A Constituição Contra o Brasil

A Constituição Contra o Brasil Paulo Roberto de Almeida

Resenhas - A Constituição Contra o Brasil

Pedróviz 10/11/2023

A Constituição contra o Brasil
Este livro é uma coletânea de artigos de autoria de Roberto Campos organizados por Paulo Roberto de Almeida. O tema presente nos artigos é a Constituição de 1988 e neles se enfatiza o delírio, a demagofia e a mentalidade estatizante da Nova República. Roberto Campos usa de um humor ácido e deixa transparecer sua irritação e inconformismo com os rumos tomados pelo país.

Vinícius 15/11/2020

Constituição Retalhada
Promulgada em Outubro de 1988, a 8ª constituição do Brasil, chamada pelo saudoso Ulysses Guimarães de "constituição cidadã" deixou o país, ainda ressentido no pós ditadura, em um mar de xenofobia além de mais direitos que deveres para os cidadãos. Esse emaranhado de entraves sociais e econômicos foi alertado pelo economista e diplomata Roberto Campos que com inteligência e ironia ávida se contrapôs a constituição esquizofrênica de 1988. Hoje a mesma parece uma colcha de retalhos gigante depois de inúmeras emendas desde os governos: FHC, LULA, DILMA, TEMER e atual. Roberto Campos foi um intelectual de nível altíssimo, infelizmente pouco reconhecido pelos brasileiros, como muitos outros. Leitura excelente, recomendo o livro, não deixando de lembrar de quem compilou essa primorosa obra: Paulo Roberto de Almeida.

Rodrigo.Moritz 02/10/2020

Ótimo
Uma excelente coleção de crônicas sobre a constituinte de 1988.
Nossa constituição já nasceu com várias bizarrices e jabuticabas.
Uma triste constatação.

Allan Diego 05/04/2021

Constituição do atraso
Poucas pessoas anteviram as mazelas da constituição de 1988, na verdade Roberto Campos exerceu uma função profética em relação a nossa carta magna. Descreveu claramente os problemas políticos, sociais e principalmente econômicos, uma junção de erros que persistem em atrasar nosso desenvolvimento (apesar de algumas correções ao longo do tempo, não lógico sem algumas pioras). Uma constituição com um viés nacionalista, patrimonialista e socialista, uma constituição que contém muitos direitos e poucos deveres (até porque um depende do outro). Uma leitura necessária para conhecimento de algum dos nossos problemas e porque a nossa constituição deveria ser revista (problema é o risco de nossos parlamentares incluírem ainda mais absurdos, aumentarem ainda mais as intervenções). Além de tudo conta com a inteligência e sarcasmo de um dos maiores intelectuais do nosso país.

Marion 14/02/2024

É proibido falar mal
Sempre que alguém critica a constituição já é quase linchado em praça pública . Roberto Campos desde sempre soube apontar os defeitos da Carta sem ter medo