Contos Completos, Fábulas & Crônicas Decorativas

Livro: Contos Completos, Fábulas & Crônicas Decorativas
Autor: Fernando Pessoa {Portugal, 1888-1935}
Editora: Carambaia
160p.

Me preparando para a live do Clube de Leitura da Carambaia sobre "Contos Completos", cruzei com essa descrição do Fernando Pessoa Leitor, na tese de doutoramento de Maria do Céu:

"A marginalia de Pessoa mostra-nos um tipo de leitor que era em simultâneo pensador e interlocutor de cada um dos livros que leu e anotou, delineando um percurso a partir das obras que, quase literalmente, serviam de alimento ao seu espírito." p. 13

Fernando Pessoa, de múltiplos heterônimos, um polímata de carteirinha, estudioso das ciências, das línguas, da literatura, de tantos interesses, legou-nos uma obra extensa, à qual ainda se debruçam muitos pesquisadores.

O livro "Contos Completos", organizado pelo prof. angolano Zetho Cunha Gonçalves, traz uma faceta inusual do poeta, ao focar em gêneros literários outros: crônicas, teatro, fábulas, contos, traduções e, até mesmo, um anúncio publicitário, todos os textos ligados por uma fina ironia, um humor inteligente.

Os destaques ficam, sem dúvida, para "O banqueiro anarquista", um diálogo-ensaio-filosófico no qual o personagem título usa da dedução para argumentar que, sendo banqueiro, é ainda mais anarquista do que os anarquistas "vulgares"; para as traduções "A teoria e o cão", "Os caminhos que tomamos" e "A decisão de Georgia", contos do americano O. Henry; e para o drama estático, "O marinheiro".

Este último, numa peça cuja ação é simplesmente inexistente, o drama constitui-se pelo estados de alma das personagens, expressos verbal, poética e musicalmente. Não tenho como não traçar paralelos com o conto de Borges, "As ruínas circulares". Piração pura. Isso é literatura.

"SEGUNDA - À beira-mar somos tristes quando sonhamos...Não podemos ser o que queremos ser, porque o que queremos ser queremo-lo sempre ter sido no passado...Quando a onda se espalha e a espuma chia, parece que há mil vozes mínimas a falar." p. 142

Recomendo fortemente esta edição, que saiu pelo selo ilimitada da Carambaia. A live ficou gravada lá no canal da editora, no youtube. Assistam!

Marília 10/07/2020

Nunca tinha lido Fernando Pessoa. Foi interessante a título de conhecimento mas não faz meu estilo.
caio.lobo. 10/07/2020minha estante
Gosto muito das poesias ocultistas dele

EduardoCDias 04/08/2020

Primeiro contato com Fernando Pessoa
Crônicas, fábulas e contos reunidos, nesse livro de prosa. Alguns contos hilários. Mas todos com uma linguagem um tanto quanto rebuscada e difícil.

Yas 22/07/2020

Fernando pessoa
Um acervo rico de prosas, irônicas, humorísticas e reflexivas. Através desta coletânea, conhecemos um pouco mais sobre o lado mais íntimo do autor.

Italo 27/02/2021

Alguns contos curtos, experimentais, parecem mais testes de gênero ainda mais levando-se conta a quantidade em vista da prolífica obra do Fernando Pessoa.

Contos que quando não exatamente bons são úteis como um enxerto da mente pessoana, pequenos fragmentos dos temas que o norteia.

As pequenas fábulas são divertidas de se ler. O banqueiro anarquista, embora meio maçante, é interessante pela redução ao absurdo que propõe. O drama estático no final é bonito na sua forma.

Talvez seja mais uma obra de apelo estético, um estudo do Pessoa sobre gêneros. Um dos melhores contos do livro sequer é dele, e sim do O. Henry traduzido por ele.

Bonito livro mas não atinge a força de sua obra poética muito menos de sua maior realização: O Livro do Desassossego.

Marina516 06/07/2023

Não gostei, não sei muito o porque.
Talvez prefira Pessoa muito mais como poeta.
Não consegui curtir quase nada da leitura