2084: Mundos Cyberpunks

2084: Mundos Cyberpunks Roberto de Sousa Causo...

Resenhas - 2084: Mundos Cyberpunks

Carolina 06/05/2022

Mundos Cyberpunks trata-se de uma obra que está incluída no gênero de ficção científica e entre outros que eu não tenho tanta familiaridade. Confesso que a leitura desta obra foi um desafio para mim, uma vez que tenho pouquíssimo contato com obras relacionadas a este gênero literário. Entretanto, esse livro é uma antologia de contos nacionais que retratam, a partir do ponto de vista de cada autor, a organização social, psicológica, política e entre outros afim de um mundo imerso em tecnologia de alta qualidade. Para quem não está acostumado com esse tipo de narrativa vai ser sentir um pouco perdido em alguns contos, porém, também há narrativas de linguagem mais fluída, isto é, lança mão da descrição para se deter na construção de personagens envolventes, embora as histórias não passarem de 5 páginas. Portanto, se você deseja conhecer outras perspectivas e visões de nosso mundo a partir do acesso (não para todos hehe) à aparados tecnológicos e ainda em poucas páginas, esse livro é uma boa opção.

Bru 13/09/2021

Um livro com temática bem interessante mas são vários contos em um livro então não tem como você se apagar a determinados personagens e só vale a pena se curtir ficção científica estilo de cyberpunk.

Thainá - @osonharliterario 16/12/2020

Bem-vinde a 2084!
Cyberpunk é um subgênero alternativo de ficção científica, conhecido por seu enfoque de “Alta tecnologia e baixa qualidade de vida” (“High tech, Low life”) e toma seu nome da combinação de cibernética e punk alternativo (via Wikipédia). Agora que você já sabe um pouco sobre o que se trata o subgênero Cyberpunk, vamos falar sobre o livro.

2084: Mundos Cyberpunks trata-se de uma antologia nacional que contém contos variados de ficção científica com o foco em trazer essa nova visão para o ano de 2084, onde, supostamente, a tecnologia já está avançada e inalcançável. Junto com isso, também vem a crítica ao governo usurpador e autoritário e a reflexão sobre o que faz cada um de nós humano.

Eu tive alguns percalços durante a leitura. Mesmo que eu tenha adorado alguns contos, outros não fizeram muito o meu gosto pessoal, sendo esses confusos e alguns eu não entendendo absolutamente nada. Acredito que isso possa ter acontecido por eu não ter o costume de ler sci-fi, muito menos histórias com ambientação cyberpunk, então por isso acabou causando essa estranheza com os termos e frases complexas.

Contrapondo a isso, a leitura é fluida e rápida. Como os contos são curtos, com cinco páginas no máximo, você lê muito rápido e nem percebe que já está na metade do livro. Isso fez com que eu o devorasse, lendo mais de 50% em um dia. Sendo assim ideal para curar ressacas literárias e maratonas!

Por mais que eu indique a antologia aos fãs do gênero e de contos, eu não sei se é uma boa maneira de iniciar no gênero. Ao menos para mim não deu certo, então, ao meu ver, acho que os leitores devem estar mais familiarizados. Se você é fã de sci-fi, tenho certeza que não terá o mesmo problema que eu e que irá aproveitar muito mais cada conto! Vai fundo!

Resenha completa no blog Sonhando Através de Palavras.

site: https://sonhandoatravesdepalavras.com.br/2020/12/16/resenha-2084-mundos-cyberpunks-varios-autores/