante do que vê e escuta, sendo assim colhe para si os frutos das suas decisões impetuosas. Porém, com a maturidade durante a narrativa podemos ver o amadurecimento de cada um dos personagens e o desenrolar de um lindo amor.
Outro detalhe foi a narrativa fluida da autora com fatos históricos, que diga-se de passagem, eu amoooo! Lugares detalhados com cuidado, e momentos da época que nos transporta para cada local.

Um romance de época/histórico com muito amor que aquece o coração.

Surpreendente!
Luciana Klanovicz 09/02/2019minha estante
Obrigada Eline por sua avaliação do livro Prata da Terra, fico feliz que o livro tenha te aquecido. Gostaria de saber se posso te enviar um marcador do livro. Avise-me por mensagem, ok?

Daniel.Martins 24/01/2019

resenha do blog www.desinformadoss.blogspot.com
Prata da terra é uma mistura de romance de época com romance histórico. É bem mais romance de época, se passando na Itália entre os séculos XVI e XVII, mas também é histórico porque a autora usa (com bastante propriedade) fatos e personalidades históricas para enriquecer o cenário.

UMA HISTÓRIA DE AMOR: Prata da terra apresenta a trama de Annabella e Giuliano, um casal que se apaixona na juventude e tem tudo para ficar junto, mas... (sempre tem um "mas"), o casal é jogado numa rede de intrigas e interesses que faz com que esse romance tenha muitos altos e baixos.
Apesar dos equívocos cometidos pelo casal, nós torcemos para que eles fiquem juntos, afinal sofrem o diabo durante a história. Será que a autora deu um final feliz para eles ou preferiu ser mais realista? Não vou dar esse spoiler. Leia e descubra.

ANNABELLA: A autora optou por fazer uma mulher à frente do seu tempo, o que vai de encontro aos anseios atuais do público leitor. A protagonista é decidida, independente e inteligente, uma mulher das ciências (dentro do que era possível na época)
Mas toda essa racionalidade vai pelo ralo quando Giuliano entra em ação. O mocinho é capaz de derreter toda essa lógica e deixa a protagonista sempre numa batalha interna entre esses dois lados.

GIULIANO: O protagonista é um nobre que renega suas origens e prefere ser um soldado, conhecer o mundo no lombo de um cavalo, mas ele se mostra impulsivo e, por vezes, ingênuo, o que acaba por fazer com que seja manipulado com certa facilidade.
Também o achei um pouco "fujão" na hora de resolver os problemas, sempre tentando deixar rolar e esperando que a solução acabe chegando sozinha.

MUITAS INTRIGAS: A trama se baseia nas intrigas. Interesses econômicos, românticos, lutas de classe e ascensão social são as motivações para a maioria dos conflitos apresentados. Funciona bem e olha que a autora ainda achou espaço para encaixar guerras, peste, naufrágios e até a santa inquisição. É intriga que não acaba mais.

PONTOS POSITIVOS: Os personagens de Prata da Terra são bastante interessantes e alguns deles trazem mais de uma camada. Eles evoluem durante a obra e não são estereotipados.
O cenário também é bom, fruto do conhecimento da autora tanto de história quanto de alguns dos locais retratados, o que nos ajuda a "enxergar" na mente onde tudo acontece.

PONTOS NEGATIVOS: Prata da Terra tem 407 páginas. Mas dava para enxugar um pouco. Principalmente na primeira parte, notei que a mesma explicação é dada mais de uma vez. A autora também abusa das explicações, o que pesa um pouco no texto. O ideal seria mostrar mais e explicar menos. Por causa disso a leitura não é das mais fluidas, apesar da boa história.
Também senti falta de uma preparação de texto e revisão mais cuidadosas, coisa que pode ser facilmente resolvida.

CONCLUSÃO: Prata da Terra é um romance de época bastante adequado para agradar os fãs do estilo. Tem romances avassaladores, intrigas e várias alternativas na trama. Tem personagens e cenário acima da média mas precisava perder umas gordurinhas.

site: www.desinformadoss.blogspot.com
Luciana Klanovicz 09/02/2019minha estante
Agradeço imensamente sua avaliação, Daniel. Tuas dicas são primorosas e vou aprendendo a editar, parte que sempre adiamos quando escrevemos. Tens super razão nos teus apontamentos. Vou modificar para a versão física certamente o que eu puder. Agradeço de coração. Gostaria de saber se posso te enviar um marcador do livro. Avise-me por mensagem, ok?