Favores Vulgares

Favores Vulgares Maureen Orth

Resenhas - Favores Vulgares

1 | 2 | 3 | 4 | 5

bruno 08/08/2021

achei esse livro bastante cansativo, mas acredito que foi porque eu já ouvi podcasts e assisti vídeos sobre o caso. o livro tem muitas informações sobre a vida do Andrew antes e depois dele fazer a primeira vítima, traz muitos fatos interessantes, porém pra mim não fluiu tanto.

Loy 28/10/2022

Detalhado ao extremo
A autora traz diversos relatos e pontos de vistas sobre o infame assassino, alguns até desnecessários que deixa o texto um pouco cansativo e a gente se perde no meio de tanto nome diferentes mas, acredito que ela faz isso tentando decifrar sua personalidade, sua motivações e aspirações. Além de seus inúmeros crimes, acompanhamos uma caçada atrapalhada da polícia e do FBI que está sempre um passo atrás e o grand finale escolhido pelo assanino repleto de teorias.

OssosDePapel - Instagram 10/05/2022

Fiquei me perguntando se a autora fez uma boa triagem nos depoimentos. Achei a quantidade de informações e fontes e a precisão dos detalhes muito incomum. Contudo, isso deixou o livro muito mais interessante. Se tudo for confiável, o trabalho de Maureen Orth foi excepcional. Eu, como jornalista, estou muito impressionado.

Naomi 30/04/2020

Andrew Cunanan passou e deixou um rastro de desgraça
Foi um livro bem interessante, mostrando todos os lados do Andrew e suas mentiras absurdas.
Ele queria tudo, mas terminou com nada.
O final foi um pouco difícil de ler, começa a ficar muito arrastado. Você fica puta com o Andrew e com a polícia, pela mancadas que eles dão ao decorrer da investigação. Sem contar a mídia sensacionalista que mais atrapalha do que ajuda.

Imagino o trabalho da escritora, tendo que fazer várias entrevistas... ainda mais com os familiares da vítima. Tenso...

A2Lan 26/07/2021

Insanidade vulgar
Uma história real de uma mente doentia, onde foi alimentada por todos os que o rodeavam uma vez que aceitavam suas mentiras, personagens e favores vulgares. Vale a pena ler e ver uma outra perspectiva do assino de Versace.

liaramoss 06/02/2022

Um incrível trabalho de pesquisa
Uma enorme e maravilhosa pesquisa da jornalista Maureen Orth sobre o assassinato de Gianni Versace, na verdade, sobre a história por trás do assassino, Andrew Cunanan. São muitas pessoas envolvidas, muitos entrevistados, muitos motivos.

Andrew era um mentiroso compulsivo, mas às vezes fazia de tudo para fazer com que fossem pelo menos 1% verdade, como quando ele diz que é uma das pessoas menos esquecíveis, que foi o que ele se tornou.

Adorei a forma que foi escrito, parecia uma mistura de história com entrevistas, tudo tinha uma descrição sobre o porquê estava acontecendo. Embora um pouco massante, pq a pesquisa é longa e não foi um caso fácil, já que envolveu muito sobre o passado de Andrew, foi um ótimo livro.

Ana Terra 09/05/2023

Pena que acaba
Eu poderia ler sobre essa história por mais 448 páginas tranquilamente. Não consigo não me interessar por True crime no sentido do estudo da mente humana e das coisas que alguns (humanos) foram capazes de fazer. Ou pior, de simplesmente considerar matar alguém como algo aceitável.
Essa história tem várias nuances que podem ser discutidas e neste livro, com sua escrita incrível, a autora nos entrega um dossiê muito completo sobre o caso. Além disso, achei MUITO importante a editora ter colocado uma nota sobre alguns usos de palavras que hoje são consideradas o puro creme do preconceito, mas para um livro publicado em 1999, era algo comum (infelizmente).
Enfim, apaixonada. Virou um dos favoritos do gênero. Paz ??

Flora Airbender 08/02/2022

E os Versace?
O livro tem riqueza de detalhes, dá pra ver que o trabalho da autora foi muito bem feito. Também achei legal a editora fazer prefácio e algumas notas pra lembrar o leitor de que hoje se tem uma visão diferente dos gays do que se tinha naquela época. Mas achei que a Maureen foi insensível com a família Versace, a Donatella não recebe da autora as mesmas condolências que as outras famílias receberam. Não é a toa que os Versace não gostam desse livro nem da minissérie...

Pedro 09/07/2022

Jornalismo investigativo e minucioso
O livro detalha não só os crimes cometidos por Cunanan, mas também toda a sua vida antes de se tornar um dos criminosos mais procurados. O trabalho da jornalista Maureen Orth é extremamente minucioso, destrinchando quem foi Andrew Cunanan desde sua vida em família até sua vida adulta. A história mostra não somente a mente e as atitudes de uma pessoa totalmente perdida e sádica, mas também como a caçada e a investigação dos assassinatos feitos por Cunanan - cinco, no total. Assim, o livro se torna um relato impressionante e preciso, com um trabalho cuidado e impecável de investigação jornalística - que se mostrou até mais eficaz que o da polícia.

Sara 11/05/2021

"Viva rápido, morra jovem, permaneça belo"
"De alguma forma, em seu desesperado ato final, Andrew Cunanan estava criando uma igualdade entre ele e Versace, alguém cujo a riqueza e a fama ele sentia que também deveria ter. Infelizmente, a única forma que Andrew Cunanan tinha de conseguir qualquer reconhecimento era com balas, sangue e maldade."A muito tempo não lia um trabalho tão bem fundamentado, bem pesquisado e tão respeitoso com a história de todos os envolvidos na série de assassinatos que Andrew Cunanan deixou, o livro é muito bom e eu gostaria pessoalmente de ter escrito ele porque imagino que esse é o tipo de trabalho que quando você termina você se sente orgulhosa, livros assim são uma forma de dar vida e memória a vítimas que tinham sonhos, amavam e eram amados por alguém e nos ajuda a olhar pra dentro de nós mesmos em nossas partes mais sombrias como indivíduos e como sociedade. Perfeito, recomendo!!!

van.cazarotto 27/12/2020

Muita informação
Este deve ser o material no qual mais se encontra informações sobre o caso de Andrew Cunan. Contudo, para mim, a leitura foi um pouco cansativa. Muitas informações reunidas de uma forma que não me prendeu. Minha avaliação é mais pela quantidade de material reunido pela autora do que pelo envolvimento que tive com a leitura.

Lindsey 07/05/2019

Chaaaato
Vou direto ao ponto: é um livro bem chato, apesar de seu tema. Trata sobre a história de um rapaz problemático que acaba virando, de uma hora para outra, um assassino em série, que ficou muito famoso por matar o estilista Gianni Versace. O ruim do livro é sua forma de escrita, que não flui de jeito nenhum. Imagina que você está conversando com uma pessoa especialista em um assunto e ela decide te contar TUDO o que ela sabe sobre ele, TUDO, sem pensar muito na linha de raciocínio. E como se não bastasse, ela se perde nisso, como se tivesse falando com uma pessoa com déficit de atenção. Ela está falando sobre um tema, vê uma borboleta passado e começa a comentar sobre o dia que viu uma borboleta igual na casa da prima da amiga da vó, sei lá. O enredo peca na quantidade de detalhes que não acrescentam muito, talvez pelo fato da autora ter muita informação sobre o caso, mas nenhuma dessas informações serem diretamente do personagem principal, já que o mesmo não pode ser entrevistado (dãmh). São quase 500 páginas que tentam explicar algo que nem a autora sabe o por quê. Chato, chato, chato.
Luiz Miranda 07/05/2019minha estante
A série, American Crime History 2, ficou bem legal, apesar de ter isso que você escreveu sobre o livro: detalhes sobre toda a vida do assassino, até pequenas biografias das vítimas.

Luiz Miranda 07/05/2019minha estante
A série ficou bem legal, apesar de ter isso que você escreveu sobre o livro: detalhes sobre toda a vida do assassino e até mesmo pequenas biografias das vítimas.

Diego Piu 07/05/2019minha estante
Eu tava com certa expectativa por conta da série (gostei muito)... mas fiquei com receio do livro ter aquela pegada sensacionalista (acontece, né?!)...

Lindsey 07/05/2019minha estante
Quando fala sobre as vítimas ainda acho pertinente, o problema é quando, por exemplo, cita uma cidade pela qual ele passou na fuga e a autora conta toda a história da cidade.. detalhes que não acrescentam nada. E também bater na tecla do mundo gay da época o tempo todo.. Como se isso explicasse qqr atitude dele..

Lindsey 07/05/2019minha estante
Não o achei sensacionalista, o que até talvez fosse bom pra colocar um pouco de graça nesse livro perdido..

Diego Piu 07/05/2019minha estante
Compreendi, obrigado pela dica.

Lindsey 07/05/2019minha estante
Por nda =) Mas não quero desanimar a leitura de nenhum livro, rs. Pode ser que ache interessante.. ou tenha vontade de pular alguns capítulos como eu (o que mts vezes não fará falta, rs). Nesse estilo recomendo MindHunter.. beeem mais interessante e se não me engano até cita esse caso também.

Diego Piu 08/05/2019minha estante
Mindhunter já até tenho na prateleira, tá na fila aguardando a vez dele (logo, logo)!

Raquel1490 30/06/2019minha estante
Eu não consegui prosseguir com a leitura desse livro. Já conhecia a história de Andrew através de um documentário da Discovery e assisti a série American Crime History 2, fiquei super curiosa para saber mais detalhes por isso resolvi ler o livro, porém a leitura não está fluindo e não consigo seguir adiante. Infelizmente vou abandonar a leitura, talvez mais para frente tente ler novamente, mas no momento não dá. Estou achando bem chato.

Salonni 20/04/2020minha estante
Que exagero de crítica moça. Acho que você leu o livro num momento errado ou não faz seu estilo kkk

Olga 21/07/2021

Maureen Orth, você é simplesmente tudo
O caso Versace sempre foi um dos que mais me prendeu, especialmente pela forma com que Cunanan agia não só nos assassinatos, mas em sua vida também.
Maureen escreveu o livro de tal forma que você entra na vida de Andrew. Simples assim. Me senti uma mosquinha observando tudo de longe - desde sua adolescência (falsamente) luxuosa, até a invasão da casa flutuante.
Como leitora assídua de true crime, foi uma experiência ímpar.
Eu sou tão apaixonada por esse livro que eu acho que posso reler duzentas vezes e não vou enjoar.

Duda 03/08/2020

Traumatizante
A biografia é muito bem escrita, realmente captura a vida do assassino, é perturbador saber todos os detalhes que levaram Gianni Versace e outras pessoas à morte. Se eu soubesse que essa leitura ia ser tão detalhada, não teria lido o livro, pois não lido muito bem com esses assuntos, mas a curiosidade me levou até o final e hoje eu escondo a leitura em um canto onde meu cérebro não pode mais alcançar. Não acho certo lembrarmos de um homem que cometeu tantas atrocidades justamente porque queria ser famoso e entrar para a história, por isso mesmo apaguei seu nome de minha memória e espero não ter que revisitar esse livro outra vez.

Natália Moraes 23/11/2021

Eu queria muito ter gostado mais desse livro, eu amo true crime e o trabalho de pesquisa/investigativo feito pra esse livro foi realmente incrível. Mas pra mim a leitura foi maçante, eu tinha a impressão de ler muito e nunca sair do lugar.

1 | 2 | 3 | 4 | 5