Aquele que é digno de ser amado

Resenhas - Aquele que é digno de ser amado

1 | 2 | 3 | 4

eurenato 05/01/2024

Aquele que é digno de ser amado
Quatro cartas em livro de autor marroquino homossexual faz pensar sobre submissão cultural. Sobre se perder e se encontrar. Conta a história de um jovem árabe que se muda para a França e lá se vê tolhido de sua identidade, ao mesmo tempo que conflita com uma origem marcada pelo preconceito.
Não quero contar muito, mas recomendo fortemente!
Leitura compartilhada no Clube de Leitura da FEUSP.

Marcus 19/04/2023

Meu novo fav
quando o amor se torna um processo de colonização. dentro do corpo é como se o outro tomasse todo o seu eu, cometesse o genocídio de todo o seu povo em você, toma suas bases mais terrenas, joga corpos mortos na sua água, na sua cabeça-mar, você esquece a sua língua e não entende o porquê, esquece o seu nome e não lembra quem é, desiste de ser o que lhe foi ensinado. não é mais seus pais, seus irmãos, seus amigos, é apenas uma distância. a distância que fica naquele que é digno de ser amado. e nem sempre consegue.
quatro cartas se dividem em um tempo que está voltando para um possível início de história. o livro ?aquele que é digno de ser amado?, do escritor marroquino Abdellah Taïa, nos conta sobre Ahmed, um homem exilado na França e entendendo todos os processos de colonização em seu próprio corpo naquele lugar. da sexualização que sofre ao sentimento de ser sempre o outro, o livro perpassa por todas as subjetividades de uma pessoa que existe em um não-lugar, que é estrangeiro de uma terra em que vive. Na busca de raizes percebemos o quão forte é a primeira carta, para sua mãe; na maturidade da busca de si compreendemos as razões do personagem na segunda carta, de um ex-amante para ele; em sua destruição, no perder-se de si e no ato de coragem de voltar, a terceira carta nos apresenta o núcleo da história, esta é dele para um ex-namorado; na última, o desespero daquele que não foi amado.
o livro ecoará por mim em muito tempo, percebo alguma semelhança em ser negro, como eu, e ser um imigrante marroquino, como o personagem, como se os dois tivessem sempre essa vontade de pertencimento e saudade de uma casa que não é mais a mesma. por isso ficou aqui dentro, sussurrando, a voz lida de Ahmed,
contando coisas muito íntimas para mim.

Antonio Gonçalves 03/06/2022

Não tem como ler esse livro e não ficar mobilizado com a narrativa, são cartas profundas e dramáticas, pode fazer associações e várias elaborações quando pensada a realidade de muitos gays que compartilham da realidade de Ahmed direta ou indiretamente. O cenário de violência, abuso e rejeição bem como, a complexidade na relação familiar, e de como isso reverbera no traquejo social, nas dificuldades que virão posteriormente, e dos retornos que são feitos apenas por punição de uma série de gatilhos que foram intenalizados ao longo da vida.

Alê 04/09/2019

Aquele que é digno de ser lido
um livro lindo que vai além da discussão sobre gênero.

Amanda 03/10/2021

Um livro curtinho, fluido. Escrito através de cartas ao longo de certos períodos de tempo.
Achei muito interessante. Uma ótica que nunca havia tido contato.

Cris 16/09/2021

Cartas em anos decrescentes
A proposta de mostrar a vida do personagem através de cartas, em anos decrescentes, foi bem inovadora. E faz o leitor entender enfim as angústias do personagem.
O livro também dá amostras dos efeitos da colonização francesa na cultura árabe

Amanda 21/06/2020

O livro é curto e narrado através de 4 cartas, cada uma impactante de seu próprio jeito. O livro traz uma crueza na descrição de sentimentos que torna fácil comover o leitor em poucas páginas. O construção da história me lembrou muito ?Me chame pelo seu nome?, a história tem alguns elementos semelhantes e a sensação geral da história para mim foi a mesma, por mais que a atmosfera dos dois livros seja bastante diferente, acho que quem gostou de um pode gostar de outro

Wania Cris 26/02/2020

Cartas profundas
A primeira carta já mostrou o quanto esse livro, apesar de pequeno, seria bem profundo. Uma carta avassaladora em sentimentos conflitantes, fortes, definitivos e decisivos. As demais seguiram o mesmo curso. Sentimentos escancarados, jogados violentamente no rosto do leitor, verdades escondidas que se tornam reveladas, decisões que se solidificam em atos. Uma escrita brutal, porém, tão afável.

Um desafio da TAG que se tornou uma leitura memorável.

Clara 26/12/2022

Uma pesada (e necessária) reflexão
Com toda certeza o livro é um intenso relato da realidade e aborda temas importantes de forma nua e crua. Sem dúvidas uma leitura direta e necessária.

Bia 30/03/2022

O livro é divido em 4 cartas que expressam muito sentimento, é bem profundo. Achei algumas partes bem pesadas, mas amei cada uma delas.
O protagonista é um homem marroquino homossexual e cada uma das cartas retrata uma parte de sua vida: sua relação com a família, seu primeiro amor, seus momentos com o melhor amigo de infância e um romance com um alguém que não acabou bem resolvido.

Donelli 28/02/2023

A complexidade de sentimentos de uma pessoa racializada em forma de livro
Por também ser uma pessoa racializada e lésbica, muitas dos diálogos e reflexões me deixou realmente intrigada, com raiva e até com um nó na garganta. Apesar de ser um livro pequeno a leitura é super densa e acredito que não seja um livro para todos ainda mais por se tratar de temas pesados como relações tóxicas, racismo, conflitos familiares, entre outros. Mas que mostra a visão de uma pessoa não branca no Ocidente e como esse apagamento sigiloso das pessoas brancas sobre nossas identidades são nocivas e cruéis. Vale a visão/ensinamento que o Autor nos apresenta

Barbara 27/02/2020

Intrigante
Mostra um universo pouco pensado e discutido sobre ser homossexual, negro num país mulçumano. Acho que não consegui entrar muito, mas achei bonito a forma como o autor escreve e coloca algumas questões.

iolanda 24/03/2024

Um bom livro, apesar de não ser o meu tipo favorito de leitura.

A história é contada através de cartas, que vão do futuro ao passado, e a partir delas conseguiremos entender a profundidade da história do protagonista.

1 | 2 | 3 | 4