Uma vida de presente

Uma vida de presente Nana C. Fabreti

Resenhas - Uma vida de presente

adenilza.rodrigues.5 12/02/2024

*Pode contar algum spoiler, nada que interfira na apreciação do livro.*

Uma história muito bem escrita, com objetividade e clareza.
São abordados temas pesados, sofridos, tristes, ocultando muito o lado bonito de tudo. Talvez por isso, faltou um alerta no início da história, sobre ter vários gatilhos emocionais.
Eduarda nasceu para sofrer, perder, e chorar. Tudo na vida dela, foi na base do sofrimento. Ela nunca teve nada nem ninguém, lutando exclusivamente por ela.
E as atitudes que ela tomou a partir do momento que vai para a ilha na primeira vez, é de alguém quebrada, estilhaçada e humilhada pela vida, e por todos que a cercam. Cheguei à conclusão de que ela não tem um pingo se quer, de amor próprio. Ela vive em função da Rafaela, e não pensa nas consequências de nada. Só vê as vontades da "amiga", que usa e abusa desse sentimento de gratidão eterna que Eduarda tem, para com Rafaela e seus pais.
Rafaela foi sempre egoísta, impondo seus desejos e vontades, sem querer saber a vontade da Eduarda. Ela simplesmente decidia, e seus pais financiavam suas vontades. E a coisa só piora, quando ela tem o poder de tirar Eduarda do poço de sofrimento em que ela se meteu, mas resolve brincar de casinha com Gael, deixando Eduarda sofrer e quase se matar.
Logo no começo quando as amigas são separadas pela mudança, já comecei garrar um ranço da Rafaela, e só piorou. Ela foi egoísta o tempo todo, só pensando em si própria.
Eduarda foi vítima de pais omissos, amiga egoísta, namorado violento, e quando em fim encontra alguém que vale a pena lutar, ela vai novamente fazer as vontades da amiga embuste.
E depois de tanto sofrimento, a autora faz um epílogo medíocre, exaltando como a Rafaela foi nobre em abençoar a união de Eduarda e Gael.
Amor aos amigos ou qualquer outra pessoa, não deve superar o amor por nós mesmos. Devemos vir sim, em primeiro lugar. Pois se não nos amamos, não podemos amar ao outro.

Cris Galaxe 06/06/2019

Uma vida de presente
Um livro emocionante desde o início, que prende a sua atenção e te faz derramar lágrimas de alegrias e tristezas. Uma linda história que envolve perdas, luto, amizade, relacionamento, dramas familiares... Uma leitura contagiante e recomendada!