O Garoto de Moletom Cinza

O Garoto de Moletom Cinza Lorena Saraiva

Resenhas - O Garoto de Moletom Cinza

Yasmim 17/04/2023

?Resenha ?
Esse livro é espetacular. Só essa frase já resumiria toda a história, uma leitura fluida e gostosa, não cansa, não vai ter aquelas partes ?chatas? que muitos até pulam. Tudo flui muito bem, até os 45min do segundo tempo onde a autora te impressiona (mas só lendo para saber). Enfim, a construção dos personagens são impecáveis, não há personagem desnecessário, e já falando, tenho que dizer que sem dúvidas a Roberta é a minha favorita. Por trás de toda uma construção literária desse livro, há uma crítica, que nos trás uma reflexão importantíssima, que não somente na Irlanda ou Brasil, mas no mundo todo há esse problema, e se a sociedade abrisse seus olhos e coração, isso se resolveria, não totalmente (até pq infelizmente isso sempre vai ter) mas se ajudar uma pequena quantidade de gente, já diminuiu muito essa questão. Por muitas vezes, reclamamos do que temos, e não vemos que, o que pra gente pode parecer pouco, para muitos seria uma dádiva. Essa história mexe, é claro, teve uma parte que eu não gostei, mas sei que foi essencial para dar continuidade a história, então, aguardo ansiosa para o próximo livro da autora.
Ps: a conta da minha terapia está chegando na casa dela, inclusive.

Cris Moraes 03/04/2020

Cada um tem a sua história
A palavra deste livro é: não conhecemos o outro apenas por vê-lo no exterior; não devemos julgar, sem antes buscar a profundidade do outro; é preciso retomarmos a nossa humanidade em saber acolher esse outro, sem preconceitos, sem discriminação, sem marginalizar.
Acompanhei a história de Beatriz e de Becan com muito interesse. A história do amor deles dois é algo que nos enternece. Como uma grande maioria de leitores, me surpreendi com o final. Entendendo que a vida sempre pode nos cobrar as consequências das escolhas feitas ao longo do nosso caminho. Vale a leitura. Muito bom!

De um livro para outro 14/02/2020

Garoto do moleton
Livro de fácil leitura. Escrita gostosa, desenvolve bem a história.
O livro conta a história de uma moça de MG que foi fazer intercâmbio na Irlanda. Só aí já da pra imaginar que muita coisa legal vem nessa história.
Ela é uma moça bastante tímida e tem muito medo de enfrentar seus medos e se abrir para essa nova experiência mas as coisas vão acontecendo só resta a ela viver tudo isso.
Ao chegar, ela se depara com um rapaz de moleton cinza que vaga pelas ruas. Ela é avisada que nao deve se aproximar muito menos se envolver com essaa pessoas. Mas seu coração manda, pede e clama para que ela se aproxime, que ela se envolva com aquele rapaz. E todos os caminhos vão levando para que os dois se encontrem por inúmeras vezes até explodir uma paixão que ninguém pode explicar ou conter.
E a vida é realmente surpreendente. Cada qual acaba sendo a salvação do outro, e o amor é pra ser vivido puro e simplesmente assim.

Karol 08/12/2021

Perfeição
Esse livro foi maravilhosooo!! Eu amei a leitura pena que eu nn sabia q tinha continuação, e continuo na curiosidade do que vai acontecer! Chorei muito lendo ele e recomendo!!

A.Maia 15/11/2018

O Garoto de Moletom Cinza
Beatriz viaja para Dublin em um intercâmbio e começa a perceber que nem tudo são flores. Acaba passando por dificuldades ao tentar encontrar um local para morar, além de perceber, infelizmente, muito preconceito, julgamento, drogas e álcool (pode gerar gatilho).

Um livro triste, devido a sua proximidade com a realidade, mas ao mesmo tempo muito bonito! A narrativa, em primeira pessoa, é objetiva e rápida de ler, mesmo tratando de um assunto real e sério. O amadurecimento da personagem é visível. A história que mexe com o coração e faz refletir muito. Sinto meu coração partido após a leitura!

Destaca o quanto ser gentil é de extrema importância, e só de olhar para as pessoas sem julgamentos já é um começo. Afinal não se sabe o que levou a pessoa a agir de determinada forma.

@oparaisodaleitura

site: https://oparaisodaleitura.com/
Elane Giovanelli 15/11/2018minha estante
Adorei a sua resenha, me deixou com vontade de ler o Livro! :)

Adriana.Hoff 27/04/2020

O garoto do moletom cinza, de Lorena Saraiva - @projeto.resenhas.literarias
O garoto do moletom cinza (vol. 1)
Lorena Saraiva (@autoralorena )
Editora Arcadia
Publicação: 2019

Beatriz é uma jovem mineira que acabou de chegar na Irlanda, país onde fará um intercâmbio de alguns meses. Ela foi incentivada a fazer essa viagem por sua madrinha, que convenceu seus pais a venderem algumas vacas de sua propriedade rural para pagarem os custos iniciais da estadia da filha no exterior.
Ela se sente muito confusa e perdida, principalmente porque a empresa de intercâmbios não ofereceu muita ajuda para este começo. Ela tem poucos dias para conseguir um lugar para morar e um emprego, só assim poderá permanecer no país. Além disso, as aulas de inglês estão prestes a começar.
A garota é muito tímida e ingênua, além de ter dificuldades com a língua inglesa, assim, sente-se totalmente deslocada. Sua confusão só aumenta quando ela encontra um misterioso garoto de rua vestindo moletom cinza. A beleza dele, apesar da sujeira, a encanta de primeira, e seu rosto não sai por nada dos pensamentos da jovem.
Pouco tempo depois, a brasileira descobre a situação de vida do rapaz que tanto a encantou. Ele é um “knacker”, termo pejorativo dado aos descendentes de irlandeses viajantes. Os irlandeses viajantes eram nômades, que se deslocavam pelo país, trabalhando com atividades rurais, especialmente com o descarte de carcaças de animais. Por causa da urbanização e de políticas criadas pela Irlanda, estas pessoas acabaram marginalizadas.
Após alguns meses no país, a vida foi ficando mais fácil para Beatriz, que, finalmente, se acostumou a viver neste outro mundo. O encanto pelo jovem de rua continuava rondando sua mente, até o dia em que ela o encontra prestes a se suicidar. Ela o resgata das ruas, leva para um hostel e passa a cuidar dele. Mesmo após uma recaída de Becan (este é o nome dele), a jovem continua se preocupando com ele e faz de tudo para que o garoto se recupere de tudo.
De todo esse cuidado, nasce um amor entre os dois. Beatriz está cada vez mais encantada pelo garoto, enquanto que Becan se sente fortificado pela confiança depositada nele. Em pouco tempo, o relacionamento avança com uma intensidade grande para ambos. Ao fim da história, porém, temos um desfecho inesperado, mas que leva à continuação da trama em “A garota do moletom cinza”, segundo livro da quadrilogia “A ilha da Esmeralda”.
Fiquei muito curiosa em relação aos aspectos históricos da Irlanda citados no enredo, então, já fiz minha pesquisa sobre os “knackers” e sua história. Infelizmente, a realidade apresentada no romance é verdadeira. O grupo, de origem histórica humilde e nômade, hoje é marginalizado e, geralmente, relacionado ao uso de drogas e a atos de violência.
Beatriz é uma menina muito ingênua de início, mas percebemos seu desenvolvimento ao longo da história. Apesar de achar que o romance se desenrola de forma muito rápida, principalmente quando uma estrangeira se apaixona de primeira por um cara agressivo e usuário de drogas, a narrativa justifica isso pela intensidade dos sentimentos dos personagens.
O romance suscita várias sensações ao longo da leitura. De início, você se sente perdido junto à Beatriz (eu já estaria em total desespero na pele dela kkkkk), depois, vêm à tona todos os conflitos familiares e com o ex-namorado que ficou no Brasil. Ainda, há todo o romance entre Beatriz e Becan.
É uma boa pedida para quem gosta de um romance mais juvenil com uma pitada de drama e de fatos históricos.

Maria Simone 15/10/2022

✍🏼 O livro conta a história da Beatriz, uma jovem que morava no interior de MG e que teve a oportunidade de começar uma vida na Irlanda. Lá, ela arrumaria um emprego, aprenderia uma nova língua e viveria mil aventuras. O problema é que as coisas não acontecem bem assim. Em meio as crises de ansiedade por estar em um país onde não conhece ninguém, não consegue se comunicar direito e também ainda não conseguiu emprego, Beatriz acaba encontrando um rapaz de moletom cinza vagando e pedindo esmolas pelas ruas. É a partir daí que ela começa a se ver cada vez mais intrigada e interessada por aquelas pessoas.

🌾 O Garoto do Moletom Cinza não é uma simples história de romance. O pano de fundo do livro tem um contexto histórico interessantíssimo e, ao mesmo tempo, bem pesado. Aqui a autora trabalha algumas consequências da dominação pelo Império Britânico que perduram até hoje.

📚 O livro traz uma crítica social e vai falar sobre intolerância, sobre preconceitos, sobre amor, superação e mudanças. Com uma narrativa leve e fácil, o leitor se vê cada vez mais dentro da história ao lado de Beatriz nas ruas de Dublin. E isso foi uma das coisas que eu mais gostei no livro, a autora nos conta a história de uma forma leve, mesmo tratando de um assunto tão denso e complexo.

⭐ Essa leitura realmente foi um misto de emoções! Foi impossível não derramar algumas lágrimas em alguns momentos e as vezes eu ficava com o coração pesado por imaginar que, muitas injustiças escritas ali, realmente acontecem na vida real. O final é surpreendente e nos lembra que todas as escolhas que fazemos na vida tem consequências. Esse é um daqueles livros que nos fazem refletir sobre a nossa vida, sobre a empatia, sobre olhar outra pessoa com amor. Independente de quem ela seja.

O Garoto do Moletom Cinza é um livro que eu indico DEMAIS eu já estou ansiosíssima para conferir o segundo volume dessa série que será lançado em breve ♥

site: https://www.instagram.com/mariasiimone/

Re! 10/06/2020

Para refletir
O Garoto do Moletom Cinza conta a história de Beatriz e Becan. Beatriz é uma jovem mineira que nunca tinha saído da fazenda dos seus pais. A família sempre sofreu com dificuldades financeiras, mas com a ajuda da sua tia "rica" (sempre tem né? Kkk) ela foi incentivada a ir realizar um intercâmbio em Dublin, na Irlanda.
Com muito medo do desconhecido, Beatriz entra nessa aventura com o coração na mão, abandonando quem mais ama para viver essa nova experiência.
Porém, o que ela achava que seria complicado foi deixado de lado quando bateu os olhos em um jovem de moletom cinza que vivia nas ruas de Dublin. Becan, era um homem viciado em heroína que morava em residências cedidas pelo governo irlandês e sobrevivia das esmolas que recebia dos turistas.
Beatriz achava que no exterior não existia pobreza que nem no Brasil, mas se surpreendeu ao descobrir a história de Becan e quis ajudá-lo mesmo não o conhecendo.
Ele nem sabia da existência de Beatriz, até que por uma obra do destino, os dois se encontram em uma situação inusitada que os modificou de uma forma que eles nem imaginariam.

Essa história fala sobre preconceitos e julgamentos que fazemos sem ao menos conhecer o outro, levei vários tapas na cara por perceber que acabo fazendo isso muitas vezes.
Beatriz se mostra uma personagem forte e determinada, que não tem medo de fazer o que o coração dela manda, mas Becan ajuda muito na construção dela e os dois se transformam em uma bela dupla no enredo.
Em algumas partes achei a história muito "perfeitinha", porém talvez tenha sido por causa da mensagem que a história queria passar.
É uma boa leitura, bem escrita e que faz você refletir sobre suas atitudes perante o outro.
Nem sempre precisamos postar nas redes sociais algo para mostrarmos que estamos fazendo uma boa ação, ir lá e apenas fazer já pode mudar a vida de uma pessoa.
Ah e já aviso, separa os lencinhos para os últimos capítulos kkk

Siga meu insta literário @leiturasempauta ;)

Elydu 29/04/2023

Tocante.
Estar em outro país é um enorme desafio, principalmente quando possui uma língua bem diferente da sua e uma cultura bem peculiar. Essa foi a situação de Beatriz, uma garota tímida do interior de Minas Gerais que transformou a sua vida em menos de um ano após se tornar uma intercambista na Irlanda.

E pensou que os problemas seriam só na adaptação? Por mais que tenha sido realmente difícil, ela teve o apoio de sua amiga, também intercambista, e de seu professor (que, confesso, é bem fofo). Se não fosse por eles, Beatriz teria voltado para casa no primeiro mês, ter alguém para partilhar os problemas pode ser um alívio, pena que Becan nunca tenha tido esse sentimento antes.

Becan é um irlandês que vive nas ruas, um viciado em drogas, assim como diversos adolescentes que tiram o seu sustento do governo, sendo conhecidos como knackers. Para mim, a cidade repleta de beleza e significado tomou um novo prisma, o preconceito está em todos os lugares e nas mais diversas formas.

Você tem um motivo para continuar vivo? Becan nunca teve. Era apenas mais um ser que ninguém jamais enxergou que também poderia ter vida.

Quando essas duas pessoas se encontram, em cenários meio desastrosos, Beatriz consegue enxergar uma luz dentro daquele garoto que tinha se perdido a muito tempo dentro de si e que finalmente poderia ter uma segunda chance para viver (ou talvez seja a primeira?).

A conexão entre esse casal foi simplesmente linda e emocionante, ver surgir aos poucos um homem do meio de todo aquele vazio doentio foi muito gratificante e encheu meu coração de esperança.

O Garoto de Moletom Cinza é o equilíbrio na literatura.
Quer um livro com romance? É para você!
Quer um livro mais reflexivo? É para você!
Quer chorar? Veja só, esse livro é para você também!

site: https://www.instagram.com/aviao_literario/

Bruh Silva 15/06/2020

O garoto do moletom cinza
Beatriz tem uma oportunidade incrível, ir para a Irlanda passar alguns meses fazendo intercâmbio.

Por morar no interior de Minas Gerais, as coisas não são tão fáceis, mas com a ajuda de sua madrinha e do esforço dos seus Pais, Bia embarca nessa viagem, que irá lhe abrir novas oportunidades.

Está na Irlanda para Bia, não é fácil. Ela não domina a língua inglesa, não tem um lugar fixo para ficar, tem pouca grana, é tímida, e a saudade da família também não ajuda. E não bastando tudo isso, Bia se vê intrigada com as pessoas que vestem moletons cinzas. Quem são essas pessoas, o porquê elas estão nas ruas, e o principal, porquê elas odeiam os turistas e porque ninguém quer chega perto deles?

Beatriz é um tanto quanto curiosa, e ao se deparar com um dos garotos de moletom cinza, ela se encanta. Embora em meio a sujeira, cachaça e droga, o garoto misterioso encanta Bia, de uma tal forma, que ela se vê tentada a ajudar.

Com certeza vamos ver através dessa narrativa, que um intercâmbio não é só mar de rosas...

Na narrativa a autora também contar um pouco da história dos "Knackers", que são os descendentes de irlandeses viajantes e nômades, que se deslocavam pelo país trabalhando principalmente com descarte de carcaças de animais. E os identificamos na história como as pessoas que usam moletom cinza.

Óbvio que lê sobre o descaso de como essas pessoas são tratadas, doi, afinal, as pessoas só falam da parte enriquecida da Irlanda, mas e a outra parte?

Não vou negar que o começo do envolvimento de Bia e Becan me incomodou um pouco. Pareceu meio que desconexo. Ou melhor, me pareceu irreal, afinal, eu por exemplo, não teria algumas atitudes que ela teve, ainda mais com um desconhecido. Ah, e não é preconceito não, tem mais a ver com higiene mesmo.

Mas também tenho que destacar, que amei ver a evolução de Bia, e a forma linda que ela conseguiu salvar Becan.

É um romance que eu recomendo, para quem quer ficar com o coração quentinho!

? Livro concedido pela Autora.

Laerte.AlcAntara 26/08/2020

Acho q... Mediano
Amei a escrita da autora, me envolvi de uma forma q faz algum tempo q não ficava assim tão envolvido.
Obviamente como todo livro tem alguns erros etc, mas nao sei o porque q dou 5 estrelas. Simplesmente não achei perfeito. Tá me entendendo? Recomendo bastante o livro amei a história, não de como foi desenvolvida teve momentos q fiquei "gente, esse é o mesmo livro de um cap. atrás?"
Caraa
Não creio q lí esse livro a um ano
Jesuss

Concordo
Foi uma leitura muito sla para mim

Nayh 25/07/2021minha estante
Não me apaguei ao romance

Gabriela4061 03/04/2020

Autora nacional ??
Livro: O garoto do moleton cinza
Autora: Lorena Saraiva
Paginas: 216
Editora: Editora Arcádia

O livro conta uma história linda sobre devemos nos importa mais com o que está no coração da pessoa e não na aparência, fala sore empatia e julgamentos, sore amor e injustiças. É uma história bem complexa e linda sobre bondade.

O livro conta a história de Beatriz uma jovem de 22 anos que morava no interior de minas gerais com os pais, e com a ajuda da madrinha ela vai para a Irlanda fazer intercâmbio de inglês.
Beatriz era muito tímida e cheia de inseguranças estava com muito medo, estava em um pais diferente com idiomas nos quais ela não conhecia. Na sua primeira visita nas ruas de Dublin ela viu um garoto que a fazia ter um sentimento que ela não conseguia descrever o garoto este sentado no chão vestido um moletom cinza e com um copo a sua frente para as pessoas que passavam colocar dinheiro.

Com o passar dos dias Beatriz ficava ainda mais curiosa para saber mais sobre o garoto de moletom cinza a sua história mesmo todos dizerem para ela ficar longe dele e de qualquer um que vestia moletom cinza os knakers.

O garoto do moletom cinza se chamava Becon e Beatriz deu uma chance a ele de contar sua história um garoto de cresceu naquele mundo e ele achava que não poderia mudar que nasceu e iria morrer ali como um drogado baderneiros porem Beatriz deu um show de bondade e empáfia ao ajuda-lo e mostrou um becon diferente

O romance entre ele acontece de uma forma natural ela não o ver com um drogado ela consegue ver além da aparência ele enxerga um ser humana que luta diária mente contra seus demônios

a autora aborda diversos pontos no livro que te fazem repensar ela falo sobre o preconceito, sobre recomeços. Eu gostei bastante da escrita e desejo todo sucesso eu agradeço pela a oportunidade

@estante_da_monie 26/08/2020

Incrivel
Um livro incrível com a leitura muito fluída e viciante. Prende desde o inicio e consegue surpreender de uma forma inexplicavel e muito envolvente, além de permitir conhecer um pouco mais da rotina e dos medos de um intercambista, alem de apresentar características da vida na Irlanda.

Alana Bastos 26/08/2020

Incrível
Esse livro é simplesmente incrível!! Nunca tinha lido um livro com tantas reviravoltas, cheio de esperança e amor como esse. Sobre o final... sem palavras. Eu amei demais e estou ansiosa para o segundo livro!!